Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

EuPTHUHu1645-72502007000200024

EuPTHUHu1645-72502007000200024

National varietyEu
Year2007
SourceScielo

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.

Formação Contínua e Prática Docente Reflexiva. Uma análise do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores Edna Cordeiro 2006

A presente investigação analisa as contribuições e dificuldades encontradas ao longo de um programa de formação de professores alfabetizadores, para o desenvolvimento de competências relacionadas a uma prática docente reflexiva e crítica. Tal forma de atuação docente está intrinsecamente ligada à formação dos professores, numa perspectiva de acesso a situações de estudos que privilegiem o processo de aprendizagem - na teoria e na prática.

Na concepção da formação de professores como profissionais reflexivos na prática e sobre a prática, a ação formativa assume papel central para a aprendizagem e construção do pensamento e da prática do professor.

Este estudo de caso analisou o Programa de Formação de Professores Alfabetizadores - PROFA e, com base numa abordagem qualitativa, combinou dados de pesquisa bibliográfica, entrevista parcialmente estruturada e análise documental do manual de apresentação do programa.

evidências do desequilíbrio causado pelo PROFA, demonstrado através da instabilidade entre a teoria construtivista e a prática bancária consolidada na prática docente. Apresentam-se as proposições para melhoria na qualidade dos cursos de formação de professores, o que se constitui um dos pilares para a valorização docente, pois é preciso investir no professor, profissional responsável pela iniciativa do diálogo crítico com os educandos.


Download text