Filosofia buberiana e a produção da pós-graduação Stricto Sensu brasileira:
revisão integrativa
INTRODUÇÃO
O ato de investigar tem recebido, atualmente, especial destaque por parte das
comunidades acadêmica e científica em virtude de sua capacidade e
potencialidade de questionar as situações cotidianas, bem como instigar novas
reflexões e buscar soluções aos problemas individuais e/ou coletivos da
humanidade. O aumento em quantidade e qualidade das pesquisas brasileiras é
resultado de uma série de movimentos engendrados à teia social, como a criação
e expansão dos cursos de mestrado e doutorado, principalmente a partir da
segunda metade do século XX.
A pesquisa, então, tem sido uma das mais importantes estratégias utilizadas por
diferentes áreas e disciplinas científicas com a finalidade de produzir (novos)
conhecimentos e, assim, dar conta das necessidades e demandas sociais e
profissionais. Para que isso aconteça, faz-se necessário que elas sejam
consumidas pela comunidade acadêmica e por profissionais da área com vistas a
impactar a prática, seja no sentido de ratificar o que está sendo feito, seja
no sentido de problematizar e (re)ordenar os contextos e ações/atividades de
trabalho.
No Brasil, grande parte do conhecimento produzido é oriundo da pós-graduação
Stricto Sensu que, em virtude de sua organização, desempenho e integração com
outros órgãos (por exemplo, com a CAPES, com o CNPq), é "capaz de outorgar à
Instituição de Ensino Superior, o caráter universitário que a caracteriza como
centro criador de ciência e cultura"(1:666). Considera-se, ainda, que além do
incremento e qualidade da produção científica que tem conferido ao país lugar
de destaque no cenário internacional, a pós-graduação tem contribuído com a
formação de docentes e pesquisadores comprometidos com o desenvolvimento
acadêmico e social.
Em virtude disso, elegeu-se como objeto desta investigação a produção da Pós-
Graduação Stricto Sensu brasileira referente à filosofia de Martin Buber.
Justifica-se a realização deste estudo por ser o pensamento buberiano foco de
interesse dos autores(2-4), uma vez que acreditam ser este um referencial
filosófico que se estrutura em conceitos que podem ser apropriados para o
estudo de diferentes fenômenos das práticas de saúde e enfermagem.
Salienta-se que, na Enfermagem, o pensamento buberiano foi inicialmente
aproximado quando da elaboração da Teoria de Enfermagem Humanística de Paterson
e Zderad(5), a qual considera o cuidado um encontro relacional-dialógico entre
um ser que necessita de ajuda e outro que a oferece. Este referencial tem
contribuído para a possibilidade de se (re)pensar os diferentes encontros entre
os seres humanos e os modos com que a palavra e o diálogo se estabelecem no
mundo do cuidar em enfermagem.
Neste sentido, tem-se como objetivo caracterizar a produção do conhecimento da
Pós-Graduação Stricto Sensu brasileira que se desenvolveu à luz do referencial
teórico-filosófico de Martin Buber.
METODOLOGIA
Estudo do tipo revisão sistemática em que se optou pela modalidade revisão
integrativa, a qual é definida como um método de avaliação crítica que agrupa
os resultados de estudos e pesquisas que versaram acerca de um mesmo tema ou
objeto, com o intuito de analisar e sintetizar esses dados para desenvolver uma
explicação mais abrangente de um fenômeno em específico(6).
A revisão integrativa desenvolve-se em cinco etapas(6), quais sejam: formulação
do problema, coleta dos dados, avaliação dos dados coletados, análise e
interpretação dos dados e apresentação dos resultados. Desta forma, na etapa da
formulação do problema partiu-se da seguinte questão norteadora: quais são as
características da produção do conhecimento de cursos de mestrado e doutorado
do país que utilizaram o pensamento de Martin Buber?
Na segunda etapa definiu-se o banco de dados que foi utilizado, as estratégias
de busca dos estudos e os critérios de inclusão e exclusão. Elegeu-se, então, o
Banco de Teses da CAPES para a coleta dos dados, o qual concentra 455.873
dissertações e teses defendidas entre os anos de 1987 e 2008. A metodologia da
revisão integrativa recomenda o uso de descritores a fim de minimizar vieses de
seleção e possibilitar a replicação da pesquisa. Porém, percebeu-se, neste
caso, a inviabilidade de se encontrar um descritor que abrangesse a totalidade
dos estudos, bem como a diversidade de produções que utilizaram o referencial
buberiano.
Como estratégia de busca utilizou-se, em um primeiro momento, a expressão
"Martin Buber" para se ter acesso à relação dos estudos, localizando-se um
total de 59 dissertações/teses. Contudo, constatou-se que alguns trabalhos que
se conhecia não haviam figurado nesta relação. Optou-se, assim, pela segunda
estratégia de busca: usar apenas a palavra "Buber" no campo assunto do Banco de
Teses, o que possibilitou encontrar 94 produções. Como critérios de inclusão
estabeleceu-se que as dissertações/teses deveriam utilizar o referencial
filosófico de Martin Buber como fundamentação teórica e serem de qualquer área
do conhecimento, e como critério de exclusão eliminou-se aqueles trabalhos que
apenas citaram o nome do filósofo em seus resumos.
Estas 94 produções passaram por uma leitura cuidadosa e criteriosa de seus
resumos quando, então, 66 estudos foram incluídos e compuseram material para
esta revisão. Na terceira etapa foi criado um instrumento para a avaliação dos
trabalhos, bem como a seleção das variáveis que permitiram o alcance do
objetivo proposto. O instrumento foi elaborado na forma de quadros analíticos
que agruparam dados de identificação do autor, título da dissertação/tese, ano
de defesa, Programa de Pós-Graduação, região geográfica, objetivo e resultado
das produções.
Na quarta etapa, que se caracteriza pela síntese, comparação e discussão das
variáveis extraídas das produções, foram construídas tabelas e os resultados
foram analisados de forma descritiva e aproximados da literatura existente. A
quinta etapa, que consiste na apresentação dos resultados (seja em forma
descritiva, de tabelas e/ou gráficos), está contemplada na configuração deste
artigo e foi organizada de modo a auxiliar na compreensão das contribuições que
o referencial teórico-filosófico de Martin Buber tem oferecido a diferentes
áreas do conhecimento.
RESULTADOS
O corpus de investigação incluiu 66 trabalhos que se desenvolveram à luz do
referencial buberiano, sendo 52 dissertações e 14 teses. A tabela_1 apresenta a
distribuição destas produções por ano em que foram defendidas.
![](/img/revistas/reben/v64n6/a22tab01.jpg)
Em relação aos Programas de Pós-Graduação nos quais as dissertações/teses foram
desenvolvidas, optou-se por agrupá-los levando em consideração as áreas de
conhecimento(7) a que estão vinculados. A maioria dos estudos (n=43) pertence à
área das Ciências Humanas em seus diferentes cursos Stricto Sensu, conforme
tabela_2.
Ao se estratificar os dados por região geográfica, constata-se que o sudeste
brasileiro produziu 45 estudos (36 dissertações e 9 teses). Em seguida veio a
região centro-oeste, na qual foram defendidos 8 trabalhos (5 de mestrado e 3 de
doutorado) e a região sul brasileira com 6 dissertações produzidas. O nordeste,
por sua vez, contribuiu com 5 estudos, dos quais dois de doutorado, e na região
norte encontrou-se 2 dissertações de mestrado.
A tabela_3 contém as temáticas mais abordadas e discutidas à luz da filosofia
de Martin Buber, de acordo com a freqüência que apareceram em cada uma das
grandes áreas do conhecimento(7), destacando-se o processo ensino-aprendizagem
e a sexualidade humana.
DISCUSSÃO
O referencial de Martin Buber pode ser considerado pertencente à vertente
existencial-fenomenológica, embora o filósofo tenha resistido à vinculação a
uma corrente específica a fim de não limitar seu pensamento(8). Sua obra contém
um movimento dinâmico, pois ao mesmo tempo em que apresenta questionamentos e
reflexões acerca da existência e vivências do ser humano, preocupa-se com suas
situações cotidianas e práticas experienciadas, no mundo. E, para tanto,
utiliza-se de conceitos como encontro, reciprocidade, diálogo, comunidade,
inter-humano e intersubjetividade para elaborar e conduzir seu pensamento.
Muito em virtude da abrangência e complexidade da filosofia buberiana é que ela
vem sendo utilizada e desenvolvida em nível da pós-graduação Stricto Sensu
brasileira, para além das possibilidades de contribuições que oferece. Então,
quando se analisa a amostra desta revisão constata-se que o primeiro estudo
(dissertação) fundamentado no referencial de Martin Buber data de 1987(9),
mesmo ano em que o Banco de Teses da CAPES disponibiliza as produções.
A análise dos dados evidencia, ainda, que a partir de 1997 houve, em todos os
anos, a defesa de estudos envolvendo a filosofia buberiana, com destaque para
2005 em que foi produzido o maior número de teses (4) e, também, o maior número
de estudos defendidos no período (10). Identificou-se que o total por ano foi
variável; porém ao se agrupar os dados observa-se que o 1º período (1987-1997)
totalizou oito trabalhos, enquanto que o 2º período (1998-2002) contou com 20
estudos e, por fim, no 3º período (2003-2008) ocorreu a defesa de 38
dissertações/teses. Os dados revelam que este referencial vem sendo cada vez
mais utilizado, refletindo em sua apropriação pela pós-graduação brasileira em
virtude de ser objeto de estudo de pesquisadores.
Esta tendência de crescimento pode ser justificada por uma necessidade das
diferentes disciplinas em (tentar) responder as dificuldades e carências
profissionais, sociais e artístico-culturais, a partir de uma proposta
filosófica que objetiva resgatar o que o ser humano tem de mais autêntico: sua
humanidade(10). O pensamento de Buber pode ser considerado relacional-
dialógico, pois foca-se nas relações que se instauram entre os seres e na
palavra como sendo dialógica(3).
Constatou-se o expressivo destaque da área do conhecimento Ciências Humanas na
produção de dissertações/teses fundamentadas em Buber, correspondendo a 65,2%
do total, em especial dos programas de Educação e de Psicologia que
desenvolveram, respectivamente, 14 e 10 trabalhos, principalmente em nível de
mestrado. Isto porque tanto a educação quanto a psicologia apresentam correntes
epistemológicas sustentadas por Martin Buber, o qual se constitui em relevante
pensador das causas educacionais e é referenciado na vertente da gestalt-
terapia psicanalítica(11). Pode-se considerar, ainda, que estas disciplinas, de
um modo geral, estruturam-se a partir de relações humanas (professor-aluno,
psicólogo-cliente) que são permeadas pela palavra dialógica (para educar/
aprender, cuidar/curar), nas quais o encontro com o outro acontece. Encontro
compreendido como fenômeno que é a essência das inter-relações dialógicas
humanas(10,12).
Em relação à produção de doutorado, a primeira análise a ser feita recai sobre
a área do conhecimento Ciências Humanas que foi responsável pelo
desenvolvimento de 50% do total de teses, sustentando o interesse destes
profissionais em utilizar a filosofia buberiana em suas pesquisas. A outra
análise refere-se aos Programas de Pós-Graduação que mais produziram trabalhos
de doutorado: Engenharia de Produção e o de Desenvolvimento Sustentável, com 4
e 3 estudos, respectivamente. Isso pode ser explicado pelo fato de que em ambos
encontram-se linhas e núcleos de pesquisa que privilegiam a aplicação deste
referencial nas produções Stricto Sensu.
Faz-se necessário destacar, ainda, outros dois importantes aspectos observados:
o primeiro refere-se à diversidade de programas Stricto Sensu que vem
utilizando a filosofia buberiana em suas produções, o que revela os múltiplos
usos deste referencial e suas diferentes possibilidades de apropriação e
aproximação com objetos específicos de cada área. O segundo aspecto diz
respeito à reduzida produção de dissertações/teses fundamentadas no pensamento
de Martin Buber pelos Programas de Pós-Graduação de Filosofia, uma vez que
encontrou-se apenas três estudos(13-15).
Para o que tange à região geográfica brasileira em que estão localizados os
programas de pós-graduação, encontrou-se que o Sudeste despontou como a
principal produtora de dissertações e teses (68,2%), o que converge com a
concentração de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, uma vez que apresenta
2.193 cursos do total de 4.111 existentes no país(16). Este achado se assemelha
aos resultados de outras investigações que analisaram a produção de outros
saberes específicos(17-19). Além disso, existe, também nesta região, diversas
linhas e grupos de pesquisa que se dedicam ao estudo aprofundado do referencial
teórico-filosófico de Martin Buber, como o Curso de Engenharia de Produção, na
área de Gestão e Inovação, linha de pesquisa Gestão de Iniciativas Sociais que
produziu 9 dissertações/teses(20-28) das 10 defendidas na Universidade Federal
do Rio de Janeiro.
Outras análises referem-se a segunda colocação ocupada pela região centro-oeste
que contribuiu com a elaboração de 8 estudos(29-36), mesmo estando atrás das
regiões sul e nordeste no que tange ao número de cursos Stricto Sensu, pois
apresenta um total de 272 ao passo que estas últimas regiões têm,
respectivamente, 812 e 676 cursos(16), achado que indica um interesse por parte
dos grupos de pesquisa desta região no desenvolvimento do referencial
buberiano. E, ainda, as duas publicações(37-38) oriundas do norte brasileiro,
mais especificamente do Curso de Ciências Sociais, área de Ciências Humanas e
vinculadas à Universidade Federal do Pará, demonstrando a importância de
expandir a pós-graduação para regiões ainda pouco privilegiadas e o potencial
que apresentam. Estes resultados apontam o interesse de diferentes IES e de
distintos grupos de pesquisa na apropriação do pensamento de Buber e sua
aplicação a objetos de investigação diversos que têm repercussão, muitos deles,
em âmbito local e regional, com vistas a possibilitar novas reflexões e a
produzir outros conhecimentos importantes à vida humana em seus variados
contextos.
Em relação às temáticas pesquisadas à luz da filosofia de Martin Buber pode-se
observar, na Tabela_3, uma diversidade delas. No entanto, guardando coerência
com os resultados de que a educação e a psicologia foram as principais
disciplinas a aplicar este referencial, constata-se que as temáticas mais
pesquisadas foram o processo ensino-aprendizagem e a sexualidade humana, com 8
e 7 estudos, respectivamente, e originadas destes cursos Stricto Sensu.
O processo ensino-aprendizagem(9,39-45) foi o principal tema estudado à luz do
pensamento buberiano, tendo sido pesquisado nos Programas de Pós-Graduação de
Educação e de Psicologia. As dissertações/teses partiram da concepção de
educação como uma trajetória para a humanização tendo o encontro relacional
educador-educando, o diálogo e a (co)responsabilidade como principais
constructos de interpretação. De uma forma geral, os estudos sinalizaram a
necessidade de superar métodos e técnicas destinados à transmissão de
informações, que docentes e discentes vivenciam um movimento recíproco de
aprendizagem e recorrem à formação disciplinar e às próprias vivências/
experiências para construir os saberes. Ainda, apontaram que a relação
dialógica favorece os encontros inter-humanos, a consolidação de uma comunidade
(46) autêntica e a presentificação face-a-face como um meio de se chegar à
liberdade e ao reconhecimento da alteridade do outro.
Tendo em vista este achado, há que se considerar que o encontro-com acontece em
meio ao compartilhar de vivências e experiências como ser-no-mundo, instaurado
pela reciprocidade. Isso porque se compreende a palavra como sendo dialógica
(10,12), ou seja, é por meio dela que o homem se torna existente e estabelece
suas relações. Não é o homem que conduz a palavra, mas é esta que o mantém no
ser, pois ela permite o mundo da vida, das relações e dos relacionamentos. É
ela que desvela a atitude existencial do homem, sendo o princípio básico para o
diálogo.
Assim, a partir das várias possibilidades emanadas pela palavra entende-se que
o mundo é múltiplo para o homem, o qual se atualiza como ser-no-mundo ao
proferir as palavras-princípio EU-TU, EU-ISSO e EU-TU Eterno(10). "As palavras-
princípio são duas intencionalidades dinâmicas que instauram uma direção entre
dois pólos, entre duas consciências vividas"(8:87). Estas atitudes instauram
modos de ser, de se relacionar, de ver o mundo e de estar no face-a-face com o
outro. A relação EU-TU representa o encontro e a presentificação do EU, pessoa,
com o TU, o qual pode ser qualquer ente (pessoa, animal, objeto) que entra em
relação. Portanto, não há um EU ou um TU independentes, pois o EU somente passa
a existir na relação com o TU, o que ocorre por meio do encontro, do inter-
humano e do dialógico(10), elementos essenciais ao processo ensino-
aprendizagem.
O tema da sexualidade humana compreendeu estudos desenvolvidos nos Programas de
Pós-Graduação de Psicologia e de Ciências da Religião. Constituíram-se sujeitos
destas pesquisas homens com lesão medular adquirida(47), mulheres(48), gays
(49), transexuais(50), adolescentes(51-52) e educadores(53). O referencial
filosófico de Buber foi utilizado essencialmente no que tange às categorias
relativas à relação EU-TU e ao relacionamento EU-ISSO, indicando que a
sexualidade, mesmo nos tempos atuais, ainda se configura um ISSO para o ser
humano.
O relacionamento EU-ISSO pode ser traduzido pela experiência monológica e
objetivante de uma pessoa sobre uma coisa. É o momento em que o EU usa e
utiliza as coisas do mundo do ISSO com vistas a constituir o saber, a ciência.
Contudo, longe de ser uma atitude negativa, o EU-ISSO é fundamental para que o
homem possa produzir conhecimentos; afastando-se do TU e aproximando-se do
mundo do ISSO pode, então, construir, crescer e transcender-se no tempo e
espaço(10). O contexto da sexualidade, assim, foi concebido como algo estranho
e distante das vivências cotidianas do homem, sendo necessário o
estabelecimento de encontros dialógicos que resgatem a humanidade das relações
e possibilitem ao EU ser, estar e reconhecer o outro como um TU.
A temática análise de obra/conceito agrupou estudos que tiveram por objetivo
interpretar e refletir acerca do conjunto das obras que compõem a filosofia
buberiana(54) - com especial destaque para Eu e Tu(20,55-56) - e, também,
estudos que focaram elementos específicos, como os conceitos de relação e
comunidade(13,37). O conceito de relação traz a necessidade da palavra e do
diálogo inter-humano que permitem a um EU presentificar-se e tornar-se atual no
face-a-face com seu TU e vice-versa. Na relação inter-humana o mais "importante
é que, para cada um dos dois homens, o outro aconteça como este outro
determinado; que cada um dos dois se torne consciente do outro de tal forma que
precisamente por isso assuma para com ele um comportamento, que não o considere
e não o trate como seu objeto mas como seu parceiro num acontecimento de vida"
(12).
O tema referente à comparação entre autores reuniu dissertações/teses de
diferentes programas de pós-graduação dentro da grande área do conhecimento
Ciências Humanas. De uma maneira geral, objetivaram estabelecer um diálogo
entre o referencial buberiano e o pensamento de outros pensadores como Carl
Rogers(29), Max Weber(38), Sigmund Freud(57), Jacob Levy Moreno(58), Friedrich
Hölderlin(59) e Paulo Freire(60), em seus diversos conceitos teórico-
filosóficos elaborados.
A temática famílias reuniu estudos que investigaram as distintas relações
firmadas no interior da comunidade familiar(61-62) nos mais variados contextos,
como as vivências de parentalidade em famílias homossexuais(63), o significado
de ser mãe para adolescentes profissionais do sexo(64) e as relações e
vivências de famílias acometidas pelo HIV/aids(65-66). Isto considerando que o
homem vive em comunidade com outros seres e coisas, representando a comunhão
autêntica de um EU com um TU ou de vários EUs com vários TUs(46). O conceito de
comunidade está relacionado às diversas relações inter-humanas estabelecidas,
sendo essencial a percepção do outro em sua alteridade e a vivência de
situações permeadas por sentimentos, intersubjetividades e encontros.
A temática da religiosidade também se destacou como preocupação entre
pesquisadores da área das Ciências Humanas, tendo sido desenvolvida em 5
estudos. Eles versaram sobre os diálogos entre a experiência religiosa e a
ética da reciprocidade(14), a abordagem centrada na pessoa(67), a relação
terapêutica entre psicólogo e cliente(68), a esperança e o sentido da vida para
pessoas com câncer(69) e os fundamentos do pensamento do Papa João Paulo II
(70).
Com quatro dissertações/teses despontaram as temáticas cuidado e humanização e
relação educador-educando. A primeira agrupa estudos acerca da formação
profissional humanizada(71), da humanização do cuidado e do ambiente hospitalar
(72-73) e do cuidado humanístico à mulher que vivencia a parturição(74). Dentre
as relações educador-educando diferentes aspectos foram contemplados, como a
intersubjetividade do encontro EU-TU(30), as potencialidades e limitações
dialógicas que se estabelecem na comunidade escolar(31), o preconceito e a
necessidade de inclusão escolar de pessoas com deficiência(32) e a comunicação
de docentes durante o processo de tutoria(75).
A dialogicidade, que representa importante constructo que permeia toda a obra
buberiana, apareceu enquanto categoria temática em 3 dissertações(23,27,76) que
focaram os diálogos estabelecidos no mundo moderno. As tecnologias de
informação e comunicação foram desenvolvidas em outros 3 trabalhos(77-79) da
área das Ciências Humanas. Com 2 estudos apareceram as seguintes temáticas:
turismo e hospitalidade(24,26); produção textual e de conhecimento científico
(25,35); educação ambiental(33,36); e, violência e exclusão social(34,80). Com
uma produção apareceram as seguintes temáticas desenvolvidas à luz da filosofia
de Buber: biotecnologia e ética(21), projeto socioeconômico libertário(22),
realização de documentários(81) e paixão e artes cênicas(82).
CONCLUSÕES
Esta revisão integrativa demonstrou as principais características da produção
Stricto Sensu que compõe o Banco de Teses da CAPES e que se fundamenta no
referencial teórico-filosófico de Martin Buber. O estudo revelou alguns
indícios de como a pós-graduação vem se apropriando desta filosofia e
possibilitou delinear um panorama geral da produção e, com isso, conhecer como
ela se distribui - tanto nos aspectos de concentração, como nos de necessidade
de maior desenvolvimento.
Constatou-se que o período de 2003 a 2007 concentrou a maior parte dos estudos,
os quais foram produzidos pelos Programas de Pós-Graduação de Educação e de
Psicologia, na grande maioria, produzidos na região Sudeste brasileira e
focados nas temáticas do processo ensino-aprendizagem e sexualidade humana.
Ficou clara, também, a necessidade de maior produção e investimento por parte
de pesquisadores e programas Stricto Sensu em áreas como a enfermagem e a
filosofia, a fim de elaborar conhecimentos subsidiados neste referencial.
Ainda, é preciso expandir estes cursos para as regiões centro-oeste e norte
brasileiras com vistas a investigar contextos específicos do conhecimento e
realidade humana, além de considerar as potencialidades regionais.
Neste sentido, chegou-se à conclusão de que a filosofia de Martin Buber vem
sendo cada vez mais apropriada pela pós-graduação brasileira, tendo em vista
sua maior utilização nos últimos anos. Pela abrangência e complexidade de sua
obra, a qual foi elaborada na interface de sub-áreas como filosofia, educação,
teologia e antropologia, ela tem servido como fundamentação a diferentes
disciplinas do conhecimento. A diversidade de temáticas presente nos estudos
também atesta que, em virtude deste referencial ter sido estruturado a partir
de distintas vertentes e campos do saber, ele tem possibilitado subsídio,
interpretação e reflexão aos mais variados objetos de investigação, seja nas
questões educacionais, religiosas, do cuidado humano, do turismo/hospitalidade
e outras.
Destaca-se que a principal limitação do artigo refere-se ao fato de ter
analisado um único banco de dados, sendo necessária uma investigação mais ampla
em outras bases para conhecer como esta filosofia vem sendo desenvolvida a
nível internacional. Como principal contribuição salienta-se o fato de ter
integrado a produção do conhecimento da pós-graduação Stricto Sensu brasileira,
delineando características que permitiram conhecer e compreender como este
referencial está sendo utilizado pelos pesquisadores e, conseqüentemente,
subsidiando os estudos.
Portanto, conclui-se acreditando que a filosofia de Martin Buber tem potencial
para contribuir na produção de novos conhecimentos que auxiliem na consolidação
de diferentes áreas, como tem acontecido, por exemplo, com a educação e a
engenharia. Além disso, este referencial projeta-se como uma alternativa viável
a outras áreas, como a enfermagem, na constituição de saberes que propiciem o
desenvolvimento de um cuidado relacional-dialógico e humanístico voltado às
necessidades e peculiaridades individuais, sociais e profissionais, com vistas
a auxiliar na superação do paradigma biomédico cartesiano que orienta grande
parte dos serviços e ações em saúde.