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BrBRCVHe0034-71672012000400016

BrBRCVHe0034-71672012000400016

variedadeBr
Country of publicationBR
colégioLife Sciences
Great areaHealth Sciences
ISSN0034-7167
ano2012
Issue0004
Article number00016

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Ambiente virtual de aprendizagem: estruturação de roteiro para curso online

INTRODUÇÃO Historicamente, o processo ensino-aprendizagem é abordado de acordo com as mudanças que ocorrem em cada época na sociedade, por isso sempre é um tema atual. É definido como um processo dinâmico e contínuo de construção do conhecimento, desenvolvido livremente pela reflexão, pela interação entre os atores e levando a transformação da realidade(1).

A educação está se configurando como um dos principais setores econômicos, ao lado da agricultura, da indústria. As novas tecnologias tem permitido a criação de ambientes educacionais multissensoriais, com estruturas diferenciadas (jogos, simulações, colaboração a distância, entre outras) e com capacidade de capitalizar o acesso ao conhecimento. A educação continuada compreendida como a busca crescente pelo aperfeiçoamento das pessoas desde a mais tenra idade até os seus últimos dias, está presente hoje em todos os setores e, portanto, alvo de estudos de educadores e pesquisadores de diversas áreas em todo o mundo(2).

Neste contexto, a educação a distância (EaD), torna-se um dos elementos centrais dessa educação continuada, posto que permite alcançar um maior número de participantes em curto espaço de tempo e em diferentes localidades geograficamente distantes e com realidades culturais distintas, tornando-se uma ferramenta estratégica para sobrevivência dos profissionais(3).

No entanto, no cenário atual da educação superior no Brasil nos cursos de EaD são constatados altos índices de evasão. Os materiais produzidos nem sempre apresentam adequação ao modelo online. As instituições reconhecidamente de excelência em seus programas presencias, apesar de disporem de infra-estrutura física e tecnológica adequada, não conseguem o mesmo sucesso, adesão e trabalho efetivo dos professores em suas ações na educação a distância(4).

Os modelos de educação a distância vigentes incluem em sua formulação estrutura administrativa voltadas para ferramentas on-line, modelo pedagógico adaptado aos sistemas virtuais de comunicação e ferramentas tecnológicas próprias(5).

Considerando que os atuais AVAS são softwares desenvolvidos para atendimento de públicos situados em diversas regiões do mundo, evidencia-se a necessidade de pesquisas voltadas para diferentes culturas e centradas na visão dos diferentes usuários em seus diversos papéis seja como conteudistas, professores, tutores ou estudantes(6).

Uma das principais ferramentas utilizadas na educação a distância é o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) ou Virtual Learning Environment (VLE).

Na literatura é possível encontrar termos sinônimos como plataforma de educação a distância (PEaD), Learning Management System (LMS) e Course Management System (CMS).

A principal função do AVA é a de servir de repositório de conteúdos e meio de interação/comunicação entre os atores envolvidos no processo de ensino- aprendizagem(7). Estes ambientes possuem diferentes formas de apresentação de suas ferramentas, com funções específicas e maneiras de distintas de interação com os usuários. Este conjunto de ferramentas pode ser subdividido em ferramentas síncronas e assíncronas.

As ferramentas assíncronas permitem acesso sem que haja necessidade de que todos os sujeitos estejam conectados simultaneamente. As ferramentas síncronas necessitam de conexão simultânea de todos os envolvidos na execução das atividades(8).

Uma das formas de classificação de AVAs é feita através do modelo de distribuição de seu software. Nesta classificação pode-se dividi-los em duas categorias: os sistemas proprietários e os baseados em software livre. Os AVAS proprietários possuem distribuição baseada na comercialização de seu uso ou na venda como produto a ser implantado na empresa/instituição contratante.

Normalmente seu código-fonte é fechado, ou seja, não permite reprogramação de suas ferramentas ou adaptações no funcionamento de seus recursos.

Os ambientes virtuais de aprendizagem baseados nos preceitos do software livre podem ser utilizados ou instalados gratuitamente e podem ser modificados/ adaptados pelos programadores. Um dos exemplos de AVA baseado em código livre e aberto é o Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (Moodle). A primeira versão do Moodle foi lançada no ano de 2001, pelo educador e cientista de computação, Martin Dougiamas, como parte de sua tese de doutorado na Curtin University of Technology, Austrália. Atualmente é aperfeiçoado e distribuído dentro da filosofia de software livre com colaboração de uma comunidade internacional de desenvolvimento, composta por técnicos, cientistas e programadores de todas as partes do mundo(9).

O Moodle possui ferramentas presentes em outros AVAS, mas que podem ser ativadas e desativadas de acordo o planejamento estabelecido, podendo-se definir módulos aprendizagem com atividades e tarefas em formato colaborativo (7).

Os AVAs possuem características próprias mas, na maioria dos sistemas, são encontradas as ferramentas de interatividade similares com formato de apresentação distintos. Um dos sistemas usados na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP) é o AVA Teleduc desenvolvido pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). O AVA Teleduc, foi implantado na EERP-USP no ano de 2003, como uma das etapas do projeto de mestrado(10-11). Desde então tem sido utilizado como apoio ao ensino presencial nas disciplinas, tem sido satisfatório, visto que o perfil dos estudantes tem nível de conhecimento básico em informática, não foram identificadas dificuldades na operação de suas ferramentas e a equipe técnica de apoio é reduzida.

No entanto, para o uso de algumas ferramentas principalmente no oferecimento de exercícios e no processo inerente de obtenção dos resultados e posterior divulgação, a plataforma apresentou algumas limitações, o que levou a busca de novas alternativas de Ambientes Virtuais de Aprendizagem.

Iniciamos, portanto, o desenvolvimento de pesquisas em outras plataformas disponíveis para uso na Universidade de São Paulo como: Teleduc (CIRP), Cool (CCE), Sakay (Aprendizado Eletrônico) e Moodle (USP).

Com base nos testes de uso destes sistemas e nas experiências vivenciadas, os estudos passaram a explorar o uso do sistema Moodle (USP), mantido pela Universidade no campus de São Paulo.

O desenvolvimento dos trabalhos no Moodle (USP) não tem único propósito da substituição imediata do Teleduc, mas também em avançar nas pesquisas e oferecer alternativas de outras plataformas e de como melhor utilizá-las.

No levantamento da literatura pertinente e no âmbito da experiência vivenciada em grupo de pesquisas por mais de uma década, atuando em ações com a participação de professores, estudantes e pesquisadores interessados no uso destes ambientes e suas ferramentas, tem sido frequente o surgimento de dúvidas técnicas elementares sobre: como iniciar uso do ambiente, o processo de inscrição dos estudantes, forma de disponibilizar materiais, como devem ser os materiais, comportamento, número mínimo de acessos diários, como se comunicar com estudantes, quais ferramentas utilizar, como utilizar tais ferramentas, como definir prazos de entrega das atividades, como formular critérios de avaliação e como usar os critérios de avaliação.

Os estudantes, por sua vez, revelam algumas inquietações frequentes como: quando devem se inscrever na disciplina ou curso; se a matrícula da disciplina presencial garante acesso ao AVA; quais credenciais utilizar para ingresso ao AVA; sobre as atividades e o prazo para entrega; sobre os locais e horários disponíveis para acesso ao AVA; como se comunicar com os professores e como entregar as atividades.

Estas questões revelam que uma clara necessidade de orientação técnica para início do processo de utilização do AVA, mas, além disso, também evidências que mostram uma demanda por serviços especializados que requerem a composição de equipe permanente que possa oferecer apoio técnico na produção e acompanhamento dos cursos oferecidos na modalidade a distância.

A comunidade estudantil estudada, por sua vez, formada em sua maioria por jovens entre 20 e 24 anos que possuem hábitos de utilizar ferramentas virtuais desde a infância, demonstram necessidades e expectativas em encontrar ambientes similares em sua experiência no ensino superior. Vale salientar que estes estudantes se comunicam com professores e colegas e fazem uso de conteúdos eletrônicos desde o ensino fundamental, através diversidade de dispositivos de hardware e software, inclusive usando computação móvel.

Revela-se ainda neste estudante a expectativa de que os instrumentos e ferramentas computacionais, apesar de ainda serem utilizados em pequena escala, ganhem recursos de interatividade, visibilidade, com melhores condições de acesso, como as ferramentas ágeis de comunicação utilizadas em seu universo de relacionamento pessoal como, por exemplo, os sistemas usados nas redes sociais.

Os estudantes relatam sua insatisfação pelo pequeno oferecimento de conteúdos através de ferramentas modernas e também por encontrarem dificuldades de comunicação fora do espaço de aula entre os colegas e professores(12).

, portanto, uma lacuna na produção e divulgação de conhecimento que leve em consideração este cenário onde coexistem profissionais e instituições de ensino interessados em fazer o melhor uso deste vasto ferramental disponível, mas que não conseguem alcançar resultados satisfatórios nem do ponto de vista dos estudantes e nem como mecanismo de melhoria de qualidade na educação.

No contexto deste estudo, optou-se por utilizar especificamente do ambiente Moodle, mas os momentos vivenciados no AVA Moodle também ocorrem no uso de outros AVAs, uma vez que semelhança significativa no funcionamento dos processos de planejamento, inscrição, disponibilização, modelos avaliativos e acompanhamento da dinâmica dos cursos entre os diversos sistemas.

Nesta perspectiva propõe-se o aprofundamento em estudos que visem explorar o uso destes sistemas apoiados por equipe técnica especializada. Para tanto propõe-se mapear o processo de construção e oferecimento do curso através da vivência e registro de todas as etapas do processo.

METODOLOGIA Trata-se de estudo metodológico descritivo de delineamento transversal. Em estudos transversais os fenômenos são obtidos durante um período de coleta de dados e apropriados para descrever a situação, o status do fenômeno(13).

Na definição do escopo para o estudo objetivou-se atingir a maioria dos estudantes de enfermagem das instituições participantes: Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESENFC) e Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP). Participaram da pesquisa estudantes brasileiros dos , , e anos dos cursos de bacharelado e licenciatura em enfermagem; e estudantes portugueses, de licenciatura em enfermagem do , e anos; que aceitaram o convite e estavam regularmente matriculados no curso.

O presente estudo obteve as autorizações dos Comitês de Ética em Pesquisa das instituições envolvidas conforme previsto na Resolução CNS 196/96, sob os protocolos 1225/2010 e 01-09/2010 e CONEP parecer 195/2011. Os estudantes foram convidados a participar do estudo e formalizaram o aceite por meio da assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Foi mantido o anonimato e a liberdade de interrupção da participação dos estudantes em qualquer etapa de realização do estudo.

O trabalho foi desenvolvido de acordo com objetivos estabelecidos e para o seu cumprimento as atividades foram executadas em fases distintas: Etapa 1 - Planejamento [/img/revistas/reben/v65n4/marcador.jpg]Etapa 2 - Construção/Transformação dos Conteúdos [/img/revistas/reben/v65n4/marcador.jpg]Etapa 3 - Desenvolvimento da Dinâmica do Workshop [/img/revistas/reben/v65n4/marcador.jpg]Etapa 4 - Conclusão e análise dos acessos dos estudantes A seguir se descreve como cada uma dessas etapas foi executada para o cumprimento dos objetivos.

Etapa 1 - Planejamento Nesta etapa foi construído o plano de ação que contemplou os seguintes aspectos: definição do escopo do projeto (local e população de estudo, aspectos éticos, prazos, conteúdos trabalhados ), definição de estratégias de oferecimento do conteúdo, métodos de registro das etapas de construção e disponibilização, métodos de avaliação dos resultados e as etapas de construção roteiro com de diretrizes técnicas.

Etapa 2 - Construção e Transformação dos Conteúdos Nesta etapa, professores, técnicos e especialistas trabalharam na composição dos conteúdos, na adaptação semântica para o português de Portugal, no processo de transformação e inserção no AVA. Este trabalho foi registrado e descrito identificando os processos e atores envolvidos.

Etapa 3 - Desenvolvimento da Dinâmica do curso O oferecimento do curso online é compreendido como a etapa dinâmica onde todos os participantes devem interagir com o AVA. Os papéis e funções de cada um dos atores foram mapeados e descritos em função das atividades executadas.

Etapa 4 - Conclusão e análise dos acessos dos estudantes Os resultados das respostas dos estudantes foram agrupados e apresentados resumidamente com vistas a apontar pontos negativos e positivos na visão dos estudantes. Trechos das respostas dos estudantes foram selecionados, transcritos e categorizados em opiniões positivas e negativas. Os dados foram discutidos com o objetivo de identificar futuras melhorias no uso do AVA.

RESULTADOS E DISCUSSÃO Os resultados são apresentados de forma descritiva. Para desenvolvimento da pesquisa buscou-se vivenciar e descrever todas as ações envolvidas na preparação de um curso no AVA Moodle. Como temática utilizou-se o Workshop sobre Retenção Urinária ocorrido no ano de 2011 em convênio estabelecido entre EERP-USP ESENFC.

Apesar das características do curso serem distintas de um curso regular, os processos estão presentes em ambos os formatos, englobando todas as fases de desenvolvimento, desde o planejamento das atividades de ensino até o encerramento com o processo de avaliação, similarmente o que ocorre em uma disciplina.

As atividades desenvolvidas pela equipe de trabalho incluíram as etapas de preparação, dinâmica de oferecimento e conclusão apresentados nos quadros_1, 2, 3 e 4.

O trabalho de planejamento foi realizado em curto espaço de tempo (10 dias úteis) e com a participação ativa de todos os membros da equipe. Durante as reuniões foram feitas definições de datas e horários levando-se em consideração também o calendário acadêmico de ambas as instituições, bem como a diferença de fuso-horário entre Ribeirão Preto e Coimbra.

O processo de planejamento foi realizado a contento não apresentando dificuldades técnicas. Todos os passos e definições do planejamento foram executados no prazo previsto.

Os conteúdos foram desenvolvidos pela equipe docente, por meio de ferramentas de software que estavam habituados a utilizar, pelo fato de eliminar necessidade de treinamento, minimizar possíveis incompatibilidades entre versões e possibilitar maior produtividade no desenvolvimento.

A etapa de desenvolvimento dos conteúdos foi iniciada concomitantemente ao processo de abertura das inscrições, tendo sido concluído no prazo total de 30 dias. O trabalho colaborativo da equipe docente foi realizado com uso de e- mailentre professores da EERP-USP e Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e com a realização de videoconferências, utilizando o sistema Skype, nos encontros com menor número de participantes, e nos encontros com grupos maiores foram utilizadas as estações de videoconferência de ambas instituições. Os modelos e formatos das aulas expositivas e guias didáticas das atividades foram estabelecidos em conjunto com os técnicos e corpo docente. Nesta etapa também foram executadas as adaptações linguísticas necessárias.

O desenvolvimento se deu de forma rápida e natural confirmando a estratégia de manter as ferramentas de uso cotidiano dos professores e conforme previsto na metodologia.

Durante o desenvolvimento das atividades notou-se que a criação dos cursos é ainda uma das etapas pouco conhecida pelos professores e técnicos locais e que necessidade de melhor estruturação dos processos envolvidos neste trabalho.

Outro aspecto identificado é que necessidade de melhor divulgação e orientação sobre as formas de solicitação de cursos no AVA.

As informações transmitidas dos professores à equipe técnica foram identificadas durante o processo de criação do curso e contribuíram para a composição do roteiro proposto na etapa de criação do curso, cuja criação foi feita de forma rápida e sem ocorrência de erros. O administrador técnico obteve as informações necessárias junto aos professores e estas foram imediatamente utilizadas no processo de criação.

No desenvolvimento do trabalho de transformação das aulas expositivas pensou-se no formato que cumprisse a função de informar de forma completa ao aluno e indicasse claramente conteúdos e caminhos recomendados, pois não haveria presença física do professor. Este desafio foi buscado através de inclusão de elementos de texto de orientação e adaptação da linguagem feita pelo professor tentando traduzir as falas em sala de aula por elementos contidos na própria apresentação.

Neste aspecto, constata-se que muitos projetos utilizam com sucesso o recurso de apresentação com narração sincronizada com resultados altamente satisfatórios do ponto de vista de transmissão do conhecimento(14).

O trabalho de inserção dos conteúdos foi realizado principalmente pelo administrador técnico local. Observou-se, no decorrer do trabalho, a necessidade de informações adicionais para seu pleno desenvolvimento. Estas informações foram obtidas com os professores, durante o trabalho de inserção.

Em alguns momentos foi necessário acesso e verificação em tempo real ao AVA em conjunto com os professores para realização de adequações. Na inserção de conteúdos foi necessário o diálogo com os professores para definição de informações complementares e seqüência correta dos conteúdos disponibilizados.

Outro aspecto peculiar neste curso foi o de conter, simultaneamente, conteúdos em duas versões distintas do mesmo idioma, o que demandou discussões sobre melhor forma de dispor os textos.

Para inserção dos links de acesso das leituras o administrador local utilizou a ferramenta "acrescentar rótulo", com opção de abertura de nova janela de navegador para cada link de leitura disponibilizado.

Uma maneira mais adequada de dispor as leituras seria a substituição pela ferramenta "acrescentar - recurso - link a um arquivo ou site". Desta forma seria possível verificar os acessos dos estudantes em cada texto disponibilizado.

Para o desenvolvimento do curso online seguiu-se modelo com princípios de design instrucional que considera o formato de apresentação e estilo de aprendizagem, estimula a reflexão e incluem planos de orientação aos estudantes (15-16).

Para o processo de inscrição foi prevista a elaboração de formulário eletrônico. Considerou-se que o modelo utilizado foi bem aceito, pois os estudantes não registraram dificuldades no acesso.

No encerramento foram gerados os relatórios finais consolidados de notas e de frequência, para fins de registro. Para fins de análise futura propõe-se que estes relatórios sejam produzidos em formato de planilha e protegidos.

O local de armazenamento destes relatórios deve coincidir com a estrutura criada para acomodação do curso, os arquivos devem ser gravados nas estações de desenvolvimento do administrador local e copiados em equipamento servidor de arquivos da EERP-USP.

Além disso, o administrador técnico deve executar procedimento de cópia de segurança do curso para servidor local, utilizando a ferramenta de backup do AVA Moodle localizada no módulo de administração. A partir da geração destes arquivos, uma segunda cópia de segurança deve ser gerada em mídia DVD e disponibilizada para equipe docente.

Estes arquivos podem ser utilizados no futuro, caso haja necessidade de se criar novamente o evento ou em outro sítio onde o AVA Moodle esteja instalado.

Os resultados de nosso estudo somam-se aos de outros estudiosos(17-21) que exploraram aspectos técnicos e pedagógicos de outro AVA, como conteúdo, interação, tempo de resposta e qualidade de interface.

Análises de usabilidade do AVA permitiram a produção e proposta de workflow e modelo de curso online para AVA Moodle(22).

CONSIDERAÇÕES FINAIS Os resultados da pesquisa revelam que o processo de construção e disponibilização dos conteúdos pode seguir por diversos caminhos, pois ampla possibilidade de customização e formas de uso do AVA Moodle. Na etapa de planejamento buscou-se identificar um desses caminhos e optou-se pelo uso de um número reduzido de recursos e ferramentas, com vistas a simplificar os procedimentos técnicos e maximizar a visibilidade e aproveitamento dos conteúdos pelos estudantes. Os objetivos foram plenamente alcançados, pois a vivência de uso do AVA pelos atores que participaram da pesquisa resultou em material rico em detalhes sobre os processos envolvidos e tarefas de cada membro da equipe de trabalho.

Espera-se que esta proposta de uso e estruturação de cursos online contribua para o efetivo uso do AVAs em instituições de ensino, seja como apoio ao ensino presencial, semi-presencial ou para oferecimento de cursos a distância.

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Comunicação no Processo de Enfermagem tem realizado investigações nesta área e considera importante a realização de maior número de pesquisas centradas no elemento humano e com vistas à gestão de conhecimento para obtenção de melhores resultados na produção e disseminação do conhecimento.


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