A experiência da esquistossomose e os desafios da mobilização comunitária
"... é uma ciência difícil essa xistosoma"
Introdução
É comum, principalmente nos estudos sócio-antropológicos da saúde, se
estabelecer uma diferença entre a concepção biomédica e popular da doença. A
primeira, objeto de investigação do setor médico profissional, está baseada na
pressuposição de que a doença é uma disfunção ou alteração de caráter orgânico
ou psíquico. Como tal, constitui-se em um fato de ordem natural, sujeito às
suas próprias "leis" e não depende necessariamente da forma peculiar
de como é expressa pelos indivíduos. Processos ou estados patológicos podem
estar presentes no nosso corpo sem que tenhamos consciência deles. A concepção
popular da doença, por outro lado, não pode ser definida em termos que sejam
desvinculados das condições sócio-culturais e, portanto, das situações
estabelecidas por tempo e lugar determinados. Ela só se evidencia através de
processos interativos entre os atores sociais, no conjunto de práticas e
instituições organizadas e expressas por grupos específicos. Dessa forma,
devido à diversidade dos contextos e situações sócio-culturais, podemos
encontrar vários modelos interpretativos para o fenômeno da doença.
Para as ciências sociais, a enfermidade está circunscrita a quadros
explicativos que diferem do modelo biomédico, embora sofram sua influência
(Kleinman, 1980). Um dos pressupostos básicos dessas ciências é de que o
conjunto de idéias e "crenças" relativas à doença é resultado de
determinadas estruturas cognitivas e relações sociais que configuram as
experiências vivenciadas pelos indivíduos. Tal pressuposto pode ser evidenciado
nos estudos sobre a "experiência da doença". Esses estudos
caracterizam-se por tentar compreender como os indivíduos, em situações sociais
específicas, adquirem seus conhecimentos "médicos" e vivenciam
determinadas experiências por eles consideradas como "enfermidades".
Assim, trata-se de trabalhos que objetivam investigar, entre outros aspectos,
os diferentes meios pelos quais os indivíduos dão significados às suas
vivências de aflição. Partem do princípio de que é com a compreensão de ações
humanas concretas que podemos explicar como os indivíduos compartilham e
legitimam suas idéias e atitudes com respeito a determinadas doenças.
Nos estudos sobre as experiências da doença há de se considerar algumas
premissas que nos parecem essenciais. Uma delas diz respeito ao fato de que o
cientista social deve levar em devida consideração a "atitude
natural" na qual todo indivíduo põe a si mesmo como um ser que está sempre
vivenciando algo e se "encontrando" com coisas e pessoas (Schutz,
1975: 72-76). Esses encontros ou experiências têm uma pretensão de evidência
absoluta. O conhecimento e a experiência que os indivíduos têm do mundo
dependem da forma como eles "encontram" os outros seres, coisas e
pessoas, que estão no seu "entorno" (Husserl, 1994:56). São desses
encontros ou vivências que os indivíduos desenvolvem um "estoque de
conhecimento à mão" necessário para que possam lidar com os complexos
processos interativos existentes no seu mundo social.
A premissa acima esboçada é fundamental para que possamos compreender como os
indivíduos vivenciam a doença. Dentro dessa perspectiva, os cientistas sociais
tendem a interpretar a consciência de se estar doente como resultado de
experiências corporais (ou psíquicas), isso é, como resultado de
"informações" produzidas pelo corpo. Assim, é necessário que o corpo
revele que "algo não vai bem", para que se possa falar em doença.
Contudo, subordinar a idéia de experiência a sensações de mal estar é limitar o
conceito de experiência. É importante observar que ao se enfatizar o primado da
experiência, o que deve ser tomado como evidente para os indivíduos não é
apenas tais sensações, mas o que é "encontrado" e posto como
existente por eles. No nosso mundo também nos deparamos com idéias, com
concepções que são emitidas por outros indivíduos. Assim, o substrato da
experiência, o que é nela encontrado, pode se constituir em um conjunto de
significados e atitudes concretamente estabelecidos por outras pessoas. Dessa
forma, os juízos, os discursos e ações relacionados ao fenômeno saúde/doença,
elaborados por pessoas socialmente legitimadas, podem se constituir em algo
real, em substratos concretos por meio dos quais construímos os nossos
significados da doença.
É importante também lembrar que se para o indivíduo a doença se inicia com uma
experiência, isso não significa dizer que toda ela derive dessa experiência. O
mundo "empírico", o conteúdo da experiência, é sempre percebido
mediante um dado sistema de significações que são construídas e partilhadas por
indivíduos ou grupos sociais. Mesmo as sensações como dor de cabeça, fraqueza,
vômitos, febre, tomados como fatos isolados, não revelam em si mesmos uma
determinada enfermidade. A doença é conceitualizada quando essas "matérias
brutas" das impressões sensíveis são organizadas por processos de
significações. O mesmo ocorre quando lidamos com experiências assentadas em
ações e processos discursivos desenvolvidos por determinados agentes sociais.
Nesses casos, o significado da doença é construção sobre um outro significado
Tomando em consideração as premissas acima esboçadas, o objetivo do presente
estudo é estabelecer algumas considerações que possam elucidar os processos
pelos quais os indivíduos constroem significados sobre uma determinada
enfermidade: a esquistossomose. Mais especificamente, procuramos examinar
algumas situações por intermédio das quais as pessoas desenvolvem um
conhecimento específico sobre essa endemia. Tal investigação nos parece
importante pois com ela esperamos lançar alguma luz sobre os limites e
potencialidades das práticas relativas à mobilização comunitária subjacente a
determinadas políticas sanitárias. Nesse aspecto, objetivamos contribuir para a
discussão de como modelos interpretativos apresentados pelas campanhas de
controle e combate da esquistossomose permitem compreender as formas ou
processos pelos quais os indivíduos dão significado à essa doença.
Os resultados apresentados no presente artigo são provenientes de uma pesquisa
realizada no Estado da Bahia, entre julho e dezembro de 1996. Essa pesquisa,
financiada pelo Banco Mundial e pelo Ministério da Saúde (Fundação Nacional de
Saúde - FNS) e sob a coordenação nacional do Dr. Victor Valla, foi desenvolvida
por uma equipe de pesquisadores do Núcleo de Estudos em Ciências Sociais,
Ambiente e Saúde (ECSAS) da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da
Universidade Federal da Bahia, sob a responsabilidade do Dr. Paulo César Alves.
A pesquisa procurou investigar os significados de participação social e
mobilização comunitária subjacente aos projetos de controle e combate à
esquistossomose desenvolvidos, na Bahia, pela Fundação Nacional de Saúde
através do programa PCDEN (Programa de Controle de Doenças Endêmicas do
Nordeste). Uma especial ênfase foi dada às ações realizadas pelo componente IEC
(Informação, Educação e Comunicação) do PCDEN. Com vista a tal objetivo, dois
dos noves distritos administrativos da FNS-BA foram selecionados: Pernambués e
Jequié. Nesses distritos foram escolhidas nove localidades. Com exceção de
duas, as demais localidades são áreas consideradas pela FNS como endêmicas,
isto é, com prevalência acima de 20% de pessoas com exame positivo.
O "encontrado" nas experiências da esquistossomose
Ao procurar investigar o processo de construção de significado que os
indivíduos atribuem à esquistossomose, torna-se necessário estabelecer
inicialmente os parâmetros pelos quais essa doença é concebida pelas
instituições oficiais de saúde.
Em primeiro lugar, deve-se observar que a esquistossomose - conhecida
popularmente como xistossomose, xistosa, "doença do caramujo" ou
"barriga d'água" - é pensada pelos órgãos públicos como uma doença de
veiculação hídrica, diretamente ligada às condições de saneamento e à maneira
de viver das populações situadas em áreas endêmicas. Produzida por trematódeos,
organismos (metazoários) endoparasitos, a transmissão da Schistosoma mansoni
depende do inter-relacionamento entre o ecossistema, as pessoas e suas
condições sociais. O contato humano com as coleções de água doce e de
superfície, adequada à vida dos moluscos hospedeiros intermediários (o
caramujo), a presença de pessoas parasitadas, a densidade da população de
caramujos, os hábitos de poluição fecal do ambiente e condições econômicas
(como a disponibilidade de água domiciliar e condições sanitárias), são fatores
que determinam, em diferentes níveis, as medidas dessa infecção.
A maior taxa de prevalência e as manifestações mais graves ocorrem em crianças
e jovens com 5 a 15 anos de idade (Rey, 1991). Essa infecção, contudo, não é
usualmente acompanhada de sintomas importantes. Quando se manifestam, os
sintomas são geralmente vagos: perda de apetite, emagrecimento e pequeno
desconforto abdominal. Assim, o indivíduo infectado não percebe a doença de que
é portador, sendo capaz de executar as suas tarefas cotidianas. Esse fato
explica porque pacientes com manifestações subclínicas não recorrem comumente
aos serviços médicos. Somente em quadros clínicos mais sérios é que o indivíduo
sente dores abdominais, diarréia, febre, cefaléia, prostração, estado de
depressão, anorexia e outros sintomas. São nesses casos, principalmente quando
as manifestações clínicas da doença são predominantemente intestinais (quadros
hepatoesplênicos bem constituídos), que o indivíduo procura o médico. A
morbidade crônica, quando ocorre, acontece geralmente após muitos anos da
infecção. Menos de 10% dos indivíduos infestados desenvolvem lesões
esquistossomóticas (Rey, 1991; Bina & Prata, 1984). Assim, é importante
ressaltar que a infecção humana provocada pela S. mansoni, por não se
apresentar habitualmente de forma aguda ou toxêmica, é usualmente
assintomática. Esse fato é importante para compreendermos como popularmente é
constituída a idéia de esquistossomose.
A percepção dessa infecção, enquanto assintomática, não é necessariamente
proveniente de experiências produzidas por sensações corporais. Assim, para o
cientista social, é fundamental observar o que é imediatamente dado à
experiência da esquistossomose é um conjunto de ações e formas de mediação
simbólico-normativas desenvolvidas por "outros" indivíduos ou grupos
sociais. Nesse aspecto, o primariamente encontrado nessa experiência são
valores, representações e práticas produzidos, em situações histórico-sociais
concretas, por discursos e modos de agir de determinados agentes e/ou
profissionais da saúde. É por meio das suas atividades e das narrativas que
desenvolvem para interpretar a doença que estes profissionais estabelecem, por
assim dizer, um fundo da atividade de produção expressiva que se encontra na
base da experiência popular da esquistossomose. Nessa perspectiva, tais agentes
tendem a estabelecer orientações estratégicas e normativas, pelas quais
objetivam a doença, o seu diagnóstico e o seu tratamento. Assim, torna-se
necessário explicitar o processo pelo qual esses agentes constroem significados
no controle e combate da esquistossomose.
Um dos primeiros aspectos a ser observado no controle e combate da
esquistossomose é a de que essa doença tem se constituído em um grande desafio
nas orientações estratégicas da saúde pública (Iyda, 1994). Trata-se, como é de
conhecimento geral, de uma doença que apresenta altas taxas de prevalência e,
devido a processos de migração, a presença de pacientes portadores da
parasitose é observada na maioria dos países. Calcula-se que cerca de 200
milhões de pessoas na América, África e Ásia estão infectadas por Schistosoma.
Essa doença é endêmica em setenta e quatro países e territórios. No Brasil, uma
espécie desse agente etiológico (S. mansoni) constitui sério problema de saúde
pública, a sua infecção é responsável pela contaminação de aproximadamente seis
milhões de indivíduos. A área endêmica mais importante do país está localizada
no Nordeste, em uma faixa de terra que abrange as regiões orientais do Rio
Grande do Norte até a Bahia, parte de Minas Gerais e a Zona Serrana do Espírito
Santo. Contudo, devido principalmente à mobilidade populacional nessa área, a
presença de pacientes portadores da parasitose é observada em muitos outros
estados brasileiros (Barreto, 1984).
No Brasil, as primeiras ações para o controle e combate da esquistossomose
foram implementadas na década de 50. Decorrentes de experiências acumuladas por
sucessivas concepções sobre o tratamento da doença, foi criado no final da
década de 80, com os recursos em grande parte provenientes do Banco Mundial, o
PCDEN (Programa de Controle de Doenças Endêmicas do Nordeste). Esse programa,
em certos aspectos, pode ser considerado como um marco no contexto
institucional da Sucam (e, posteriormente, da FNS), na medida em que
concretizou algumas mudanças estratégicas para as ações de controle de endemia,
que já começavam a ganhar visibilidade desde meados da década. É importante
observar, contudo, que as propostas pedagógicas e educacionais do PCDEN
continuam a conviver, embora, às vezes, de forma problemática, com as práticas
anteriormente existentes de controle e combate direto da esquistossomose. Na
realidade, esse Programa propõe agregar uma "nova" concepção de
trabalho educativo às práticas anteriormente já existentes, como os inquéritos
parasitológicos, o uso de medicamentos esquistossomicidas, ações malacológicas
e saneamento básico (construção de esgotos e instalações sanitárias). Uma
diferença que nos parece fundamental é que anterior ao PCDEN, as propostas
educativas objetivavam, na prática, apenas conseguir de uma determinada
população a sua cooperação na execução de tais medidas profiláticas.
Nas entrevistas realizadas com diversos agentes de saúde, o componente
educativo no controle e combate da esquistossomose parece assumir um papel
preponderante, o que não significa dizer que os técnicos da Sucam-FNS
compartilhem de uma mesma idéia sobre qual medida de ação pedagógica deva ser
considerada como a mais apropriada para a doença.
Uma concepção mais "tradicional" no controle e combate da
esquistossomose pode ser observada no seguinte relato de um inspetor de
endemia: "o próprio guarda em campo leva um jogo de kit, distribuindo os
coletores e recolhendo o material para análise. É a figura do guarda montador.
Os servidores saem para distribuir os coletores e recolher o material e trazem
para a linha de montagem (...) Inicialmente para cada inquérito, fazíamos o
inquérito concorrente. Examinávamos a mesma população de 7-14 anos para fazer o
comparativo da eliminação da carga parasitária (...) Quando passamos a conhecer
a situação de outros municípios (...) começamos a fazer uma cobertura
censitária, visitando toda a população das áreas onde a prevalência estava
acima de 5% (...) Concomitante ao inquérito, fazemos o levantamento
malacológico. Consiste em levantar todas as coleções hídricas existentes no
município e assinalar no mapa, amarrando-as a um boletim. Feita a
identificação, vamos fazer a pesquisa para verificar se há a presença do
caramujo. Havendo a presença do caramujo, vamos considerar como foco de
esquistossomose, a princípio. Os caramujos deveriam ser então examinados para
ver se estão ou não infectados. A presença do caramujo é um indício. É a
própria população humana que vem contaminar o caramujo".
Esse mesmo inspetor, contudo, ao relatar as dificuldades encontradas, observa:
"Mas a situação é difícil. A esquistossomose é uma doença difícil de
combater, pelo fato de que as pessoas que residem nas áreas endêmicas não
apresentam problemas de saúde. As pessoas não sentem os efeitos. Quando os
efeitos não são levados à transparência, torna-se difícil (...) Algumas pessoas
duvidam do diagnóstico dado (...) elas questionam. Sucessivas visitas às casas
levam as pessoas ao desinteresse, como se estivéssemos adulando. Existem
momentos do trabalho em que foi necessário 10, 12, até 15 visitas para
conseguir coletar o material (...) É difícil quebrar essa resistência. Fazemos
a divulgação através de rádio local, alto-falante, faixas Esperamos com isso
que a população fique mais sensibilizada com o nosso trabalho".
As medidas profiláticas isoladas de programas educativos voltados para o
controle e combate de uma endemia específica têm sido objeto de discussão pelo
menos desde a década de 80. Em 1979, por exemplo, um relatório produzido pela
Divisão Nacional de Educação em Saúde sobre a atuação do Pece (Programa
Especial de Controle da Esquistossomose) em duas comunidades do Nordeste, já
insistia na necessidade de que as mudanças pretendidas nas ações educativas se
fizessem por meio de um processo contínuo em que fossem utilizados os próprios
recursos humanos da comunidade (Prata et al., 1981). No Primeiro Encontro dos
Educadores da Sucam (abril de 1983) discutiu-se amplamente a necessidade de se
criar novas estratégias educativas para o controle das endemias. A metodologia
participativa foi considerada como a estratégia básica para operacionalizar os
objetivos da educação em saúde. Essa metodologia, conforme o Relatório das
Atividades do Sesan/Superintendência de 1984 (MS, 1984), deveria ser utilizada
para garantir a participação das comunidades representadas por indivíduos,
grupos e instituições, como medida de aumento da eficácia dos programas.
Influenciada pela crescente discussão sobre ação comunitária e mobilização
social (Amman, 1980; Pinto, 1981; Prates, 1984, entre outros), a
Superintendência de Campanhas de Saúde Pública (Sucam) começou então a
reformular o significado de educação em saúde.
No PCDEN, os objetivos gerais dessa nova "metodologia educativa"
podem ser observados no documento Diretrizes de atuação em saúde (MS, 1994).
Nele, o projeto pedagógico é visto como uma construção que possibilita à
população o desenvolvimento de estratégias de ação, levando "àsuperação da
dominação e à construção do processo de cidadania". Esse projeto, conforme
o documento mencionado, pressupõe "o entendimento crítico sobre a
realidade que se pretende trabalhar" para que se possa colocar "o
indivíduo e a doença dentro de um contexto maior de análise, cujo raio de
compreensão [abranja] o homem a partir das suas condições de vida, na sua
capacidade de organização social e política, nas suas habilidades em utilizar
instâncias disponíveis no nível de suas realidades, suas vinculações e relações
face ao seu projeto de vida" (MS, 1994:2). Esse documento define
participação popular "como um processo onde a população tem o poder de
interagir para intervir nas decisões que dizem respeito a sua qualidade de
vida, tornando-se sujeito da ação e co-responsável pelo processo de
reorganização dos serviços, do controle social, garantindo com isso o exercício
da cidadania" (MS, 1994:3).
Na Bahia, a idéia de participação popular ("metodologia
participativa") já está presente no Anteprojeto para a Implementação da
Metodologia Participativa nos Programas de Controle das Endemias no Estado da
Bahia, elaborado em 1988 pela Diretoria Regional da Sucam-BA. Nesse anteprojeto
se estabelecem sete objetivos para a "nova metodologia de trabalho junto à
comunidade". Entre esses objetivos, propunha-se "vivenciar a prática
do 'processo participativo' em áreas pilotos, adquirir conhecimentos que
expressem 'a experiência e aspirações das populações em relação aos problemas
de saúde'", "contribuir para que os indivíduos e grupos 'analisem
criticamente' as situações vividas, identifiquem problemas, indiquem
prioridades e se organizem para promover as soluções dos mesmos" (Sucam,
1988:2-3, destaques nossos). No documento Programação de atividades para o
período de janeiro a dezembro de 1989 (Sucam, 1988), três fatores foram
considerados como essenciais para o desenvolvimento da "metodologia
participativa": estruturais, organizacionais e pedagógicos. O fator
estrutural referia-se à remoção das situações de bloqueios estabelecidas pela
própria estrutura do órgão administrativo na implementação de novos programas
educativos; os fatores organizacionais diziam respeito à reformulação dos
aspectos normativos e administrativo que viabilizassem esses programas junto à
população; o pedagógico estava relacionado diretamente ao desenvolvimento das
ações educativas no controle e prevenção das endemias.
Embora a documentação produzida nos anos 90 pela FNS admita a importância da
participação popular e da mobilização comunitária no controle e combate das
doenças endêmicas, na prática essas ações se apresentam de forma um tanto
problemática. Em primeiro lugar, não existe entre os técnicos e administradores
da FNS um consenso sobre qual seria o ideal para a condução das ações
pedagógicas. Dentre o conjunto de programas e ações educativas existentes, dois
são dominantes e diferem entre si quanto aos objetivos, os sujeitos de ação, os
princípios orientadores, estratégias e pressupostos de eficácia. Esse fato pode
ser observado até mesmo no interior de uma mesma Diretoria Administrativa.
Esses dois conjuntos de idéias são usualmente representados pelos técnicos que
trabalham com o componente IEC (Informação, Educação e Comunicação) e a que é
posta em prática pelos técnicos do PCTD (Prevenção e Controle da Transmissão da
Doença). Para esse último setor, a participação popular e a mobilização devem
estar diretamente atreladas às ações malacológicas, aos inquéritos
parasitológicos e ao saneamento básico. A educação, nesse caso, é
essencialmente pensada como uma estratégia para "conscientizar" a
população para o correto uso das instalações sanitárias ou para a devida
colaboração com as medidas profiláticas desenvolvidas especificamente para uma
determinada endemia. Tal concepção está de certa forma presente, por exemplo,
no discurso do inspetor acima citado.
Por outro lado, os técnicos das ações IEC, objetivando gerar transformações nas
condutas individuais e coletivas, procuram desenvolver seus objetivos
pedagógicos dentro de uma concepção mais abrangente de saúde. Mediante
atividades, como cursos, feiras de saúde e, principalmente, organizações
associativas, realizadas isoladamente ou em conjunto, os técnicos do IEC tendem
a mobilizar a população-alvo (ou segmentos dela) para ações mais globalizantes
do que aquelas restritas a determinadas endemias. Nesse aspecto, tais ações
tendem a assumir um caráter mais organizacional, reivindicativo e, portanto,
político. Como observou um desses técnicos, "o objetivo dos trabalhos nas
escolas e das organizações comunitárias, por exemplo, é contribuir para que as
populações identifiquem conhecimentos, atitudes e práticas prejudiciais à saúde
individual e coletiva. Que sejam capazes de participar em grupos, encontrar
soluções, adotar novos comportamentos, modificar as situações causadoras de
doenças, sejam elas Chagas, esquistossomose, leishmaniose".
É importante observar que essas duas grandes concepções educativas fornecem uma
série de explicações e selecionam planos de ação para lidarem com a
complexidade da realidade que circunda uma dada população. Algumas vezes,
ultrapassam a especificidade das demandas locais das comunidades. Contudo, o
que nos interessa salientar é que os programas desenvolvidos pela FNS, em
termos gerais, terminam por colocar os seus técnicos (e administradores) em uma
posição central no universo sócio-cultural das localidades. Embora nem todos
eles tenham a intenção de assumir esse papel, terminam por defrontar ou se
confrontar (de formas diferenciadas) com situações e contextos sócio-
históricos, político-econômicos, já existentes. A resolução desses encontros
dependerá em grande medida da forma em que é conduzido o programa. Não podemos
esquecer que a viabilidade e eficácia desses programas em construir de fato uma
concepção de saúde dependem da habilidade e flexibilidade dos técnicos (e da
instituição) em atuar em um campo de possibilidades de ação encontrado nas
localidades. De qualquer forma, qualquer que seja a natureza e condução do
programa ou campanha sempre se está a criar na população um substrato sobre o
qual os indivíduos elaboram o significado de esquistossomose.
Situações
As situações apresentadas abaixo - rápidas descrições de localidades -
evidenciam algumas formas de atuação no controle e combate da esquistossomose.
Constituem exemplos significativos de atividades, combinadas ou não, usualmente
desenvolvidas pela Sucam/FNS-BA.
Laços
Localizado próximo a Chapada Diamantina, no município de Tanhaçu (Distrito
Administrativo de Jequié), Laços é um povoado de aproximadamente 2000
indivíduos. Essa população vive basicamente do trabalho da roça e da produção
de manga. O povoado está assentado em terreno alagado por cinco córregos. A
água, irrigada por gravidade, é distribuída na superfície por meio de sulcos e
pequenas valas. Assim, é virtualmente impossível para a população deixar de
mergulhar seus pés nas poças e valas. A grande maioria das 600 casas existentes
possui sanitário com uma fossa adjacente. Essas fossas estão próximas às valas
- uma distância que raramente ultrapassa 2 metros - situadas nos fundos do
quintal. A obra sanitária foi resultado de uma ação da prefeitura, com
participação da FSESP, sendo realizada sem maiores preocupações pedagógicas ou
informativas.
A taxa de prevalência de esquistossomose é elevadíssima, chegando a mais de
90%. Nesse povoado, além da falta de um trabalho mais sistemático da FNS, não
existe um posto de saúde e o médico mais próximo só pode ser encontrado na sede
do município (Tanhaçu), uma vez por semana. Mesmo próximo da sede (8 Km), o
transporte para esta e outras cidades depende da possibilidade de se conseguir
"carona" ou alugar um dos dois carros existentes na localidade. O
indivíduo só procura assistência médica quando a doença começa a interferir
drasticamente no seu cotidiano. "Antes de começar a sangrar, eu era uma
pessoa que não sentia nada, às vezes as pessoas que tem xistosoma dói, eu não
sentia dores em momento algum. Xistossomose é uma doença que mata aos
pouquinho. Então, algumas pessoas sente aquela dor, que dá uma agulhadazinha.
Então ela mata aos pouquinhos, é sugando o sangue, né? (...) Quando me dei
conta, já tava doente ..."
Qualquer indivíduo da localidade reconhece que a probabilidade de ser infectado
é grande. O xistosoma não é apenas uma designação de um verme: é a doença da
comunidade. É interessante observar que toda a população, de uma maneira geral,
identifica um conjunto de sintomas relativos à doença. Conforme relato de um
morador, "na nossa região, não é tanto o rio, mas os riachos. O rio enche
e leva os buzo, mas os riacho(valas de irrigação)não (...) Aqueles buzo é o
alojamento deles. Eles aloja ali dentro, quando o sol esquenta ele sai, aí
penetra nas pessoas (...) Essa hora os riacho tá cheio de xistosoma (...) Se
tiver qualquer cortezinho no pé, ela pega e entra (...) O povo aqui trabalha na
água de rega, a gente facilita, trabalha descalço, aí o germe penetra, né. E
ataca o bássimo". Há uma quantidade considerável de indivíduos que
apresentam formas graves da doença. Nos últimos cinco anos, aproximadamente 50
pessoas sofreram intervenções cirúrgicas. Fizeram "operações de
bássimo", como dizem.
Santiago_do_Iguape
Esta localidade (aproximadamente 3000 habitantes) está situada no município de
Cachoeira, Recôncavo Baiano (Distrito Administrativo de Pernambués). A pesca é
a principal atividade econômica do povoado. Em 1992, a taxa de prevalência de
esquistossomose reduziu de 17% para um nível considerado aceitável, cerca de
3,5%. Não há registro, por parte da população, de casos graves.
Essa localidade, além de ter sido objeto de constantes ações da FNS e o acesso
aos serviços médicos não se constitui em um grande problema, foi
"beneficiada" pela FSESP com a instalação de equipamentos sanitários.
Contudo, a grande maioria dessas instalações não são atualmente utilizadas,
mesmo sendo poucas as casas que possuem sanitário. Esta situação se explica
porque a área de Santiago do Iguape, localizada numa região de manguezais, tem
um alto índice de umidade e a água é salobra. Assim, mal foram construídas as
fossas secas com placas de concreto, a água começou a minar do chão e encher a
cavidade. Mosquitos, muriçocas e outros insetos encontraram nesses locais um
ambiente propício para o seu desenvolvimento. Conforme disse um morador,
"começou a aparecer uma mosca enorme, da bunda azul, que antes não tinha.
Veio com o banheiro da SESP". Além disso, segundo as pessoas, o mau cheiro
dos sanitários impregnava toda a casa. Logo após construídas, as fossas foram
fechadas e os banheiros transformados em depósito, galinheiro, local para jogar
lixo, etc. Esses sanitários são chamados pela população local de "banheiro
do caramujo".
Durante a instalação dos equipamentos sanitários, houve uma campanha da Sucam
para "conscientizar" a população sobre o uso correto dos
equipamentos. Esse fator era significativo para que a população local formasse
uma concepção da doença. A esquistossomose é vista, antes de mais nada, como um
simples nome para designar "um tipo de verme" ("o verme da
Sucam") que causa a "barriga d'água". A população não tem muita
informação sobre o ciclo da doença e tampouco faz qualquer distinção entre a
esquistossomose e outras verminosas. Para alguns entrevistados, não é do rio,
onde pescam, que vem o "verme", mas é a água encanada, em que há
alguns resíduos visíveis a olho nu - "umas bolinhas vermelhinhas" - a
responsável pela transmissão de doenças. Há, portanto, uma descrença sobre o
conteúdo da mensagem transmitido pela FNS. Um informante observou: "Você
já viu azulão nascer em ninho de canário? Então como pode a verme vir do
caramujo? Eu não acredito nisso não. Se fosse assim, em Carcinum(uma localidade
próxima), onde a água é cheia dos caramujos, já não existia mais ser vivente e
as pessoas tão tudo lá vivinha. É por isso que eu não acho que a verme vem do
caramujo, não. A mulher dos banheiros disse isso prá nós, mostrou os caramujo,
mas nós não acredita nisso, não". Um outro relatou: "O caramujo veve
dentro do buzo. A verme veve na água, no tempo. Cada um é um tipo de coisa.
Como pode um nascer do outro?".
Barragem_de_Pedra
Barragem de Pedra (400 habitantes) é um pequeno povoado situado às margens do
rio de Contas, município de Jequié. Grande parte da população é composta de
trabalhadores rurais ou pequenos proprietários de terra. A proximidade com a
sede desse município e, principalmente, as facilidades de transporte minimizam
os problemas de acesso aos serviços médicos. Ao longo dos últimos dez anos, tem
sido alvo de intensas ações malacológicas, tratamento quimioterápico com a
população e ações IEC, constituindo-se como experiência piloto dos educadores
da FNS. Essa instituição já utilizou diversas estratégias educativas, como
cursos sobre doenças endêmicas, a técnica do "mapa falante", feiras
de saúde, e foi responsável pela criação de uma associação comunitária
considerada como paramétrica para a região. Há um forte investimento, tanto por
parte dos técnicos quanto da população local, nessa associação.
Atualmente já não existe no povoado uma alta taxa de prevalência e não há
nenhum tipo de registro de casos de doença grave provocado pela infecção
esquistossomótica. O risco de "pegar xistosa" no rio é reconhecido
pelas pessoas, embora não deixem de pescar e utilizar o rio para outras
atividades, como o lazer. Nas suas narrativas, os indivíduos sabem que estão
infectados após a realização dos exames feitos pelos guardas. Um informante
assim definiu: "ela anda, belisca o corpo todo (...) a xistosa renda a
pessoa por dentro".Contudo, consideram a esquistossomose como"uma
história que as moças da Sucam contam do búzio, que é no búzio que pega a
xistosa.".
Cachoeirinha
Também localizada às margens do rio de Contas, próximo à Barragem de Pedra,
Cachoeirinha, povoado por trabalhadores rurais, possui cerca de 700 habitantes.
O rio banha o quintal das casas. A taxa de prevalência de esquistossomose é
bastante elevada (acima de 50%) e a FNS já realizou diversas atividades na
localidade (inquéritos parasitológicos e uso de medicamentos
esquistossomicidas). A participação dos técnicos do IEC está mais limitada às
ações isoladas, voltadas para as campanhas específicas, e eventuais feiras de
saúde. A assistência médica é regular. "Pegar xistosa" ou "ter
xistosa" é encarado quase como algo que faz parte da condição normal de
vida na localidade. Contudo, as pessoas, apesar de infectadas, não apresentam
casos graves da doença. Os que foram infectados só descobriram que estavam com
a "doença da verme" após o "trabalho da Sucam".
A concepção da população local sobre a doença é ambígua, reticente. Por um
lado, considera-se que grande parte das sensações de mal estar é devido ao
"xistosoma". O caramujo é identificado como a única entidade
responsável pela transmissão da doença e o rio é local privilegiado de
contágio. Ainda segundo os moradores, evitar o rio seria a principal forma de
prevenção da enfermidade. Todavia, por outro lado, a população continua
freqüentando o rio. "Ora, se vem gente de Jequié prá tomar banho nesse
rio, eu, que sou nascido e criado aqui, não vou tomar meu banho também? O povo
não deixa de não tomar". Um outro informante relatou: "Essa doença é
um mistério. Repare: o povo diz que pega no rio, a Sucam também diz que é do
rio. Mas tem gente que pesca e pega, e já tem outros que pescam e não pegam. É
um mistério que eu não sei responder. Eu mesmo nunca tive. Meu menino aí tem.
Quer dizer, até agora eu nunca tive. Quando vier o resultado desse exame que
fez agora é que eu vou saber se eu tenho dela ou não. Ninguém sabe. Minha mãe
passou a vida toda atravessando o rio prá pegar lenha e nunca teve dessa verme.
Teve de outra qualidade de verme". E um outro nos disse: "Eu tenho
prá mim que ela só entra se você tiver algum cortezinho no pé. Com o pé são,
não acho que entre não. Não sei, o pessoal fala muito dessas coisas ... é uma
ciência difícil essa xistosoma".
Considerações
Os casos acima mencionados podem ser, em uma primeira análise, agrupados em
duas categorias. A primeira refere-se aos discursos dos informantes encontrados
em Laços; a segunda, em Santiago do Iguape, Barragem de Pedra e Cachoeirinha.
Em uma segunda análise, podemos observar as diferenças nesse último conjunto de
localidades.
Para entendermos a concepção de esquistossomose em uma localidade como Laços,
devemos levar em consideração a existência de altas taxas de prevalência e
casos concretos de doença. Os fatores bio-sócio-ecológicos, as dificuldades de
acesso aos serviços médicos profissionais e a quase inexistência de campanhas
de controle da esquistossomose explicam, entre outros aspectos, a presença de
indivíduos que desenvolvem formas agudas ou toxêmicas dessa enfermidade. Assim,
a esquistossomose se constitui em experiências concretas, vivenciadas no mundo
da vida cotidiana da população. Nessa localidade, a endemia "faz
parte" da vida cotidiana das pessoas. O discurso biomédico da doença,
embora emitido dentro de um quadro de referência alheio ao sistema cognitivo
popular, "faz sentido", pois a mensagem transmitida pelo médico ou
agente de saúde pode ser empiricamente testada pela presença de indivíduos
portadores de sintomas da doença. Nesse aspecto, a esquistossomose, antes de
ser o objeto do qual fala o profissional de saúde, constitui-se uma dimensão da
existência da população local.
Em áreas hiperendêmicas, quando grande parte dos seus habitantes adquirem a
infecção esquistossomótica, fica claro que a significação dessa enfermidade é
socialmente construída tendo como fundamento experiências sensíveis, corporais,
tidas como problemáticas. Podemos dizer que a associação entre o significante
(sensações) e o seu significado (a doença) traduz uma significação de
"primeiro grau". Trata-se, nesse caso, de uma "tomada de
consciência" de uma condição sócio-existencial, envolvendo uma percepção
corporal. Nesse aspecto, "a enfermidade é subjetivamente dotada de sentido
na medida em que é afirmada como real para os membros ordinários da comunidade.
É real porque é justamente originada no mundo do senso comum" (Alves,
1993:269).
Os discursos provenientes das outras localidades mencionadas apresentam uma
forma diferente. São comunidades em que, tendo ou não elevadas taxas de
prevalência, os indivíduos infectados não desenvolvem estados graves da doença.
Além do mais, são localidades que foram objetos de campanhas da Sucam, FNS e
possuem maiores facilidades de acesso aos serviços médicos. Nelas, a
representação popular da esquistossomose não está relacionada a situações
concretas de enfermidade. Trata-se de uma doença cuja significação é resultado,
em primeira instância, de uma fala, de um discurso cuja matéria foi trabalhada
tendo em vista uma comunicação ou ação educativa considerada como apropriada a
um determinado projeto. Nesse aspecto, a esquistossomose existe porque é
assegurada por um discurso biomédico e, mais do que isso, concretizada por
programas e campanhas sanitárias.
Não estando presa a uma experiência de sentir-se mal, a uma sensação corpórea
ou psíquica de que "algo não vai bem", portanto, a uma percepção
direta de um estado corporal tido como problemático, a esquistossomose é, nesse
sentido, uma construção ou experiência de "segundo grau". Trata-se de
uma experiência cuja significação é essencialmente resultado do testemunho ou
discurso de determinados agentes sociais. Nesse aspecto, o significante da
doença não está na experiência sensível, no golpe de um objeto imediato, mas em
um significante de caráter discursivo. A esquistossomose é afirmada como real
para os indivíduos porque é dita como tal por um intérprete ou locutor
particular e específico, isso é, pelos agentes e profissionais de saúde.
Enquanto experiência de "segundo grau", a esquistossomose é uma fala,
um discurso proferido que traz um sentido de apelo e normatividade. A doença é
dita mas não percebida.
É necessário entender melhor a natureza e função do discurso formador,
instaurador dessa experiência. Uma primeira característica desse discurso é que
o objeto da representação (a esquistossomose) é parcialmente subsumido pela
forma ou 'maneira' como é proferido esse objeto. Ou seja, a significação da
doença (tal como transmitida pelos discursos e ações dos agentes de saúde) é
resultado da associação de um modelo teórico (biomédico) de representação do
fenômeno patológico com uma determinada imagem realizada desta representação.
Trata-se, contudo, de uma associação cuja matéria-prima é constituída, em
primeiro lugar, por uma proposta ou intenção de ação informativa, educativa ou
pedagógica. Assim, se a "endemia esquistossomótica" é definida
inicialmente na sua concepção biomédica, ela é todavia representada e encenada
por um locutor que a reflete dentro de parâmetros retirados de um outro campo
de significação (educativo ou pedagógico). Há, portanto, uma certa distância
que separa a concepção biomédica e a proposta de uma práxis social voltada para
o controle da doença. Conseqüentemente, posta a questão de "quem
fala", o discurso não se resume apenas a uma objetivação - ao
"quê" (sentido) ou a "cerca de quê" do discurso - mas
também a umaperformance, a uma práxis.
A matéria-prima desse discurso tem um caráter operatório e não apenas temático.
Nesse sentido, o discurso do agente de saúde tem a função não apenas de
informar mas de empreender ações consideradas como justas e necessárias - um
empreendimento que é ao mesmo tempo racionalização, comprometimento,
justificativa, apelo e, portanto, criador de uma espaço ideológico. Trata-se,
conseqüentemente, de um discurso que traz uma mensagem que nem sempre a crença
popular sobre a doença pode acolher ou incorporar.
A significação de uma construção de "segundo grau" nos remete a
questões tanto de ordem semiótica quanto hermenêutica. Reduzida em termos
semióticos, podemos dizer que essa construção forma uma cadeia de significação
particular. Utilizando-se da idéia do "sistema semiológico secundo"
do mito, tal como formulado por Barthes (1975), é possível afirmar que a
construção de "segundo grau" (assim como o mito) é um signo segundo,
um signo cujo significante é já um signo. Ou seja, trata-se de uma construção
que traduz um processo de conotação, no qual um signo primeiro (associação de
um significado e de um significante) se converte por sua vez num significante
que, associado a um outro significado, constituirá uma nova unidade, um signo
de nível superior. A construção de "segundo grau" tem, portanto, como
forma um sentido (ou discurso) prévio.
A idéia de uma cadeia de significação de "segundo grau" está presente
tanto na sua emissão, por parte dos agentes de uma política sanitária, quanto
na sua recepção, por parte da população-alvo. Pelo lado da emissão, a concepção
da endemia é apresentada mediante uma determinada forma, uma leitura, que
legitimada em nível político-institucional se apropria do ponto de vista médico
para estabelecer um conjunto de ações pautadas em princípios, estratégias e
pressupostos de eficácia "educacional". Desnecessário é lembrar,
contudo, que a proposta de um práxis social é sempre proferida em situações e
contextos sócio-históricos delimitados e, portanto, filtrada por uma
determinada tradição. Conseqüentemente, o discurso sanitário ou educacional é
por sua vez recebido, por parte do seu interlocutor (a população-alvo), como um
significante no qual estará associado um outro significado, a um horizonte de
significados estabelecido pelo mundo da vida cotidiana do interlocutor. Dessa
forma, todo discurso emitido pelos educadores ou agentes de saúde é submetido a
enquadramentos ou esquemas identificáveis e familiares ao mundo sócio-cultural
do interlocutor. Em outras palavras, é por intermédio desses enquadramentos que
os indivíduos situam o sentido implícito de uma determinada mensagem.
Cabe observar que em um universo sócio-cultural em que a doença está
fundamentalmente presa a sintomas percebidos concretamente no corpo, a
significação da enfermidade transmitida pelos agentes e profissionais de saúde
aparenta ser "descontextualizada", ambígua e indefinida. Trata-se,
nesse caso, de uma mensagem que pode parecer "vazia". Assim, é de se
esperar que a concepção de esquistossomose veiculada pelos programas de
controle e combate dessa endemia produza, por parte do seu interlocutor, um
campo de possibilidades interpretativas, passíveis de serem violadas ou, na
melhor das hipóteses, serem submetidas a uma reinterpretação avessa ao esperado
pelo emissor do discurso.
Esse fato pode ser observado, por exemplo, no caráter informativo sobre o ciclo
dessa doença. Ao explicar o processo de infecção por S. mansoni, o discurso
emitido pelo agente de saúde tende muitas vezes a estabelecer uma idéia de
normatividade e apelo associada a uma oposição entre o bem e o mal. O mal é
identificado não apenas com o caramujo mas também com o rio. É justamente para
os locais em que o abastecimento de água é irregular e onde as opções de lazer
são restritas que são dirigidas as mensagens produzidas por um emissor
onisciente. Um emissor que em nome de uma doença misteriosa, cheia de segredos
profundos, apela para comportamentos normativos singularmente desconfortáveis.
Daí é possível compreender determinadas reações, violações por parte do
interlocutor. Um informante (Cachoeirinha) sintetizou essa situação ao dizer:
"A Sucam diz que pega no rio...mas eu não sei, não (...) tem também uma
outra coisa: as pessoas ... as pessoas têm amor ao rio, estão acostumadas com o
rio. Eu mesmo sinto falta, não vou mentir. Muita delas(mulheres)têm água em
casa, mas quer ir pro rio. A verdade é essa. Ninguém quer ficar sozinha o dia
inteiro dentro de casa, podendo se distrair no rio".
Os programas educativos de base preventivista, individualizante, parcial e
corretiva (Stotz, 1993) e cuja tônica é "conscientizar" a população
para colaborar com as medidas profiláticas planejadas, como usualmente é
empregado pelos técnicos do PCTD e alguns setores do IEC, tendem a estabelecer
uma relação discursiva do tipo "tribuna" e "platéia". Nesse
tipo de relação a mensagem do locutor está mais distanciada do interlocutor. Os
elementos educativos do discurso - âmbito da ação, objetivos, princípios
orientadores e estratégias - são dirigidos a interlocutores imaginados. Espera-
se basicamente que a "platéia" tenha o papel de apreciar as
informações feitas e pouco espaço lhe é dado para responder ou indagar. É um
discurso que solicita, apela para um comportamento adequado sem que se
estabeleça necessariamente vínculos mais duradouros com a coletividade e não se
compartilha um foco de interesse cognitivo ou de relevância por parte da
população. É um discurso que não se pauta em algum conhecimento prévio da
cultura local e dos processos que geram significados sociais. Santiago do
Iguape (e, em parte, Cachoeirinha) constitui um exemplo ideal desse tipo de
enfoque.
Por outro lado, a experiência de "segundo grau" não se constitui
necessariamente por cadeias de significação estáticas ou conflitantes. Pode
refletir um processo dinâmico e extensivo que se desenvolve e sofre alterações
à medida que seus participantes interagem entre si. Quando isso acontece, o
processo dialógico emerge com mais nitidez. É nesse processo que a diversidade
de discursos pode resultar em uma "fusão de horizontes" ou abertura a
novas experiências. Esse é o objetivo final da proposta participativa, da
mobilização comunitária que está vinculada a determinados setores de técnicos
que trabalham com o componente IEC-PCDEN.
Diferente de Santiago do Iguape, Barragem de Pedra é um caso que exemplifica,
em alguns aspectos, o caráter dinâmico entre as duas cadeias de significação
mencionadas. Nessa localidade, paralelo às ações medicamentosas típicas da FNS,
houve um intenso trabalho dos técnicos do IEC (Distrito Administrativo de
Jequié) a fim de se estabelecer um discurso educativo sanitário no qual o
combate e controle da esquistossomose estivesse diluído em ações sociais e
políticas mais amplas, mais globalizantes do que aquelas restritas a uma
determinada endemia. Em certo sentido, pode-se dizer que houve relativo sucesso
nesse empreendimento. Diante do desarraigamento da população local com relação
às práticas participativas, os técnicos do IEC procuraram estimular um ethos
impulsionador de participação mais efetiva no controle e fiscalização da ação
governamental. Ancorado em uma complexa interação seletiva entre a FNS, o
cotidiano e os valores e crenças tradicionais, o movimento gerado nesse povoado
logrou redefinir as relações entre a esfera política e população local,
transformando as questões de necessidades e carências em questões de cidadania
e de direitos sociais. No processo de interação com os órgãos públicos, as
demandas da associação criada na localidade configuraram uma conduta ético-
política na reivindicação de direitos, impondo uma identidade gradualmente
conquistada frente a uma situação de subalternidade que caracterizava a
população. Esse processo, cabe observar, foi desenvolvido mediante certos
padrões de convivência com a institucionalidade, sem que existisse uma postura
de negação indiscriminada com a esfera político-administrativa local.
Barragem de Pedra, contudo, se constitui como um exemplo um tanto quanto
isolado nas ações do IEC. Várias outras experiências produzidas pelos mesmos
princípios esbarraram nas contradições de práticas muito distantes entre si em
termos de relacionamento entre população, Estado/governo e discurso
participativo. Nesses casos, a reprodução de padrões de convivência negativa
entre a proposta educativa do IEC e a institucionalidade política autocrática
vigente na maior parte das vezes no interior do nosso país resulta na erosão e
desativação das redes movimentalistas locais e desarticulação de seu universo
cognitivo e simbólico. Esse fato é particularmente significativo tendo em vista
a crescente falta de apoio administrativo nos programas organizativo-
mobilizadores em "educação popular" por parte da FNS. Assim, o
confronto entre uma proposta de mobilização comunitária e os padrões
"tradicionais" que norteiam os nossos processos político-
administrativos, tende a reduzir as questões de saúde a uma relação custo-
benefício. Como resultado desse processo, a concepção de saúde, colocada em
termos políticos, gera enquadres múltiplos e variações quanto ao conteúdo do
diálogo dentro da gama de opções convencionalmente disponíveis aos
participantes. Nesse quadro, como sugere Doimo (1995), há sempre o perigo da
reinstauração do amorfismo e da apatia, abrindo-se caminho para a disseminação
de interesses privatistas ou de ideologias perversas.
Conclusão
Assim como a situação de carência e pauperização não leva necessariamente a
mobilizações, a alta endemicidade da esquistossomose, por si só, não produz
necessariamente uma "consciência da doença". Por se tratar de uma
enfermidade que é na maioria das vezes assintomática, a sua significação não
está necessariamente relacionada a experiências concretas, vivenciadas pela
população. Assim, a construção social da esquistossomose depende, em larga
medida, de uma práxis discursiva promulgada por agentes e profissionais da
saúde. Ao dizer algo sobre a doença, esses agentes - imersos em uma
racionalidade "técnico-científica", em contextos legitimados por uma
instituição - procuram interpretar, descrever ou exprimir o mundo dentro de uma
perspectiva particular, algumas vezes alheia à situação sócio-cultural da
população alvo. Esse aspecto nos parece essencial, pois revela a singularidade
ou individualidade de um projeto de transformação social.
Um aspecto importante que deve ser levado em devida consideração para avaliar
os programas de controle e combate da esquistossomose diz respeito ao processo
pelo qual os indivíduos são "conduzidos" a pensar essa endemia. Sem
essa compreensão, um programa pode resultar em fracasso total ou parcial. Esse
aspecto torna-se especialmente importante em vista das propostas existentes no
programa IEC. Trata-se de ações, como já vimos, orientadas para a implementação
de movimentos reivindicatórios que "expressem a experiência e aspirações
das populações em relação aos problemas de saúde" (Sucam, 1988:2). Nessa
concepção, as ações IEC são vistas como viabilizadoras de uma "cultura
política" necessária para que existam de fato as condições mínimas para um
processo participativo. Procurando em última instância articular ou fomentar
organizações de base, os técnicos do IEC não apenas estabelecem um código
ético-político ("uma consciência crítica") nessas organizações como
também, pelas suas ações pedagógicas, sistematizam e possibilitam uma
acumulação de conhecimentos sistemáticos sobre o tema saúde necessários na
negociação com o Estado. Essa construção, contudo, tem sofrido um processo de
gradativa desarticulação no seu campo ético-político. O enfraquecimento desse
movimento e a consequente perda de controle sobre o seu próprio destino pode
fortalecer as práticas centralizadas e burocratizadas do Estado, uma vez que
coloca em risco a possibilidade de se construir um coletivo de interesses e de
solidariedade popular nos diferentes e problemáticos momentos de interação com
o poder constituído.