Almeida Júnior: o sol no meio do caminho
O sol forte não parece incomodar o homem sentado nos degraus da casa. Uma
tarefa singela concentra toda sua atenção: picar fumo, atender a um pequeno
vício. Não se trata propriamente de trabalho. E sua concentração corresponde ao
aspecto caprichoso da atividade. Absorto, suas feições não revelam a tensão de
quem necessita alcançar um objetivo preciso. Basta se deixar levar pelos
movimentos conhecidos das mãos1. O alheamento reduz sua presença física e
torna-o menos suscetível ao calor, em proveito de um momento de intimidade, de
quem se vê entregue ao ritmo errante das divagações. Ao fundo, a porta
entreaberta e a sombra do interior da habitação reforçam a atitude ensimesmada
do caipira, como se o abrigo físico da casa ecoasse a proteção evocada pelo
recolhimento psicológico, numa quase figuração do que costumamos chamar
"interioridade"2.
Apenas essa intimidade protetora separa de maneira mais acentuada o caipira do
ambiente em que se encontra e o resguarda da indiferenciação que permeia toda a
tela. A luz forte e os tons muito aproximados tendem a romper ameaçadoramente a
distância entre todos os elementos do quadro. Cultura e natureza, homem e
coisas têm traços demais em comum, e quase poderiam estar um no lugar do outro.
O chão do terreiro se transporta com pouquíssimas nuances para a parede de pau-
a-pique. E entre terra e terra as separações são também muito rústicas: degraus
toscos e carcomidos pelo tempo, apoiados em estacas precárias, um madeirame que
já deixa para trás as marcas do trabalho humano e retorna à condição natural.
Monteiro Lobato, antes de mudar suas idéias sob a influência do movimento
higienista de Belisário Penna e Miguel Pereira, entre outros, dirá da choça do
caboclo brasileiro: "Tão íntima é a comunhão dessas palhoças com a terra local,
que dariam idéia de coisa nascida do chão por obra espontânea da natureza se
a natureza fosse capaz de criar coisas tão feias"3. Impossível melhor
descrição. Posteriormente, ainda na mesma década, Lobato considerará Almeida
Júnior "a madrugada do dia seguinte"4 da pintura brasileira.
Fisicamente, também o homem se distancia pouco desse meio rude. A roupa simples
está gasta como aquilo que o cerca. A camisa branca cortada pobremente, sem
botões , em lugar de realçar a figura humana, torna mais forte a luz do sol,
que age sem piedade sobre seu corpo. As palhas de milho espalhadas pelo chão
têm um tom semelhante ao da camisa e ajudam em sua dispersão a reforçar a
precariedade da vestimenta. As calças, sobretudo a perna direita, têm manchas
de terra. Nada se afasta definitivamente do chão. As partes descobertas do
corpo do caipira também têm um tom próximo ao da terra. Crestada pelo sol, sua
pele revela a aspereza da vida passada compulsoriamente junto à natureza. As
mãos e, sobretudo, os pés sofreram no contato constante com o meio, e se
deformaram, adquirindo um aspecto erodido e arredondado dos elementos
submetidos longamente à força dos elementos.
Monteiro Lobato afirma que a versão definitiva de "Caipira picando fumo" seria
inferior ao estudo que também pertence à coleção da Pinacoteca. Enquanto o
estudo teria sido "(...) feito ao ar livre, com a alma do artista impregnada do
tema", a edição ampliada (o que também ocorreria com "Amolação interrompida")
tem "(...) todos os leves defeitos duma segunda edição ampliada, preparada às
pressas para exclusivos fins comerciais"5. Contudo, se a versão definitiva pode
ter perdido algo do frescor do estudo livre, ela ganhou muito em realismo e em
consonância com o tema. A diferença básica entre os dois quadros é o
clareamento geral a que Almeida Júnior submeteu a segunda versão. No estudo, os
contrastes entre claros e escuros são mais marcados e os volumes um tanto mais
acentuados, o que dá maior solidez às coisas e realça levemente a figura do
caipira em relação ao fundo. Sem falar que no estudo a figura do matuto é
proporcionalmente maior do que no quadro final, e com isso todo o espaço se
articula com mais força e determinação. Na tela final, não só os tons se
aproximam como a sombra introduzida no canto inferior direito (inexistente no
estudo) aumenta, por contraste, a força do sol e por conseqüência o movimento
de aproximação de todas as coisas, para o que o clareamento da paleta também
contribui decisivamente. E fica difícil não pensar em certos trabalhos do
início da produção de Monet "Jardim em flor" (1866), "Mulheres no jardim"
(1866-7), nos quais o recurso a áreas de sombra para intensificação da regiões
iluminadas também foi usado quando observamos o recurso de que lança mão aqui
Almeida Júnior.
No entanto, o que realmente importa ressaltar em relação a "Caipira picando
fumo" é o contraste entre a aridez do ambiente e a relativa serenidade do
caboclo. Prensada entre a sombra do telhado ao alto e a das folhagens no canto
inferior direito, a região de luz funciona como uma estufa. E então fica
difícil não associar a desolação da cena à intensidade do clima. E se a atitude
absorta do caipira o livra em parte do castigo do sol, isso ocorre por uma
espécie de renúncia ascética em lugar de provir de uma atividade que submeta a
natureza a desígnios humanos. Nesta tela o homem sofre o meio, em vez de
determiná-lo. Mas convém ressaltar como Almeida Júnior soube encontrar uma
maneira de pintar que condiz muito com o tema. Também sua pintura pelas
relações tonais rebaixadas, no papel jogado pelos detalhes do quadro, pela
arguta representação da luz se nega a representar o ambiente caboclo de
maneira pitoresca. Há aí uma recusa a representar o caipira por meio de
contrastes miúdos e sugestivos dos pequenos arranjos que emprega para tocar a
vida. A pintura mesma de Almeida Júnior ao menos nesta tela tem algo da
fragilidade da vida que descreve, na qual o trabalho humano não interveio na
realidade de forma a garantir proteção a homens e mulheres.
A comparação deste quadro com outras obras da época que tratam de temas
semelhantes ajuda a identificar as particularidades da arte de Almeida Júnior.
Tanto Modesto Brocos (1852-1936) quanto Antonio Ferrigno (1863-1940)
estrangeiros que vêm para o Brasil e que são contemporâneos de Almeida Júnior6
têm obras tematicamente próximas a "Caipira picando fumo". No entanto, vistas
mais detidamente, fica claro que para eles a cena rural ou suburbana era
ocasião para uma pintura de costumes tradicional, na qual certos episódios
cotidianos serviam para fixar acontecimentos ao mesmo tempo singulares e
representativos de uma cultura e de um lugar momentos em que contrastes
prosaicos pareciam reunir o pitoresco aos extratos mais reveladores de um modo
de vida. Nessa arte mesmo os temas mais humildes tornam possível uma pintura
marcada por uma paradoxal exuberância modesta, na qual a figura de uma negra
escrava se vê adornada pelos detalhes saborosos que a envolvem, como acontece
em "Mulata quitandeira" (s/d), de Antonio Ferrigno, pertencente ao acervo da
Pinacoteca. Ou ainda quando pessoas de diversas raças servem de figurantes a
uma parábola edificante, como no quadro "Redenção de Cam" (1895, MNBA), de
Modesto Brocos. Aí, o elogio do embranquecimento da população brasileira tem um
tom quase propagandístico7, de par com uma pintura atravessada por uma riqueza
de detalhes patética, que tende apenas a dar um aspecto arejado a um
significado absolutamente preconceituoso. Nesses quadros, nada revela a aridez
que rege a tela de Almeida Júnior. Ao contrário, uma diversidade miúda apenas
nos distrai e enleva, afastando-nos da pobreza que lavra entre aquela
população.
II
O sol é o grande personagem deste "Caipira picando fumo". O homem que se ajeita
meio a gosto na porta da casa pode até conviver bem com ele. Mas não está a sua
altura. O cismar que o protege também o impede de agir e o que domina o quadro
é a exterioridade majestosa da luz e do calor que parecem apenas tolerar a
presença daquilo que ainda não foi reduzido a eles. Essa ênfase no meio natural
põe esta obra de Almeida Júnior em contato com uma série de manifestações
culturais daquele período que ajudarão a compreender melhor a extensão e o
significado dessa tela e, talvez, da parte mais significativa da produção do
pintor. Será necessário portanto um pequeno desvio antes de voltarmos à pintura
de Almeida Júnior.
Num ensaio dos anos 1990, Antonio Candido faz uma análise muito esclarecedora
de O cortiço, de Aluísio Azevedo, livro publicado com grande sucesso em 1890,
três anos antes da realização do quadro que estamos analisando8. O objetivo de
Antonio Candido é encontrar as singularidades do livro brasileiro em relação a
L'Assommoir, de Zola, indiscutivelmente a fonte de inspiração para o romance de
Aluísio Azevedo. Mas, para os efeitos de minha análise, interessa
principalmente destacar certos aspectos da análise de Antonio Candido, que
revela com precisão como o naturalismo de Aluísio Azevedo enfatizará sobretudo
o sol como o elemento definidor do meio brasileiro meio esse que para todos
os naturalistas constituía uma das chaves para a compreensão das atitudes
humanas, de par com a hereditariedade (raça) e outras determinações biológicas
, ainda que o sol possa se infiltrar nos homens pela mediação étnica da
mulata, figura racial que também faz as vezes de elemento quase natural.
O cortiço se organiza não apenas em torno da habitação coletiva que dá nome ao
livro, mas também na oposição entre as figuras de João Romão e Jerônimo, ambos
portugueses imigrados e de origem humilde, e cujas atitudes diametralmente
opostas em relação ao meio brasileiro conduzirão a desfechos antitéticos. A
trajetória de João Romão é a da "formação da riqueza individual"9. Pelo
trabalho mas também pela exploração mais desabrida, vai de empregado de um
vendeiro a homem rico, dono de propriedades e prestes a mudar radicalmente de
posição social pelo casamento com a filha de um nobre parvenu, o Miranda.
Jerônimo, por sua vez, surge como trabalhador exemplar e vai aos poucos
sucumbindo à natureza do país, simbolizada por Rita Baiana: "Naquela mulata
estava o grande mistério, a síntese das impressões que ele recebeu chegando
aqui: ela era a luz ardente do meio-dia; ela era o calor vermelho das sestas da
fazenda; era o aroma quente dos trevos e das baunilhas, que o atordoavam nas
matas brasileiras"10.
Enquanto João Romão resiste ao meio e se impõe a ele, Jerônimo cede ao sol
onipresente. E aí Aluísio Azevedo faz uma passagem astuciosa entre meio natural
e raça. Jerônimo até certo momento suporta o trabalho estafante na pedreira de
João Romão, agüentando um sol que parece saído da tela de Almeida Júnior:
"Meio-dia em ponto. O sol estava a pino; tudo reverberava à luz irreconciliável
de dezembro, num dia sem nuvens. A pedreira, em que ela batia de chapa em cima,
cegava olhada de frente. Era preciso martirizar a vista para descobrir as
nuances da pedra (...)"11. Mas o sol subreptício a mulata Rita Baiana
termina por amolecê-lo, levando-o progressivamente ao desleixo e à decadência.
Por uma manobra sagaz, Aluísio Azevedo não deixa que Jerônimo sucumba à
natureza em suas relações diretas com ela: o trabalho na pedreira. O sol se
apodera do português pela mediação da raça a mulata Rita Baiana , ampliando
o raio de ação do meio e a envergadura de suas influências, ainda que sob a
pena de um indisfarçável preconceito racial. Derrubar Jerônimo no lugar mesmo
de seus maiores esforços desautorizaria em parte o otimismo naturalista no
poder regenerador do comportamento ativo e empreendedor. E Antonio Candido
mostra como essa valoração negativa da natureza, principalmente num país de
civilização incipiente, invertia a idealização promovida pelos românticos e
perturbava a vida intelectual brasileira, marcando-a com um pessimismo que
reforçava a dominação colonialista, já que fazia da natureza brasileira algo
avesso às virtudes da civilização12.
Não era porém apenas o determinismo naturalista que tinha grande influência no
país. Outras teorias mesológicas conquistaram significativo trânsito entre as
camadas letradas do Brasil, reforçando a visão negativa que fazíamos de nós
mesmos. Thomas E. Skidmore13 mostra como as poucas páginas dedicadas ao Brasil
por Henry Thomas Buckle (1821-62) em seu History of civilization in England
tiveram grande penetração no país, a ponto de serem traduzidas (e com
aprovação) por ninguém menos que Silvio Romero14. Para Buckle, no Brasil "tão
luxuriante é a vegetação que a natureza parece desregrar-se na ostentação de
seu poder (...), em meio a essa pompa e fulgor da natureza, nenhum lugar é
deixado para o homem. (...) Em nenhum outro lugar há tão penoso contraste entre
a grandiosidade do mundo exterior e a pequenez do interno"15. Praticamente
impossível não lembrar do caboclo de Almeida Júnior a cismar em meio a um calor
paralisante. E essas avaliações em torno da natureza têm tanta influência que
mesmo no início do século seguinte elas irão ecoar (ainda que problematizadas)
em obras como Os sertões, de Euclides da Cunha, e Canaã, de Graça Aranha. Mesmo
Milkau, o personagem de Canaã que acredita na possibilidade de triunfar sobre a
natureza brasileira por meio do trabalho, afirmará: "Aqui o espírito é esmagado
pela estupenda majestade da natureza... Nós nos dissolvemos na contemplação"16.
A aceitação no Brasil de um pensamento que praticamente inviabilizava a
civilização no país não se explica porém apenas por um forte sentimento de
inferioridade, que conferia às metrópoles o poder de antecipar o curso da
história e os países aptos a trilhá-lo. Uma estratificação social das mais
perversas fazia com que esses determinismos de vários matizes caíssem como uma
luva num ambiente em que tudo conspirava para um causalismo sem remissão, já
que por muito tempo o trabalho escravo condenou uma grande parcela da população
justamente aquela que trabalhava à simples condição de correia de
transmissão. Nos romances do próprio Zola os conflitos e complexidades da
sociedade francesa abrandavam a tentativa de reduzir a vida a processos causais
simples, e basta ler Germinal para se ter uma idéia precisa disso. E, apenas
para voltarmos momentaneamente à pintura, me parece que a defesa que Zola fez
de Manet e dos impressionistas que, de resto, ele punha na conta de
naturalistas, mas que sem dúvida se afastavam muito de sua estética se deve
não apenas à sua receptividade aos novos movimentos, como também e
principalmente à força com que esses artistas e suas obras buscavam se
diferenciar da tradição e do pensamento artístico dominante. Não era o caso do
Brasil.
E o que teria Almeida Júnior a ver com tudo isso? É praticamente impossível
provar essas filiações, embora vários aspectos da obra e da biografia do pintor
conduzam nessa direção. Almeida Júnior nasceu numa família empobrecida de Itu,
no interior de São Paulo, e toda uma literatura de Gonzaga Duque a Luís
Martins se esforçou em fazer dele uma espécie de protótipo de seus tipos
caipiras, garantindo assim maior verdade a seu trabalho17. No entanto, o
artista esteve quatro vezes na Europa18, parece ter estudado muito em sua
primeira estada em Paris19, conhecia consideravelmente a produção artística e
intelectual francesa e em São Paulo conviveu com círculos acostumados a essas
discussões, já que teorias como o naturalismo, o darwinismo social e o
positivismo tinham livre trânsito entre eles. Sua sensibilidade para as
injunções entre meio social, natureza e produção artística fica clara no que
deve ser seu único texto publicado em vida20, no qual não só aponta "(...) as
dificuldades extraordinárias em interpretar e reproduzir a natureza
brasileira"21 quanto os entraves colocados "(...) pelo mau gosto muitas vezes
intolerável do público"22.
A meu ver, porém, é antes de tudo sua pintura que dá provas de seu envolvimento
com as questões levantadas atrás. Embora tenha estudado em Paris com Cabanel
espécie de sumo sacerdote do academicismo declinante , depois de ter passado
pelas aulas de Vítor Meireles na Academia de Nacional de Belas Artes, Almeida
Júnior, em suas produções mais independentes (as chamadas telas regionalistas
ou caipiras), põe de lado as idealizações consagradas pela academia. De par com
produções acomodadas como "Pintura alegoria" (1892) ou "Batismo de Jesus"
(1895), ambas pertencentes à Pinacoteca, o pintor também se inclina para um
realismo mais próximo das preocupações de Courbet, artista que admirava23. Ora,
fica difícil se aproximar do mestre do realismo sem pôr a verdade no lugar da
beleza, com o que os vínculos com as teorias de Taine e Zola se construiriam a
despeito de sua vontade.
Por outro lado, quase todas suas telas regionalistas que não se reduzem a uma
única fase de sua produção enfatizam essa relação complexa (e, diria,
subordinada) com o meio, como mostram "Apertando o lombilho" (1895), "Cozinha
caipira" (1895), mas também "Derrubador brasileiro" (1879), "Caipiras
negaceando" (1888), "Saudade" (1899), "Nhá Chica" (1895), "Amolação
interrompida" (1894) e mesmo "Violeiro" (1899). Principalmente nas duas
primeiras telas mencionadas, as figuras humanas, ainda que envolvidas com
trabalhos, mal se deixam apartar do meio que as envolve um meio em que, como
no "Caipira picando fumo", cultura e natureza trocam constantemente de posição,
a ponto de a cozinha em que a mulher moureja ter mais o aspecto de um covil do
que de uma habitação humana24.
III
Contudo, a condenação que os determinismos nos impunham não parece ter, nas
telas de Almeida Júnior, a efetividade prometida. Paradoxalmente, seus
personagens regionais quase sem exceção submetidos àquelas condições adversas
que impediriam o advento da civilização no país nunca (até onde sei) foram
vistos pejorativamente, como exemplos de uma espécie degradada e impotente ou
simplesmente como miseráveis.
Ao contrário, a começar pela opinião do próprio artista, eram considerados
herdeiros de "(...) uma tradição gloriosa para os Paulistas"25. No primeiro
número da publicação A Bohemia órgão da elite paulista dirigido por José Piza
, de abril de 1896, por ocasião da viagem de Almeida Júnior e Pedro
Alexandrino à Europa, o redator louva a arte do pintor ituano, que " (...) com
uma paciência de beneditino estuda toda a vida paulista no seu estado de pureza
primitiva (...)"26. Sabe-se lá o que significaria "pureza primitiva", mas por
certo não se tratava de uma ofensa. E Monteiro Lobato vê que dentro do corpo do
"Violeiro" "(...) sente-se pulsar o coração ingênuo dos nossos musicistas
espontâneos, filhos do campo e do ar livre"27. Um pouco mais tarde, em 1940,
Luís Martins fará uma interpretação eivada do modernismo de 1922, ao falar "
(...) que a gente sente, em seus últimos trabalhos, a preguiça, o dengue, a
entrega sonolenta diante do castigo do sol uma sugestão irresistível de
milharais queimando nas tardes de estio, bambuais se debruçando sobre a água
mole dos lagos e um canto melancólico de cigarra... Há um espírito brasileiro
inequívoco em seus quadros, qualquer coisa de inconscientemente bárbaro e
profundo, uma fatalidade de terra moça que nenhum grande artista estrangeiro
conseguiria traduzir. Ele é o primeiro clássico de nossa pintura"28. E aí nem
Mário de Andrade agüentou. E numa carta a Luís Martins diz que sua crítica de
Almeida Júnior é bem boa, "(...) embora por vezes você faça um bocado de
literatura. (....) em vez de ver esse espírito brasileiro em 'qualquer coisa de
inconscientemente bárbaro e profundo, uma fatalidade de terra moça' não seria
preferível a esta crítica impressionista dar dados mais objetivos"29? O curioso
é que o mesmo Mário de Andrade, anos antes, escreveria sobre Tarsila do Amaral
em tons muito parecidos aos de Luís Martins, e justamente tentando mostrar as
diferenças entre a "brasilidade" de Almeida Júnior e de Tarsila: "(...) o que
faz mesmo aquela brasileirice imanente dos quadros dela é a própria realidade
plástica: um certo e muito bem aproveitado caipirismo de formas e de cor, uma
sistematização inteligente do mau gosto que é de um bom gosto excepcional, uma
sentimentalidade intimista, meio pequenta [sic], cheia de moleza e de sabor
forte"30. Como se vê, a coisa vai longe. E nos nossos dias, Maria Cecília
França Lourenço no painel explicativo instalado na sala com as obras de
Almeida Júnior na Pinacoteca dirá que o pintor "(...) transforma os
personagens de suas telas em verdadeiros monumentos ao trabalhador sério,
hábil, forte, bravo, competente e destemido".
Esse duplo movimento em princípio paradoxal a ênfase negativa no determinismo
do meio e a apreciação positiva desse mesmo ambiente e de seus personagens se
explica em boa medida pelo objetivo que envolvia instituições e literatos
paulistas, no sentido de criar uma identidade heróica para o povo de sua
província, possibilitando assim o estabelecimento de uma história que
justificaria um futuro grandioso e promissor. Em lugar de sermos inviáveis,
estávamos apenas no começo... donde a pureza dos primitivos, a ingenuidade, o
inconscientemente bárbaro, a nos reservar uma origem imaculada. No último
quarto do século XIX o enriquecimento trazido principalmente pelo café colocava
a província de São Paulo numa posição incômoda em relação à centralização do
Império e a sua capital, o Rio de Janeiro. De par com o desenvolvimento de um
movimento republicano, se dá em São Paulo um esforço consciente para dotar a
província de atributos históricos que justificassem a posição de liderança
econômica que vinha alcançando e apontassem para a necessidade de um peso
político de que ainda carecia.
Instituições como o Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, o Museu
Paulista, a Academia Paulista de Letras, o jornal O Estado de S. Pauloe um
grande número de literatos mais ou menos próximos a eles irão aos poucos
produzir um discurso heterogêneo mas eficaz que, entre outros aspectos,
conduzirá à glorificação dos bandeirantes e a uma valorização da mestiçagem,
ressaltadas aí as singularidades com que ela ocorreria na região, onde o
isolamento do Planato de Piratininga teria propiciado a formação de uma sub-
raça superior, mescla dos valentes bandeirantes com os altaneiros Guaianá, o
mameluco paulista, pai do caboclo e do caipira31. Almeida Júnior contribuiu
para a formação desse ideário e a recepção de seu trabalho seria
incompreensível sem a consideração desse processo.
Como se vê, os caipiras de Almeida Júnior carregavam grandes responsabilidades.
Por um lado, sofrem a ação decidida do meio e servem como exemplo para as mais
diferentes teses deterministas que viam nesse tipo de relação a maneira correta
de entender o homem e sua formação. De outro, devem encarnar, ao menos
transitoriamente, a bravura da "raça de gigantes", que de Saint-Hilaire a
Alfredo Ellis Jr. acompanharia os paulistas. Não era mesmo pouca
responsabilidade. E a própria pintura de Almeida Júnior parece se ressentir
desse peso e de tantas satisfações a dar. Mais: será esse compromisso do
caipira do pintor com o engrandecimento simbólico dos paulistas que, a meu ver,
impedirá que as suas telas radicalizem sem piedade a ação do sol sobre as
figuras humanas, esgarçando-as e reduzindo-as a verdadeiros farrapos humanos,
com o que certamente sua arte ganharia em qualidade e mesmo em verossimilhança.
IV
Almeida Júnior fez um esforço sincero para produzir uma pintura que se
aproximasse mais da realidade brasileira e deixasse de lado o universalismo
vazio das fórmulas acadêmicas. Sua produção é muito irregular, marcada várias
vezes pelo meio social acanhado a que tinha que responder para ganhar a vida
e isso se nota claramente nos retratos, que foram por muito tempo seu ganha-pão
e por uma inconstância de quem se vê forçado a agradar o público, ainda que
sob o risco de comprometer o desenvolvimento de sua obra. Mas em toda sua
trajetória revela uma preocupação continuada com algumas questões que o
diferenciavam de seu ambiente artístico.
Críticos como Sérgio Milliet, Lourival Gomes Machado e Mário Pedrosa
consideravam que Almeida Júnior trouxera alguma renovação apenas nos temas,
enquanto continuava a pintar à maneira de Cabanel32. Ainda que considerado
insuficiente, esse novo impulso não seria de se desprezar, sobretudo se o
tomarmos em toda sua extensão. Como mostrou Gilda de Mello e Souza, sua atuação
"(...) ajudou a suprimir a monumentalidade das obras, a renovar os assuntos e
as personagens, a vincular organicamente as figuras ao ambiente e talvez
reformular o tratamento da luz"33.
A meu ver, "Caipira picando fumo" é a tela em que Almeida Júnior consegue ir
mais longe não apenas tematicamente, mas sobretudo no esforço de encontrar uma
maneira de pintar que afinasse com aqueles temas. Há uma grande controvérsia em
torno da luz de Almeida Júnior e de suas relações com as inovações introduzidas
pela pintura francesa na segunda metade do século XIX34. Nesse quadro, porém,
penso ser inegável um embate com a pintura francesa não-acadêmica, o que ajuda
a revelar os limites e ambigüidades do seu diálogo com a arte mais avançada do
momento.
Se a educação artística formal de Almeida Júnior se deu em ambiente acadêmico
Vitor Meireles no Rio de Janeiro, Alexandre Cabanel em Paris35, como apontei
anteriormente , o mesmo não ocorreu com sua formação mais ampla. Conhece-se
pouco sobre o gosto artístico do pintor. No entanto, a observação de seus
quadros deixa poucas dúvidas sobre alguns vínculos, para além dos compromissos
acadêmicos das telas mais tradicionais. Courbet e Millet contribuíram para uma
relação não idealizada com a natureza e com os homens. E é quase impossível não
ver numa obra como "A estrada" (1899) a influência de Corot e de uma
luminosidade feita de cores claras e intensas, não mais criada pelo contraste
entre claros e escuros. Da mesma maneira, considero muito provável que "O
derrubador brasileiro" (1879) tenha encontrado apoio em "O Cristo morto e
anjos" (1864), de Manet. Sem falar nos contrastes marcados entre regiões de
sombra e luz que o aproximam dos primeiros trabalhos de Monet, como apontei no
início. Todos esses quadros evidenciam uma atenção à renovação que ocorria na
pintura francesa naquele momento embora este quadro de Manet seja dos mais
moderados e que tinha na luz um de seus elementos mais decisivos. Gilda de
Mello e Souza considera que Almeida Júnior teria optado por uma solução de
compromisso, ao aproximar-se das saídas encontradas por alguns pintores
acadêmicos secundários Jules Breton, Troyon, Rosa Bonheur que incorporavam
superficialmente aspectos do impressionismo, sem pôr em xeque os códigos
pictóricos dominantes36. Penso que haja também outros aspectos além desses.
No quadro que analiso a luz domina toda a cena. Sua intensidade se revela na
claridade ofuscante e na proximidade entre todas as coisas, que não têm um
contorno muito marcado. No entanto, mesmo nesta tela a luz de Almeida Júnior
não consegue, como nas melhores obras impressionistas, romper com a integridade
dos volumes e figurar uma ação que fosse além de uma realidade dada a priori e
inviolável em sua inteireza. E, por não poder transfigurar a realidade, a luz
nesse quadro tende a apresentar-se apenas como calor, que a desolação do
ambiente confirma e qualifica. Cabanel havia transposto a claridade para o
interior de suas figuras. E suas mulheres se assemelham a abajures, a volumes
iluminados por dentro. Almeida Júnior desloca essa luz para o exterior, criando
no ambiente uma verdadeira fornalha.
A luz impressionista possibilitada pictoricamente pelas pinceladas
descontínuas que, justapostas, permitiam a representação da interação recíproca
entre as cores fendia a aparência compacta do mundo, tornando-o apto a novos
arranjos e possibilidades. E as séries realizadas por Monet a Catedral de
Rouen, o Parlamento inglês, as ninféias etc. punham às claras o fim da
unicidade do real e a nova disponibilidade do mundo. No entanto, para os
impressionistas a luz era principalmente o elemento evidenciador de que o olhar
adquirira um novo estatuto diante da realidade. Ele não mais apenas espelhava o
mundo, dando como aceita a sua feição sólida e acabada. Ele agia sobre as
coisas e as reagenciava, à semelhança das possibilidades abertas pelos novos
movimentos sociais e pelas novas técnicas. Nesse contexto, a luz se mostrava
como o aspecto pictórico mais propício a libertar a realidade de uma solidez
conservadora e entregá-la às oscilações de uma aparência tendente às mais
diversas transformações.
No mundo de Almeida Júnior essa desenvoltura era impensável. O meio brasileiro
social e tecnologicamente atrasado não permitia que a luz tornasse a vida e a
realidade mais porosas e plásticas. Ela precisaria, ainda por um bom tempo, ser
entendida como calor, a funcionar como instrumento natural e não como
instrumento do olhar a serviço de todos os tipos de determinismo, por mais
que artistas como Castagneto, Visconti e Parreiras tenham tentado, com maior ou
menor sucesso, conduzi-la numa outra direção. Ainda que, por uma dessas
ambigüidades que a vida nos trópicos sói propiciar, a ação do sol viesse a
substituir a história e talhasse a figura mítica de um paulista de tempos
remotos, rústico em seus hábitos e feições, mas curtido e escalavrado como uma
obra da natureza.
V
A pintura de Almeida Júnior se caracteriza por ser permeável a quase todas as
discussões que procuravam determinar as forças que dariam singularidade à vida
do país. Sua atenção ao meio social, à natureza, aos tipos humanos, às
peculiaridades regionais parecia apontar para um país mais concreto, produto do
cruzamento de aspectos reais, sem maiores idealizações e fantasias. Tentei
mostrar o quanto essas idéias estavam permeadas de argumentos altamente
discutíveis, algumas vezes decididamente ideológicos e preconceituosos. Mas
nada disso vinha muito ao caso. Eram sumarentos os frutos e abriam o apetite.
Não foi acidente portanto o interesse despertado por Almeida Júnior em todos
aqueles que, de uma maneira ou de outra, se preocuparam com a constituição de
uma arte nacional: Gonzaga Duque37, Oswald de Andrade de 1915, ainda não
modernista , Monteiro Lobato, Mário de Andrade, Luís Martins... a lista vai
longe. Pôr a mão nessa matéria significava sentir o pulso de uma vida rica e
promissora, já que ali todos os caminhos se cruzariam. Em 1928, Mário de
Andrade olhava com melancolia para uma tradição nacional que, nas artes
visuais, não se cumprira. Falando do Aleijadinho, dirá que ele era "(...) o
maior boato-falso da nacionalidade, ao mesmo tempo que caracterizava toda a
falsificação da nossa entidade civilizada, feita não de desenvolvimento
interno, natural, que vai do centro para a periferia e se torna excêntrica por
expansão, mas de importações acomodatícias e irregulares, artificial, vinda do
exterior. De fato Antônio Francisco Lisboa profetizava para a nacionalidade um
gênio plástico que os Almeidas Juniores posteriores, tão raros! são
insuficientes pra confirmar"38. Passados mais de dez anos, em 1939 escrevendo
sobre os painéis que Portinari realizara para a Feira Internacional de Nova
York , verá as coisas com outros olhos: "São quadros que só poderiam ser
concebidos por alguém profundamente brasileiro. Não apenas os costumes, tudo é
nosso, o ar, o cheiro, o clima destes painéis. Aquela tradição que Almeida Jr.
quis abrir, só agora parece retomada por este pintor, que em vez de perder
tempo em buscar a cor do nosso céu, está verdadeiramente fazendo obra de
sentimento nacional"39. Toda a vez que se tratava de encontrar uma tradição
nacional nas artes visuais, lá estava Almeida Júnior como modelo... retomado ou
não. Para que se constituísse uma linha forte capaz de autorizar a menção a uma
tradição, se fazia necessária a sucessão de momentos densos, manifestações
culturais ou artísticas que sintetizassem múltiplos aspectos do Brasil. E
Almeida Júnior era sempre o exemplo de plantão.
Para Taine como para Zola a arte seria a expressão de uma raça e de um meio
histórico. E Monteiro Lobato ele mesmo um admirador de Taine e Zola
pronuncia isso com todas as letras ao falar de Almeida Júnior: "Exerce entre
nós a missão de Courbet na França. Pinta, não o homem, mas um homem o filho
da terra, e cria com isso a pintura nacional em contraposição à internacional
dominante". E um pouco adiante: "Nunca foi senão Almeida Junior no indivíduo;
paulista na espécie; brasileiro no gênero"40. Como se vê, tratava-se quase de
um desdobramento biológico, em que da semente chegava-se à flor (arte),
passando pela planta (o povo, a história) de resto uma metáfora cara a Taine.
Num processo de particularização e determinação crescentes ia-se do mais
genérico à singularidade nacional.
Almeida Júnior realmente responde a essa demanda e quer fazer brotar a flor da
nacionalidade. O problema é que a nação mal existia e restava se apoiar em
idéias prontas e duvidosas. Numa sociedade muito pouco diferenciada e complexa,
quase nada contribuía para pôr em xeque aquele movimento evolutivo que conduzia
do mais bruto ao mais burilado, ainda que a gema se cristalizasse na figura do
caipira. E a pintura, sem ser instrumento de interrogação e questionamento,
apenas reafirmava o que já supunha conhecer. Mais do que arte, Almeida Júnior
faz cultura estende a outra área de expressão temas e problemas já delineados
e que ele pouco ajuda a avançar ou a discutir. E penso que também este meu
artigo para além de minhas próprias limitações comprova esse impasse, já
que também ele se ocupa sobretudo de dados circunstanciais, que balizariam a
pintura analisada.
No entanto, é muito esclarecedor observar como a radicalidade da arte de
Dostoiévski a recusa das idéias dadas e aceitas leva-o a escarnecer essa
ordem bem posta das coisas. O narrador de Memórias do subsolo ironiza
cruelmente o mesmo Buckle que encantou boa parte de nossa melhor
intelectualidade: "(...) proclamo com insolência que todos esses belos
sistemas, todas essas teorias para explicar à humanidade os seus interesses
verdadeiros (...) tudo isso não passa de logística! (...) afirmar, por exemplo,
com Buckle, que o homem é suavizado pela civilização, tornando-se por
conseguinte, pouco a pouco, menos sanguinário e menos dado à guerra. (...)
Lançai um olhar ao redor: o sangue jorra em torrentes e, o que é mais, de modo
tão alegre como se fosse champanhe"41.
Para fazer um jogo de palavras mas talvez também para dialogar com elas com
as "idéias fora do lugar" de Roberto Schwarz, não me parece descabido afirmar
que na obra de Almeida Júnior o limite era outro: as idéias estavam
excessivamente no lugar. De tanto procurar por aquilo que nos determinava, ela
termina por elogiar nossa própria incapacidade de transcendência e superação.
Tudo conspirava para que a obra de arte fosse apenas a expressão de uma época e
de um povo, sem em nenhum momento opor-se a esse movimento de exteriorização ou
então constituir-se numa força razoavelmente autônoma que contribuísse para
tornar mais complexa a idéia que fazíamos de nós mesmos. O acanhamento da sua
pintura não advinha apenas de uma possível falta de talento do artista. Faltava
principalmente ar à atividade artística.
Não é de estranhar portanto que desse elogio da nacionalidade ainda que
tingida de bandeirantismo se desprenda uma tristeza e uma melancolia
profundas, ao contrário da formidável alegria impressionista. O delineamento de
uma face reconhecível para o país supunha um certo fatalismo e aceitação de
nossa própria impotência. O método interpretativo de Taine quaisquer que
fossem os seus limites passava a funcionar como guia para a criação
artística. E o que, até certo ponto, poderia servir como desmistificação da
produção de arte a identificação das origens da obra de arte, livrando-a de
inefáveis inspirações e intuições terminava por se mostrar como uma decidida
esterilização, quando colocado como norte a ser alcançado. Em outras palavras:
o que estava posto no início as origens teria que ser necessariamente
reencontrado ao fim na obra de arte, com o que se estabelecia um círculo
vicioso impossível de romper. Também a pintura americana se viu, em determinado
momento, prisioneira desse dilema. Enquanto artistas como Thomas Hart Benton e
Grant Wood se esforçavam por obter uma pintura voluntariosamente diversa da
européia e próxima do que seria o homem americano autêntico, pouco se avançou.
No entanto, com Pollock e sua geração chegou-se efetivamente a uma arte
diferenciada, e não apenas da produção européia. Com o expressionismo abstrato
a própria experiência americana se ampliou, revelando possibilidades de
significação e ruptura até então desconhecidas.
A pintura de Almeida Júnior desperta o interesse legítimo daqueles que buscavam
uma arte nacional preocupada em interceptar a trama de relações que nos
singularizava. E a influência do naturalismo e dos vários determinismos ajudou
a delinear as correntes que teciam nossa realidade concreta. No entanto, se à
arte bastasse o estabelecimento das condições em que surge, muito provavelmente
ela não teria razão de ser, já que uma intranscendência de base paralisaria sua
potência. A ênfase nas circunstâncias que, bem ou mal, definem uma
nacionalidade conduziu todas as tentativas de nacionalismo artístico a uma
posição paradoxalmente combativa e impotente, dado que à arte cumpria não ir
além de um solo estabilizado que ela ajudava a caracterizar e que, por sua vez,
também a estabilizava e pacificava. E uma arte que deve, de antemão, fazer
sentido tende necessariamente a contribuir para perpetuar sociedades em que as
forças sociais são conduzidas a uma soma zero, pois um culturalismo as dispõe
como um mosaico em que os antagonismos se convertem em contrastes próximos ao
pitoresco. Boa parte da produção visual brasileira, ao menos até fins dos anos
1960, foi domesticada e diluída por problemas dessa natureza.
Por isso a luz de Almeida Júnior traz em si o que, do sol, a essa altura da
história da arte, era apenas conservação e não ampliação: a luz rebatida, o
calor que entorpece. O caboclo que pica fumo parece enlevado em seu afazer
modesto. Talvez fosse mesmo possível vislumbrar aí um elogio da vida simples,
um bucolismo de quem encontrou a justa medida no contato com natureza e vive em
paz. Não estivesse também prestes a ser tragado por este sol paradoxal, que
fala de crepúsculo em pleno meio-dia.42
[*] Este ensaio foi apresentado no ciclo "História da Arte Brasileira no Acervo
da Pinacoteca", organizado por Taísa Helena Palhares, em 17 de maio de 2003.
[1] O movimento das mãos do caboclo neste quadro sempre me intrigou. De fato,
nunca vi ninguém picar fumo dessa maneira, ou seja, movendo a lâmina de cima
para baixo. Essa posição corresponde mais, a meu ver, à ação de descascar
laranja. No entanto, várias pessoas que consultei acham plausível essa posição.
Certamente, isso não muda em nada a qualidade da tela de Almeida Júnior.
[2] Maria Cecília França Lourenço, autora da mais ampla pesquisa sobre a obra
de Almeida Júnior (a dissertação de mestrado "Revendo Almeida Júnior",
defendida na ECA-USP, em 1980), chama a atenção para essa dimensão íntima nas
telas regionalistas do pintor. Ver "Almeida Júnior e a expressão de valores".
Em Almeida Júnior um artista revisitado. São Paulo, Pinacoteca do Estado de
São Paulo, 2000, p. 14.
[3] "Velha praga". Em Urupês. São Paulo, Brasiliense, 2002, p. 162. Esse artigo
foi publicado originalmente em O Estado de S. Paulo, em 1914.
[4] "Almeida Junior". Em Idéias de Jeca Tatu. São Paulo, Brasiliense, 1959, p.
79. No aparente paradoxo entre a crítica ao caipira e o apoio
à pintura regionalista de Almeida Júnior, como veremos adiante, residem algumas
das razões que ajudam a entender a importância que a pintura de Almeida Júnior
adquiriu entre nós, sobretudo para os paulistas.
[5] "Almeida Junior". Op. cit, p. 82-3. Almeida Júnior não costumava fazer
desenhos preparatórios para suas telas e os esboços eram pintados a óleo. Ver
ensaio de Maria Cecília França Lourenço já citado, p. 14. Em "Caipira picando
fumo", Almeida Júnior usou como modelo um caboclo da região, apelidado Quatro-
Pau ou Quatro-Paus, em referência à carta mais alta do truco e provavelmente
uma evidência das habilidades do personagem. Em relação a isso, ver Vicente de
Azevedo. Almeida Júnior. O romance do pintor. São Paulo, edição do autor, 1985,
p. 63.
[6] Modesto Brocos, espanhol, chega jovem ao Brasil e estuda na Academia
Imperial de Belas Artes, indo posteriormente aperfeiçoar-se na Europa, como
costumava ocorrer com os alunos mais bem sucedidos da Academia. Antonio
Ferrigno já tinha formação artística quando chega a São Paulo, onde fica de
1893 a 1905, retornando à Itália, onde morre.
[7] Ver Lilia Moritz Schwarcz. O espetáculo das raças. Cientistas, instituições
e questão racial no Brasil, 1870-1930. São Paulo, Companhia das Letras, 2002,
pp. 11 e 12. Camera um dos três filhos de Noé. No Gênesis, lê-
se que Cam teria surpreendido o pai nu e bêbado. Uma leitura preconceituosa da
Bíblia fez desse gesto a razão de ser Cam o suposto fundador da raça negra,
cuja escravidão nos tempos modernos seria um castigo pelo ato vergonhoso de seu
ancestral.
[8] "De cortiço a cortiço". Em Novos estudos, n. 30. São Paulo, Cebrap, julho
de 1991, pp. 111-129.
[9] Idem, p. 115.
[10] Aluísio Azevedo. O cortiço. São Paulo, Abril Cultural, 1981, p. 78. Citado
por Antonio Candido na página 122.
[11] Idem, p. 49.
[12] Antonio Candido. Op. cit., pp. 120 e 123.
[13] Thomas E. Skidmore. Preto no branco. Raça e nacionalidade no pensamento
brasileiro. RJ, Paz e Terra, 1976. A obra já citada de Lilia
Moritz Schwarcz também ajuda a esclarecer essas questões.
[14] Skidmore, op. cit., p. 44 ss e 49-50.
[15] Henry Thomas Buckle. Apud Skidmore, op. cit., p. 44-5.
[16] Graça Aranha. Canaã. Rio de Janeiro, F. Briguiet, 1959, p. 40.
[17] Gonzaga Duque escreve: "(...) deste modesto provinciano, inalteravelmente
roceiro, surgio um artista de valor(...) Corot era também de um typo
similhante: pequeno, robusto, tez tostada pelo sol, olhos pequeninos e azues".
EmA arte brasileira. Rio de Janeiro, H. Lombaerts, 1888, p. 155. Luís Martins cita, endossando, palavras de Bazilio de Magalhães, que
afirma que mesmo em Paris o pintor "(...) conservava sempre o seu inato
'caipirismo', na fala, no trajar, nas tendências e nas idéias (...)". Luís
Martins. "Almeida Junior", em Revista do Arquivo Municipal. São Paulo,
Departamento de Cultura, LXVI, 1940, p. 7. Monteiro Lobato diz
que Almeida Júnior é "(...) paulista da velha têmpera, 'caboclo de bem'". Op.
cit. p. 85. Afirmações como essas permeiam boa parte da literatura sobre
Almeida Júnior.
[18] Sua estada mais longa foi de 1876 a 1882, quando esteve como bolsista de
D. Pedro II estudando em Paris, tendo viajado também para a Itália.
Posteriormente, esteve na Europa, mais rapidamente, nos anos de 1887, 1891 e
1896. Ver a dissertação de Maria Cecília França Lourenço, já citada, pp. 15-19.
[19] Essa afirmação é feita pelo seu primeiro biógrafo, Gastão Pereira da
Silva. Almeida Junior. Sua vida e sua obra. São Paulo, Editora do Brasil, 1946,
pp. 78-9.
[20] Filinto de Almeida, crítico de O Estado de S. Paulo, na análise de uma
exposição de Benedito Calixto, ataca duramente o pintor texto publicado em
23.7.1890 , e invoca uma conversa que teria tido com Almeida Júnior para
reforçar seus argumentos. Almeida Júnior sai em defesa de sua honra num artigo
publicado no Correio Paulistano em 3.8.1890. Esse artigo se encontra
republicado na dissertação de Maria Cecília França Lourenço, pp. 211-16.
[21] Idem, p. 213.
[22] Idem, ibidem.
[23] Ver o ensaio já citado de Maria Cecília França Lourenço, p. 14.
[24] Outros dados mais ou menos episódicos ajudariam a comprovar os laços de
Almeida Júnior com as vertentes intelectuais mencionadas, como a simpatia que o
círculo organizado em torno da Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo
também ele fortemente marcado pelas teorias deterministas nutria por sua
obra. E não me parece casual que o mais famoso escritor naturalista de São
Paulo, o mineiro Júlio Ribeiro, mencione o pintor em seu livro mais conhecido,
A carne (1888), quando a personagem principal, a emancipada e culta Lenita,
imagina construir em São Paulo uma casa decorada por "Aurélio de Figueiredo e
Almeida Júnior". São Paulo, Editora Três, 1972, p. 58.
[25] Esse texto foi distribuído pelo artista por ocasião da exposição pública
de "Partida da monção" (1897). Embora o caráter histórico do quadro certamente
peça o tom edificante, se lembrarmos que as monções duraram até por volta de
1830, portanto pouco anteriores à época em que se situam os personagens de
Almeida Júnior, não parece descabido estabelecer um nexo entre "os destemidos e
ousados sertanejos" dessas expedições e a gente retratada pelo pintor. Esse
texto se encontra republicado na dissertação de Maria Cecília França Lourenço,
na p. 217.
[26] Reprodução fac-similar de A Bohemia no catálogo da Pinacoteca mencionado
anteriormente, p. 6.
[27] "Almeida Junior", op. cit., p. 85.
[28] "Almeida Junior", op. cit., p. 19.
[29] Carta de 16.7.1940 de Mário de Andrade a Luís Martins. Há cópia desse
manuscrito na biblioteca do MAM-SP. O sinal de interrogação não está presente
na carta de Mário de Andrade, embora a oração seja interrogativa.
[30] Mário de Andrade. "Tarsila". Em Brasil: primeiro tempo modernista 1917/
29. São Paulo, IEB-USP, 1972 (org. Marta Rossetti Batista e outros), p. 127. O texto de Mário de Andrade foi publicado em 1929, mas está
datado de 21 de dezembro de 1927.
[31] O processo de consolidação desse imaginário é discutido por Antonio Celso
Ferreira em A epopéia bandeirante: letrados, instituições, invenção histórica
(1870-1940). São Paulo, Unesp, 2001. Domingos Tadeu Chiarelli
defende idéias semelhantes a essa em sua tese de doutoramento. E acrescenta que
esse elogio de uma figura paulista típica também teria a ver com um esforço de
diferenciação das elites paulistas diante dos imigrantes que começavam a povoar
as cidades do estado. Ver dados sobre a tese na nota 39.
[32] Sérgio Milliet. "Luz paisagem arte nacional", em Pintura quase sempre.
Porto Alegre, Globo, 1944, p. 77. Lourival Gomes Machado.
Retrato da arte moderna do Brasil. São Paulo, Departamento de Cultura, 1947, p.
26. Mário Pedrosa. "Visconti diante das modernas gerações", em
Acadêmicos e modernos. São Paulo, Edusp, 1998, p. 122.
[33] Gilda de Mello e Souza. "Pintura brasileira contemporânea: os
precursores", em Exercícios de leitura. São Paulo, Duas Cidades, 1980, p. 224. Sobre a importância do pensamento da autora para a história da
arte brasileira, ver "Moda caipira", de Otília Beatriz Fiori Arantes e Paulo
Eduardo Arantes, em Sentido da formação. São Paulo, Paz e Terra, 1997.
[34] Os autores que consideram que o pintor renovou somente nos temas vêem na
sua luz apenas elementos tradicionais. Luís Martins (op. cit., p. 12) diz que
foi a "(...) influência do sol brasileiro (...)" que clareou sua paleta. Aracy
Amaral ("A luz de Almeida Júnior", em Almeida Júnior um artista revisitado,
op. cit., p. 10) também considera que o pintor "(...) permanece sensível à luz,
à luz local (...)". A análise que me parece mais esclarecedora é a de Gilda de
Mello e Souza (op. cit., p. 230 ss), à qual voltarei mais adiante.
[35] Sobre a formação francesa de Almeida Júnior ver Patricia Telles. Os
estudantes brasileiros de pintura na École des Beaux Arts de Paris de 1831 a
1889. Dissertação apresentada no Curso de Especialização em História da Arte e
da Arquitetura no Brasil. PUC-Rio de Janeiro, 1992.
[36] Gilda de Mello e Souza, op. cit., p. 231.
[37] Depois de apoiar as obras iniciais de Almeida Júnior, Gonzaga Duque o
critica pelos temas caboclos e, sobretudo, pela maneira de pintar. Ver
Contemporaneos. Rio de Janeiro, Typ. Benedicto de Souza, 1929, pp. 110-12.
[38] Mário de Andrade. "O Aleijadinho", em Aspectos das artes plásticas no
Brasil. São Paulo, Livraria Martins Editora, 1975, p. 45.
[39] Mário de Andrade. "Obras novas de Cândido Portinari". O Estado de S.
Paulo. Suplemento em rotogravura, n. 134, 1939. Apud Domingos
Tadeu Chiarelli. De Almeida Jr. a Almeida Jr. crítica de arte de Mário de
Andrade. Tese de doutoramento apresentada ao Departamento de Artes Plásticas da
ECA-USP, 1996, p. 162. Esse estudo é extremamente esclarecedor
não só do pensamento plástico de Mário de Andrade que, até onde eu saiba,
nunca escreveu um texto especialmente dedicado a Almeida Júnior, embora o
mencione em vários artigos como também do papel que Almeida Júnior joga na
sua visão sobre as artes visuais do país.
[40] "Almeida Junior", op. cit., p. 79.
[41] Fiodor Dostoiévski. Memórias do subsolo. São Paulo, Editora 34, 2000, pp.
35-6 [ tradução de Boris Schnaiderman].
[42] Para a realização deste artigo contei com a ajuda de muitas pessoas.
Agradeço, em especial, a colaboração de Patricia Telles, Cauê Alves, Fernanda
Peixoto, José Antonio Pasta Jr., Luiz Felipe de Alencastro, Margarida
Sant'Anna, Maria Luíza Ferreira de Oliveira, Tadeu Chiarelli, Tânia Rodrigues,
Tiago Mesquita e Vilma Arêas.