Gestão Desportiva: análise das dissertações de Mestrado e teses de Doutoramento
na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto
INTRODUÇÃO
A área da Gestão Desportiva teve ao longo dos anos um tratamento muito
específico no currículo da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto
(FADEUP). Na década de oitenta a abordagem desta temática era realizada numa
disciplina de características semestrais que decorria através da apresentação
de temas por professores convidados.
A partir de 1995 mudou-se de estratégia e a disciplina à altura designada de
Organização e Gestão do Desporto (OGD), foi atribuída a um professor da
Faculdade, que lentamente iniciou um processo de afirmação da área dentro da
Instituição. Este processo lento e difícil foi obtendo progressivamente
pequenas e grandes vitórias numa fase inicial, e posteriormente entrou num
período de impossibilidade de crescimento.
Numa primeira fase, conseguiu-se o aumento da carga horária através da
utilização de uma hora prática, o que permitiu uma nova dinâmica. Mas, o grande
momento deste processo de afirmação e crescimento deu-se em 1997 quando o
Conselho Científico aprovou a proposta de criação de um Mestrado em Gestão
Desportiva, que catapultou a Gestão Desportiva para um outro nível dentro do
enquadramento das áreas científicas leccionadas na Faculdade.
O ano de 1998 tratou-se de um momento fulcral de afirmação e projecção da
Gestão Desportiva como área disciplinar no currículo da Faculdade.
Já neste Século, teve lugar uma revisão curricular em que se colocou muita
expectativa sobre a possibilidade de a Gestão vir a ganhar o estatuto de área
opcional na licenciatura, mas tal não aconteceu. Enquanto isto, o Mestrado de
Gestão Desportiva ia demonstrando grande vitalidade e procura, expressos na
elevada percentagem de dissertações defendidas e num número estável de
candidatos em cada ano.
Acompanhando este percurso na licenciatura e no mestrado foram-se desenvolvendo
e finalizando diversas teses de doutoramento quer de estudantes portugueses
como brasileiros.
Com o processo de Bolonha foi possível reformular em 2007 a estrutura do curso
de Licenciatura e finalmente a Gestão Desportiva foi reconhecida como uma das
mais importantes oportunidades de emprego na área das Ciências do Desporto, o
que de forma coerente possibilitou a sua afirmação como uma das opções para a
obtenção da Licenciatura em Ciências do Desporto em conjunto com o Treino
Desportivo, Desporto e Populações Especiais e Exercício Físico e Saúde.
Assim a Faculdade de Desporto passará a oferecer no 1º Ciclo de Estudos uma
opção em Gestão Desportiva alicerçada em quatro cadeiras semestrais e mais uma
optativa de Direito do Desporto. Mantendo um 2º Ciclo de estudos dedicado à
Gestão Desportiva, na sequência do que foi o Mestrado com a mesma designação.
Este trabalho pretende de uma forma clara e objectiva traçar os principais
contornos da produção de dissertações e teses orientadas pelo Gabinete de
Gestão Desportiva da UPorto nos últimos dez anos, tentando esclarecer dados
sobre quem as realizou, como as realizou e com a orientação de quem, refazendo
assim, também, um pouco da história da Gestão Desportiva em Portugal.
Uma vez que a Gestão Desportiva é essencialmente uma plataforma de cruzamento
de várias áreas científicas, que corresponde ao interesse fundamental em que
cada documento se concentra, realizamos uma prospecção sobre a perspectiva de
vários autores de reconhecida competência
(1,11)
. Só depois de um estudo comparativo de diversas posições nos decidimos pela
elaboração da grelha que agrupasse as áreas científicas abordadas pela amostra
do nosso estudo.
Assim, para Parkhouse
(7)
os aspectos fundamentais para um programa de Gestão do Desporto são: Domínio
das actividades desportivas (behavioral dimensions in sport); Gestão e
competências organizacionais em desporto (management and organizational skills
in sport); Ética; Marketing; Comunicação; Finanças; Economia do desporto;
Direito do desporto; Política desportiva; Experiência de terreno.
Danylchuck
(2)
enfatizava que os programas de Gestão do Desporto deveriam evoluir nos
próximos anos em termos estratégicos, tendo em atenção quatro características
fundamentais: Envolvimento com as faculdades de economia e gestão; Incrementar
diversidade e especialização; Enfatizar os aspectos internacionais e globais;
Melhorar a capacidade empreendedora. Devendo os currículos evidenciar as
seguintes áreas do conhecimento: Marketing; Turismo; Recursos Humanos;
Tecnologias da informação; Relações internacionais; Planeamento estratégico;
Gestão de negócios.
Por outro lado, Pires & Sarmento
(8)
consideram que a Gestão Desportiva tem essência por ela própria, não
defendendo diretamente todas as áreas referenciadas pelos autores, mas
essencialmente o contexto em que a gestão é exercida. Estes não crêem que
nenhuma escola se possa arvorar em detentora de todas as soluções que respondam
aos problemas gerenciais que o mundo do desporto está a levantar. Tanto o
desporto como a sua gestão são processos em plena evolução. Por isso, o
conceito de gestão do desporto é considerado como tendo em atenção seis
questões fundamentais: (1) Polissemia; (2) Dimensão híbrida; (3) Tecnologia
específica; (4) Contextualização; (5) Nível de intervenção; (6) Âmbito de
intervenção.
Para identificar e compreender o percurso das teses e dissertações defendidas
na Faculdade de Desporto, nos últimos dez anos, decidimos classificar segundo
um conjunto de dados objectivos (sexo, nacionalidade, orientadores, tempo total
de obtenção do grau e palavras-chave) e subjectivos (áreas científicas e
metodologias utilizadas) referentes a cada trabalho académico, no sentido de
refazer as opções fundamentais de investigação escolhidas.
METODOLOGIA
Amostra
Face ao objetivo deste estudo em caracterizar e compreender as linhas de
investigação adoptadas pelos mestrados e doutoramentos no âmbito do Gabinete de
Gestão Desportiva entre 1998 e 2008, estudamos 97 dissertações defendidas por
alunos matriculados entre 1998 e 2006 no Mestrado em Gestão Desportiva, e 6
teses de doutoramento referentes aos alunos que as concluíram até junho de
2008.
Procedimentos de recolha de dados
Metodologicamente, os dados para investigação foram recolhidos pelos registos
administrativos relativos aos alunos de mestrado e doutoramento, cujo
tratamento passou pela análise descritiva de vários indicadores,
designadamente: sexo, nacionalidade, orientadores, tempo total de obtenção do
grau. Recolhemos ainda o acervo de dissertações e teses relativas às edições
supramencionadas e procedemos à sua diferenciação quanto às áreas científicas,
metodologias e palavras-chave.
Tratamento dos dados
Com base nas reflexões anteriores e na necessidade de caracterização pelo
confronto direto de todas as teses e dissertações da amostra, optamos por
classificá-las seguindo as seguintes áreas científicas: Marketing/Patrocínio,
Direito do Desporto, Desenvolvimento Organizacional, Planeamento e Estratégia,
Qualidade, Gestão de Recursos Humanos, Instalações Desportivas, Eventos
Desportivos e Ensaios.
A partir da análise dos procedimentos da metodologia caracterizados pela
literatura especializada
(3,5,6,8)
utilizamos para este estudo, em termos das metodologias, três princípios que
melhor contextualizavam esta pesquisa: abordagem, técnicas de estudo e análise
e os instrumentos. Assim sendo, convencionamos caracterizar as abordagens como:
1 - Qualitativas: as teses e dissertações que descrevem e produzem relatos de
uma realidade; 2 - Quantitativas: os estudos que buscaram medir e analisar as
relações causais entre as diversas variáveis; 3 - Mistas: teses e dissertações
que associam as abordagens qualitativas e quantitativas em simultâneo.
As técnicas de estudo e análise englobam várias possibilidades: 1 - estudos
exploratórios; 2 - ensaios; 3 - análise descritiva e 3 ' análise documental.
Relativamente aos instrumentos de recolha de dados utilizados discriminamos: 1
' entrevistas; 2 ' questionários; 3 - recolha bibliográfica; 4 - recolha de
dados (directa ou documental); 4 ' mista, quando na utilização de mais de um
instrumento.
A apresentação de dados referentes ao gênero e nacionalidade dos alunos, foi
necessária devido à importância da caracterização da amostra, principalmente
por existir a presença de estudantes estrangeiros oriundos do Brasil, Angola e
Argentina.
O estudo sobre os orientadores teve por base sua relação com a FADEUP
permitindo a sua caracterização em: interno e externo. Os orientadores internos
são aqueles que fazem parte do corpo de docentes da Faculdade de Desporto da
Universidade do Porto, e todos os restantes, doutorados ou especialistas, são
externo.
O tempo total de curso teve por base o tempo que decorreu entre a matrícula e a
defesa das provas públicas, tendo relativamente este indicador a amostra sendo
constituída por 69 alunos do mestrado e 6 do doutoramento.
Em relação às palavras-chave apresentadas nas dissertações apenas referenciamos
as que foram mais de quatro vezes mencionadas. Enquanto que nas teses todas as
palavras citadas foram consideradas.
APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS
Dada a juventude da área da Gestão Desportiva no âmbito do ensino universitário
em Portugal não existem dados concretos sobre a importância relativa dos
diversos trabalhos de investigação elaborados por autores portugueses nos
últimos 35 anos neste contexto. O único dado conhecido da importância relativa
da Gestão Desportiva no que concerne as investigações de revisão na globalidade
dos trabalhos na área das Ciências do Desporto corresponde a uma tese de
doutoramento de Adroaldo Gaya
(4)
, de 1994, que atribui uma ocorrência em valores percentuais de apenas 1,2%.
Decidimos para uma maior clareza de apresentação analisar de forma separada,
mas comparativa, os resultados encontrados para as teses de doutoramento e
dissertações de mestrado.
Há claramente uma superioridade do número de dissertações apresentadas pelo
sexo masculino, o que também é evidente nos alunos que se inscreveram em cada
um dos cursos de mestrado (Figura 1). E que, obviamente decorre da relação que
existe da participação das mulheres nos cargos Dirigentes do sistema desportivo
português. Este estudo mostra, no entanto, que há um crescente envolvimento das
mulheres nas funções de direcção do desporto em Portugal, já que os valores
globais se aproximam agora dos 30%, contrariando outros valores de estudos
anteriores de 19%
(10)
.
Figura 1 . Relação do número de dissertações defendidas por sexo ao longo dos
cursos de mestrado
Os alunos que concluíram o mestrado em Gestão Desportiva até 2008 foram
maioritariamente do sexo masculino, representando 70% do total. As mulheres
apenas igualaram os homens no 7º mestrado (9 alunas), no qual ocuparam 50% das
vagas.
O número de alunos do sexo masculino seguiu uma tendência decrescente. Enquanto
isso, o sexo feminino teve uma tendência crescente. Podemos dizer que há uma
tendência de aproximação, dado o aumento de participação das mulheres no
contexto deste mestrado.
Relativamente aos alunos do doutoramento, temos a participação apenas de uma
mulher, o que corresponde a 17% (Figura 2). O que, comparativamente aos valores
encontrados para o mestrado é inferior, mas continua a revelar uma tendência
crescente da relação das mulheres com a Gestão Desportiva.
Figura 2 . Percentagem de alunos de doutoramento por sexo
O mestrado em Gestão Desportiva na FADEUP apresentou a seguinte distribuição
por nacionalidade (Figura 3): 87 alunos portugueses que concluíram o curso,
incluindo os naturais e/ou residentes nas Regiões Autônomas dos Açores e
Madeira, e 10 estrangeiros, compostos da seguinte forma: 7 Brasileiros, 2
Angolanos e 1 Argentino.
Figura 3 . Percentagem de alunos de mestrado por nacionalidade
Relativamente às teses de doutoramento essas foram realizadas por 6 alunos,
sendo 3 portugueses e 3 brasileiros (Figura 4).
Figura 4 . Percentagem de alunos de doutoramento por nacionalidade
Quer no mestrado como no doutoramento o aumento do número de alunos,
principalmente brasileiros, tem vindo a aumentar progressivamente. Este facto
deve-se a situação embrionária que a Gestão Desportiva ainda possui no Brasil.
O que não permite que os estudantes oriundos deste país possam desenvolver no
seu local de residência os estudos nesta área, e se vejam obrigados viajar para
outras universidades que já tenham esta formação mais desenvolvida.
Dos oito cursos de mestrado analisados apenas os de 2000 e 2003 não tiveram a
defesa pública de dissertação por alunos brasileiros.
Dos dados recolhidos para análise do tempo médio despendido até a apresentação
e defesa pública pelos alunos (Figura 5) podemos concluir que entre os valores
médios pra cada curso existe uma diferença de 8 meses (27 a 35) e que o valor
médio foi de 30 meses. O que está de acordo com os valores impostos pela
legislação.
Figura 5 . Tempo médio de conclusão do mestrado
O tempo médio despendido pelos alunos estrangeiros que concluíram o mestrado em
Gestão Desportiva foi de 30 meses, o que é equivalente a média total.
O tempo médio gasto entre a entrega da dissertação e a defesa pública dos
alunos foi de 2 meses e 24 dias, o que também está de acordo com o regulamento.
Relativamente à elaboração das teses, a média total do tempo despendido foi de
52 meses, sendo que os estrangeiros realizaram em termos médios 49 meses e os
portugueses em 55 meses. Este facto deve-se essencialmente à pressão que os
estudantes brasileiros sentem não apenas para a obtenção do grau, mas também
para reduzirem o tempo de estadia e de viagens à cidade do Porto. É de
salientar ainda, que o tempo mínimo de execução da tese foi de 46 meses de um
estudante brasileiro e o máximo foi de 59 meses de um português.
A área científica a qual corresponde à média mais alta para elaboração da
dissertação do mestrado é de Qualidade com 33 meses e a que corresponde um
tempo de execução mais baixo é de Desenvolvimento Organizacional, com valor
médio de 28 meses (Figura 6). Relativamente às duas áreas científicas do
doutoramento, o tempo médio despendido pelos alunos foi de 52 meses,
respectivamente.
Figura 6 . Duração média das dissertações do mestrado por área científica
Na orientação das dissertações do mestrado tiveram envolvidos 31 orientadores.
29% são docentes da FADE.UP e 71% são professores convidados de outras
instituições, conforme apresentado na Figura 7. Pertencente à amostra de
doutoramento temos 3 professores orientadores, sendo 1 interno com 4
orientações e 2 externos com 1 orientação cada.
Figura 7 . Percentagem de orientadores internos e externos do mestrado
Apesar desta diferença numérica, a comissão de coordenação do mestrado em
Gestão Desportiva (4 docentes) assumiu mais de metade das orientações (55%),
como se pode verificar na Figura 8. Deste total, um professor orientou 31
alunos, representando 32%.
Figura 8 . Percentagem de orientações das dissertações
90% das orientações dos estrangeiros (Figura 9) foram realizadas por
professores pertencentes à comissão coordenadora e 78% destas referem-se a
apenas um dos professores.
Figura 9 . Percentagem das orientações de dissertações de estrangeiros
51% dos Portugueses que concluíram o mestrado tiveram a orientação dos
professores coordenadores do mestrado em Gestão Desportiva (Figura 10). A outra
parte foi orientada por diversos professores, tanto internos como externos.
Figura 10 . Percentagem das orientações de dissertações de Portugueses
Na Figura 11 a seguir é possível verificar que a área de Desenvolvimento
Organizacional apresentou 17 orientações realizadas por professores internos e
apenas 1 externo. Mas, a área onde se realizaram mais dissertações, Planeamento
e Estratégia, 16 alunos receberam orientação de professores internos e 10
externos. Apenas na área de Marketing/Patrocínio houve mais orientações de
professores externos do que internos.
Figura 11 . Relação da quantidade de orientadores internos e externos das
dissertações por área de investigação
A distribuição das dissertações apresentadas pelas diversas áreas científicas
não é regular ao longo dos anos. Aparecem sim, picos de interesse relativamente
a cada área nos diversos cursos. Inicialmente vamos fazer a abordagem das áreas
numa lógica global e somente depois analisaremos os diversos picos de
interesse.
A área científica que apresentou maior percentagem de estudos no mestrado foi a
de Planeamento e Estratégia, com 27% conforme identificado na Figura 12, sendo
a única área que esteve presente ao longo dos 8 cursos (Figura 13). Esta área
recebeu mais atenção dos alunos que concluíram durante os dois primeiros anos
de curso em Gestão Desportiva, com 6 alunos em cada ano. No 8º curso teve a
maior procura quando comparada com as outras áreas, correspondendo a 4 alunos.
Figura 12 . Percentagem das dissertações por área científica
Figura 13 . Quantidade de dissertações por área científica ao longo dos cursos
A área de Desenvolvimento Organizacional foi a segunda mais investigada nos 8
cursos, correspondendo a 19% (Figura 12). Esta área obteve maior número de
alunos no 7º curso, seguida neste caso pela área da Qualidade, com 5 alunos.
A área de Gestão de Recursos Humanos obteve no 3º curso a sua maior procura com
cerca de 40% dos alunos.
Relativamente às teses de doutoramento, as áreas em que elas foram englobadas
são as de Desenvolvimento Organizacional e Direito do Desporto correspondendo
exatamente 50% a cada uma delas.
Quanto ao processo metodológico destacamos que de entre as abordagens mais
utilizadas pelos alunos surgem as Quantitativas, com 58% das dissertações
(Figura 14). Esta abordagem foi a mais trabalhada nos 6 primeiros anos do
curso.
Figura 14 . Relação das abordagens metodológicas nas dissertações de mestrado
ao longo dos cursos
A abordagem Qualitativa teve um pico de concentração a partir do 7º mestrado
mantendo-se superior às outras abordagens nos 2 últimos anos. As dissertações
que foram defendidas contendo a abordagem Qualitativa e Quantitativa ao mesmo
tempo seguiu uma tendência mais ou menos constante ao longo dos 8 mestrados
(Figura 14). Nas teses de doutoramento verificou-se 50 % de utilização da
metodologia qualitativa.
Dos dados recolhidos do mestrado podemos perceber que o estudo exploratório foi
a técnica que se destacou na amostra, tendo aparecido muitas vezes associada a
análise documental e análise descritiva. Nas 6 teses de doutoramento foi
utilizada a técnica de estudo exploratório, de forma combinada ou isolada
(Figura 15).
Figura 15 . Relação das técnicas de análise e estudo nas dissertações de
mestrado ao longo dos cursos
A análise descritiva, isoladamente, foi apenas utilizada em 2 dissertações,
contudo, foi utilizada em simultâneo com o estudo exploratório, em mais dois
trabalhos (Figura 15). A análise documental representou apenas 6% da amostra.
Quanto aos instrumentos de recolha de dados utilizados nas dissertações de
mestrado verificamos que a operação mista representou 35%. Enquanto o
questionário, após uma estabilidade durante os 7 primeiros anos do mestrado,
sofreu um queda brusca no 8º (Figura 16), a entrevista, que não apareceu no 4º
e 5º anos consecutivos, teve um crescimento no 7º e manteve-se no último ano de
análise.
Figura 16 . Relação dos instrumentos de recolha de dados nas dissertações de
mestrado ao longo dos cursos
Relativamente às palavras-chave seleccionadas pelos autores das dissertações
nota-se uma clara prevalência das designações da Qualidade, Organização/
Estrutura e Desporto num primeiro grupo com mais de 20 citações, e depois um
segundo grupo onde se evidenciam ainda as designações das Autarquias, Gestão,
Formação, Actividade Física e Piscinas, todas elas com mais de 10 citações,
conforme distribuição apresentada na Figura 17. A partir daqui forma-se um
grupo de 16 designações, mas com muito menor representatividade, abaixo de 10
citações.
Figura 17 . Relação do número de citações das palavras-chave nas dissertações
de mestrado
As palavras-chave citadas pelos alunos do doutoramento foram diversas e as
mesmas se apresentaram uma única vez, com excepção da palavra Desporto que
apareceu 2 vezes. São elas: Desporto, Parceria, Impactos, Estratégias, Extensão
Universitária, Escola, Clube, Autarquia, Lazer, Tempo Livre, Direito do
Desporto, Desporto Profissional, Clubes e Sociedades Desportivas, Ligas
Profissionais, Competição Desportiva Profissional e Praticante desportivo.
CONCLUSÕES
Após este estudo podemos concluir que:
- Ainda prevalece o sexo masculino na investigação em Gestão Desportiva, mas
sente-se uma clara evolução da participação da mulher.
- Apesar de participarem alunos de diversos países nestes programas de mestrado
e doutoramento prevalecem maioritariamente os portugueses.
- O tempo de realização das teses e dissertações está dentro do previsto na
legislação, havendo pequenas excepções.
- O maior número de orientações esteve a cargo dos membros da comissão
coordenadora, assim como em termos globais prevaleceram os orientadores
internos, havendo, no entanto um importante grupo de orientadores externos
constituído por doutores e especialistas.
- As teses de doutoramento apenas foram agrupadas em duas áreas científicas,
enquanto as dissertações de mestrado estão distribuídas pelas nove áreas
científicas previamente formuladas. A área mais estudada foi a do Planeamento e
Estratégia nas dissertações, enquanto no doutoramento a divisão foi equitativa
entre Desenvolvimento Organizacional e Direito do Desporto.
- Em termos metodológicos sentiu-se ao longo dos anos alguma evolução
principalmente relacionada com o aumento dos estudos qualitativos e a
diminuição dos quantitativos e o recurso preferencial à utilização dos
questionários e entrevistas como ferramentas metodológicas.
- Por fim, as três palavras-chave mais referenciadas correspondem à Qualidade,
Organização/Estrutura e Desporto. Apenas a palavra Qualidade extravasa as
expectativas iniciais, o que certamente corresponderá no futuro a uma das
principais linhas de investigação na área da Gestão Desportiva.