Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

EuPTCVHe1646-69182013000300001

EuPTCVHe1646-69182013000300001

variedadeEu
ano2013
fonteScielo

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Página dos editores Página dos editores Jorge Penedo Editor Chefe da Revista Portuguesa de Cirurgia

Correspondência

Mais um número da Revista Portuguesa de Cirurgia a ser publicado.

Publicamos um artigo original sobre o papel da cirurgia no tratamento da úlcera gastroduodenal. Este é inequivocamente um dos sectores onde a actuação da cirurgia mais mudou nos últimos anos e onde a colaboração com a gastrenterologia é cada vez mais constante e relevante.

No que se refere aos temas de revisão publicamos um artigo sobre fracturas pélvicas. Um tema especialmente pertinente para todos os que fazem urgência de trauma e bem conhecem a complexidade deste tipo de fracturas e a dificuldade na sua abordagem. Publicamos igualmente um artigo sobre marcadores tumorais, um tema sempre actual para os cirurgiões.

No sector dos casos clínicos publicamos o caso de uma hérnia de Amyand, uma patologia rara e para a qual é necessário estarmos atentos.

Na opinião um interessantíssimo artigo de um dos nossos Editores Eméritos. De alguém que fez uma carreira completa e que agora entende deixar um testemunho sobre temas muito actuais.

Publicamos, ao abrigo de um acordo de cooperação com o Journal de Coelio- chirurgie uma belíssima revisão sobre a técnica laparoscópica de bem fazer uma gastrectomia.

Terminamos com um facsmile de um artigo de Alberto Ribeiro, cirurgião do Hospital de Santos António e que publicou um artigo na Gazeta dos Hospitais do Porto sobre acidentes cirúrgicos. Um tema actual que 100 anos interessava os cirurgiões portugueses.

Recebemos com agrado uma carta ao editor de um nosso colega da região centro e que escreve sobre um tema que tem muito a ver com a evolução da cirurgia geral.

Esta é uma breve síntese do conteúdo do número de Setembro da nossa revista.

Existem no entanto um conjunto de notas que gostaria de partilhar com todos os colegas.

O nosso processo de indexação tem avançado imenso nos últimos meses. Durante o mês de Outubro teremos encerrado o processo de admissão ao sistema Scielo e nele passarão estar disponíveis todos os artigos publicados desde a nossa aceitação. Este foi um dos grandes objectivos estabelecidos pela revista e em especial pelo seu primeiro Editor Chefe, o Dr. José Manuel Schiapa, e que é agora é possível assumir em pleno.

Tambêm durante o mês de Outubro pensamos ter terminado o processo de admissão através do Open Journal System o que constituirá um importante avanço na divulgação do que se escreve em Portugal e no que os cirurgiões portugueses comunicam. Podemos anunciar que tudo faremos para fazer com que todas as comunicações do Congresso Nacional tenham divulgação através do OJS. Tal como anteriormente referimos que estar atento ao Site da Sociedade porque irão ocorrer muito em breve alterações nas normas de publicação que importa acompanhar.

Podemos também anunciar que nos candidatamos à Web of Knowledge num processo que poderá demorar perto de um ano e que nos permitirá aceder também ao Scielo Citation Index e ao Thompson Citation. Este é um caminho que depende muito da nossa capacidade de publicação e implicará desde uma maior necessidade de artigos originais.

Aguardamos igualmente a decisão sobre a nossa aceitação no Index das Revistas Médicas e o Latindex.

De forma crescente a Revista Portuguesa de Cirurgia tem ganho um dimensão que nunca teve. Mas com esta dimensão também aumentou significativamente a nossa responsabilidade. As nossas exigências no que se refere à qualidade dos artigos irá aumentar bem como as que se refere a todo o processo de revisão.

Iniciamos tambêm um processo de convite a vários cirurgiões estrangeiros com vista a podermos contar com um leque de editores internacionais que mais prestigiará a nossa revista.

Estamos certos que a revista está crescer de forma sustentada e acompanhando o trajecto atual das revistas cientificas. Mas este é um caminho que depende em muito do trabalho dos nossos cirurgiões e da sua vontade de produzir artigos científicos e dos enviar para a nossa revista. Esta é a questão essencial para a continuação da revista.

Até ao próximo número.

Correspondência JORGE PENEDO e-mail: jrgpenedo@gmail.com


transferir texto