Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

EuPTHUAp1645-44642012000100001

EuPTHUAp1645-44642012000100001

variedadeEu
Country of publicationPT
colégioHumanities
Great areaApplied Social Sciences
ISSN1645-4464
ano2012
Issue0001
Article number00001

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Editorial

Esta edição abre o ano do décimo aniversário da publicação da Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão alicerçada numa parceria entre instituições de ensino em língua portuguesa da doutrina e da prática do management adaptado às condições específicas dos dois lados do Atlântico.

O papel desta revista tem sido a publicação em português de investigação científica e contribuições relevantes em administração e gestão privada e pública oriundas da academia e também de «práticos».

Nesta primeira edição de 2012 damos destaque a uma análise das motivações e da estratégia de internacionalização dos principais bancos brasileiros no atual contexto de globalização após a grande crise financeira de 2008. Os autores realizam uma avaliação do grau de internacionalização dos principais bancos e avaliam as estratégias de entrada nos países alvo dessa projeção externa da banca brasileira.

O Ensino Superior e o consumo são duas outras áreas abordadas nesta edição com contribuições originais. São aplicados modelos de avaliação do desempenho organizacional em instituições de ensino da mais importante região metropolitana do Brasil e é avaliada a prestação de contas à sociedade do ensino superior filantrópico brasileiro, através de um índice de disclosure.

Por outro lado, o comportamento dos consumidores que procuram uma vida menos consumista é estudado através da netnografia e publicam-se os resultados de uma análise das emoções em episódios de reclamação com base numa pesquisa junto de trezentos consumidores. Os consumidores à procura de uma «vida simples» são um novo segmento do mercado que merece atenção e a gestão das reclamações continua a ser um ponto fraco da administração de empresas.

Luís Reto «Esta edição abre o ano do décimo aniversário da publicação da Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão alicerçada numa parceria entre instituições do ensino em língua portuguesa da doutrina e da prática do management.»

Bianor Cavalcanti «Nesta primeira edição de 2012 damos destaque a uma análise das motivações e da estratégia de internacionalização dos principais bancos brasileiros no atual contexto de globalização.»


transferir texto