Under Sacred Ground: A History of Navajo Oil, 1922-1982
Chamberlain, Kathleen P., Under Sacred Ground: A History of Navajo Oil, 1922-
1982, Albuquerque, University of New Mexico Press, 2000.
O primeiro aspecto a salientar neste livro é o carácter enganador do título. De
facto, a sacralidade da terra não é de forma alguma o seu centro, mas apenas um
ponto referido de passagem nas primeiras páginas. Se é esse o tema que
exclusivamente interessa o leitor, será melhor procurá-lo noutras obras —
sabendo que com isso corre o risco de perder uma leitura que vale bem o tempo
nela gasto.
É, contudo, correcto o subtítulo, "Uma história do petróleo
Navajo", embora também pudéssemos dizer, de forma talvez mais exacta, que
o livro trata das relações de poder que envolveram e envolvem a exploração
petrolífera na reserva Navajo — ou, em termos mais gerais, das limitações e
abusos aos direitos indígenas sobre a terra.
Visto a partir desta perspectiva, o tema do livro é passível de interessar
quaisquer cientistas sociais que se confrontem com situações em que os direitos
e controle dos "indígenas " ou da "população local"
sobre a terra e o subsolo se vejam subordinados a interesses mais fortes —
sejam esses interesses os de grupos hegemónicos, os do "desenvolvimento
" ou os da "nação".
Este é, afinal, um problema muito mais disseminado e contemporâneo do que é
habitual supormos, não estando de todo restrito nem a contextos coloniais,
"inter-raciais" ou de pós-conquista nem a situações em que a
sobrevivência, cultura ou estilo de vida das "populações locais"
sejam irrelevantes para os detentores do poder.
A título de exemplo, o governo moçambicano — formalmente, o proprietário último
de todo o território nacional — pretendia, há cerca de cinco anos, saber de
quanta terra necessitavam os camponeses para viver, por forma a concessionar a
"restante" a grandes empresas agrícolas, a fim de aumentar o PIB e
desenvolver o país. Recordando referências históricas locais, alguns cientistas
sociais moçambicanos temiam o surgimento de entidades com uma autonomia
semelhante à das companhias majestáticas durante parte do período colonial; a
um estrangeiro, contudo, esses planos governamentais traziam mais à memória as
reservas ameríndias.
A legitimação desses planos não se baseava, neste caso, na vitória e conquista
em guerras absurdamente antigas e imorais, num auto-atribuído direito enquanto
"raça" dominante, numa suposta missão civilizadora ou mesmo na
protecção do status quo, mas antes no "desenvolvimento" e no
"interesse nacional" — que implicitamente incluíam os próprios
camponeses. O abuso sobre direitos e posse de terra consuetudinários e não
capitalistas tão-pouco seria sequer efectuado contra pessoas concebidas como
"o outro", mas exactamente contra as pessoas que justificam a
existência e independência do país. Não obstante, o resultado teria sido a
deslocação e confinamento dos "indígenas" (independentemente da sua
opinião, desejo e crenças) com base em objectivos "mais altos" e no
pressuposto de que os camponeses seriam incapazes de usar a terra "da
melhor forma", ou talvez até de entender quão mais altos eram esses
objectivos.
No livro de Chamberlain encontramos, assim, a história de um — entre muitos —
contexto específico em que o abuso, manipulação e ambiguidade dos direitos
indígenas sobre a terra resultaram na imposição dos interesses económicos de
empresas e grupos sociais hegemónicos, em retribuições injustas e na sua
ruptura social, sem que reais alternativas acabassem por emergir.
Contudo, se a autora lida com um contexto específico de um fenómeno mais
alargado, esse contexto é também particularmente eloquente e arquetípico — na
medida em que as reservas norte-americanas são, ao mesmo tempo, instituições
relativamente antigas e um modelo conceptual e na medida em que o enjeu é, no
caso navajo, um signo de modernidade, como o petróleo, e não apenas um qualquer
produto subterrâneo valioso. As ocasiões para reflectir e especular acerca de
analogias com outros contextos surgem, assim, com bastante frequência durante a
leitura do livro.
Gostaria, contudo, de sublinhar fortemente o uso anterior da palavra
"história", porque é esse o contexto disciplinar do livro e da
démarche que segue e porque é como um livro de história (e não de antropologia,
por exemplo) que ele deverá ser entendido e lido.
O texto é, de facto, bastante descritivo e essencialmente baseado em fontes
escritas, tanto bibliográficas quanto primárias, correspondendo as últimas
sobretudo às actas das instituições tribais criadas pelo Bureau of Indian
Affaires (BIA). A este nível, a pesquisa aparenta ter sido muito completa e o
seu resultado é bastante impressionante.
Kathleen Chamberlain consegue fornecer-nos uma descrição muito detalhada dos
acontecimentos, intimamente combinada com a análise dos interesses e objectivos
envolvidos e com as estratégias e idiossincrasias individuais — tanto no
concernente aos líderes navajo quanto às autoridades governativas e do BIA.
Aquilo a que temos acesso é então uma apresentação geralmente harmoniosa do que
aconteceu, dos objectivos que lhe presidiram e dos papéis desempenhados pelas
pessoas envolvidas.
Uma das virtudes do livro será exactamente a bem conseguida interacção entre
estes três aspectos, a par da vasta informação que nos é fornecida num estilo
quase sempre ligeiro, agradável e fácil de ler — o que certamente constituirá
um particular motivo de agrado para a maior parte dos leitores que não tenham o
inglês por língua materna.
Em resultado disso, tornam-se claros para o leitor:
— Os constrangimentos económicos e ideológicos que conduziram (pelo menos
quanto à década de 1920 e durante a crise energética da década de 1970) a
concessões de exploração petrolífera quase compulsórias;
— As pressões e manipulações políticas destinadas a garantir a aprovação dessas
concessões, incluindo a criação de sistemas representativos navajo, quando nem
sequer assembleias tribais alguma vez haviam existido antes;
— A ambiguidade do quadro legal, que chegou a permitir, entre outros casos, que
as autoridades jogassem com o receio de que a reserva pudesse ser retirada aos
seus habitantes se estes não se comportassem como "índios bons";
— A interacção entre interesses externos e a oposição interna entre
"tradicionalistas" e "progressistas " — ou, seria
talvez mais correcto dizê-lo, "pró- -integracionistas";
— A desigualdade de royalties e rendimentos pagos dentro e fora da reserva
Navajo;
— Algumas das tensões internas e rupturas sociais decorrentes da exploração
petrolífera e da utilização de royalties.
Contudo, se esta é uma leitura pertinente e enriquecedora para quem se
interesse por processos envolvendo os direitos e acesso à terra de
"indígenas " e "populações locais", algumas outras
características do livro são pelo menos controversas quando o encaramos de uma
perspectiva antropológica ou sociológica.
Algumas dessas características parecem decorrer da importância central que foi
atribuída às fontes escritas. Suspeito ser essa a razão para a sistemática
ausência dos valores, opiniões e acções dos navajo "comuns"— que,
conforme a autora implicitamente demonstra, constitui uma efectiva lacuna, e
não apenas uma questão de preferência pessoal.
De facto, Chamberlain refere diversas vezes que o conselho tribal apenas
representava uma pequena e específica minoria, enquanto uma parte maciça da
população navajo não partilhava as suas opiniões e decisões, nem sequer
mantinha contactos com ele. Pelo que lemos no livro, isto parece lógico e
bastante credível; mas, ao chegarmos à última página, continuamos sem saber
quase nada acerca das posições e actos dessas pessoas, sem que pareça plausível
que elas se tenham limitado a estar, durante décadas, passivas e queixando-se
entre si. Ao compararmos o pouco que deles sabemos com o que ficámos a saber
acerca dos líderes navajo e dos políticos e funcionários estadunidenses, o
fosso revela-se enorme e não conseguimos evitar a sensação de que alguma coisa
importante se perdeu e de que esta pesquisa se centrou bastante mais nas elites
económicas e políticas do que aquilo que desejaríamos.
Talvez decorra igualmente desta opção um outro aspecto desconfortável no livro.
Os "tradicionalistas" antiprospecção desaparecem das suas páginas
logo que, cronologicamente, se vêem afastados das novas instituições
representativas navajo criadas pelo BIA. A partir desse momento, as
discordâncias internas parecem nunca se centrar na continuidade das concessões
petrolíferas, mas apenas no valor e tipo de utilização dos rendimentos por elas
originados — o que é, contudo, uma questão importante, dado concentrar em si o
confronto entre estratégias de integração e de auto-suficiência. É provável que
tal fosse o caso apenas ao nível do conselho tribal; mas os dados apresentados
pela autora sugerem que já nos primeiros e mais alargados debates, no início da
década de 1920, as oposições à exploração petrolífera tiveram muito mais a ver
com a vinda de estranhos e a possibilidade de futuras expoliações de terrenos
do que com violações à terra-mãe ou com o valor sagrado e cosmogónico do solo
da reserva.
Neste contexto, é bastante surpreendente a importância atribuída a estas
últimas questões no capítulo de abertura do livro e, especialmente, o discurso
do "bom selvagem" que é nele utilizado. Restar-nos-á, neste caso,
tolerar um deslize compreensível em autores de áreas disciplinares em que o
evitamento deste tipo de retórica não se tornou uma obrigação profissional
"instintiva", acrescentando que, se esse tipo de discurso é
passível de irritar um leitor familiarizado com a antropologia, não põe em
causa os méritos mais importantes da obra.
Finalmente, suponho que muitos leitores prefeririam que, sem limitar a vasta
informação que nos fornece, o livro fosse menos descritivo. Por vezes, de
facto, os acontecimentos parecem pedir uma análise mais aprofundada; outras
vezes, dados que apenas são referidos de passagem podem deixar a impressão de
um filão inexplorado.
Por exemplo, quando nos é dito que "there is no indication that Navajos
met as a tribe prior to 1923" (p. 14), podemos legitimamente deduzir — e
outros dados corroboram essa ideia — que a agora chamada nação navajo nunca
realmente existiu enquanto unidade política até o BIA ter tido necessidade de a
reunir como tal, por forma a recolher o seu assentimento à realização de
concessões petrolíferas. Se nos lembrarmos de vários contextos coloniais e pós-
-coloniais possíveis, podemos sentir- -nos levados a pensar neste facto em
termos comparativos; mas podemos igualmente sentir que, por si só, este assunto
mereceria um livro, ou pelo menos o seu próprio capítulo.
Contudo, este não é o objectivo ou a perspectiva do livro de Kathleen
Chamberlain, nem pretende sê-lo. Sobretudo, podemos francamente dizer que
ocasionais frustrações do leitor, originadas por casos como este, se verão, sem
dúvida, compensadas pelas novas questões que o livro e a sua impressionante
panóplia de dados lhe permitirão levantar.
Paulo Granjo