Projectos de investigação
Projectos de investigação
Software Educativo Multimédia: Estrutura, Interface e Aprendizagem
Responsável: Ana Amélia Amorim Carvalho
Departamento de Currículo e Tecnologia Educativa, Instituto de Educação e
Psicologia, Universidade do Minho
Equipa
Alexandra Paz; Ana Amélia Amorim Carvalho; Ana Maria Bastos; Luís Pereira; Rui
Walter Afonso; Maria João Passos
Objectivos
— Criar um guião para proceder à descrição e análise de software educativo
multimédia
— Analisar software educativo multimédia
— Analisar as reacções dos alunos e aprendizagem alcançada através de software
educativo multimédia
Enquadramento
O software educativo multimédia ao conjugar uma interface agradável e
interactiva, fácil de navegar, com ajudas para executar as actividades e
feedback imediato está a proporcionar ao utilizador um ambiente de aprendizagem
estimulante e proporcionador de autonomia na aprendizagem. No entanto, e apesar
dos aspectos positivos que geralmente este software tem, constata-se que são,
ainda, pouco utilizados em contexto educativo. Conscientes deste aspecto, têm
sido levadas a cabo iniciativas para colmatar essa lacuna no nosso país. De
entre elas, destacamos a do projecto PEDACTICE e a nossa própria investigação —
numa primeira fase patrocinada pelo Sistema de Incentivos à Qualidade da
Educação, Medida 2, do Instituto de Inovação Educacional.
Cronologicamente situado entre o projecto europeu PEDACTICE e o Sistema de
Avaliação, Certificação e Apoio à Utilização de Software para a Educação e
Formação (SACAUSEF), do Ministério da Educação, este projecto partilha o
pressuposto sobre a necessidade de dar formação a professores e educadores.
Especificamente, este projecto centra-se em questões que se prendem com a
facilidade de navegação e orientação no software, a consistência da interface,
a articulação dos formatos utilizados, a pertinência da ajuda e o seu
contributo para o sujeito explorar autonomamente o software ou realizar as
actividades propostas, reacções dos sujeitos ao feedback e à ajuda e
aprendizagem alcançada. Neste âmbito, foi desenvolvido um guião que pudesse
auxiliar na descrição e análise do software educativo multimédia e procedeu-se
à análise de vários softwares educativos multimédia, alguns dos quais
explorados por alunos para se verificar das suas reacções de orientação,
satisfação e aprendizagem.
Tarefas realizadas
1. Concepção de um guião de análise de software educativo multimédia
2. Análise de software educativo multimédia
a) Análise da integração dos formatos;
b) Adequação dos conteúdos de ciências naturais à faixa etária.
3. Observação e análise das reacções dos alunos ao software educativo
multimédia
a) Aprendizagem alcançada no aperfeiçoamento da leitura e da escrita;
b) As actividades preferidas de crianças dos 3 aos 5 anos.
Textos produzidos
No âmbito do Mestrado em Educação da Universidade do Minho foram produzidas
várias dissertações:
AFONSO, Rui Walter (2004). A integração de múltiplos formatos no software
educativo multimédia (área de especialização de Tecnologia Educativa);
BASTOS, Ana Maria (2003). Utilização de Software Educativo Multimédia na
Superação de Dificuldades de Leitura e Escrita de Palavras no 1º ciclo do
Ensino Básico (área de especialização de Tecnologia Educativa);
PAZ, Alexandra (2004). Software Educativo Multimédia no Jardim de Infância –
actividades preferidas pelas crianças dos 3 aos 5 anos (área de especialização
de Tecnologia Educativa);
PASSOS, Maria João (2006). Análise de Software Educativo Multimédia de Ciências
da Natureza: um estudo sobre a Morfofisiologia dos Sistemas Humanos (área de
especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino das Ciências).
Foram ainda apresentadas comunicações em congressos, publicados diversos
artigos em revistas e apresentados relatórios de investigação:
AFONSO, Rui W. & CARVALHO, A. Amélia (2005). Melhorar a Qualidade do
Software Educativo Multimédia: contributos de um estudo. In B. Silva & L.
Almeida (Coords.), Actas do VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia.
Braga: CIED, pp. 2473-2488.
AFONSO, Rui W. & CARVALHO, A. Amélia (2005). Estudo sobre a apresentação
multiformato da informação no software educativo multimédia. In P. Dias &
C. Varela de Freitas (Eds.), Desafios’2005/ Challenges’2005. Braga: Centro de
Competência Nónio Século XXI, Universidade do Minho, pp. 683-703.
BASTOS, Ana M. & CARVALHO, A. Amélia Amorim (2002). A Utilização de
Software Educativo Multimédia na Superação de Dificuldades de Leitura e Escrita
de Palavras, no 1º Ciclo do Ensino Básico. In V Colóquio sobre Questões
Curriculares: Currículo e Produção de Identidades. Braga: CIEd, pp. 1464-1475.
CARVALHO, A. Amélia (2005). Como olhar criticamente o software educativo
multimedia. Cadernos SACAUSEF – Sistema de Avaliação, Certificação e Apoio à
Utilização de Software para a Educação e a Formação; Utilização e Avaliação de
Software Educativo, Número 1, Ministério da Educação, pp. 69-82, pp. 85-86.
CARVALHO, A. Amélia; BASTOS, Ana M. & PAZ, Alexandra, Orgs. (2004). Os
multimédia na aprendizagem: da análise do software educativo às reacções dos
utilizadores. Relatório científico. Instituto de Educação e Psicologia,
Universidade do Minho.
PEREIRA, Luís & CARVALHO, A. Amélia (2005). Videojogos: potencialidades
comunicativas e de desenvolvimento da consciência crítica. In A. Fidalgo; F.
Ramos; J. P. Oliveira & O. Mealha (Orgs.), Livro de Actas do 4º Congresso
da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM) – Repensar os
Media: Novos Contextos de Comunicação e da Informação. Aveiro: Universidade de
Aveiro, pp. 478-487.
PEREIRA, Luís & CARVALHO, A. Amélia (2006). Exploração do jogo Roma: guerra
total em contexto educativo. In V. S. Pereira & A. L. Curado (Orgs.), A
Antiguidade Clássica e nós. Herança e identidade cultural. Braga: Centro de
Estudos Humanísticos, Universidade do Minho, pp. 559-566.
Balanço
No âmbito do projecto foram analisados mais de 60 softwares educativos
multimédia destinados desde crianças de três anos até jovens adultos, para o
que o guião de análise desenvolvido se revelou útil. O trabalho permitiu
constatar que muito do software é lacunar no que respeita a informação básica a
surgir na caixa, como ano de edição e objectivos. Verificou-se que, geralmente,
surge indicado a área temática, os destinatários, a editora e os requisitos do
sistema.
Os utilizadores, particularmente as crianças gostam de ter ajuda acessível,
activando-a sempre que necessário. Apreciam muito o feedback e gostam
particularmente de actividades que sejam pontuadas. De uma forma geral, os
utilizadores navegavam sem problemas.
O convite para a participação no seminário Avaliação de Software Educativo
Multimédia, organizado pelo Ministério de Educação, na Torre do Tombo, em
Lisboa, no dia 21 de Dezembro de 2004 constituiu, sem dúvida, indicador da
relevância deste tipo de trabalhos.
POAW — Produção de Objectos de Aprendizagem para a Web
(Projecto co-financiado pelo POS_C Programa Operacional Sociedade do
Conhecimento, Nº de Origem: 727 / 4.2 / C / REG.)
Responsável: Lia Raquel Moreira Oliveira
Departamento de Currículo e Tecnologia Educativa, Instituto de Educação e
Psicologia, Universidade do Minho
Equipa
Ana Amélia Amorim Carvalho; Leonel Santos; Luis Amaral
Objectivos
O projecto POAW baseia-se numa utilização avançada das TIC e tem como principal
objectivo criar uma série de conteúdos educativos, em formato learning object
(objecto de aprendizagem — OA), a disponibilizar na Internet, em repositório de
acesso livre, semelhante ao RepositoriUM, da responsabilidade dos Serviços de
Documentação da Universidade do Minho.
Mais especificamente, são objectivos do projecto POAW (Novembro 2006 – Dezembro
2007): a) criar conteúdos educativos para servir públicos de vários níveis de
ensino (do 1º Ciclo do Ensino Básico ao Ensino Superior, alunos e professores)
e acessíveis ao cidadão para uso autodidacta; b) criar conteúdos educativos
acessíveis pelos cidadãos com necessidades especiais; c) criar serviços de
informação adequados à utilização dos conteúdos produzidos; d) fomentar a
democratização do acesso ao conhecimento pela oferta destes conteúdos em regime
livre (na Internet); e) valorizar os recursos humanos da UM, particularmente os
seus docentes; f) fomentar as interacções institucionais internas à UM pela
colaboração com as várias escolas e pela utilização da plataforma de e-
Learning; g) permitir a aproximação e a construção de cooperação com as nações
de expressão em Língua Portuguesa; g) estabelecer parcerias com instituições de
ensino e/ou empresas interessadas na produção deste tipo de conteúdos; i)
implementar as bases de uma estrutura sólida de produção de conteúdos
educativos em formato objecto de aprendizagem que promova a universidade e o
país permitindo que seja desenvolvida investigação científica avançada, capaz
de captar o interesse de estudantes e investigadores da União Europeia e de
países terceiros.
Enquadramento e tarefas já realizadas:
Os conteúdos a produzir abordarão temáticas diversificadas que,
independentemente do destinatário, passarão a estar acessíveis a todos os
cidadãos tanto para um uso autodidacta como para um uso enquadrado em acções de
formação ou para um uso no sistema de ensino formal.
Os conteúdos que se pretende criar com o projecto POAW enquadram conhecimentos
estabilizados que terão, portanto, um ciclo de vida relativamente longo, não
implicando actualizações frequentes. Acresce que, pelo facto de serem
desenvolvidos em formato de objecto de aprendizagem, os metadados a inserir
incluem, entre múltiplos elementos pertinentes, a data de criação. A título
indicativo, estão a ser desenvolvidos conteúdos relativos a: cidadania global,
cidadania europeia, cidadania local, cooperação com os NELP, pedagogia e
didáctica, competências para a aprendizagem na Sociedade do Conhecimento,
investigação em Ciências da Educação e Psicologia; videografia e tabagismo.
Para este fim, está envolvido no projecto um vasto conjunto de colaboradores de
vários domínios científicos correspondentes a vários Departamentos e Escolas da
Universidade do Minho.
Entre as diferentes acções do projecto (que pressupõem uma metodologia de
design — análise e avaliação da situação; concepção e desenvolvimento;
implementação e avaliação), destacam-se as seguintes: 1) conceber e produzir
conteúdos de raíz, criando séries coerentes de objectos de aprendizagem,
agrupados em temas, numa estrutura modular; 2) adaptar e desenvolver conteúdos,
digitalizando conteúdos educativos já existentes e traduzindo alguns objectos
de aprendizagem para língua portuguesa, mediante estabelecimento de parcerias
com alguns organismos internacionais identificados; 3) colaborar no
desenvolvimento e implementação do Repositório de e-conteúdos do projecto
“Concepção de conteúdos para e-learning”, da responsabilidade da TecMinho/
Universidade do Minho.
As tarefas específicas inerentes a estas acções estão a ser cumpridas de acordo
com o calendário previsto, tendo os cinco primeiros meses do projecto sido
dedicados à recolha do conhecimento de base junto dos especialistas; à selecção
e adaptação da ferramenta a utilizar para a normalização dos objectos; à
colaboração com a TecMinho; à selecção e contratação dos colaboradores no
desenvolvimento dos conteúdos; ao estabelecimento dos contactos necessários à
constituição das parcerias; assim como à gestão global do projecto e sua
divulgação. Neste âmbito, foram já apresentados em congressos dois textos.
Textos produzidos
OLIVEIRA, Lia Raquel; CARVALHO, Ana Amélia; SANTOS, Leonel & AMARAL, Luis
(2007). Produção de conteúdos educativos para banda larga: apresentação do
Projecto POAW. Challenges 2007. Braga: Universidade do Minho;
OLIVEIRA, Lia Raquel; CARVALHO, Ana Amélia; SANTOS, Leonel; AMARAL, Luis
(2007). Production of Broadband Educational Content: presentation of the PLOW
Project. ELearn 2007. Quebéc: AACE.
Centro de Investigação em Educação
Instituto de Educação
Universidade do Minho - Campus de Gualtar
4710 Braga - Portugal
rpe@iep.uminho.pt