Seminário Changing Relationships between the State, Civil Society and the
Citizen: Implications for Adult Education and Adult Learning
Reuniões Científicas
Seminário Changing Relationships between the State, Civil Society and the
Citizen: Implications for Adult Education and Adult Learning
Realizou-se nos dias 14, 15 e 16 de Junho de 2007, na Universidade do Minho, o
Seminário Changing Relationships between the State, Civil Society and the
Citizen: Implications for Adult Education and Adult Learning, organizado pela
Unidade de Educação de Adultos e pela rede Adult Democratic Citizenship and
Adult Learning, da European Society for Research on the Education of Adults
(ESREA).
Este encontro, que reuniu investigadores portugueses e estrangeiros, teve como
objectivos (i) discutir os impactos na educação de adultos das tensões e
mutações na relação entre o Estado, a sociedade civil e os cidadãos; (ii)
analisar a (re)invenção e (re)criação de práticas em novos contextos de
educação de adultos; (iii) estudar as articulações entre as organizações da
sociedade civil (organizações privadas, não governamentais/sem fins lucrativos
ou privadas com fins lucrativos) e a educação de adultos; (iv) perspectivar a
relação entre os "velhos" e "novos" movimentos sociais e a
educação de adultos.
Ao longo de três dias, muito participados, com tempos dedicados à reflexão e
discussão pelos participantes, foram analisadas problemáticas diversas
relacionadas com: o papel do Estado na actualidade, com as transformações que
parece sugerir e com as redefinições que estas mudanças parecem traduzir no
campo da educação de adultos; as orientações e os impactos das políticas de
educaçãoo de adultos, quer se considere o espaço de intervenção privilegiado do
Estado-nação, assim como níveis mais elevados, como o das organizações
internacionais (a OCDE, a UNESCO, etc.) e supranacionais (em particular a Unio
Europeia) ou menos elevados, como as organizações que actuam localmente e os
próprios cidadãos; a natureza e as características da sociedade civil e do
mercado, sectores em transformação na relação que vão estabelecendo com o
próprio Estado; e os cidadãos, nos seus direitos e deveres enquanto educandos
e/ou aprendentes no contexto da globalização e dos novos desafios da Sociedade
da Informação, Conhecimento e Aprendizagem.
Foram também apresentadas e analisadas diversas experiências implementadas
localmente, assim como resultados de pesquisas que estão a ser desenvolvidas
por investigadores portugueses e estrangeiros sobre os discursos que sustentam
as políticas educativas, sobre as acções levadas a cabo, sobre as organizações
que promovem iniciativas de educação de adultos e sobre os adultos, no que
respeita às experiências que vivenciam enquanto educandos-formandos e o
significado das aprendizagens que decorrem dessas experiências. Com estas
intervenções foi editado em CD-Rom um volume de actas com o título Changing
Relationships between the State, the Civil Society and the Citizen:
Implications for adult education and adult learning. Proceedings of the 2007
Active Democratic Citizenship and Adult Learning Network Seminar.
Para além do seminário e do conteúdo das intervenções, quer nas sessões
plenárias quer nos momentos de apresentação de comunicações, este evento também
revelou o crescente interesse que as actividades da European Society for
Research on the Education of Adults (ESREA) e, em particular, da rede Active
Democratic Citizenship and Adult Learning apresentam para aqueles que se
interessam pela educação de adultos.
Paula Guimarães
Unidade de Educação de Adultos, Universidade do Minho
Centro de Investigação em Educação
Instituto de Educação
Universidade do Minho - Campus de Gualtar
4710 Braga - Portugal
rpe@iep.uminho.pt