Vidas Plurais: Estratégias de Integração de Imigrantes Africanos em Portugal
Fernando Luís Machado, Cristina Roldão, Alexandre Silva. Vidas Plurais:
Estratégias de Integração de Imigrantes Africa-nos em Portugal. Lisboa: Tinta-
da-China. 2011. 205 pp.
Ermelinda Liberato (Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), Centro de
Estudos Africanos - IUL, Portugal)
ermelinda.liberato@gmail.com
O mais recente trabalho de Fernando Luís Machado, Cristina Roldão e Alexandre
Silva, três sociólogos e investigadores do Centro de Investigação e Estudos de
Sociologia (CIES-IUL), tem como ponto central de investigação as estratégias de
integração de imigrantes laborais africanos em Portugal. Inserida no Programa
de Desenvolvimento Comunitário Urbano K'CIDADE e patrocinada pela Fundação
Calouste Gulbenkian e pela Fundação Aga Khan, a obra retrata as trajetórias de
vida de imigrantes laborais africanos que escolheram Portugal como país de
acolhimento. Os autores dão assim continuidade aos trabalhos que vêm
desenvolvendo ao longo dos últimos anos em torno das questões de integração de
imigrantes africanos, constituindo mais um contributo para o conhecimento não
só do passado que une Portugal a África, como também da África que nas últimas
décadas se tem unido a Portugal.
Vidas Plurais aborda o quotidiano dos imigrantes africanos laborais ou
económicos, os modos como eles lidam com as sociedades de acolhimento, os
modos como se ajustam a elas (p. 19). Trata-se de imigrantes laborais com
recursos limitados e pouca qualificação, sujeitos a empregos precários e
inconstantes, na sua maioria sem rendimento fixo e/ou descontos para a
segurança social, o que os leva a viver em bairros sociais, em habitações
sobrelotadas, em condições de carência e em muitos casos de pobreza. Apesar das
dificuldades, esses imigrantes traçam estratégias de integração na sociedade
portuguesa, que podem ser individuais, coletivas ou familiares consoante o
contexto económico e social. A presente obra trata dessas estratégias, dos
obstáculos encontrados, do panorama económico e social, bem como da unidade
familiar em todo esse processo.
Nas histórias relatadas pelos vinte entrevistados (de gerações diferentes e
percursos de vida complexos), vemos que o quotidiano da maioria dos imigrantes
laborais africanos a partir do momento que chegam a Portugal é pautado pela
precariedade e a informalidade: homem constrói, mulher limpa (p. 38). Deste
modo, vão fazendo o que aparece e consoante as suas necessidades de consumo,
isto é, agarram todas as oportunidades que surgem e adaptam-nas, sendo a
totalidade do rendimento gasto no sustento familiar, seja em Portugal, seja
enviando dinheiro para o país de origem. Os autores propõem então seis
estratégias que os imigrantes laborais africanos elaboram para se integrarem na
sociedade portuguesa, e definem, ao longo da obra, cada uma dessas estratégias.
São elas: empreendedorismo, trabalho manual qualificado, escolarização e
formação profissional, associativismo e mediação intercultural, gestão da
escassez e dependência.
O empreendedorismo, sendo uma estratégia minoritária, tem registado algum
crescimento nos últimos anos (p. 57) e desenrola-se, sobretudo, num espaço
transnacional (entre o país de origem e o país de acolhimento), como é o caso
do comércio de artesanato, da restauração (comida africana) ou do envio de
artigos para venda no país de origem (por exemplo viaturas que posteriormente
são colocadas no setor informal de transportes).
Sendo na sua maioria imigrantes laborais, a qualificação profissional pode
representar uma vantagem pois permite melhor integração profissional, logo,
maior rendimento. Profissões como estucadores, eletricistas, canalizadores ou
carpinteiros, mecânicos, cozinheiras, costureiras e cabeleireiras (p. 72)
proporcionam vínculos laborais formais (contrato de trabalho e descontos para a
segurança social) e duradouros, permitindo escapar assim ao desemprego ou à
informalidade, diferenciando-se estes imigrantes daqueles que vivem em regime
de gestão da escassez, ou seja, aqueles que estão confinados ao mercado de
trabalho informal, instável e com salários baixos (p. 113) como resultado da
falta de recursos (escolares, profissionais, económicos e de capital social).
Estas condições levam estes últimos a situações de dependência de apoios
institucionais, nomeadamente do Estado (rendimento social de inserção),
deixando-os mais vulneráveis a eventuais retrocessos do Estado social (p.
139) que os fariam depender essencialmente do apoio familiar.
Trata-se de situações que a segunda e, mais recentemente, a terceira geração
tentam ultrapassar, investindo na escolarização e formação profissional bem
como no associativismo e mediação intercultural. Estas duas estratégias têm
permitido aos entrevistados melhor inserção profissional, bem como condições de
trabalho mais favoráveis (salário fixo, descontos para a segurança social,
horário de trabalho). Por outro lado, registam igualmente menor número de
descendentes (filhos), o que permite melhores condições de vida. No geral, o
quadro de vida dos filhos dos imigrantes laborais africanos é melhor do que o
dos pais (p. 146), o que é proporcionado pela integração numa sociedade com
mais acesso à formação e à informação do que aquela do país de origem. Por
outro lado, as pessoas da segunda e terceira geração não passam pelo
constrangimento do não reconhecimento das suas habilitações, como acontece
muitas vezes com os imigrantes da primeira geração.
À medida que as situações vão surgindo, outras estratégias vão sendo elaboradas
e as presentes adaptadas à nova realidade, sendo também comum passar-se de uma
estratégia para outra.
Os autores chamam igualmente a atenção para o contexto atual que se vive em
Portugal. A crise económica terá com certeza impacto negativo nos imigrantes
laborais, pois as suas taxas de desemprego são superiores à média da população
ativa (p. 146). O risco do desemprego e a possibilidade da redução dos apoios
sociais podem levar a um aumento da precariedade laboral em que se encontram e
encaminhá-los cada vez mais para a informalidade, agravando assim as situações
de pobreza e exclusão social, dificultando ainda mais a sua integração social.
Nesse segmento recorre-se uma vez mais à família que, em situações como essa,
funciona como uma fonte de sociabilidade quotidiana que impede o isolamento e
o sentimento de solidão (p. 138).
Embora o mito do regresso ao país de origem esteja sempre presente, sobretudo
para a primeira geração, o facto é que na maioria dos casos tal não se verifica
e vão-se deixando ficar em Portugal. Para os mais novos, da segunda e terceira
geração, apesar da curiosidade em conhecerem as suas origens, não colocam essa
hipótese e elaboram as suas próprias estratégias para se manterem numa
sociedade que muitos não veem como totalmente sua. Talvez seja por isso que se
encontrem vidas plurais, na procura de um espaço numa sociedade que não lhes é
assim tão estranha, como é o caso da sociedade portuguesa.
Tratando-se de um trabalho feito por sociólogos e tendo sido utilizados
instrumentos teóricos e metodológicos próprios da sociologia (p. 14), os
autores utilizam uma linguagem simples e acessível a qualquer leitor, com ou
sem formação na área das ciências sociais. Por outro lado, as fotografias
apresentadas ao longo da obra tentam complementar a informação ao darem rosto
aos imigrantes e corpo aos lugares onde eles circulam (p. 14).
Uma das grandes contribuições da obra é levar-nos a pensar nas dificuldades que
estes imigrantes laborais enfrentam no acesso ao mercado de trabalho e na
inserção na sociedade portuguesa. A obra enriquece os estudos e investigações
sobre a presença de africanos em Portugal, abrindo novos caminhos e
demonstrando o quanto ainda pode ser feito neste campo no âmbito da
investigação em ciências sociais.