Escola, professores e cidadania. Concepções e práticas
Idalina de Jesus Serra Maçãs da Silva (2004).
Escola, professores e cidadania. Concepções e práticas
Orientação:
Prof. Doutor Óscar C. de Sousa
Neste trabalho pretende-se desocultar a problemática que envolve a construção
da cidadania e a forma como os professores, por via da escola, podem dar o seu
contributo. Conscientes da polissemia que o próprio conceito de cidadania
carrega, a autora direccionou o estudo para uma via pedagógica buscando
testemunhos diversos, não se fixando numa só via paradigmática.
Para a realização do trabalho empírico, foi seleccionado o grupo de professores
do Agrupamento de Escolas do concelho de Constância no sentido de os auscultar
através de um inquérito, relativamente à forma como concebem a construção da
cidadania e como desenvolvem as suas práticas de modo a promover o seu
exercício efectivo junto dos alunos. E porque o Projecto Educativo do
Agrupamento é um instrumento orientador por excelência, procedeu-se igualmente
à sua análise ainda que de forma breve, a fim de identificar as preocupações
manifestadas pelos seus protagonistas relativamente à formação de alunos
cidadãos.
Os resultados encontrados indicam que os docentes reconhecem a importância da
educação para a cidadania e assumem essa tarefa na sua acção educativa diária.
School, teachers and citizenship. Concept and action
This work aims to reveal the problem concerning the construction of citizenship
and the way teachers, through school, can give their contribute.
Conscious of the polysemy around the concept of citizenship itself, the study
was carried out following a pedagogical perspective, searching for different
opinions, rather than clinging to a single paradigmatic way.
For the realization of the empirical work, a group of teachers was selected
from the Group of Schools of the municipality of Constância with a view to
listening to them through an enquiry about the way they perceive the
construction of citizenship and how they develop their practices so as to
promote its effective application amongst students.
And because the Group's Educational Project is a seminal guiding instrument, it
was also analysed, though only superficially, in order to identify the concerns
expressed by its protagonists, concerning to the formation of students as
citizens. The result found shows that teachers recognize the significance of
the education for citizenship and undertake that task, in their daily
educational action.
Revista Lusófona de Educação
Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação (CeiEF)
Avenida do Campo Grande, nº 376
1749-024 Lisboa
revista.lusofona@gmail.com