Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

EuPTHUHu1645-72502005000100025

EuPTHUHu1645-72502005000100025

variedadeEu
Country of publicationPT
colégioHumanities
Great areaHuman Sciences
ISSN1645-7250
ano2005
Issue0001
Article number00025

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

A avaliação da aprendizagem em escolas públicas de ensino médio: um estudo sobre a cultura avaliativa dos professores

A análise do fenómeno da avaliação da aprendizagem escolar, com especial enfoque sobre a cultura avaliativa dos professores, nas escolas públicas de ensino médio, foi o alvo do presente trabalho de pesquisa. A proposta desse estudo originou-se de um interesse dual: num primeiro momento, desvendar possíveis causas de insucesso dos alunos na vida escolar, revelado por maus resultados avaliativos e, numa etapa conclusiva, contribuir com sugestões alternativas para o enriquecimento e melhoria qualitativa dos processos avaliativos e de seus resultados, lançando luz sobre a epistemologia do professor, que interfere diretamente na sua cultura avaliativa.

Em relação ao delineamento da investigação e à sua natureza metodológica, a opção foi pela pesquisa qualitativa, que utilizou como meios para a coleta de dados, o trabalho de campo, com questionário e entrevistas, precedido pelo estudo bibliográfico e documental. O universo de abrangência incidiu sobre quatro estabelecimentos públicos de ensino médio, da região central urbana do município de Campo Largo, Paraná (Brasil). Para amostragem, por acessibilidade, da população desse universo designou-se 20 % dos seus professores, que integraram a pesquisa, respondendo os instrumentos de inquirição propostos.

Como resultado obtido, por meio da coleta e análise dos dados revelou-se a presença nos professores, de uma cultura avaliativa híbrida, ou em transição, com raízes, às vezes muito fortes, com base no paradigma de educação tradicional e com ramificações matizadas pelo paradigma de educação progressista. Esse diagnóstico permitiu discernimentos sobre as prováveis origens de aspectos problemáticos, relacionados à avaliação, que estariam imbricados com o fracasso escolar. Conduziu também a algumas proposições de trabalho, mais contemporâneas, com potencial superador de anacronismos e deficiências.


transferir texto