Liderança pedagógica e Projeto Educativo. Um estudo de caso
Maria Zorzi (2004)
Liderança pedagógica e Projeto Educativo. Um estudo de caso
Orientação:
Prof.ª Doutora Zita Ana Lago Rodrigues
As aceleradas mudanças, provocadas pelo mundo contemporâneo, têm tornado
complexa e desafiadora a tarefa educativa. A escola, espaço privilegiado do
saber elaborado, terá que aprender a administrar as inovações, os conflitos e
os confrontos do mundo globalizado, garantindo a formação da pessoa em todas as
dimensões. Ciente disso, a pesquisa visa clarificar e aprofundar os impactos da
liderança pedagógica no Projeto Educativo e no processo de formação da
autonomia do aluno, e, como tornar as práticas de liderança, que dão
consistência a este projeto, cada vez mais eficientes e eficazes. Aborda,
fundamentando-se em teóricos, a questão da liderança pedagógica, do Projeto
Educativo e da ação educativa - da teoria à prática - formando para a
cidadania.
Trata-se de um estudo de caso, numa instituição que atende alunos de Educação
Básica - Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio - há quase nove
décadas. Entendeu-se como viável uma amostragem de 10 % de alunos (100 alunos)
e 10 % de professores (8 professores), sendo que, nas duas amostragens foram
contemplados alunos e professores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Os
procedimentos metodológicos perpassam do contato e da caracterização da
Instituição à definição da amostragem, construção e aplicação dos instrumentos,
levantamento, análise e interpretação de dados e considerações finais.
A constatação do comprometimento dos que fazem parte da Instituição pesquisada,
sejam eles professores, alunos e outros que compõem a comunidade educativa,
aliados ao dinamismo e à abertura da Direção da instituição, evidenciam que a
formação integral do aluno - autónomo e cidadão - gera satisfação,
envolvimento, crescente busca, integração de esforços, forjando o alcance de
objetivos e metas. Novos espaços são conquistados, ampliando o saber, o saber
fazer, o saber ser e o saber conviver; conseqüentemente, o fortalecimento da
pessoa autônoma e cidadã é manifesto no dia-a-dia, permitindo avanços que geram
transformação social e crescente qualidade de vida em todas as dimensões
(psicológica, espiritual, física e intelectual). Os resultados apontam para a
confirmação de que a liderança pedagógica, comprometida com a construção e
execução do Projeto Educativo da instituição, impulsiona a escola a deixar de
ser mera transmissora de conhecimentos (saberes), para tomar-se um verdadeiro
espaço do aprender a aprender, centrado no aluno, encaminhando-o ao efetivo
exercícioo da cidadania.
Pedagogical leadership and educational project: a study case
The accelerated changes brought about by the modern world, have made the
educational task challenging and complex. The school, a privileged ground of
elaborate knowledge, will have to learn how to handle the innovations,
conflicts and the clashing of a globalized world, guaranteeing the full
education of the student in all dimensions. Thus, the research aims at
clarifying and deepening the impacts of the pedagogical leadership in the
educational project and in the process of development of students' autonomy;
and, how to make the leadership exercise, which gives consistency to this
project, more and more efficient and effective. Based on theorists, it focuses
on the question of pedagogical leadership, the educational project and the
educational attitude, from theory to practice - preparing for citizenship.
It is a case study at an institution which has been receiving Basic Education
students - Infant Education, Primary School and High School - for almost nine
decades. A sampling of 10 % of the students (100 students) and 10% of the
teachers (8 teachers) was thought to be viable. In both samplings students and
teachers of Primary and High School were observed. The methodological
procedures go from the contact with and characterization of the institution to
the sampling definition, construction and application of instruments, survey,
data analysis and interpretation and final considerations.
The evidence of the commitment of those who are a part of the researched
institution, whether teachers, students, or others who make up the educational
community, together with the dynamism and openness from the head of he
institution, makes it evident that the whole education of the student -
autonomous and a citizen - generates satisfaction, commitment, ever-increasing
quest and combination of effort, leading to the achievement of objectives and
goals. New spaces are conquered, increasing knowledge, the know-how, the
knowledge of being and living together; therefore, the strengthening of the
autonomous person and citizen is visible in daily life, permitting advances
that generate social changes and growing quality of life in all its dimensions
(psychological, spiritual, physical and intellectual). The results point to the
confirmation that pedagogical leadership committed to the construction and
execution of the educational project by the educational institution makes the
school stop being a mere transmitter of knowledge, to become a true space to
learn how to learn, student-centered, leading the student to the effective
exercise of citizenship.
Revista Lusófona de Educação
Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação (CeiEF)
Avenida do Campo Grande, nº 376
1749-024 Lisboa
revista.lusofona@gmail.com