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EuPTHUHu1645-72502005000200020

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variedadeEu
Country of publicationPT
colégioHumanities
Great areaHuman Sciences
ISSN1645-7250
ano2005
Issue0002
Article number00020

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Políticas e práticas de inclusão na rede pública de ensino do Município de João Pessoa-PB Gisele Barros Soares (2005) Políticas e práticas de inclusão na rede pública de ensino do Município de João Pessoa-PB Orientação: Prof. Doutor Otávio Machado Lopes Mendonça O propósito de analisar os programas e práticas de inclusão escolar na rede pública de João Pessoa-PB é objecto desta Dissertação, em face da importância da educação inclusiva para a conquista de direitos, esforços e exercício da cidadania, tendo como terreno fértil a escola, e, em particular, a rede regular de ensino. A questão é abordada objetivando a interacção entre educação regular e educação especial. Trabalhos como os de Pessotti (1984), Jannuzzi (1985), Bueno (1991), Mazzotta (1996) trazem grandes contribuições para as pessoas com deficiências na história da sociedade brasileira. A partir da consideração desses aspectos, foram analisados os programas e práticas de educação inclusiva junto a escolas estaduais de João Pessoa, cujo percurso educacional inclui a experiência de portadores de necessidades especiais no ensino regular. Nesse sentido, pretende-se, com este estudo, redefinir-se o papel da Educação Inclusiva com a finalidade de se promover uma reflexão sobre o caráter paralelo que ela sempre apresentou em relação à educação regular. Procurou-se, no decorrer do estudo, tentar constatar até que ponto as escolas públicas de João Pessoa estão obedecendo às Diretrizes Nacionais para inclusão de alunos com necessidades especiais. O universo da pesquisa foi constituído por escolas da rede estadual de João Pessoa. Os sujeitos escolhidos de forma intencional foram representantes de instituições que prestam atendimento aos portadores de necessidades especiais, bem como técnicos e professores de duas escolas do Município de João Pessoa, que desenvolvem a proposta de educação inclusiva.

Dessa forma, a amostra selecionada representou um total de nove entrevistados.

A análise de documentos, relatórios, artigos, leis, resoluções, diretrizes, livros e entrevista semi-estruturada compuseram os instrumentos para a coleta de dados. Pretende-se que esta pesquisa contribua para a discussão do processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino. Preocupações com o nível de capacitação dos profissionais da educação regular e especial e a falta de investimentos nessa área são relevantes. No entanto, nem sempre tais inquietações levam à desejável implantação de programas educacionais inclusivos, que, muitas vezes, produzem mesmo o resultado contrário: o eterno argumento de que é preciso, primeiro, prover-se financiamento e/ou capacitação, para, então, se iniciarem as esforços pela inclusão, que acaba sendo usada para justificar e manter a situação de segregação. Os dados da pesquisa revelaram que os programas e práticas de Educação Inclusiva, implementados na rede publica estadual de ensino do Município de João Pessoa, estão longe do entendimento que se tem dessa problemática, uma vez que eles destacaram a contradição entre as leis e a prática profissional, o despreparo dos professores e, particularmente, o amadorismo dos profissionais que lidam cotidianamente com a educação inclusiva.


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