Sintomas de stress em professores das primeiras séries do Ensino Fundamental.
Um estudo exploratório
Maria das Graças Teles Martins (2005)
Sintomas de stress em professores das primeiras séries do Ensino Fundamental.
Um estudo exploratório
Orientação: Prof. Doutor Otávio Machado Lopes de Mendonça
Na sociedade atual, um dos temas que vem ocupando espaço para discussões, nas
diversas áreas do conhecimento, é o stress. Muitas vezes, as condições de
trabalho e as exigências impostas às pessoas, inclusive na profissão docente,
pelas mudanças da vida moderna, são geradoras de stress. Exercer a actividade
docente implica, para o professor, ter uma ocupação que exige certo grau de
habilidade, preparo e conhecimento atualizado, ao mesmo tempo que este
profissional necessita praticar ações que desenvolvam as habilidades
cognitivas, afetivas e sociais. Pretendeu-se conduzir as refIexões sabre o
stress do professor procurando responder a determinadas inquietações,
formulando o seguinte questionamento: Quais os sintomas de stress encontrados
em professores que trabalham com as primeiras séries do Ensino Fundamental? O
objetivo geral desta investigação foi analisar os sintomas de stress em
professores das primeiras séries do Ensino Fundamental, pertencentes a cinco
instituições públicas estaduais da Cidade de João Pessoa - Paraiba-Brasil. Para
contemplar o objetivo geral, procurou-se verificar os principais sintomas de
stress nos professores, identificando a fase do stress em que os mesmos se
encontravam. Procurou-se, ainda, avaliar a relação entre o tempo de serviço e a
presença de stress e a relação entre a jornada de trabalho e a presença de
stress. A metodologia utilizada, para a realização deste trabalho, foi de
caráter exploratório e descritivo com uma abordagem quantitativa dos dados
obtidos. A pesquisa caracterizouse num estudo de campo, fundamentada em um
instrumento denominado “Inventario de Sintomas de Stress Lipp - ISSL” da autora
Marilda Lipp (2000), versão para adultos. A coleta dos dados foi realizada
mediante a aplicação do ISSL a uma amostra de 76 professores, com idade entre
25 e 55 anos. Com base na análise realizada, os resultados revelaram que os
sintomas de stress estão presentes na maioria dos professores, prevalecendo o
mesmo na fase de resistência; nenhum deles apresenta stress na fase de alerta;
outra parte se encontra na fase de quase-exaustão; uma categoria menor
apresenta stress na fase de exaustão e um outro grupo apresenta-se sem stress.
Os sintomas predominantes são de natureza psicológica, apresentando-se como
mais significativos: irritabilidade excessiva, pensar constantemente em um só
assunto e sensibilidade emotiva excessiva. Na área física os sintomas mais
presentes foram: cansaço constante, sensação de desgaste físico constante e
problemas com a memória. Diante desta amostra de sujeitos pesquisados,
concluiuse que os dados apresentados sugerem uma ampliação do estudo, pois a
contribuição para conhecimento do processo de stress, na atividade dos
professores, proporcionará oportunidade a esses profissionais para que eles
despertem para a elaboração de programas de combate, controle e prevenção do
stress, resultando na conquista de uma vida mais saudável, o que pode ser
extensivo a outras áreas do conhecimento.
In current society, one of the issues that have been brought up to discussion,
in the vary fields of knowledge, is stress. Many times, working conditions and
demands imposed to people, including to teaching profession, by changes of
modern life, generate stress. Carrying out teaching involves the teacher within
an occupation that demands a certain level of skill, preparation and updated
knowledge, at the same time this professional needs to carry out actions that
develop cognitive, affectionate, and social skills. We had the intent to
conduce our reflections about the stress of teachers, aiming to answer our
inquietudes by formulating the following question: Which of the symptoms of
stress are found in teachers that work with the first grades of fundamental
education? The general objective of this investigation was to analyze the
symptoms of stress in teachers of the first grades of fundamental education of
five public state institutions of the city of João Pessoa – Paraíba-Brazil. To
accomplish the general objective, we tried to verify the main symptoms of
stress and also to identify which phase of stress the teachers were in. We
still tried to evaluate relations between presence of stress and time of work
and presence of stress and journey of work. The methodology that was used to
carry out this work was of exploratory and descriptive character, with a
quantitative approach of the data obtained. This survey had its fundamentals on
an instrument named “lnventário de Sintomas de Stress Lipp (Stress Symptoms
Inventory Lipp) – ISSL”, by the author Marilda Lipp (2000), version for adults.
The collection of data was done by applying the ISSL to a sample of 76 teachers
aging from 25 to 55 years old. According to the analysis, the results revealed
that the symptoms of stress were present in most of the teachers and that the
resistance phase of stress had prevailed. None of the teachers presented stress
in the alert phase; some of them were in the almost-exhaustion phase; a small
number presented stress in the exhaustion phase and another group did not
present stress. Predominant symptoms were psychological, among which the most
significant were: excessive irritability, constantly thinking in one single
subject and excessive emotional sensibility. On the physical matter, the most
common symptoms were: constant tiredness, constant feeling of physical
discharge and memory issues. We conclude that a broadening study about this
subject is needed whose contribution for the comprehension of stress process
due to teaching profession will provide an opportunity for those professionals
to wake up to the drawing of programs of combat, control and prevention of
stress, willing the acquisition of a healthier life, that can be extended to
other areas of knowledge.
Revista Lusófona de Educação
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