Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

EuPTHUHu1645-72502006000200014

EuPTHUHu1645-72502006000200014

variedadeEu
Country of publicationPT
colégioHumanities
Great areaHuman Sciences
ISSN1645-7250
ano2006
Issue0002
Article number00014

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Problemática da escolha de Curso do para o 10º ano de escolaridade e a inserção na vida activa Elsa Maria Ferreira Batista 2005

Problemática da escolha de Curso do para o 10º ano de escolaridade e a inserção na vida activa Orientação: Prof. Doutor Óscar de Sousa

Neste trabalho pretendemos desocultar a problemática que envolve a escolha de curso do ano para o 10° ano de escolaridade e a inserção na vida activa.

Para a realização do trabalho empírico, seleccionamos dois grupos de alunos, uns do ano e outros do 10° ano de escolaridade, ambos pertencentes a várias escolas do Distrito de Santarém no sentido de auscultar através de um inquérito, relativamente à forma como os alunos vivem estes momentos que podem ser decisivos para a sua vida futura.

0s resultados encontrados indicam, de uma forma muito clara, que estes alunos se deparam com um momento dificil da sua vida, pois é-lhes imposta a tomada de uma decisão, para a qual nem sempre estão preparados por razões de vária ordem, escolhendo cursos para os quais não têm vocação, tendo que mudar de curso ou até, mais grave, desmotivando e abandonando a escola para ingressar na vida activa, sem idade para entrar no mundo do trabalho e sem qualquer formação profissional para assumirem uma profissão digna, tornando a sua vida semelhante aos voos de uma borboleta, como diz Joaquim Azevedo, no seu livro com idêntico titulo.

In this work we want to make evident the problematic which involves the choice of course of studies from the 9th to the 10th grade and the integration into working life.

To develop the empirical work we chose two student groups, one attending the 9th grade and the other one the 10th in different schools in the district of Santarem-in order to find out through a survey the way the students live these moments, the way they feel when they're taking important decisions and making choices that will have a relevant importance for their future lives.The results of the survey show us clearlv that these students face a difficult time when they have to make this choice. This is a very hard decision and they aren't always well informed to do it for different reasons.They often chose the wrong course-which has nothing to do with student's real likes and interests and it makes exchange from one course to another and, even more seriously makes many lose all type of motivation and drop out of school to start working.

Being too young, under the legal age to start working, having no training and no professional qualification they can't get any good job opportunity.These students' lives will look like the flights of a butterfly, as it is referred by Joaqujm Azevedo.

Revista Lusófona de Educação Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação (CeiEF) Avenida do Campo Grande, 376 1749-024 Lisboa

revista.lusofona@gmail.com


transferir texto