Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

EuPTHUHu1645-72502007000100020

EuPTHUHu1645-72502007000100020

variedadeEu
Country of publicationPT
colégioHumanities
Great areaHuman Sciences
ISSN1645-7250
ano2007
Issue0001
Article number00020

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

O bom professor - Olhares de crianças do ciclo Elisabete Maria Pereira Freixo 2006

O bom professor - Olhares de crianças do ciclo Orientação- Prof. Doutor José B. Duarte

A relação professor/aluno é muito importante e a forma como o bom professor é visto é um desafio com o qual todos os professores se confrontam no dia a dia nas escolas portuguesas. O presente trabalho pretende, por meio de opiniões concretas, revelar o que os alunos sentem acerca do que é o bom professor.

Constituído por quatro capítulos (problemática, enquadramento teórico, metodologia e análise dos resultados), tem como principais objectivos, através das opiniões fornecidas nas composições dos alunos, reflectir sobre a melhoria da intervenção do professor e das suas atitudes num contexto pedagógico de sala de aula.

As conclusões deste trabalho tem em consideração várias dimensões que por sua vez, tiveram diversos indicadores. Na categoria Bom professor, ser humano, expor bem, organizar as actividades e usar a autoridade são as dimensões que nos aparecem em primeiro lugar, seguidas de promove momentos lúdicos, ajuda os alunos, aparência, é exemplar, organiza a sala e da espaço a convivência, é estimulador e, por último, é assíduo, é paciente e é permissivo. Na categoria Mau professor aparece apenas a dimensão usa a autoridade. Com os resultados desta pesquisa, procurámos contribuir de alguma forma para a mudança de atitudes por parte dos professores, no que concerne à sua postura no trabalho e na relação que mantêm com os alunos, sendo esta uma tarefa que se reveste de extrema complexidade.

The good teacher - Looks of Children of Primary School The relationship between teacher/pupil is very important and the way how the good teacher is seen is a challenge that most teachers have to face in their daily school-life in Portuguese schools. The present work intends to, by means of concrete opinions and points of view show what pupils feel about what a good teacher is. This dissertation has four chapters (problematic, theoretical framework and empirical study, methodology and analysis of the results) and has as main goals, through opinions given by pupils in their essays; reflect on the improvement of teacher's intervention and on his/her attitudes in an educational and pedagogical context (classroom).

The conclusions of this work have in consideration several dimensions. These dimensions had several indicators. In the category Good Teacher, being human, explain well, organize the activities and use the authority are the dimensions that appeared to us at first place, followed by the promotes recreational activities, helps the students, appearance, is an example, organize the classroom and gives space to socialization, is stimulating and at last, is assiduous, is patient and permissive. In the category Bad Teacher we only had the uses authority dimension. With the results of this research, we tried to give a contribute in some way, to the change of attitudes by teachers, concerning their attitude at work and the relation established with pupils, being this, a task of extreme complexity.

Revista Lusófona de Educação Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação (CeiEF) Avenida do Campo Grande, 376 1749-024 Lisboa

revista.lusofona@gmail.com


transferir texto