A Escola no combate à infoexclusão. Níveis socio-económicos, formação e e-
literacia em quatro escolas do concelho de Oeiras
O presente estudo insere-se na problemática da infoexclusão dos grupos
socioeconómicos menos favorecidos como reflexo da falta de acesso destes aos
equipamentos informáticos e/ou dificuldade no domínio do respectivo código de
comunicação, procurando-se conhecer o papel da escola para estreitar este fosso
digital.
Numa primeira parte deste trabalho tenta-se demonstrar a importância das Novas
Tecnologias de Informação e Comunicação, para a economia e para os cidadãos, e
perceber o seu impacte na educação, conhecer quais as estratégias de formação
digital adoptadas bem como as suas consequências.
Seguidamente recorrendo-se a uma metodologia essencialmente quantitativa, com
base nas declarações dos alunos, nos seus desempenhos e nos depoimentos dos
responsáveis das quatro escolas do universo de análise, relacionam-se os níveis
socio-económicos dos alunos com o seu nível de e-literacia e com o nível de
dinâmica digital da escola que frequentam.
Como considerações finais, constatamos que a escola desempenha um papel
importante na inclusão dos grupos socio-económicos mais desfavorecidos mas, não
consegue eliminar o fosso digital que separa estes dos mais favorecidos.
Por sua vez, os mais favorecidos socio-economicamente beneficiam, igualmente,
se frequentarem escolas dinâmicas digitalmente pois ampliam e consolidam as
aprendizagens realizadas neste domínio fora do espaço escolar e vice-versa.