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EuPTHUHu1645-72502007000200020

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variedadeEu
Country of publicationPT
colégioHumanities
Great areaHuman Sciences
ISSN1645-7250
ano2007
Issue0002
Article number00020

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Concepção de Ciência: um olhar para além do positivismo

Concepção de Ciência: um olhar para além do positivismo Orientação: Prof. Doutor Manuel Tavares

As sociedades ocidentais consideram que a ciência é exacta, detentora da verdade, e defendem o conhecimento científico como o único válido. As escolas orientam a sua acção visando transformar cada aluno num cientista. No entanto, seria ais importante transmitir-lhes conhecimentos e ensinar-lhes competências que lhes permitissem tornar-se cidadãos cientificamente literatos.

Mas nem todas as sociedades têm a mesma visão da ciência. Através de um inquérito por questionário, aplicado a 29 inquiridos, de um universo de 33, pretendemos compreender a concepção que os alunos cabo-verdianos, que ingressaram pela primeira vez, no ano lectivo 2005-2006, na Universidade Lusófona, têm da natureza da ciência. Como hipótese, considerou-se que esta concepção está condicionada pelo seu capital sócio-cultural.

Trata-se de um estudo de caso quali-quantitativo, não experimental, subordinado ao tema Concepção pública de ciência e literacia científica.

Com este estudo, pudemos constatar que existem evidências de que o grupo de alunos cabo-verdianos mostram uma compreensão da natureza da ciência condicionada pelo seu capital sócio-cultural, e não pelo acesso à informação de carácter científico, formal ou informal.

 


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