A Gestão Escolar Democrática e o Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE. Uma
análise em escolas Públicas de Porto Velho-Rondônia
Sheila Andreia Ribeiro
2006
A Gestão Escolar Democrática e o Programa Dinheiro Direto na Escola -
PDDE. Uma análise em escolas Públicas de Porto Velho-Rondônia
Orientação: Prof. Doutor Artur de Souza Moret
O presente trabalho objetiva analisar as opiniões dos atores escolares sobre o
Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE e 0 seu modo de implementação nas
escolas, tendo como referencia balizadora a gestão escolar democrática cidadã.
Procurou-se investigar as relações existentes entre 0 PDDE e os projetos
politicos-pedag6gicos das escolas.
A escola oportuniza a construção de conhecimentos, onde se manifestam
dificuldades no oferecimento de uma educação para cidadania. A implementação de
politicas publicas com discursos de descentralização e uma constante, propõe
melhorias na qualidade de ensino. O PDDE, referenciado no discurso oficial,
educação para a cidadania, aponta possibilidade de gestão de recursos
financeiros na escola de modo democrático, propõe que as escolas realizem
melhorias na estrutura física e pedag6gica, com foco principal, sua
operacionalização deve proceder democraticamente.
Para realização desta investigação, utilizou-se a pesquisa qualitativa, os
instrumentos para a coleta dos dados foram: entrevista e pesquisa documental.
No tratamento dos dados procedeu-se analise de conteúdo por categoria temática
e a analise dos conflitos. Os resultados representam implementação de politicas
publicas com ensaios de gestão escolar democrática, pois os processos
participativos apresentaram-se de modo fragilizados.
The present work goals to analyse the opinions of the school actors on the
Direct Money in the School Program - PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola)
and its way of implemented in the schools, taking as marking reference the
citizen democratic school management. It was tried to research the relations
existing between the PDDE and the political-pedagogical projects in the
schools.
The school is an opportunity to construct knowledges, where there are displayed
difficulties in the offering of an education for the citizenship. The
implementation of public policies with speeches of decentralization is a
constant, they propose to improve the teaching quality. The PDDE, referenced in
the official speech, education for a citizenship, goals possibilities of
financial resources management in the school in a democratic way, proposes that
the schools carry out improvements in the physical structure and pedagogical,
with the principal goal, its functionality must proceed democratically.
For carrying out this research, it was used a qualitative research, the
instruments for the data collection were: interviews and documental research.
In the data treatment it was proceeded to the content analysis for thematic
category and to the conflicts analysis. The results represent implementation of
public policies with tryouts of democratic school management, thus the
participative processes showed in a fragile way.
Revista Lusófona de Educação
Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação (CeiEF)
Avenida do Campo Grande, nº 376
1749-024 Lisboa
revista.lusofona@gmail.com