O Abandono no Ensino Fundamental: identificar as possíveis causas na
perspectiva dos alunos
Tânio José de Albuquerque Viana
2007
O Abandono no Ensino Fundamental: identificar as possíveis causas na
perspectiva dos alunos
Orientação: Prof. Doutor Otávio Mendonça
O abandono escolar é um dos grandes problemas que as escolas, principalmente as
públicas, enfrentam hoje no Brasil, e a cada dia que passa, vem se alastrando
em nossas salas de aula. O objetivo do presente trabalho é identificar as
possíveis causas que têm levado ao abandono escolar os alunos das Escolas do
Ensino Fundamental da rede Municipal de Campina Grande-PB. Para isso, foi
realizada uma pesquisa de campo de caráter quantitativa-qualitativa, com a
aplicação de um questionário em 52 alunos do Ensino Fundamental II, do turno da
noite. Foi, também, feita uma visita na casa de seis alunos, que abandonaram a
escola, a fim de que se levantasse a biografia dessas pessoas, identificando as
condições de vida, os fatores de insatisfação com a sala de aula e a
importância da família como elemento fundamental na vida escolar, podendo,
assim, entender os fatores que podem levar a um abandono escolar. Os resultados
desta pesquisa indicam que várias podem ser as razões que contribuem para a
crescente gravidade desse abandono, dentre as quais podemos destacar desde a
falta de incentivo por parte da própria escola, passando pela formação
familiar, até a conjuntura psico-social e econômica dos alunos. Na
identificação desse quadro agravante e desolador, destacam-se a falta de
estímulo do aluno que não encontra na escola um espaço de desenvolvimento de
suas habilidades. Além disso, percebe-se também que o aluno já é tão
desestruturado socioeconomicamente, tendo em vista problemas como a gravidez na
adolescência, o crescente uso de drogas dentro e fora da escola, dos altos
índices de violência, e a família que aparece como um dos principais agravantes
desse processo. Na verdade, torna-se muito cômodo apontar culpados em todo esse
processo, no entanto, é possível vislumbrar um ideal de estrutura escolar que
traduza a melhoria da qualidade da educação no Brasil, em que, pelos menos, se
minimize problemas como o do abandono escolar.
The school abandonment is one of the great problems that the schools, mainly
the public ones, face today in Brazil, and every day that passes, it comes if
ballasting at our classrooms. The aim of the present work is to identify the
possible causes that have been taking abandoned school the students of the
Fundamental Teaching from Municipal Schools. For that, a research of field of
quantitative qualitative character was accomplished, with the application of a
questionnaire in 52 students of the Fundamental Teaching II, of the night
shift. lt was, also, visited in the six students' house, that have
abandoned the school, se that if they lifted those people's biography,
identifying the life conditions, the dissatisfaction factors with the classroom
and the importance of the family as fundamental element in the school life,
being able to, like this, to understand the fac- understand the factors that
can take to a school abandonment. Thus, we believe that there are many reasons
that contribute for the increasing gravity of this abandonment, amongst which
we can analyze since the lack of incentive related to the school, passing by
the familiar formation, until the psycho-social and economic conjuncture of the
pupils. ln this identification of this aggravating and desolator scenery, we
can highlight the lack of stimulation of the pupil who does not find in the
school a space of development of their abilities. Moreover, we can also realize
that the pupil is already is social economically desestructured, once he deals
with problems as the pregnancy in adolescence, the increasing use of drugs
inside and outside school, high rates of violence, in which the family appears
as one of the main aggravations of this process. lndeed, it is easy to name
some guilt in all the process, however, it is possible to glimpse an ideal
structural school that translates the improvement of the quality of the
education in Brazil, where, at least, whether minimizes problems as the school
abandonment.
Revista Lusófona de Educação
Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação (CeiEF)
Avenida do Campo Grande, nº 376
1749-024 Lisboa
revista.lusofona@gmail.com