Sistema de informação em enfermagem: interação do conhecimento tácito-explícito
ATUALIZAÇÃO
Sistema de informação em enfermagem: interação do conhecimento tácito-explícito
Information system in nursing: interacion of tacit-explicit knowledge
Sistema de información en enfermería: interacción del conocimiento tacito-
explicito
Sérgio Ribeiro dos Santos
Enfermeiro. PhD. Professor do Departamento de Enfermagem - DEMCA/CCs/UFPB
srsantos@jpa.neoline.com.br
1. INTRODUÇÃO
A utilização de modelos conceituais (conhecimento explícito) sem levar em
consideração as necessidades da prática (conhecimento tácito) favorece o
insucesso ou fracasso na utilização dos sistemas. Vários modelos conceituais
têm sido propostos nos manuais de informática em enfermagem. No entanto, poucos
apresentam um resultado custo-benefício satisfatório.
Este estudo está estruturado em três tópicos. No primeiro, discute-se
sucintamente sobre as dimensões do conhecimento. No segundo, são apresentados
os elementos integrados ao desenvolvimento de sistemas de informação, onde se
localiza o tema proposto. Finalmente, no terceiro, busca-se integrar o
conhecimento tácito com o conhecimento explícito, objetivando-se propor um
modelo de sistema que represente uma alternativa para o desenvolvimento de
software aplicado à enfermagem.
2. DIMENSÕES DO CONHECIMENTO TÁCITO E EXPLÍCITO
A compreensão do conhecimento tácito e explícito em enfermagem como elementos
indispensáveis para o desenvolvimento de sistemas de informação é fundamental
para o êxito de um software. Os pesquisadores de enfermagem têm se esforçado no
sentido de desenvolver sistemas de informação que focalizem a importância da
padronização de uma linguagem comum. Nessa perspectiva, colher informações, a
partir do ambiente de trabalho do enfermeiro, torna-se imprescindível para que
se possa ajustar esse paradigma à tecnologia da informação.
Sob essa ótica, a padronização com vista ao desenvolvimento de um sistema de
informação tem suas limitações, porque ela surge de fora para dentro, com o
intuito de resolver problemas operacionais que não se adaptam à dinâmica do
ambiente hospitalar. É oportuno lembrar que os sistemas de classificação em
enfermagem têm sido enfatizados como uma ferramenta destinada a melhorar o
conhecimento teórico-prático da enfermagem. A diferença entre o conhecimento
formal ou explícito (teoria) e o conhecimento informal ou tácito (prática)
precisa ser considerada, não apenas para efeito de desenvolvimento do sistema
de informação, mas principalmente com o propósito de melhorar a qualidade da
informação gerenciada pela enfermagem.
Convém esclarecer que a distinção entre conhecimento tácito e conhecimento
explícito, com base na dimensão epistemológica, já vem sendo estudada por
Michael Polanyi desde a década de 1960. O conhecimento tácito é pessoal,
específico ao contexto e, assim, difícil de ser formulado e comunicado. É
aquele conhecimento que as pessoas possuem, mas não está escrito em lugar
nenhum, residindo apenas em suas cabeças. Já o conhecimento explícito é
transmitido em linguagem formal e sistemática; é aquele que está registrado de
alguma forma e, assim, disponível para as demais pessoas.
Em tese, podemos evidenciar, no dia-a-dia da prática de enfermagem, a
complexidade de conhecimentos que envolvem as ações de enfermagem, observando-
se que seus profissionais podem saber muito mais do que são capazes de dizer e
registrar. Porém, esse conhecimento é um recurso que precisa ser gerenciado
para atingir plenamente os objetivos organizacionais.
O conhecimento em enfermagem é um conjunto constituído por experiências,
valores, informações contextuais e avaliação de novas experiências e
informações. Nessa perspectiva, é visto como algo inseparável nas pessoas. Para
a enfermagem, o conhecimento se encontra não apenas nos documentos
(prontuários, livros de registro, manuais etc.) ou nas bases de dados e
sistemas de informação, mas também nos processos, na prática e na experiência
acumulada pelo pessoal de enfermagem.
O conhecimento apreendido pelos enfermeiros ocorre de diversas formas: por
comparação, pela experimentação, por associação com outros conhecimentos e por
intermédio de outros profissionais da área de saúde (médicos, nutricionistas,
farmacêuticos etc.). Na realidade, o conhecimento é adquirido no dia-a-dia do
trabalho da enfermagem, sendo transmitido de pessoa para pessoa, através de
meios estruturados (vídeos, livros, documentos, Web etc.) e não-estruturados.
Significa dizer que os enfermeiros adquirem conhecimento das pessoas que já o
têm, ou seja, é o aprendizado interpessoal e o compartilhamento de experiências
e idéias.
Na prática, o pessoal de enfermagem cria, em sua mente, um modelo do ambiente
hospitalar em que está inserido, incluindo elementos cognitivos e técnicos. O
elemento cognitivo pode ser representado por esquemas, paradigmas,
perspectivas, crenças e pontos de vista que ajudam a compreender o mundo em sua
volta, enquanto o elemento técnico inclui know-how (conhecimento das técnicas e
habilidades de enfermagem). Esses elementos constituem o conhecimento tácito, o
qual permite a visualização da realidade, ou seja, "o que é", e a percepção "do
que deveria ser". A compreensão desses elementos constitui o fator-chave para o
desenvolvimento de um sistema de informação fundamentado na interação teoria-
prática.
Portanto, não se pode desvincular o conhecimento tácito do explícito em
enfermagem para o desenvolvimento de um sistema de informação, porque eles são
elementos que não se separam, mas se complementam. Assim, teoria e prática
interagem e cambiam atividades que podem ser executadas de forma consistente,
sistematizada e lógica. Pode-se afirmar que o modelo de sistema de informação
em enfermagem deve estar fundamentado numa conjuntura crítica em que o
conhecimento surge e se expande a cada dia, através da inter-relação entre a
teoria e a prática. Essa interação envolve fatores subjetivos e objetivos
veiculados através do meio social. A cognição humana é um processo dedutivo de
indivíduos, mas um indivíduo nunca está isolado da interação social quando
desenvolve seus conhecimentos. Assim, através do processo de conversão social,
a teoria e a prática se expandem, tanto em termos de qualidade, quanto de
quantidade(1).
Por outro lado, existe a compreensão de que o conhecimento da prática é um
recurso imenso, mas não aproveitado. Em conseqüência, poucas pesquisas têm sido
desenvolvidas na comunidade acadêmica buscando identificar o motivo por que
esses profissionais não usam a pesquisa baseada no conhecimento da prática.
Embora o enfermeiro tenha à sua disposição uma estrutura hospitalar para criar
novos conhecimentos, esse saber não é codificado ou publicado. Além disso, nem
sempre é possível fazer uma reflexão ou estabelecer uma discussão no próprio
ambiente de trabalho(2,3).
Em conseqüência, o conhecimento da prática torna-se uma "dor de cabeça
metodológica" pela escassez de pesquisas que relatem essa experiência, embora
muitos aspectos da enfermagem possam ser pesquisados, através da participação
dos enfermeiros assistenciais. Em vista disso, questões epistemológicas
envolvendo o objeto do conhecimento em enfermagem e sua filosofia devem ser bem
analisadas, a fim de que seja possível dar respostas às indagações sobre a
profissão como uma prática, uma ciência e uma arte.
Portanto, a criação do conhecimento em enfermagem é uma interação constante e
dinâmica entre teoria e prática. É a partir dessa compreensão que se pode
moldar um sistema de informação baseado nas diversas variáveis que compõem a
realidade da enfermagem. Somente com a socialização do conhecimento, que começa
no campo da interação, é possível compartilhar experiências e paradigmas entre
os membros da equipe de enfermagem. Para externar suas opiniões, os membros da
equipe devem fazer uso do diálogo ou da reflexão coletiva, onde se discutem
questões relacionadas ao trabalho, contribuindo para estabelecer as bases do
conhecimento prático ainda inexplorado. Quando esse conhecimento é integrado ao
conhecimento já existente, forma-se um novo produto.
3. INTEGRAÇÃO DOS ELEMENTOS DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO
Em tese, a relação teoria-prática em enfermagem no sistema de informação nos
conduz a situações que se inter-relacionam, dentro da visão de mundo dos
enfermeiros, vivenciado a partir das experiências desses profissionais. Assim
sendo, partiu-se da compreensão de que esse processo não deve ser dissociado,
mas integrado ao seguinte contexto: organizacional; conhecimento (teoria-
prática) e o sistema de informação, conforme mostra a figura_1.
a) O contexto organizacional
Uma organização deve ser interpretada como um sistema complexo, com inúmeros
subsistemas interdependentes. No macroambiente organizacional, existe um
conjunto de pessoas que formam uma sociedade onde ocorrem as interações. Nessa
sociedade, os enfermeiros estão interagindo, trocando informações,
interpretando, definindo e alterando a direção dos atos uns dos outros.
Portanto, a organização não se constitui como uma entidade isolada,
principalmente, no hospital.
Nesse ambiente, os enfermeiros formam um corpo social que está constantemente
interagindo, construindo e reconstruindo um processo social, ao lidarem com a
interdisciplinaridade, em que os significados são também socializados. Percebe-
se que diante da complexidade da organização hospitalar, os enfermeiros
interagem uns com os outros. Esta visão gera a impressão de que a idéia de se
implantar um sistema de informação é problemática, uma vez que a informação
está fundamentada no significado.
Na perspectiva organizacional para desenvolver um sistema de informação em
enfermagem, os enfermeiros atribuem intersubjetivamente significados ao
ambiente onde estão inseridos e são capazes de construir uma visão de
informação concernente à sua realidade social. Tais manifestações podem ser
utilizadas para interpretar e dar um significado a algumas complexidades do
mundo vivenciado pelos enfermeiros.
Desta forma, a organização passa de objeto físico a objeto social, onde o mundo
é interpretado de forma que reconheça como legítimas as ações participativas
que estabelecem normas e padrões sociais compartilhados(4). Portanto, não se
pode discutir sistemas de informação sem enfocar o contexto organizacional.
b) A dimensão do conhecimento (teoria-prática)
No hospital, os enfermeiros assumem muitas atribuições e absorvem um complexo
conhecimento de trabalho. Antes de analisar-se essa questão, é preciso fazer a
seguinte observação: o conhecimento diz respeito a crenças e compromissos,
sendo uma função de atitude, perspectiva ou intenção específica; o conhecimento
está relacionado à ação, na medida em que tem algum objetivo e significado,
sendo relacional e específico ao contexto(1).
A complexidade do conhecimento em enfermagem reflete-se nas tarefas associadas,
como o processamento da informação, nas quais se incluem a acumulação de dados,
o uso de informação, a aplicação do conhecimento na prática clínica e os novos
conhecimentos em geral. Assim, para que possam desempenhar efetivamente seu
papel, os enfermeiros se apóiam no ambiente da prática clínica para interpretar
os eventos ou objetos, tornando visíveis os significados antes invisíveis na
sua função de aplicadores do conhecimento. Por isso, o conhecimento em
enfermagem está essencialmente relacionado com as ações de enfermagem.
O conhecimento em enfermagem é criado pelos próprios enfermeiros e depende do
contexto organizacional em que está inserido. Entretanto, temos observado uma
lacuna entre a teoria e a prática clínica. A natureza dessa lacuna tem sido uma
grande preocupação para os enfermeiros assistenciais, pesquisadores e
profissionais engajados em educação e treinamento de pessoal. A questão é
descobrir em que nível a prática reflete a teoria e como minimizar os problemas
associados com a disfunção da relação teoria-prática.
Os enfermeiros trazem consigo um vasto conhecimento formal e vão, ao longo da
vivência prática, adquirindo conhecimentos, a partir de suas próprias
experiências, de forma que eles podem saber mais do que admitem. O conhecimento
tácito e o explícito não são totalmente separados, mas mutuamente
complementares. Em tese, a interação teoria e prática em enfermagem pode ser
considerada um caminho para desenvolver sistemas de informação, com base nas
seguintes suposições:
a teoria é um recurso que deve ser usado ou integrado dentro da prática;
a prática expressa um conhecimento potencial para completar ou contribuir
para completar a integração com a teoria.
Na interação teoria e prática, a teoria deve estar voltada diretamente para a
prática, enquanto as ações da prática têm a função de testar a teoria. A
excelência da prática está embutida na prática em si e a teoria é derivada da
prática, que é um ato social e não meramente uma ciência aplicada(5). Portanto,
a caracterização do conhecimento em enfermagem é um processo de visão que tem
por base uma epistemologia interpretativa, em que o conhecimento explícito é
necessário para descrever, interpretar e explicar a prática (conhecimento
tácito).
d) Sistema de informação
O sistema de informação em enfermagem deve ser entendido como um processo
complexo que envolve estudos técnicos, organizacionais, comportamentais e
ambientais. A integração do sistema com a prática e o processo de enfermagem
envolvem muitos fatores como educação, mudanças de atitude, cultura
organizacional, padronização da linguagem e prática sistematizada. Portanto, o
sistema de informação em enfermagem não é um software ou um hardware, na medida
em que envolve pessoas, estrutura organizacional e processos que permitem a
coleta de dados, o processamento e o uso racional da informação(6).
Nesta perspectiva, os enfermeiros e analistas de sistemas, ao tentarem
desenvolver um software usando a metodologia tradicional, ignoram o complexo
contexto organizacional e social que os envolve. Na realidade, os enfermeiros,
assim como os profissionais de saúde e as pessoas em geral, têm pouco
conhecimento em tecnologia e sistemas de informação e acreditam que a
tecnologia, por si só, é a solução para todos os problemas. Em conseqüência, há
uma má interpretação na definição de tecnologia, que é vista, geralmente, como
o "computador" e seus programas.
A Organização Pan-Americana de Saúde define tecnologia da informação como um
conjunto de conhecimentos técnicos e práticos, que tem o objetivo de favorecer
sua aplicação no atendimento dos usuários. Envolve a criação, direção e
suprimento de recursos tecnológicos (hardware, software e comunicação),
necessários para o desenvolvimento e operação de aplicações documentais de uma
organização(7).
A tecnologia está voltada para um mercado onde as pessoas são convidadas a
adaptar-se a ela, em vez de procurarem outras formas que podem ser adequadas.
Nessa perspectiva, a tecnologia deve ir ao encontro das necessidades das
pessoas, beneficiando-as no seu bem-estar e na qualidade de vida. Essa
abordagem sugere que a tecnologia usada no desenvolvimento do sistema de
informação deve ter uma configuração sociotécnica. Isso pressupõe um enfoque
tanto empírico-analítico como fenomenológico-hermenêutico, além de uma visão de
mundo socialmente determinada pela experiência vivenciada na prática(8).
Assim, para que se possa estabelecer a interação teoria e prática no sistema de
informação em enfermagem, é indispensável a participação dos profissionais de
enfermagem no processo de desenho do sistema. Para tanto, eles devem considerar
o que está acontecendo na prática, em termos de definição, interpretação,
significado, conhecimentos baseados no trabalho, objetos, comunicação,
símbolos, processos e comportamento social. Vale salientar que a interação da
organização com o conhecimento (tácito/explícito) e o sistema de informação
supõe a captura e o processamento de dados de enfermagem com ampla densidade de
detalhes. Isso permite o estabelecimento de um registro longitudinal do
paciente, que pode ser desenvolvido através de sistemas computadorizados e do
registro eletrônico.
4. MODELO COMPUTACIONAL DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO EM ENFERMAGEM
Vários modelos de sistemas de informação vêm sendo propostos para descrever
diferentes aspectos do registro de enfermagem, mas nenhum foi desenvolvido com
a intenção de atender as necessidades da práxis assistencial, em termos de
eficiência e eficácia. O resultado é a baixa efetividade nos registros manuais
e a subutilização dos registros informatizados, isso quando existe tecnologia
disponível.
O processo de enfermagem, como parte do sistema de informação e como
instrumento que direciona os cuidados ao paciente, não tem sua aplicabilidade
na prática de enfermagem tal qual se ensina nos cursos de graduação em
enfermagem. Essa deficiência ocorre porque o corpo de conhecimento da
enfermagem apresenta várias estruturas conceituais e métodos para se pôr em
prática nas mais diversas situações, o que exige do profissional de enfermagem
características cognitivas e afetivas como fatores basilares a considerar.
Vale salientar que o registro ajuda a construir a base de conhecimentos
(teórico e prático) para o desenvolvimento científico da enfermagem e a
formação profissional. A documentação em si torna visível o trabalho invisível
da enfermagem diante do sistema de informação hospitalar e do registro médico-
eletrônico. Na realidade, somente o trabalho que é visível pode verdadeiramente
ser identificado como valioso(9).
Por outro lado, essa necessidade de visibilidade tem provocado profundas
reflexões acadêmicas sobre a natureza do trabalho da enfermagem. O problema é
que os modelos são desenvolvidos sob vários níveis de abstrações. Assim,
oferecem caminhos para organizar e categorizar os fenômenos de enfermagem, tais
como demonstrado pela North American Nursing Diagnosis Association - NANDA,
Sistema Omaha, Classificação das Intervenções de Enfermagem NIC e Classificação
dos Resultados de Enfermagem NOC.
A esse respeito, pode-se indagar: Por que, diante de tantos modelos explorados
na literatura, o registro sistematizado das informações em enfermagem, mesmo no
nível mais básico de informação, não funciona com eficiência e eficácia? Várias
razões podem ser apontadas para explicar essa situação. Uma delas é que o
empregador, os fornecedores e a política da organização hospitalar requerem
objetividade nas informações. Ou seja, quem tem o poder de decisão precisa
dispor de informações com base científica e objetiva sobre o cuidado de saúde,
a fim de promover acesso ao serviço, alocar recursos, bem como determinar os
custos e a qualidade da assistência de enfermagem.
Outra razão reside no fato de que o registro de informação em enfermagem
evidencia a responsabilidade do processo assistencial e os resultados do
cuidado. Daí a importância do registro, por ser ele o relato da qualidade e dos
custos produzidos pela enfermagem. A falta de registro sistematizado ou a
deficiência nas informações compromete o nível de qualidade desejada.
Finalmente, os modelos teóricos de registro de enfermagem para o sistema de
informação precisam responder questões relacionadas à prática e ao conhecimento
tácito. Precisam também identificar a "melhor" prática e desenvolver um padrão
de vocabulário ou linguagem comum para o plano de cuidados e apoio à decisão
que determine o que a enfermagem faz. Além disso, devem aumentar a autonomia e
a satisfação no trabalho, bem como diminuir o aspecto negativo do ambiente da
prática.
Um modelo de sistema que procure satisfazer essas exigências dimensão do
conhecimento em enfermagem requer um vocabulário derivado do conhecimento
tácito com a interface do conhecimento explícito, de modo que reflita uma
integração e classificação desse conhecimento. Em outras palavras, a prática
individual (conhecimento tácito) é usada para construir informações e
conhecimentos que apóiam a tomada de decisão da equipe de enfermagem.
Nenhum, dentre os vários modelos propostos de informática em enfermagem, possui
uma estrutura organizacional guiada por uma teoria de desenvolvimento de
sistemas de informação, porque tais modelos não incluem todos os componentes
dos metaparadigmas em enfermagem, mas somente alguns contextos.
Assim, um modelo de sistema de informação em enfermagem pode ser construído com
base na dinâmica de quatro componentes, em um sistema complexo de cuidado. Esse
modelo também incorpora metaparadigmas em enfermagem, tais como: a organização,
que retrata o ambiente de trabalho; o conhecimento, nos níveis tácito e
explícito; as intervenções ou prescrições de enfermagem, à luz desse
conhecimento; os resultados ou avaliação do estado de saúde.
A figura_2 apresenta o outline de um modelo de sistema de informação em
enfermagem para melhor compreender os níveis de abstração desta estrutura.
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Defendemos a idéia de se desenvolver um sistema de informação em enfermagem,
estruturado a partir da integração entre o conhecimento tácito e o conhecimento
explícito. Esse sistema deve estar inserido no ambiente organizacional, de modo
a facilitar o registro de enfermagem e agilizar o processo de trabalho, através
da integração de um vocabulário, classificação e linguagem aceitos
universalmente.
Essas estratégias são necessárias porque a tecnologia da informação requer
uniformidade, precisão e dados sobre o cuidado do paciente, permitindo análises
que proporcionem aumento na qualidade do cuidado. Assim, uma ferramenta
eletrônica de suporte à gestão do serviço de enfermagem pode ser usada:
- com link da literatura em enfermagem para extrair informações do conhecimento
explícito;
- com link para os sistemas formais: NIC, NOC, NANDA, Omaha e o sistema de
classificação em saúde domiciliar;
- com inclusão de todo conhecimento tácito oriundo da cultura organizacional
para formar o conhecimento em enfermagem local.
Esse acesso ao conhecimento em enfermagem pode ser usado numa rede de
comunicação da prática de enfermagem, por exemplo, o gerenciamento do cuidado
através da intranet e Internet. O objetivo é consolidar os diferentes caminhos
para prover medidas básicas de custos, qualidade, acesso ao cuidado do paciente
e resultado desse cuidado.