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BrBRCVHe0034-71672011000600022

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variedadeBr
ano2011
fonteScielo

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Filosofia buberiana e a produção da pós-graduação Stricto Sensu brasileira: revisão integrativa

INTRODUÇÃO O ato de investigar tem recebido, atualmente, especial destaque por parte das comunidades acadêmica e científica em virtude de sua capacidade e potencialidade de questionar as situações cotidianas, bem como instigar novas reflexões e buscar soluções aos problemas individuais e/ou coletivos da humanidade. O aumento em quantidade e qualidade das pesquisas brasileiras é resultado de uma série de movimentos engendrados à teia social, como a criação e expansão dos cursos de mestrado e doutorado, principalmente a partir da segunda metade do século XX.

A pesquisa, então, tem sido uma das mais importantes estratégias utilizadas por diferentes áreas e disciplinas científicas com a finalidade de produzir (novos) conhecimentos e, assim, dar conta das necessidades e demandas sociais e profissionais. Para que isso aconteça, faz-se necessário que elas sejam consumidas pela comunidade acadêmica e por profissionais da área com vistas a impactar a prática, seja no sentido de ratificar o que está sendo feito, seja no sentido de problematizar e (re)ordenar os contextos e ações/atividades de trabalho.

No Brasil, grande parte do conhecimento produzido é oriundo da pós-graduação Stricto Sensu que, em virtude de sua organização, desempenho e integração com outros órgãos (por exemplo, com a CAPES, com o CNPq), é "capaz de outorgar à Instituição de Ensino Superior, o caráter universitário que a caracteriza como centro criador de ciência e cultura"(1:666). Considera-se, ainda, que além do incremento e qualidade da produção científica que tem conferido ao país lugar de destaque no cenário internacional, a pós-graduação tem contribuído com a formação de docentes e pesquisadores comprometidos com o desenvolvimento acadêmico e social.

Em virtude disso, elegeu-se como objeto desta investigação a produção da Pós- Graduação Stricto Sensu brasileira referente à filosofia de Martin Buber.

Justifica-se a realização deste estudo por ser o pensamento buberiano foco de interesse dos autores(2-4), uma vez que acreditam ser este um referencial filosófico que se estrutura em conceitos que podem ser apropriados para o estudo de diferentes fenômenos das práticas de saúde e enfermagem.

Salienta-se que, na Enfermagem, o pensamento buberiano foi inicialmente aproximado quando da elaboração da Teoria de Enfermagem Humanística de Paterson e Zderad(5), a qual considera o cuidado um encontro relacional-dialógico entre um ser que necessita de ajuda e outro que a oferece. Este referencial tem contribuído para a possibilidade de se (re)pensar os diferentes encontros entre os seres humanos e os modos com que a palavra e o diálogo se estabelecem no mundo do cuidar em enfermagem.

Neste sentido, tem-se como objetivo caracterizar a produção do conhecimento da Pós-Graduação Stricto Sensu brasileira que se desenvolveu à luz do referencial teórico-filosófico de Martin Buber.

METODOLOGIA Estudo do tipo revisão sistemática em que se optou pela modalidade revisão integrativa, a qual é definida como um método de avaliação crítica que agrupa os resultados de estudos e pesquisas que versaram acerca de um mesmo tema ou objeto, com o intuito de analisar e sintetizar esses dados para desenvolver uma explicação mais abrangente de um fenômeno em específico(6).

A revisão integrativa desenvolve-se em cinco etapas(6), quais sejam: formulação do problema, coleta dos dados, avaliação dos dados coletados, análise e interpretação dos dados e apresentação dos resultados. Desta forma, na etapa da formulação do problema partiu-se da seguinte questão norteadora: quais são as características da produção do conhecimento de cursos de mestrado e doutorado do país que utilizaram o pensamento de Martin Buber? Na segunda etapa definiu-se o banco de dados que foi utilizado, as estratégias de busca dos estudos e os critérios de inclusão e exclusão. Elegeu-se, então, o Banco de Teses da CAPES para a coleta dos dados, o qual concentra 455.873 dissertações e teses defendidas entre os anos de 1987 e 2008. A metodologia da revisão integrativa recomenda o uso de descritores a fim de minimizar vieses de seleção e possibilitar a replicação da pesquisa. Porém, percebeu-se, neste caso, a inviabilidade de se encontrar um descritor que abrangesse a totalidade dos estudos, bem como a diversidade de produções que utilizaram o referencial buberiano.

Como estratégia de busca utilizou-se, em um primeiro momento, a expressão "Martin Buber" para se ter acesso à relação dos estudos, localizando-se um total de 59 dissertações/teses. Contudo, constatou-se que alguns trabalhos que se conhecia não haviam figurado nesta relação. Optou-se, assim, pela segunda estratégia de busca: usar apenas a palavra "Buber" no campo assunto do Banco de Teses, o que possibilitou encontrar 94 produções. Como critérios de inclusão estabeleceu-se que as dissertações/teses deveriam utilizar o referencial filosófico de Martin Buber como fundamentação teórica e serem de qualquer área do conhecimento, e como critério de exclusão eliminou-se aqueles trabalhos que apenas citaram o nome do filósofo em seus resumos.

Estas 94 produções passaram por uma leitura cuidadosa e criteriosa de seus resumos quando, então, 66 estudos foram incluídos e compuseram material para esta revisão. Na terceira etapa foi criado um instrumento para a avaliação dos trabalhos, bem como a seleção das variáveis que permitiram o alcance do objetivo proposto. O instrumento foi elaborado na forma de quadros analíticos que agruparam dados de identificação do autor, título da dissertação/tese, ano de defesa, Programa de Pós-Graduação, região geográfica, objetivo e resultado das produções.

Na quarta etapa, que se caracteriza pela síntese, comparação e discussão das variáveis extraídas das produções, foram construídas tabelas e os resultados foram analisados de forma descritiva e aproximados da literatura existente. A quinta etapa, que consiste na apresentação dos resultados (seja em forma descritiva, de tabelas e/ou gráficos), está contemplada na configuração deste artigo e foi organizada de modo a auxiliar na compreensão das contribuições que o referencial teórico-filosófico de Martin Buber tem oferecido a diferentes áreas do conhecimento.

RESULTADOS O corpus de investigação incluiu 66 trabalhos que se desenvolveram à luz do referencial buberiano, sendo 52 dissertações e 14 teses. A tabela_1 apresenta a distribuição destas produções por ano em que foram defendidas.

Em relação aos Programas de Pós-Graduação nos quais as dissertações/teses foram desenvolvidas, optou-se por agrupá-los levando em consideração as áreas de conhecimento(7) a que estão vinculados. A maioria dos estudos (n=43) pertence à área das Ciências Humanas em seus diferentes cursos Stricto Sensu, conforme tabela_2.

Ao se estratificar os dados por região geográfica, constata-se que o sudeste brasileiro produziu 45 estudos (36 dissertações e 9 teses). Em seguida veio a região centro-oeste, na qual foram defendidos 8 trabalhos (5 de mestrado e 3 de doutorado) e a região sul brasileira com 6 dissertações produzidas. O nordeste, por sua vez, contribuiu com 5 estudos, dos quais dois de doutorado, e na região norte encontrou-se 2 dissertações de mestrado.

A tabela_3 contém as temáticas mais abordadas e discutidas à luz da filosofia de Martin Buber, de acordo com a freqüência que apareceram em cada uma das grandes áreas do conhecimento(7), destacando-se o processo ensino-aprendizagem e a sexualidade humana.

DISCUSSÃO O referencial de Martin Buber pode ser considerado pertencente à vertente existencial-fenomenológica, embora o filósofo tenha resistido à vinculação a uma corrente específica a fim de não limitar seu pensamento(8). Sua obra contém um movimento dinâmico, pois ao mesmo tempo em que apresenta questionamentos e reflexões acerca da existência e vivências do ser humano, preocupa-se com suas situações cotidianas e práticas experienciadas, no mundo. E, para tanto, utiliza-se de conceitos como encontro, reciprocidade, diálogo, comunidade, inter-humano e intersubjetividade para elaborar e conduzir seu pensamento.

Muito em virtude da abrangência e complexidade da filosofia buberiana é que ela vem sendo utilizada e desenvolvida em nível da pós-graduação Stricto Sensu brasileira, para além das possibilidades de contribuições que oferece. Então, quando se analisa a amostra desta revisão constata-se que o primeiro estudo (dissertação) fundamentado no referencial de Martin Buber data de 1987(9), mesmo ano em que o Banco de Teses da CAPES disponibiliza as produções.

A análise dos dados evidencia, ainda, que a partir de 1997 houve, em todos os anos, a defesa de estudos envolvendo a filosofia buberiana, com destaque para 2005 em que foi produzido o maior número de teses (4) e, também, o maior número de estudos defendidos no período (10). Identificou-se que o total por ano foi variável; porém ao se agrupar os dados observa-se que o período (1987-1997) totalizou oito trabalhos, enquanto que o período (1998-2002) contou com 20 estudos e, por fim, no período (2003-2008) ocorreu a defesa de 38 dissertações/teses. Os dados revelam que este referencial vem sendo cada vez mais utilizado, refletindo em sua apropriação pela pós-graduação brasileira em virtude de ser objeto de estudo de pesquisadores.

Esta tendência de crescimento pode ser justificada por uma necessidade das diferentes disciplinas em (tentar) responder as dificuldades e carências profissionais, sociais e artístico-culturais, a partir de uma proposta filosófica que objetiva resgatar o que o ser humano tem de mais autêntico: sua humanidade(10). O pensamento de Buber pode ser considerado relacional- dialógico, pois foca-se nas relações que se instauram entre os seres e na palavra como sendo dialógica(3).

Constatou-se o expressivo destaque da área do conhecimento Ciências Humanas na produção de dissertações/teses fundamentadas em Buber, correspondendo a 65,2% do total, em especial dos programas de Educação e de Psicologia que desenvolveram, respectivamente, 14 e 10 trabalhos, principalmente em nível de mestrado. Isto porque tanto a educação quanto a psicologia apresentam correntes epistemológicas sustentadas por Martin Buber, o qual se constitui em relevante pensador das causas educacionais e é referenciado na vertente da gestalt- terapia psicanalítica(11). Pode-se considerar, ainda, que estas disciplinas, de um modo geral, estruturam-se a partir de relações humanas (professor-aluno, psicólogo-cliente) que são permeadas pela palavra dialógica (para educar/ aprender, cuidar/curar), nas quais o encontro com o outro acontece. Encontro compreendido como fenômeno que é a essência das inter-relações dialógicas humanas(10,12).

Em relação à produção de doutorado, a primeira análise a ser feita recai sobre a área do conhecimento Ciências Humanas que foi responsável pelo desenvolvimento de 50% do total de teses, sustentando o interesse destes profissionais em utilizar a filosofia buberiana em suas pesquisas. A outra análise refere-se aos Programas de Pós-Graduação que mais produziram trabalhos de doutorado: Engenharia de Produção e o de Desenvolvimento Sustentável, com 4 e 3 estudos, respectivamente. Isso pode ser explicado pelo fato de que em ambos encontram-se linhas e núcleos de pesquisa que privilegiam a aplicação deste referencial nas produções Stricto Sensu.

Faz-se necessário destacar, ainda, outros dois importantes aspectos observados: o primeiro refere-se à diversidade de programas Stricto Sensu que vem utilizando a filosofia buberiana em suas produções, o que revela os múltiplos usos deste referencial e suas diferentes possibilidades de apropriação e aproximação com objetos específicos de cada área. O segundo aspecto diz respeito à reduzida produção de dissertações/teses fundamentadas no pensamento de Martin Buber pelos Programas de Pós-Graduação de Filosofia, uma vez que encontrou-se apenas três estudos(13-15).

Para o que tange à região geográfica brasileira em que estão localizados os programas de pós-graduação, encontrou-se que o Sudeste despontou como a principal produtora de dissertações e teses (68,2%), o que converge com a concentração de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, uma vez que apresenta 2.193 cursos do total de 4.111 existentes no país(16). Este achado se assemelha aos resultados de outras investigações que analisaram a produção de outros saberes específicos(17-19). Além disso, existe, também nesta região, diversas linhas e grupos de pesquisa que se dedicam ao estudo aprofundado do referencial teórico-filosófico de Martin Buber, como o Curso de Engenharia de Produção, na área de Gestão e Inovação, linha de pesquisa Gestão de Iniciativas Sociais que produziu 9 dissertações/teses(20-28) das 10 defendidas na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Outras análises referem-se a segunda colocação ocupada pela região centro-oeste que contribuiu com a elaboração de 8 estudos(29-36), mesmo estando atrás das regiões sul e nordeste no que tange ao número de cursos Stricto Sensu, pois apresenta um total de 272 ao passo que estas últimas regiões têm, respectivamente, 812 e 676 cursos(16), achado que indica um interesse por parte dos grupos de pesquisa desta região no desenvolvimento do referencial buberiano. E, ainda, as duas publicações(37-38) oriundas do norte brasileiro, mais especificamente do Curso de Ciências Sociais, área de Ciências Humanas e vinculadas à Universidade Federal do Pará, demonstrando a importância de expandir a pós-graduação para regiões ainda pouco privilegiadas e o potencial que apresentam. Estes resultados apontam o interesse de diferentes IES e de distintos grupos de pesquisa na apropriação do pensamento de Buber e sua aplicação a objetos de investigação diversos que têm repercussão, muitos deles, em âmbito local e regional, com vistas a possibilitar novas reflexões e a produzir outros conhecimentos importantes à vida humana em seus variados contextos.

Em relação às temáticas pesquisadas à luz da filosofia de Martin Buber pode-se observar, na Tabela_3, uma diversidade delas. No entanto, guardando coerência com os resultados de que a educação e a psicologia foram as principais disciplinas a aplicar este referencial, constata-se que as temáticas mais pesquisadas foram o processo ensino-aprendizagem e a sexualidade humana, com 8 e 7 estudos, respectivamente, e originadas destes cursos Stricto Sensu.

O processo ensino-aprendizagem(9,39-45) foi o principal tema estudado à luz do pensamento buberiano, tendo sido pesquisado nos Programas de Pós-Graduação de Educação e de Psicologia. As dissertações/teses partiram da concepção de educação como uma trajetória para a humanização tendo o encontro relacional educador-educando, o diálogo e a (co)responsabilidade como principais constructos de interpretação. De uma forma geral, os estudos sinalizaram a necessidade de superar métodos e técnicas destinados à transmissão de informações, que docentes e discentes vivenciam um movimento recíproco de aprendizagem e recorrem à formação disciplinar e às próprias vivências/ experiências para construir os saberes. Ainda, apontaram que a relação dialógica favorece os encontros inter-humanos, a consolidação de uma comunidade (46) autêntica e a presentificação face-a-face como um meio de se chegar à liberdade e ao reconhecimento da alteridade do outro.

Tendo em vista este achado, que se considerar que o encontro-com acontece em meio ao compartilhar de vivências e experiências como ser-no-mundo, instaurado pela reciprocidade. Isso porque se compreende a palavra como sendo dialógica (10,12), ou seja, é por meio dela que o homem se torna existente e estabelece suas relações. Não é o homem que conduz a palavra, mas é esta que o mantém no ser, pois ela permite o mundo da vida, das relações e dos relacionamentos. É ela que desvela a atitude existencial do homem, sendo o princípio básico para o diálogo.

Assim, a partir das várias possibilidades emanadas pela palavra entende-se que o mundo é múltiplo para o homem, o qual se atualiza como ser-no-mundo ao proferir as palavras-princípio EU-TU, EU-ISSO e EU-TU Eterno(10). "As palavras- princípio são duas intencionalidades dinâmicas que instauram uma direção entre dois pólos, entre duas consciências vividas"(8:87). Estas atitudes instauram modos de ser, de se relacionar, de ver o mundo e de estar no face-a-face com o outro. A relação EU-TU representa o encontro e a presentificação do EU, pessoa, com o TU, o qual pode ser qualquer ente (pessoa, animal, objeto) que entra em relação. Portanto, não um EU ou um TU independentes, pois o EU somente passa a existir na relação com o TU, o que ocorre por meio do encontro, do inter- humano e do dialógico(10), elementos essenciais ao processo ensino- aprendizagem.

O tema da sexualidade humana compreendeu estudos desenvolvidos nos Programas de Pós-Graduação de Psicologia e de Ciências da Religião. Constituíram-se sujeitos destas pesquisas homens com lesão medular adquirida(47), mulheres(48), gays (49), transexuais(50), adolescentes(51-52) e educadores(53). O referencial filosófico de Buber foi utilizado essencialmente no que tange às categorias relativas à relação EU-TU e ao relacionamento EU-ISSO, indicando que a sexualidade, mesmo nos tempos atuais, ainda se configura um ISSO para o ser humano.

O relacionamento EU-ISSO pode ser traduzido pela experiência monológica e objetivante de uma pessoa sobre uma coisa. É o momento em que o EU usa e utiliza as coisas do mundo do ISSO com vistas a constituir o saber, a ciência.

Contudo, longe de ser uma atitude negativa, o EU-ISSO é fundamental para que o homem possa produzir conhecimentos; afastando-se do TU e aproximando-se do mundo do ISSO pode, então, construir, crescer e transcender-se no tempo e espaço(10). O contexto da sexualidade, assim, foi concebido como algo estranho e distante das vivências cotidianas do homem, sendo necessário o estabelecimento de encontros dialógicos que resgatem a humanidade das relações e possibilitem ao EU ser, estar e reconhecer o outro como um TU.

A temática análise de obra/conceito agrupou estudos que tiveram por objetivo interpretar e refletir acerca do conjunto das obras que compõem a filosofia buberiana(54) - com especial destaque para Eu e Tu(20,55-56) - e, também, estudos que focaram elementos específicos, como os conceitos de relação e comunidade(13,37). O conceito de relação traz a necessidade da palavra e do diálogo inter-humano que permitem a um EU presentificar-se e tornar-se atual no face-a-face com seu TU e vice-versa. Na relação inter-humana o mais "importante é que, para cada um dos dois homens, o outro aconteça como este outro determinado; que cada um dos dois se torne consciente do outro de tal forma que precisamente por isso assuma para com ele um comportamento, que não o considere e não o trate como seu objeto mas como seu parceiro num acontecimento de vida" (12).

O tema referente à comparação entre autores reuniu dissertações/teses de diferentes programas de pós-graduação dentro da grande área do conhecimento Ciências Humanas. De uma maneira geral, objetivaram estabelecer um diálogo entre o referencial buberiano e o pensamento de outros pensadores como Carl Rogers(29), Max Weber(38), Sigmund Freud(57), Jacob Levy Moreno(58), Friedrich Hölderlin(59) e Paulo Freire(60), em seus diversos conceitos teórico- filosóficos elaborados.

A temática famílias reuniu estudos que investigaram as distintas relações firmadas no interior da comunidade familiar(61-62) nos mais variados contextos, como as vivências de parentalidade em famílias homossexuais(63), o significado de ser mãe para adolescentes profissionais do sexo(64) e as relações e vivências de famílias acometidas pelo HIV/aids(65-66). Isto considerando que o homem vive em comunidade com outros seres e coisas, representando a comunhão autêntica de um EU com um TU ou de vários EUs com vários TUs(46). O conceito de comunidade está relacionado às diversas relações inter-humanas estabelecidas, sendo essencial a percepção do outro em sua alteridade e a vivência de situações permeadas por sentimentos, intersubjetividades e encontros.

A temática da religiosidade também se destacou como preocupação entre pesquisadores da área das Ciências Humanas, tendo sido desenvolvida em 5 estudos. Eles versaram sobre os diálogos entre a experiência religiosa e a ética da reciprocidade(14), a abordagem centrada na pessoa(67), a relação terapêutica entre psicólogo e cliente(68), a esperança e o sentido da vida para pessoas com câncer(69) e os fundamentos do pensamento do Papa João Paulo II (70).

Com quatro dissertações/teses despontaram as temáticas cuidado e humanização e relação educador-educando. A primeira agrupa estudos acerca da formação profissional humanizada(71), da humanização do cuidado e do ambiente hospitalar (72-73) e do cuidado humanístico à mulher que vivencia a parturição(74). Dentre as relações educador-educando diferentes aspectos foram contemplados, como a intersubjetividade do encontro EU-TU(30), as potencialidades e limitações dialógicas que se estabelecem na comunidade escolar(31), o preconceito e a necessidade de inclusão escolar de pessoas com deficiência(32) e a comunicação de docentes durante o processo de tutoria(75).

A dialogicidade, que representa importante constructo que permeia toda a obra buberiana, apareceu enquanto categoria temática em 3 dissertações(23,27,76) que focaram os diálogos estabelecidos no mundo moderno. As tecnologias de informação e comunicação foram desenvolvidas em outros 3 trabalhos(77-79) da área das Ciências Humanas. Com 2 estudos apareceram as seguintes temáticas: turismo e hospitalidade(24,26); produção textual e de conhecimento científico (25,35); educação ambiental(33,36); e, violência e exclusão social(34,80). Com uma produção apareceram as seguintes temáticas desenvolvidas à luz da filosofia de Buber: biotecnologia e ética(21), projeto socioeconômico libertário(22), realização de documentários(81) e paixão e artes cênicas(82).

CONCLUSÕES Esta revisão integrativa demonstrou as principais características da produção Stricto Sensu que compõe o Banco de Teses da CAPES e que se fundamenta no referencial teórico-filosófico de Martin Buber. O estudo revelou alguns indícios de como a pós-graduação vem se apropriando desta filosofia e possibilitou delinear um panorama geral da produção e, com isso, conhecer como ela se distribui - tanto nos aspectos de concentração, como nos de necessidade de maior desenvolvimento.

Constatou-se que o período de 2003 a 2007 concentrou a maior parte dos estudos, os quais foram produzidos pelos Programas de Pós-Graduação de Educação e de Psicologia, na grande maioria, produzidos na região Sudeste brasileira e focados nas temáticas do processo ensino-aprendizagem e sexualidade humana.

Ficou clara, também, a necessidade de maior produção e investimento por parte de pesquisadores e programas Stricto Sensu em áreas como a enfermagem e a filosofia, a fim de elaborar conhecimentos subsidiados neste referencial.

Ainda, é preciso expandir estes cursos para as regiões centro-oeste e norte brasileiras com vistas a investigar contextos específicos do conhecimento e realidade humana, além de considerar as potencialidades regionais.

Neste sentido, chegou-se à conclusão de que a filosofia de Martin Buber vem sendo cada vez mais apropriada pela pós-graduação brasileira, tendo em vista sua maior utilização nos últimos anos. Pela abrangência e complexidade de sua obra, a qual foi elaborada na interface de sub-áreas como filosofia, educação, teologia e antropologia, ela tem servido como fundamentação a diferentes disciplinas do conhecimento. A diversidade de temáticas presente nos estudos também atesta que, em virtude deste referencial ter sido estruturado a partir de distintas vertentes e campos do saber, ele tem possibilitado subsídio, interpretação e reflexão aos mais variados objetos de investigação, seja nas questões educacionais, religiosas, do cuidado humano, do turismo/hospitalidade e outras.

Destaca-se que a principal limitação do artigo refere-se ao fato de ter analisado um único banco de dados, sendo necessária uma investigação mais ampla em outras bases para conhecer como esta filosofia vem sendo desenvolvida a nível internacional. Como principal contribuição salienta-se o fato de ter integrado a produção do conhecimento da pós-graduação Stricto Sensu brasileira, delineando características que permitiram conhecer e compreender como este referencial está sendo utilizado pelos pesquisadores e, conseqüentemente, subsidiando os estudos.

Portanto, conclui-se acreditando que a filosofia de Martin Buber tem potencial para contribuir na produção de novos conhecimentos que auxiliem na consolidação de diferentes áreas, como tem acontecido, por exemplo, com a educação e a engenharia. Além disso, este referencial projeta-se como uma alternativa viável a outras áreas, como a enfermagem, na constituição de saberes que propiciem o desenvolvimento de um cuidado relacional-dialógico e humanístico voltado às necessidades e peculiaridades individuais, sociais e profissionais, com vistas a auxiliar na superação do paradigma biomédico cartesiano que orienta grande parte dos serviços e ações em saúde.


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