Estudo dos fatores que determinam a formação do capital social familiar em
empresas familiares na região sul de Minas Gerais
1. INTRODUÇÃO
Investigações sobre empreendimentos familiares têm se tornado objeto de estudo
de pesquisadores nas diversas áreas do conhecimento, como Sociologia,
Psicologia, Economia, Agronomia e, principalmente, nas Ciências
Administrativas. Acredita-se que o interesse por esse tipo de objeto esteja
relacionado a suas especificidades, como estrutura e modelo organizacional, bem
como às questões relacionadas com o tipo de ambiente e tecnologia, fazendo
surgir uma magnitude de possibilidades de tipo de modelos organizacionais, na
tentativa de explicar o funcionamento desses negócios.
Os empreendimentos familiares, assim como todos os outros tipos de negócios que
não possuem relação direta com a família, estão inseridos em um ambiente
complexo e dinâmico, em virtude das transformações tecnológicas, as quais podem
apresentar uma necessidade de mudança organizacional demandada pelas mudanças
ambientais gerais. A especificidade e a particularidade de cada empreendimento
podem tornar-se instigantes, gerando no pesquisador o desejo por decifrá-las e
compreendê-las, com o propósito de explicar o que leva ou não um gestor a
modificar seus processos de atuação e fazer com que sua empresa ou negócio se
mantenha ou se destaque no mercado.
Nesse contexto, observa-se a necessidade de trabalhos acadêmicos em que se
busque a compreensão do negócio familiar a partir da ótica da família, com o
propósito de explicar como essas duas instituições se aproximam e se afastam e
quais as suas relações no que tange à Ciência da Administração.
Hoffman, Hoelscher e Sorenson (2006), Arrègle et al. (2007) e Sorenson et al.
(2009) buscam na Sociologia o conceito de capital social e, por meio de uma
analogia, definem o que vem a ser capital social familiar, o qual está
associado à formação de redes no âmbito da família, com o propósito de
compreender a relação do empresário familiar com a família e com a sociedade/
comunidade, na qual são geradas a confiança e a ajuda mútua. Tais autores
acreditam que a presença do capital social familiar é um catalisador da
vantagem competitiva organizacional.
Diante disso, neste trabalho, aborda-se o seguinte problema de pesquisa: Como o
capital social familiar se expressa em empresas familiares da região de Minas
Gerais? Para tal, parte-se da hipótese de que, diante de um conjunto de
evidências relacionadas à presença de capital social em um grupo de
organizações familiares, existem aquelas que se relacionam entre si,
constituindo grupos de variáveis denominados fatores. O objetivo foi
identificar os fatores que influenciam o comportamento dos empresários de
empreendimentos familiares em relação à formação do capital social familiar
nesse tipo de empresa, nas áreas de atuação das gerências regionais do Serviço
Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), abrangendo as
cidades mineiras de São João del Rey, Lavras e Varginha. Especificamente,
buscou-se identificar, nomear e discutir cada um dos fatores encontrados.
Estudos sob essa perspectiva justificam-se, pois o capital social familiar pode
proporcionar vantagem competitiva para o negócio familiar, na medida em que se
forma uma infraestrutura moral coesa, embasada em normas e princípios éticos
coletivos. Nesse sentido, acredita-se que o estoque de capital social familiar
seja um forte indício para o sucesso e para a sustentabilidade do
empreendimento ao longo do tempo.
O artigo encontra-se estruturado da seguinte forma: inicia-se com a presente
introdução; na sequência, no tópico 2, são apresentados suportes teóricos
referentes à natureza do empreendimento familiar. Em seguida, apresentam-se
noções referentes ao capital social, finalizando com uma ligação entre capital
social em empreendimentos familiares, considerados capital social familiar.
Segue-se a apresentação da metodologia utilizada, a qual foi de natureza
quantitativa, por meio de um survey; os dados foram coletados por meio de
questionários aplicados sob a forma de entrevista; as análises foram feitas
pela técnica de análise multivariada, especificamente a análise fatorial
exploratória. Na sequência, são descritos todos os resultados alcançados, por
meio da apresentação dos sete fatores que representam o comportamento dos
empresários familiares em relação ao capital social familiar. A última seção
compreende as considerações finais.
2. REFERENCIAL TEÓRICO
O capital social constitui um fenômeno significativo em coletividades de
diferentes escalas. Trata-se das relações privilegiadas que certos indivíduos,
grupos sociais ou mesmo organizações inseridas em um campo social potencializam
em função de sua posição relativa no contexto/objeto de observação. As
especificidades das empresas familiares, ao mesmo tempo configuradas como de
propriedade e gestão de uma ou mais famílias, ensejam particularidades de suas
inserções em relação às demais empresas em um dado setor de negócios. Essas
especificidades estão associadas ao volume de capital social das famílias
empresárias que nelas se expressa, podendo ser denominado capital social
familiar.
2.1. A natureza do empreendimento familiar
Empresas familiares apresentam-se como um segmento representativo na sociedade,
pois empregam mais de 80% da força de trabalho e produzem entre 40% e 60% de
todos os bens consumidos (ARRÈGLE et al., 2007). Apesar de sua relevância, os
autores afirmam que apenas recentemente esse tipo de organização vem ganhando
espaço no ambiente acadêmico. Sinteticamente, Davel e Colbari (2000) apresentam
um panorama dos estudos sobre organizações familiares, os quais se iniciaram em
1950, quando foi feito um levantamento dos principais problemas relacionados à
sucessão nas empresas em crescimento. Nas décadas de 1960 e 1970, o campo de
pesquisa desenvolveu-se com um perfil prescritivo, enfocando a sucessão. Nos
anos 1980, ocorreram vários eventos, entre eles: a publicação de várias
pesquisas; a criação da Canadian Association of Family Enterprise, em 1983; a
criação do Family Firm Institute e da Family Business Review, em 1984; o início
da Family Business Research, nos Estados Unidos, em 1988; e a criação da Family
Business Network, na Europa, em 1989; os quais representam o avanço de
pesquisas vinculadas à temática empresa familiar. Na década de 1980, de acordo
com Davel e Colbari (2000), no Brasil também se deu um enfoque amplo, em termos
de pesquisa, ao fenômeno empresa familiar.
Gersick et al. (1997) localizam o crescimento de estudos relativos às empresas
familiares entre as décadas de 1960 e 1970, quando uma gama de profissionais
(psicólogos, economistas, antropólogos, contadores, advogados, entre outros)
passaram a trabalhar com esse objeto, buscando compreender sua complexidade, a
qual está relacionada com a interligação das duas instituições que são
referência para grande parte das pessoas, a família e o trabalho (GERSICK et
al., 1997), combinando o emocional, o afetivo e o sentimental com o racional, o
instrumental e o objetivo. Trabalhar essas dicotomias é complexo, na medida em
que interesses antagônicos e distintos participam desse movimento.
Um aspecto central relativo aos estudos sobre organizações familiares diz
respeito à ausência de um corpo teórico convergente, unificado e maduro. Um
exemplo disso é expresso na imensa variedade de definições conceituais para a
explicação do conceito de empresa familiar (CHUA, CHRISMAN e SHARMA, 1999;
DAVEL e COLBARI, 2000).
Carrieri, Saraiva e Grzyboviski (2008) assumem que as organizações familiares
são capazes de sobreviver às exigências do mercado, no sentido de tornarem-se
competitivas, por serem familiares. Para Sorenson e Bierman (2009), a
justificativa para a compreensão e a análise dos empreendimentos familiares diz
respeito ao fato de gerarem emprego e renda em todo o mundo, sendo responsáveis
pela prosperidade econômica.
Para Hoffman, Hoelscher e Sorenson (2006), as principais características de uma
organização familiar são a lealdade, a confiança entre as relações familiares,
o baixo custo de transação, o respeito mútuo, o menor custo com recrutamento e
o desenvolvimento de uma linguagem familiar. Nesse sentido, pode-se afirmar que
essas características, se potencializadas, se transformam em vantagens para o
negócio familiar.
Em uma visão complementar às demais, Astrachan (1988, apud DAVEL e COLBARI,
2000) diferencia a empresa familiar da empresa não familiar pela cultura e pelo
tipo de organização, em que a primeira tem uma cultura comunitária de tipo
familiar e a segunda uma cultura urbana de tipo burocrática. As empresas
familiares caracterizam-se pela pouca ênfase no planejamento detalhado, apesar
de haver uma orientação temporal de longo alcance; prezam por atividades que
beneficiam a coletividade; possuem uma estrutura emocional, a confiança e o
domínio de uma verdade, a qual é estabelecida e valorizada pelo fundador. Por
outro lado, a empresa não familiar é aquela em que o tempo e o espaço são
rigorosamente definidos e compartimentalizados; a confiança não é valorizada.
Ao contrário, reifica a ganância e o individualismo; há um planejamento
rigoroso; não há emoção, predominando a razão.
Os aspectos que favorecem e comprometem o desenvolvimento da empresa familiar
são, de acordo com Donnelley (1967), em termos positivos, a facilidade de
angariar recursos administrativos e financeiros em detrimento do sacrifício da
família; a facilidade de relacionamento junto à comunidade empresarial e à
sociedade em que está inserida, em função do respeito da família proprietária;
os laços afetivos fortes, caracterizados pela lealdade e dedicação; família e
empresa em prol do desenvolvimento organizacional; sensibilidade com questões
relativas à responsabilidade social com a finalidade de manter o prestígio da
família e existência de coerência em relação aos objetivos da instituição. Por
outro lado, existem aspectos que dificultam o desenvolvimento desse tipo de
empreendimento, os quais estão relacionados, segundo Donnelley (1967), ao
conflito de interesses entre a família e a empresa, pois não se conseguem
separar, de modo efetivo, os objetivos de cada uma dessas organizações. Além
disso, há a ausência de critérios específicos relacionados à destinação dos
lucros, gerando problemas internos no âmbito da família e da própria empresa;
dificuldades em relação à implementação de novos padrões, em virtude de uma
morosidade em incorporar novas tecnologias e tendências apresentadas pelo
mercado e predominância do nepotismo.
Na mesma perspectiva, considera-se que a empresa familiar dissemina os valores,
a identidade, a história e a linguagem comum a uma família (GERSICK et al.,
1997), o que influenciará a forma como a organização será governada,
estruturada, administrada e transferida para as próximas gerações
(HOF-FMAN, HOELSCHER e SORENSON, 2006).
A família e o negócio familiar podem ser permeados ou não pelo capital social
familiar. Esse é um conceito oriundo da Sociologia, estendido para o campo da
família e do negócio familiar.
2.2. Capital social
O capital social pode ser compreendido com um recurso coletivo presente na
comunidade e na sociedade, como demonstrado por Putnam (2007), como também pela
noção de ativo individual, como exposto por Bourdieu (2009). A noção de capital
social é também utilizada para identificar os recursos existentes nas relações
entre as pessoas (HOFFMAN, HOELSCHER e SORENSON, 2006).
Capital social, para Putnam (2007, p.177), é construído a partir de
"organizações sociais, tais como redes, normas e confiança, que facilitam a
coordenação e a cooperação com vistas a benefícios mútuos". Ou, ainda, como "um
conjunto de laços e normas de confiança e reciprocidade contidas numa
comunidade ou organização que facilitam a produção de capital físico e capital
humano". No nível trabalhado por Putnam (2007), o capital social é medido pela
participação da população em assuntos públicos, ou seja, a natureza da vida
cívica, denominada de "comunidade cívica". Para o autor, "o reconhecimento e a
busca perseverante do bem público ocorrem à custa de todo interesse puramente
individual e particular" (PUTNAM, 2007, p.95).
Em sentido contrário, Coleman (1988) considera que capital social ocorre por
meio das relações entre as pessoas, sendo um ativo individual. O capital social
manifesta-se por diferentes formas, como por meio de laços fortes. Nesse caso,
podem ser citados exemplos da família, da religião, da comunidade. Apesar de
promover certa dificuldade de penetração, aumenta a facilidade de transação no
mercado, gerando confiabilidade. Para o autor, o capital social também ocorre
em mercados em que existe um laço tão forte de confiança entre os atores que
gera uma sensação de complementaridade, no sentido de que se determinada
empresa não produz ou trabalha com certo produto, haverá na rede outras
empresas que o farão.
Para Coleman (1988), o capital social não é tangível. Ele acontece em meio às
relações entre as pessoas. Para o autor, é muito difícil de ser analisado
empiricamente, apesar de representar algo de extremo valor produzido por
determinado grupo. É como se A fizesse algo por B e, no futuro, B deverá
recompensar A por aquilo que fez, gerando certa obrigação de B em relação a A.
Para Bourdieu (2009), a posição de determinado indivíduo na sociedade é
definida pelo lugar que ele ocupa em diferentes campos, na distribuição de
poderes, ou seja, o capital econômico, o cultural, o social e o simbólico.
Contudo, o capital econômico tende a impor sua estrutura aos demais capitais.
Para Hoffman, Hoelscher e Sorenson (2006), o capital social cria valor por meio
de conexões entre os indivíduos, o que é desenvolvido por meio de redes de
relação, as quais se consolidam com o passar do tempo. A confiança e a
reciprocidade são as bases dessa relação.
Arrègle et al. (2007) indicam quatro fatores que influenciam o desenvolvimento
do capital social: estabilidade - o que acontece com o tempo, gerando o acúmulo
de boa vontade, conforme menciona Bourdieu (2009), além de confiança e normas
de cooperação; interação - são as relações entre as pessoas ao longo do tempo;
interdependência entre os membros da rede e ou enraizamento - são os contatos
fortes entre os diversos atores, o que consequentemente deve seguir uma norma
de comportamento. Nesse sentido, o capital social vai elevando-se, na medida em
que ocorre uma interdependência mútua entre os atores (ARRÈGLE et al., 2007).
Para Bourdieu (2009), o capital social apenas aumenta, não sendo finito e não
se desgasta. É uma moeda simbólica, que pode ser usada pelos indivíduos, sempre
que for preciso.
Para Granovetter (1985), os vínculos são diferenciados por laços fortes e laços
fracos. Laços fortes, como parentesco e amizade íntima, são menos importantes
do que os vínculos fracos, como conhecimento e afiliação a associações
secundárias, pois são essenciais para sustentar a coesão comunitária e a ação
coletiva. Os vínculos fracos têm maior probabilidade de unir membros em
pequenos grupos diferentes do que os vínculos fortes, pois existe a
possibilidade de criar novos vínculos, os quais, até então, não existiam.
A noção de capital social tem sido empregada sob diferentes aspectos, tanto
enfocando uma perspectiva da ação individual como resultante de ações e
interações coletivas. Abordagem de síntese relevante é apresentada por Vale,
Amâncio e Lauria (2006), revelando os apelos para que sejam abordados os
diferentes aspectos em que vigora o capital social a partir da intensificação
do fenômeno das redes organizacionais. Para os autores, cabe enfocar a
associação do capital social com a mudança institucional, bem como em relação a
desempenho empresarial, criação de redes empresariais, as quais possibilitam a
geração e a difusão de conhecimento, além da inovação ou do desenvolvimento
local. Eles ressaltam as tentativas de caracterizar o fenômeno recorrendo a
diferentes tipos de evidências como proxies.
Sacomano Neto e Truzzi (2004) expuseram uma visão da relação de capital e redes
organizacionais, enfocando redes densas e difusas, ambas associadas com capital
social, evidenciando que, em setores dinâmicos, as organizações se
beneficiariam de sua inserção em redes difusas; em setores de redes densas, ao
contrário, as informações ficam mais restritas. As relações fortes e fracas
teriam impactos diferenciados sobre a competitividade (SACOMANO NETO e TRUZZI,
2004). Assim, trata-se de um paradoxo, pois as mesmas relações que fazem uma
organização tornar-se mais competitiva podem ter efeito contrário em outras
situações (SACOMANO NETO e TRUZZI, 2004).
Mizumoto et al. (2010) tentaram relacionar capital social com capital humano e
práticas gerenciais, associando-os com a sobrevivência. Para operacionalizar o
capital social nesse estudo de empresas nascentes, recorreram a evidências,
tais como o fato de algum familiar ter negócio similar, o grau de acesso a
recursos, o acesso a instituições antes da abertura do negócio ou ações em
conjunto com outras empresas e contatos sociais. Assim, empresários
participantes de uma incubadora de empresas poderiam desenvolver capital social
(RÉGIS, DIAS e BASTOS, 2006), empreendedores coletivos também podem inserir-se
em redes e o montante de capital social pode ser apreendido como um fator de
maior nível de competitividade em arranjos produtivos locais (APLs) ou como
atributo de uma cidade (BARROS e MOREIRA, 2005; SARATE e MACKE, 2007; SILVEIRA,
PEREIRA e SOUZA, 2011). O capital social também pode ser um elemento importante
nos relacionamentos interorganizacionais, interferindo nos resultados de
alianças estratégicas ou de redes de inovação (BALESTRO, 2004; HELAL e
CAMARGOS, 2007).
O capital social pode também ser estudado sob a perspectiva de empresas
familiares, a partir das relações estabelecidas entre o fundador do
empreendimento, a família, a comunidade, os clientes e os colaboradores,
criando uma rede familiar, tornando-se fonte de vantagem competitiva
sustentável (HOF-FMAN, HOELSCHER e SORENSON, 2006; SORENSON e BIERMAN,
2009).
2.3. Capital social familiar
A noção de capital social familiar resulta da busca de compreensão de sua
manifestação em empresas familiares. Essas empresas seriam dotadas de vantagens
competitivas, em função de sua capacidade de criar o capital social familiar.
Para Hoffman, Hoelscher e Sorenson (2006), trata-se de um recurso raro,
inimitável e não substituível, tornando-se único para cada empresa familiar.
O capital social familiar, para Sorenson e Bierman (2009), é a soma do capital
humano, do capital social e do financeiro, manifestando-se quando os recursos
da família ou seus ativos superam o passivo. Nesse caso, para os autores, é
possível quantificar o capital social familiar, o qual seria composto por
recursos no seio da família que podem ser disponibilizados para a empresa.
Para Hoffman, Hoelscher e Sorenson (2006), capital familiar consiste nas
relações pessoais que os membros da família desenvolvem entre si e com a
comunidade, clientes, colaboradores, por meio de uma história de interação
familiar. O capital social familiar cria valor por desenvolver conexões entre
os indivíduos, por meio de redes de relacionamento, as quais são desenvolvidas
e fortificadas com o passar do tempo. A confiança, a estrutura moral, as normas
familiares, os canais de informação, o diálogo e o ponto de vista familiar são
elementos que facilitam ou dificultam o desenvolvimento dessa rede familiar, na
medida em que acontecem ou não no âmbito da família.
A confiança coletiva, para Hoffman, Hoelscher e Sorenson (2006), é desenvolvida
por meio de relações próximas entre os membros da família, sendo percebida na
medida em que eles gostam e sentem prazer de trabalhar tanto pela empresa
quanto pela família, pois ambas trabalham por eles. O desenvolvimento do
mecanismo de confiança gera a cooperação e a colaboração (SORENSON et al.,
2009), a qual é utilizada para facilitar a resolução de problemas. A confiança
é uma qualidade capaz de potencializar o ativo organizacional. Sorenson e
Bierman (2009) afirmam que as relações positivas entre os membros de uma
família geram laços fortes de confiança, os quais poderão promover a
cooperação, sendo fonte de capital social familiar para a empresa. Por outro
lado, sentimentos negativos e conflitos podem atrapalhar o desenvolvimento
desse capital.
A estrutura moral, para Hoffman, Hoelscher e Sorenson (2006), e a
infraestrutura moral, para Sorenson e Bierman (2009), representam o
relacionamento entre os membros da família e a relação deles com a comunidade.
Em outras palavras, as crenças e os valores de uma família podem causar um
impacto tanto positivo quanto negativo sobre a comunidade em que está inserida.
A infraestrutura moral é o conjunto de crenças que envolve a família, a empresa
e a comunidade (SORENSON et al., 2009).
As normas familiares, para Hoffman, Hoelscher e Sorenson (2006), são um
instrumento utilizado para facilitar o controle social do negócio familiar.
Elas estão enraizadas na cultura da família. No conjunto dessas normas, as
quais podem ser explícitas ou tácitas, estão presentes as obrigações e as
expectativas de cada membro da família. Normas familiares efetivas conduzem
para obrigações e expectativas que podem ser vistas como uma interação positiva
entre os membros da rede familiar. A presença de laços fortes entre os membros
da rede facilita a confiança e a sua ausência a compromete. A reputação e a
respeitabilidade estão presentes nas normas familiares e representam a
expectativa relativa com que os membros de fora da rede perceberam a conduta
futura da empresa.
Os canais de informação, para Hoffman, Hoelscher e Sorenson (2006), ocorrem a
partir de uma polaridade entre os canais internos e os externos. Os internos
relacionam-se com o diálogo existente internamente na família, o qual pode ser
identificado por meio da presença de passeios com e entre os membros da
família, de rede de relacionamento familiar. Os canais externos constituem a
relação do negócio familiar com o ambiente externo, os quais são evidenciados
pela participação dos membros da família em organizações externas. Os dois
mecanismos em interação geram uma rede de relacionamento, a qual fortalece o
capital familiar.
O diálogo, segundo Sorenson et al. (2009), é um mecanismo utilizado na
resolução de problemas, por meio da comunicação, a qual é meio de construção de
um entendimento comum sobre determinada questão ou objeto. O diálogo não
envolve necessariamente uma decisão imediata, mas uma reflexão e ou
esclarecimento das próprias crenças de determinado grupo, o que pode resultar
em um novo compartilhamento de crenças, por meio do diálogo. O diálogo
colaborativo, segundo Sorenson et al. (2009), é útil na solução de problemas
que levam a acordos mutuamente benéficos e envolve a noção de colaboração e
cooperação. No empreendimento familiar, o diálogo colaborativo visa ganhar
compreensão e clarificação de crenças profundamente enraizadas, as quais
influenciam as decisões cotidianas (SORENSON et al., 2009). O diálogo
colaborativo é um mecanismo que desenvolve a consciência comum de uma família.
Há, em contraposição ao diálogo colaborativo, decisões centradas nos
proprietários. Nesse caso, eles impõem suas crenças e seus valores como
plenamente satisfatórios e autossuficientes.
O ponto de vista da família é semelhante ao ponto de vista moral, desenvolvido
por filósofos como Baier (1965, apud SORENSON et al., 2009) e Frankena (1988,
apud SORENSON et al., 2009) e está relacionado com uma normativa ética. O ponto
de vista da família é desenvolvido por meio da presença de um diálogo
colaborativo que desperta e provoca a percepção moral.
Enfim, para construir ou sustentar o capital social familiar, as famílias criam
estratégias como reuniões periódicas, formação de conselhos e documentos de
colaboração, os quais formalizam as crenças e os valores da família (SORENSON e
BIERMAN, 2009). Esses elementos ajudam a sustentar a confiança coletiva. A
família com estoque de capital social familiar pode aplicá-lo nos negócios, mas
também pode empregá-lo para a abertura de novos empreendimentos.
3. METODOLOGIA
Este estudo é de caráter exploratório-descritivo e de avaliação quantitativa.
Para sua consecução, foi realizada uma pesquisa tipo survey, tendo sido
aplicados 120 questionários para gestores de empresas familiares, em 12 cidades
localizadas na região sul do estado de Minas Gerais. Optou-se pela amostragem
não probabilística, pois, de acordo com Rea (2000), ela é indicada quando o
pesquisador não conhece a probabilidade de determinado indivíduo vir a ser
selecionado como parte da amostra. Os critérios utilizados para a escolha do
empreendimento a ser pesquisado foi por conveniência, o que, segundo Rea
(2000), ocorre quando os entrevistados são selecionados com base em sua
semelhança presumida com a população útil e em sua disponibilidade imediata. É
muito utilizado quando não se conhece com certeza a população a ser pesquisada.
A coleta de dados foi feita por meio de um questionário estruturado. A
identificação dos empreendimentos familiares foi feita utilizando-se
informações secundárias obtidas junto ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e
Pequenas Empresas (Sebrae).
Para fins de análise, as questões foram agrupadas em três blocos: o primeiro
referiu-se a 19 afirmações envolvendo aspectos associados à noção de capital
social familiar, no qual o respondente, em uma escala ordinal de 5 pontos, com
variações do grau de concordância com ela, marcava uma alternativa. A segunda
parte referiu-se à caracterização do respondente, sendo composta por oito
perguntas, e a terceira, a caracterização do empreendimento, composta por sete
perguntas. No Quadro_1 são apresentadas todas as assertivas trabalhadas, bem
como a referência de artigos teóricos e teórico-empíricos que constituem bases
de sustentação para sua construção.
Foram definidos os seguintes critérios para as empresas participem da amostra:
na condução do negócio era necessário ter um pai e um filho atuando em
parceria, ou um filho atuando na condução dos negócios com a ausência do pai
(aposentado ou falecido), ou pai atuando com filhos em processo de
aprendizagem, ou netos e bisnetos do fundador. Os dados refletem, portanto, a
visão de alguns desses agentes organizacionais sobre essas assertivas. Elas
emanam de evidências empíricas de trabalhos de pesquisas de campo, bem como de
algumas sínteses que procuraram valorizar as especificidades das empresas
familiares, dada sua particularidade de associarem família e empresa. Tais
trabalhos, que constituem as bases de sustentação das assertivas, focam
empresas familiares, sem preocupação em abordar o tema de capital social, mas
trazem evidências empíricas e abordagens que inspiram sua construção, mediadas
pela perspectiva conceitual do capital social. Nessa perspectiva, ajustam-se à
tentativa de captar práticas de gestão que as diferenciem dos demais tipos de
empresas.
As visões teóricas sobre o capital social direcionam a observação para aspectos
da confiança mútua, compartilhamento de sentimentos e atitudes, inserção em
redes, aspectos que podem ser observados sob a ótica de uma comunidade, de um
indivíduo, de uma família (BALESTRO, 2004; SILVEIRA et al., 2011). Assim, ao
procurar captar a visão dos respondentes, considera-se que ela pode ser proxy
de aspectos diversos relacionados à manifestação do capital social familiar,
recurso raro, inimitável e não substituível, que é único para cada família, em
determinado tempo e lugar, sendo igualmente único para cada empresa familiar de
propriedade daquela família (HOFFMAN, HOELSCHER e SORENSON, 2006). Busca-se,
portanto, fazer afirmações sobre aspectos relacionados ao surgimento ou à
manifestação do capital social, levando em conta a visão dos respondentes sobre
ações e concepções relativas a suas empresas, mas concepções e ações que fazem
sentido por sua inserção naquela família, não se tratando de captar o nível ou
montante de capital social em uma coletividade social mais ampla, fruto do
relacionamento mútuo.
Na coleta de dados, seguiu-se o padrão de uma entrevista, pois todos os
questionários foram aplicados diretamente ao respondente. Antes de iniciar a
pesquisa, foi feito um pré-teste, com o objetivo de testar e validar as
questões (REA, 2000). Em seguida, várias adaptações foram feitas, por causa da
não compreensão de algumas questões por parte dos entrevistados.
Os dados foram tabulados por meio do SPSS®. Após a tabulação, procedeu-se ao
teste de confiabilidade dos dados por meio do Alfa de Cronbach, que permite ao
analista obter uma informação qualitativa relevante, em termos de grau de
validade das referidas variáveis no âmbito da amostra. Nesse sentido, foi
obtido para todas as variáveis o coeficiente de 0,634, o que significa, de
acordo com Pereira (2001, p.87), que o indicador representa 63,40% do universo
dos possíveis indicadores de impacto constituído pelo mesmo número de itens,
denotando que as questões foram respondidas de forma coerente pelos
entrevistados. Considera-se, assim, que as variáveis apresentam satisfatória
consistência interna (HAIR JR. et al., 1998), validando todos os dados
tabulados.
A análise dos dados foi feita por meio da técnica de análise fatorial, a qual
tem por objetivo substituir o conjunto inicial de variáveis por outro de menor
número (agrupar), denominado fatores, de modo a identificar as dimensões
latentes nessas variáveis, visando obter uma interpretação mais compreensível
segundo direções comuns (MALHOTRA, 2001).
Contudo, antes de aplicar a técnica de analise fatorial, foi feito o teste de
normalidade das variáveis (teste Kolmogorov-Smirnov), constatando-se que os
dados não se comportaram como uma distribuição normal (p<0,0001). Diante disso,
optou-se por utilizar a redução de variáveis pelo método de análise fatorial
não métrica (AF).
Para processar a análise fatorial, foi feito o teste de adequação de amostragem
de Kaiser-Meyer-Olkin (KMO test), verificando-se se os dados podem ser tratados
pelo método de análise fatorial (AF), bem como o teste de esfericidade de
Bartlett, que indica se a matriz de correlação tem aderência com a matriz
identidade (HAIR JR. et al., 1998; PEREIRA, 2001). Pela análise do teste de
adequação KMO (encontrado 0,623), verificou-se que as categorias sugeridas para
a pesquisa apresentaram qualidade entre média e razoável para tratamento da
análise fatorial (HAIR JR. et al., 1998). Para o teste de Bartlett, todas as
categorias mostraram-se significativas (p<0,01), indicando que há um nível de
probabilidade muito adequado para a correlação entre variáveis, confirmando a
possibilidade do emprego do método de análise fatorial.
Com relação à quantidade de fatores extraídos, foram utilizados o método da
raiz latente (HAIR JR. et al., 1998), destacando a medida da variância que o
fator explica e a análise do Scree Plot, definindo-se a quantidade de fatores
com autovalor maior do que 1. O método de extração foi a análise dos
componentes principais e o resultado das cargas fatoriais encontradas foi com
base na matriz rotacionada.
Na obtenção dos fatores, foi utilizado o método de rotação ortogonal Varimax, o
qual procura minimizar o número de variáveis fortemente relacionadas a cada
fator. A rotação dos fatores proporciona uma matriz de cargas mais facilmente
interpretável, ou mais identificável com relação à natureza das variáveis
observadas. A variância explicada acumulada com os sete fatores representou
61,918% da amostra pesquisada, os quais foram nomeados em função de suas
características.
4. RESULTADOS
4.1. Caracterização da amostra
Com relação ao perfil dos respondentes, 42% são fundadores e 51% são os
sucessores do fundador. A faixa etária que prevaleceu entre os respondentes foi
de 41 a 60 anos (53% dos entrevistados). Quanto ao gênero, 71% dos
entrevistados são homens e 29%, mulheres. O tempo de atuação no empreendimento
apresentou uma variação significativa, sendo 18% dos respondentes entre 10 e 20
anos, 30% entre 20 e 30 anos e 23% entre 30 e 50 anos. Constatou-se que existe
uma parcela significativa dos respondentes cujo grau de escolaridade é o ensino
médio incompleto.
A observação da caracterização dos empreendimentos revela que 65% atuam na área
de comércio, 15% no ramo de serviços e 11,7% na indústria. O raio de atuação
dos negócios familiares é, principalmente, o próprio município, com 43,3% dos
empreendimentos. Os demais estão assim distribuídos: 33,3% com atuação
regional, 15,8% atuam em âmbito nacional, 5% estadual e 2,5% incluem até
atividades no estrangeiro. Quanto ao porte dos empreendimentos, constatou-se
que a maioria é de pequeno porte, assemelhando seus processos de gestão ao
encontrado em empreendimentos de pequenas empresas, pois 57,5% dos
empreendimentos possuem até 10 empregados e 48,3% atingem faturamento médio
mensal de até 50 mil reais. A seguir apresentam-se os resultados da aplicação
da análise fatorial.
4.2. Fatores explicativos do capital social familiar
As assertivas pesquisadas foram agrupadas de acordo com a análise fatorial.
Para complementar a análise e a interpretação dos dados, cada assertiva teve
suas respostas agrupadas em duas classes de frequência: a primeira classe foi
composta pelas categorias DT (discordo totalmente), DP (discordo em parte),
NCND (não concordo nem discordo), CP (concordo em parte) e CT (concordo
totalmente); e a segunda classe pelas categorias NA (não se aplica) e SR (sem
resposta).
As questões foram ordenadas em ordem decrescente, conforme apresentado na
Tabela_1, possibilitando visualizar as assertivas em que há maior sentimento de
concordância. A ordem da tabela foi elaborada com base na média decrescente de
cada variável, ou seja, quanto maior a média, maior foi o nível de concordância
da variável.
Conforme os dados da Tabela_1, constatou-se um elevado grau de concordância dos
entrevistados com as assertivas, o que sugere que essas questões estão
relacionadas com conceitos que envolvem a noção de capital social familiar, os
quais são considerados importantes para a sustentabilidade do empreendimento
familiar.
Para a interpretação dos fatores obtidos, foi observado o valor da carga
fatorial de cada uma das variáveis. Na Tabela_2 apresentam-se os fatores e as
variáveis com suas respectivas cargas fatoriais.
4.2.1. Fator 1 - Diálogo colaborativo (DC)
Esse é o fator que melhor explica o conjunto das assertivas, sendo responsável
por 16,89% da variância (Tabela_2). Esse fator foi nomeado diálogo
colaborativo, uma vez que, nesse tipo de empreendimento, é pelo diálogo que se
buscam compreensão e clarificação das crenças enraizadas no seio da família, as
quais influenciam as decisões cotidianas no âmbito do negócio (SORENSON et al.,
2009). Essas crenças são percebidas por meio do conjunto de assertivas que
compõem esse fator, que são: a existência de uma relação de respeito e de
convívio fora da empresa entre o fundador ou o sucessor e os colaboradores; a
existência de um clima de liberdade entre proprietários e colaboradores,
possibilitando a ocorrência de brincadeiras; na contratação de um novo
empregado, avaliam-se a capacidade de trabalho e o fato de ser uma pessoa de
palavra; a empresa é considerada uma família e os colaboradores são membros
dela. O diálogo, segundo Sorenson et al. (2009), é um mecanismo utilizado na
resolução de problemas, por meio da comunicação, a qual constrói um
entendimento comum sobre determinada questão ou objeto. O diálogo não envolve
necessariamente uma decisão imediata, mas uma reflexão e/ou esclarecimento das
próprias crenças de determinado grupo, o que pode resultar em um novo
compartilhamento de crenças. O diálogo colaborativo é um mecanismo que
desenvolve a consciência comum de uma família. Em contraposição ao diálogo
colaborativo, têm-se decisões centradas nos proprietários. Nesse caso, eles
impõem suas crenças e seus valores como plenamente satisfatórios e
autossuficientes, conforme pode ser observado no fator 6, denominado ideias
próprias.
Analisando-se a frequência das assertivas (Tabela_1), percebe-se que as crenças
e os valores da família empresária causam um impacto positivo na relação entre
o fundador ou sucessor e os colaboradores, podendo levar a crer sobre a
existência da presença de um diálogo colaborativo efetivo.
4.2.2. Fator 2 - Rede familiar (RF)
Esse fator explica 9,69% da variância (Tabela_2) do conjunto das assertivas. Ao
analisar as afirmações que compunham esse bloco, percebeu-se que ele se
relaciona com a existência de uma forte rede de apoio entre familiares e
parentes. Os atuais dirigentes manteriam relações ou atividades sociais
frequentes com membros da família ampliada que vivem e trabalham no município,
além de uma relação harmoniosa com concorrentes, as quais são pautadas em
relacionamento pessoais. A rede familiar é formada pelo envolvimento da família
com os parentes. Por meio dela são sedimentados o respeito, a confiança e a
ajuda mútua (SORENSON et al., 2009).
Ao observar a frequência das respostas (Tabela_1), constata-se uma alta
concordância com as assertivas, o que indica que o grupo pesquisado tanto
valoriza a formação de redes de relacionamento quanto reconhece existir, de
fato, um bom relacionamento entre eles.
4.2.3. Fator 3 - Infraestrutura moral (IM)
A infraestrutura moral explicou 8,87% (Tabela_2) da variância total do conjunto
das afirmativas. Esse fator é composto pelas seguintes afirmações: os
dirigentes ou membros da família participam ou já participaram de associações
ou entidades sociais do município; os dirigentes ajudam colaboradores a
resolver problemas pessoais; nessa família há pessoas que, apesar de estudarem
ou morarem fora do município em que a empresa está localizada, teriam interesse
em nela trabalhar e os atuais dirigentes valorizam transparência no contato com
os clientes.
Esse conjunto de afirmativas faz menção aos diversos stakeholders do negócio
familiar, envolvendo a comunidade, os clientes, os fornecedores e os
colaboradores. Para Hof-fman, Hoelscher e Sorenson (2006), a infraestrutura
moral é o conjunto de crenças que envolve a relação entre os membros da
família. À medida que essas relações se fortalecem, o que ocorre com o passar
do tempo, são estendidas para as relações da família com todos os diversos
stakeholders. A infraestrutura moral representa, para Hoffman, Hoelscher e
Sorenson (2006) e para Sorenson e Bierman (2009), o relacionamento entre os
membros da família e a relação deles com a comunidade.
4.2.4. Fator 4 - Confiança (C)
Esse fator explicou 8,08% (Tabela_2) da variância total do conjunto de
afirmações, sendo nomeado confiança. É composto por duas assertivas: a empresa
já realizou vendas a prazo para clientes sem aprovação de cadastro, mas que
tinham relações de amizade com proprietários-dirigentes, e a empresa, antes de
levar um cliente ao SPC, procura resolver a dívida na amizade. Analisando-se a
frequência das afirmações (Tabela_1) em relação à concordância ou à
discordância, percebe-se um predomínio da concordância de ambas, o que permite
afirmar que os empreendedores familiares desenvolvem uma rede de
relacionamento, a qual se estende aos laços da família, indo ao encontro dos
demais atores que envolvem o negócio e firmando com eles relacionamentos
duradouros, os quais são sedimentados por confiança e respeito mútuo.
O desenvolvimento do mecanismo de confiança gera a cooperação e a colaboração
(SORENSON et al., 2009). A confiança é uma qualidade capaz de potencializar o
ativo organizacional. Sorenson e Bierman (2009) afirmam que as relações
positivas entre os membros de uma família geram laços fortes de confiança que
poderão ser estendidos aos stakeholders, levando à emergência da cooperação, a
qual é fonte de capital social familiar para a empresa. Por outro lado,
sentimentos negativos e conflitos podem atrapalhar o desenvolvimento desse
capital.
4.2.5. Fator 5 - Normas éticas (NE)
Esse fator explicou 6,5% (Tabela_2) da variância do total. As assertivas
associadas foram as seguintes: os dirigentes mantêm boas relações pessoais com
dirigentes de empresas concorrentes, por meio da troca de experiência, da
compra em conjunto, de melhores formas de negociação; as relações com
concorrentes são harmoniosas e pautadas em relacionamentos pessoais; os
dirigentes mantêm boas relações pessoais com dirigentes concorrentes; e, nessa
empresa, princípios morais são passados de pai para filho e também aos
colaboradores. Por meio das assertivas, pode-se afirmar que as normas éticas
sedimentadas e enraizadas na cultura do empreendimento familiar se difundem por
meio do diálogo colaborativo, gerando uma expectativa relativa dos membros que
estão de fora da rede familiar, no sentido da percepção desse grupo externo em
relação à conduta da família (HOFFMAN, HOELSCHER e SORENSON, 2006).
As normas éticas são semelhantes ao que Hoffman, Hoelscher e Sorenson (2006)
denominam normas familiares, as quais são compostas por obrigações e
expectativas e reputação e respeitabilidade, as duas primeiras representando
uma consequência para a segunda. Em outras palavras, normas e obrigações
elaboradas no seio da família e enraizadas nesse grupo podem gerar a
respeitabilidade, que produz reconhecimento do nome e respeito pela empresa,
por parte da comunidade. Isso se deve a um conjunto de normas e crenças que
envolve a maneira de a família conduzir a empresa e que gera sentimento
positivo ou negativo nas pessoas (HOFFMAN, HOELSCHER e SORENSON, 2006; SORENSON
et al., 2009).
4.2.6. Fator 6 - Ideias próprias (IP)
Esse fator foi denominado ideias próprias e explicou 6,33% da variância do
conjunto de assertivas (Tabela_2). O fator é composto por duas assertivas: no
passado ou na atualidade, algum membro dessa família preferiu abrir outro tipo
de negócio, descartando atuar diretamente na empresa, e a palavra dos
proprietários é mais importante do que algo escrito. O que se refere às ideias
próprias é o fato da prevalência de uma opinião ou visão individual em
detrimento do diálogo colaborativo. Esse tipo de conduta faz um caminho inverso
ao apontado por Hof-fman, Hoelscher e Sorenson (2006) e Sorenson et al.
(2009), ao argumentarem que o capital social familiar se constitui a partir dos
capitais social, financeiro e humano, os quais ocorrem por meio do diálogo
colaborativo, em que emergem crenças, normas e valores coletivos, ou o
contrário do que indica esse fator.
Ao analisar a frequência dessas assertivas (Tabela_1), veri-fica-se uma
concordância superior a 50% em relação à afirmação, indicando que parte dos
entrevistados concorda que, no âmbito da família e da empresa, prevalecem
ideias individuais em detrimento de ideias coletivas.
4.2.7. Fator 7 - Canais de informação externos (CIE)
Esse fator explicou 5,54% (Tabela_2) do conjunto de variáveis, sendo denominado
canais de informações externos. Hof-fman, Hoelscher e Sorenson (2006)
definem os canais de informação a partir de duas polaridades, que são os canais
internos e os externos. O conjunto dessas assertivas faz referência à relação
da família com o ambiente externo, ou seja, os canais externos ao negócio, os
quais são evidenciados pela participação dos membros da família em organizações
ou em relações externas, o que é evidenciado pelas assertivas: os dirigentes ou
membros da família têm relações de amizade com clientes e dirigentes de outros
empreendimentos, antes de serem clientes, e existem clientes e fornecedores
que, após contatos de compra/venda, tornam-se amigos dos dirigentes ou
proprietários.
Analisando-se a Tabela_1, verifica-se que os respondentes concordam, em sua
maioria, com as afirmações. Isso demonstra que os canais de informação externos
são valorizados pelos dirigentes, o que leva a crer em um fortalecimento do
capital social humano.
Para Hoffman, Hoelscher e Sorenson (2006), os canais de informação devem
formar-se pela soma dos canais internos e externos, dado que os dois
mecanismos, em interação, geram uma rede de relacionamento que fortifica o
capital familiar. Nesse grupo de assertivas não foi identificado o canal de
informação interno, contudo, acredita-se que ele esteja implícito no âmbito do
fator 2, que é denominado redes familiares.
5. CONCLUSÕES
Esta pesquisa foi realizada com a aplicação de um questionário respondido por
120 gestores de empreendimentos familiares localizados na região sul de Minas
Gerais e teve por objetivo identificar os fatores que levam à formação do
capital social familiar em empresas familiares.
Foram identificados, por meio da análise fatorial, sete fatores que são:
diálogo colaborativo, rede familiar, infraestrutura moral, confiança, normas
éticas, ideias próprias e canais de informação externos.
Esse conjunto de fatores origina-se do agrupamento de assertivas submetidas aos
respondentes, membros de empresas familiares. Trata-se da hipótese própria da
análise fatorial, revelando, no caso, que 19 assertivas foram reagrupadas em
sete fatores, indicando aquelas que estão relacionadas entre si na visão desses
respondentes. A denominação dada a esses fatores surge da aproximação com
concepção original, fruto de elaboração teórica associada ou não a pesquisas
empíricas realizadas por diferentes autores (GONÇALVES, 2000; CHRISMAN, CHUA e
SHARMA, 2005; RODSUTTI e MAKAYATHORN, 2005; GOMES, SANTANA e ARAÚJO, 2008;
MACHADO, WETZEL e RODRIGUES, 2008; QUEIRÓZ, 2008). Os conteúdos das diferentes
assertivas podem ser associados aos conteúdos conceituais ou como evidências
empíricas relativas aos conceitos dessas categorias. Eles podem ser associados
ou considerados como refletindo aspectos de relações entre pessoas, evidências
de redes de relações, evidências de relações de confiança e reciprocidade,
interações, laços de parentesco, relações coletivas, presença de normas,
relações entre membros da família entre si e com a comunidade, práticas de
diálogo, ponto de vista da família sobre a empresa e sobre aspectos da
comunidade em que se inserem (GRANOVETER, 1985; HOFFMAN, HOELSCHER e SORENSON,
2006; ARRÈGLE et al., 2007; SORENSON e BIERMAN, 2009; SORENSON et al., 2009).
Os resultados apresentados representam uma tentativa de produção de
conhecimentos sobre o capital social familiar como fenômeno que traduz também
especificidades desse tipo de empresas. Ao serem construídas 19 assertivas
apresentadas aos respondentes, buscaram-se evidências teóricas, conceituais e
empíricas em artigos diversos que abordam a temática da empresa familiar, sem,
contudo, focar seus estudos sobre o capital social nem sobre o capital social
familiar. Reagrupadas em fatores, cria-se a possibilidade trabalhar os dados de
modo diferente, podendo-se verificar hipóteses dentre algumas já testadas em
outros contextos, como, por exemplo, na pesquisa realizada por Sorenson et al.
(2009), na qual os autores afirmam que a confiança coletiva é capaz de gerar um
diálogo colaborativo, responsável por transmitir os princípios morais que
compõem a infraestrutura moral de uma família e que irão conduzir à formação do
capital social familiar responsável pelo desempenho do empreendimento familiar.
No presente artigo, verificou-se que os fatores identificados refletem
vertentes da inserção de famílias empresárias em uma dada coletividade, no
âmbito da qual desenvolvem o capital social, considerado como capital social
familiar. No Brasil, apesar da prática da pesquisa sobre capital social nas
organizações e comunidades, o enfoque do capital social familiar no estudo de
empresas familiares ainda é incipiente. Nesse sentido, acredita-se que esse
seja um ponto positivo deste estudo. Pesquisas complementares a esta poderiam
ser realizadas, com o propósito de ratificar o que foi estudado, pois, como se
trata de dados com caráter não probabilístico, isso impede generalizações para
outros universos, uma das limitações do trabalho.
Este tipo de estudo abre campo para novas pesquisas, podendo-se ampliar ou
rever a consistência de assertivas, bem como investigar a possibilidade de
diferenciação entre o capital social da empresa familiar e o da família.