Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

EuPTCVHe0871-97212014000200001

EuPTCVHe0871-97212014000200001

variedadeEu
ano2014
fonteScielo

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

As Revistas Oficiais da SPAIC EDITORIAL As Revistas Oficiais da SPAIC

Amélia Spínola Santos

Na qualidade de editor recentemente empossada da Revista Portuguesa de Imunoalergologia (RPIA), a única revista da especialidade no nosso país, terei o maior prazer em contar com a colaboração ativa de todos os membros da Sociedade Portuguesa de Imunoalergologia para manter o elevado nível científi co da revista, contribuindo assim para a divulgação do que mais recente se faz nas áreas da investigação clínica e laboratorial em Imunoalergologia e Imunologia Clínica dentro e fora do nosso país.

A RPIA é uma revista com mais de duas décadas de existência. Foi publicada pela primeira vez em novembro de 1991 (Vol I, N.º 1) e tem divulgado ao longo de todos estes anos a produção científica nacional, incluindo no seu conselho redatorial especialistas nacionais e internacionais de elevado prestígio.

Pelo facto de ser uma revista em língua portuguesa, a sua divulgação não se limita apenas a Portugal e é frequentemente procurada por especialistas de Imunoalergologia ou médicos que trabalham nesta área e que se expressam na nossa língua, como o Brasil e Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), e até mesmo por outras nacionalidades, como as que dominam a língua espanhola.

Nos últimos anos, com a evolução tecnológica, as revistas em formato eletrónico tem vindo a substituir as revistas clássicas em papel e a RPIA também se atualizou nesse sentido.

Assim, desde cinco anos que a nossa revista está disponível no site da SPAIC (www.spaic.pt) com o linkwww.rpia.spaic.pt com arquivos desde 1998, sendo possível aceder à visualização em PDF de cada artigo através do índice de cada revista. A partir deste ano, os sócios também podem contar com a distribuição por correio eletrónico através do linkespecífico para cada revista publicada.

A RPIA tem vindo a melhorar o seu conteúdo científico e o seu aspeto gráfico ao longo dos anos. Atualmente cada número da revista dispõe de vários itens, desde artigos de revisão, artigos originais, casos clínicos, allergymage, artigos comentados e ainda informação relativa às atividades científicas e formativas da SPAIC e de outras sociedades internacionais. A RPIA procede ainda à divulgação de prémios SPAIC e SPAIC ' Industria Farmacêutica para trabalhos de investigação.

Tentando manter o dinamismo incutido pelos colegas que me antecederam e no sentido de informar e aproximar os sócios da SPAIC da sua revista, irão ser criados dois novos itens.

O primeiro será designado de Atividade Científica da SPAIC onde será publicado em forma de resumo alargado a atividade científica dos seus membros, quer a nível nacional quer internacional. Como exemplo deste novo item, vamos publicar neste número um resumo das palestras efetuadas na Reunião da Primavera da SPAIC 2014.

O segundo itemserá designado de Protocolos / GuidelinesClínicos, podendo estes documentos ser de origem nacional ou internacional (tradução).

A SPAIC dispõe atualmente de duas revistas oficiais: a Revista Portuguesa de Imunoalergologia (RPIA), desde 1991 de publicação trimestral e indexada no SciELO (Scientific Electronic Library Online), e a revista European Annals of Allergy and Clinical Immunology (Eur Ann Allergy Clin Immunol), desde o final de 2013 de publicação bimensal e indexada PubMed e Scopus. Esta nova revista está ao dispor de todos os sócios da SPAIC e é um órgão oficial da SPAIC e da AAITO (Associazione Italiana Allergologi Immunologi Territoriali e Ospedalieri ' Associação Italiana de Alergologistas e Imunologistas Hospitalares). A revista Eur Ann Allergy Clin Immunol, está disponível no site da SPAIC será distribuída por correio cada dois meses de acordo com a publicação.

É fundamental que a RPIA continue a ser uma referência na área da Imunoalergologia em Portugal e um veículo de divulgação do que de melhor se faz no campo da investigação. Neste sentido convido todos os membros da sociedade para não lerem a RPIA, mas também para a citarem nas vossas publicações nacionais e internacionais e ainda para participarem ativamente na revista nomeadamente através do envio de artigos e trabalhos para publicação, assim será possível manter e melhorar a qualidade que a tem caracterizado ao longo destes anos.

Agradeço à atual direção da SPAIC, nomeadamente ao Presidente, Luís Delgado e Vice-Presidentes, Elisa Pedro, Rita Câmara e Ana Morête, Secretário-Geral, João Fonseca, Secretário-Adjunto Pedro Martins e ao Tesoureiro Rodrigo Alves o convite e a confiança depositados em mim como editor desta prestigiada revista.

Agradeço aos colegas que se disponibilizaram para colaborar no Conselho Editorial da RPIA: Emília Faria ' Secretária Geral, Alice Coimbra e Celso Pereira ' Secretários Adjuntos e Carlos Loureiro, Carlos Lozoya, Cristina Santa Marta, Elza Tomaz, Elisa Pedro, Paula Alendouro, José Ferreira, Paula Leiria Pinto, Pedro Martins, Rita Câmara, Rodrigo Rodrigues Alves, Susana Lopes da Silva ' Redatores, o seu contributo será seguramente fundamental para manter o elevado nível científico da revista que é de todos nós.


transferir texto