Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

EuPTCVHe1646-21222013000100001

EuPTCVHe1646-21222013000100001

variedadeEu
ano2013
fonteScielo

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Editorial EDITORIAL

Editorial

Paulo Lourenço Editor

Com a edição deste fascículo celebram-se 20 anos de história da nossa revista.

Iniciada timidamente em 1990 com a edição de um número português da edição ibérica da Revista de Ortopedia y Traumatologia rapidamente se autonomizou.

Congratulo-me por ter acompanhado mais de metade da sua vida como elemento da redação. Neste contexto assisti a bons e a menos bons momentos e em 2010 aceitei o cargo de Editor, a convite do Dr. Manuel Leão, pela amizade e pelo desafio de a credibilizar, regularizar e avançar para a indexação e formato electrónico. Alargámos o conselho redatorial com o intuito de fomentar a produção científica e conseguimos atingir estes objetivos ainda que parcialmente. Em virtude do processo de entrada de artigos na plataforma Scielo se ter alterado, necessitámos de adaptar o nosso sítio eletrónico e ainda não temos artigos disponibilizados e formalmente indexados. Contamos em breve ter este problema solucionado. Procurámos também constituir um quadro alargado de revisores de artigos com critérios de coerência dentro da atividade científica da nossa sociedade e numa oportunidade histórica os três presidentes com poder para determinar o futuro da revista, sugeriram os elementos indicados para a revisão dos trabalhos do congresso nacional, para além daqueles que o conselho redatorial possa vir a indicar. Fomos convidados a prosseguir com um novo mandato até 2015. Aceitámos um novo desafio esperançados que possamos deixar na SPOT uma estrutura profissional independente e que os nossos seguidores possam preocupar-se apenas com o processo editorial. Cremos que é altura também de nos adaptarmos a novos conteúdos editoriais e, se possível, a novos meios, pese embora a dificuldade em obter patrocínios e a impossibilidade de ter autonomia financeira. Contamos de novo com um conselho redatorial alargado disposto a colaborar no fomento da quantidade e qualidade dos artigos submetidos. Ao quadro de revisores que agora inicia as suas funções são pedidos alguns atributos, objetividade, imparcialidade e rigor científico nas suas avaliações sem comprometimento dos prazos de edição. Assistiremos a um processo regular de formação na área de revisão de conteúdos científicos e de melhoria e adaptação aos constantes desafios editoriais. Daremos o nosso melhor para fazer da revista o mais importante instrumento de divulgação científica da ortopedia e traumatologia portuguesas.


transferir texto