Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

EuPTCVHe1646-69182013000400001

EuPTCVHe1646-69182013000400001

variedadeEu
ano2013
fonteScielo

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Página dos editores PÁGINA DOS EDITORES

Com este número fechamos mais um ano da Revista Portuguesa de Cirurgia.

Fechamos 2013 com um número dominado por um dossier especial sobe cancro da mama. Este é um tema querido aos cirurgiões e constitui hoje uma área de diferenciação da cirurgia que importa relevar. Agradecemos a todos os autores que se disponibilizaram a connosco colaborar. Em especial os não cirurgiões. O dossier que hoje publicamos aborda um conjunto de temas entendidos pelos editores como aqueles que nos pareceram mais relevantes. Ou pelas suas implicações ou pela sua controvérsia.

Este dossier é igualmente portador de uma característica que quero relevar.

Artigos de autores escritos em inglês. Alguns não concordarão com esta opção.

Recordo que o peso de uma revista deriva actualmente daquilo que é a sua capacidade de publicar artigos que sejam citados por outras revistas. Vários são os sistemas que foram criados internacionalmente especificamente para esse fim. E esse potencial de ser citado, deriva hoje inequivoca- mente da língua em que o artigo for publicado.

Relevo igualmente o tema do diabético que é igualmente abordado de uma forma muita pedagógica e prática num artigo cujos autores detêm uma das maiores experiências em termos nacionais.

Publicamos igualmente um artigo sobre cancro do recto escrito por oncologistas revelando claramente que a nossa revista recolhe a atenção e interesse de outras especialidades.

Este foi um ano muito importante para a Revista. Um ano de consolidação. Um ano em que conseguimos indexar a revista em vários sistemas. Um ano em que conseguimos montar o sistema de submissão electrónica de artigos.

Estes foram passos importantes na ambição do que queremos para a nossa revista.

Estes foram passos que nos permitirão ser ainda mais ambiciosos para 2014.

Captando mais autores e mais artigos. Sabemos que ainda temos um largo caminho a percorrer.

Com a nossa indexação no SCIELO esperamos atingir a atenção de todos os cirurgiões da América Central e do Sul ganhando massa critica que é essencial para o crescimento da revista.

A 1 de Fevereiro de 2014 vamos iniciar o processo de submissão de artigos pelo Open Journal System.

Este é um passo essencial para a revista.

A partir desta data as instruções aos autores serão alteradas e publicadas no site da SPC. Será igualmente publicado um texto explicativo de todo o processo, que publicaremos também no próximo número da revista. Ocorrerá um período de transição que abrangerá somente os artigos submetidos até 31 de Janeiro de 2014. A partir dessa data será possível submeter artigos por via electrónica e todo o processo de revisão e de circu- lação dos artigos será pela mesma via.

Este processo obriga a que todos os autores e revisores se devam inscrever no OJS da Revista num processo bastante intuitivo.

Vamos diminuir o período de revisão dos artigos para 60 dias de forma a permitir uma publicação mais rápida dos mesmos. Vamos fornecer online uma checklist para autores de forma a que o processo de submissão seja mais rápido.

Estamos certos de que 2014 será um grande ano para a Revista Portuguesa de Cirurgia. Contamos com todos vós.

Feliz Natal e Bom Ano de 2014.


transferir texto