Revolução positiva: Psicologia positiva e práticas
apreciativas em contextos organizacionais
Neste artigo pretendemos analisar a integração e congruência de duas recentes perspectivas
teórico-metodológicas de abordagem ao comportamento humano – a Psicologia Positiva e o
Inquérito Apreciativo – bem como justificar e descrever brevemente a sua aplicabilidade a intervenções
psicológicas numa organização na área da educação. Nessa integração subscrevemos o conceito de
“Revolução Positiva na Mudança” (Cooperrider & Whitney, 2005; Quinn, 2003, cit. in Cooperrider
& Whitney, 2005), no sentido de caracterizar uma transformação recente que se foca no melhor da
condição humana e naquilo que faz a vida merecer ser vivida (Cameron, Dutton & Quinn, 2003;
Csikszentmhihalyi & Csikszentmhihalyi, 2006). Na mesma linha, Luthans e Yousself (2004, p. 157)
referiam que “chegou o tempo da tomada de decisão organizacional e da gestão de recursos humanos
se transformar (...). As teorias predominantemente negativas que possuímos sobre o comportamento
humano e a motivação nas organizações precisam de dar lugar a uma gestão baseada nas forças e
orientada para o positivo, focando-se no desenvolvimento do capital humano, social e psicológico,
para que ele que atinja todo o seu potencial. Propomos que a gestão do capital psicológico positivo
possa, em particular, canalizar os talentos, forças e capacidades psicológicas das pessoas, para se
atingirem resultados merecedores, produtivos, éticos e sustentáveis, que resultem em vantagem
competitiva”.
Esta perspectiva tem surgido em diferentes quadrantes da abordagem aos indivíduos e sistemas
humanos, num conjunto de domínios que Cameron, Dutton e Quinn (2003) listam como correlatos
do seu modelo: (a) a Psicologia Positiva; (b) a Psicologia Comunitária; (c) o Desenvolvimento
Organizacional e o Inquérito Apreciativo; (d) o Comportamento Pró-social e de Cidadania; e (e) a
Responsabilidade Social Corporativa. Pela recência da matéria em análise, sua inovação no contexto
Português e internacional, bem como continuidades e rupturas que a caracterizam, apresentaremos
inicialmente uma breve história e explicação teórica dos dois modelos em análise (a Psicologia
Positiva e o Inquérito Apreciativo), debateremos a forma e razões para a sua integração, para em
seguida terminarmos com uma secção mais metodológica e técnica, onde se dá exemplo da aplicação
conjunta dos modelos na intervenção numa organização do ensino superior público.
A Psicologia Positiva
Após a II Guerra, as consequências ao nível das perturbações e distúrbios mentais conduziram
os estudos da psicologia inequivocamente em direcção à recuperação e remediação de défices e
patologias. Na sequência disso, desenvolveu-se uma concepção e abordagem do ser humano baseada,
e influenciada, pela doença mental e pelas disfuncionalidades dos sistemas e organizações (Seligman
& Csikszentmhihalyi, 2000). Foi-se inadvertidamente construindo um enviesamento em relação ao
défice, ao negativo e ao menos bem sucedido da experiência humana, num horizonte que sublinhou
a fragilidade e as limitações de pessoas e organizações (Cameron, Dutton & Quinn, 2003; Seligman
& Csikszentmhihalyi, 2000; Snyder & Lopez, 2002).
Naturalmente que os ganhos de uma psicologia devotada à perturbação psicológica claramente
mostraram a possibilidade de se intervir de forma a tornar menos problemáticas as vidas de pessoas
em sofrimento ou em disfunção, com intervenções remediativas, individuais e colectivas, eficazes e
cientificamente validadas (Seligman, Parks & Steen, 2006). Esses ganhos devem se sublinhados e
valorizados. No entanto, o foco na doença e na patologia ajudou a construir uma ciência psicológica
que parece ter esquecido parte da sua missão, e negligenciado uma importante fatia do estudo dos
seres humanos. Por um lado, cerca de 70% das pessoas não experimentam desordens mentais
(op. cit. pag. 276); por outro, sabe-se que a ausência de doença não constitui, por si só, felicidade ou
bem-estar (Diener & Lucas, 2000).
Perante estes indicadores, e o reconhecimento de que o bom e a excelência existem, são reais
e avaliáveis, e merecem a atenção da ciência (Cameron, Dutton & Quinn, 2003; Luthans, 2002),
alguns autores passaram a defender a necessidade de saber mais sobre o que caracteriza as pessoas
e os sistemas humanos no seu melhor, e como incrementá-lo. De forma mais visível e estruturada do
que até aqui, temas como optimismo, esperança, felicidade, criatividade, passaram a figurar em
livros e artigos científicos, levando a uma preocupação crescente em mudar o foco da ciência
psicológica para as forças e virtudes, e em assegurar a cientificidade das publicações e intervenções
neste domínio (Park & Peterson, 2007; Snyder & Lopez, 2002).
A Psicologia Positiva emerge assim na última década como uma área de estudo científico
própria, vibrante e multifacetada, que vai para além de uma abordagem centrada nos problemas e nas
patologias, para se endereçar teórica e empiricamente à construção das melhores qualidades da vida,
no âmbito subjectivo, individual e grupal (Csikszentmhihalyi & Csikszentmhihalyi, 2006; Seligman,
2002; Seligman, 2006; Seligman & Csikszentmhihalyi, 2000; Seligman, Steen, Park & Peterson,
2005). Pretende debruçar-se sobre as experiências positivas (como emoções positivas, felicidade,
esperança, alegria), características positivas individuais (como carácter, forças e virtudes), e
instituições positivas (como organizações baseadas no sucesso e potencial humano, sejam locais de
trabalho, escolas, famílias, hospitais, comunidades, sociedades ou ambientes físicos a todos os
títulos saudáveis) (Csikszentmihalyi, 1990; Fredrickson, 2003; Fredrickson & Losada, 2005;
Larrauri, 2006; Park & Peterson, 2007; Peterson & Seligman, 2004; Seligman, 2002; Seligman &
Csikszentmihalyi, 2000; Snyder, 2002; Snyder & Lopez, 2002; Wright, 2003;Wright & Wright, 2000).
Ainda que as organizações e instituições surjam como horizonte dos estudos da PP, a maior
parte do trabalho desenvolvido até ao momento tem abarcado, sobretudo, investigação e teorização
no âmbito das experiências emocionais e caracteríticas positivas individuais. Só mais recentemente
têm surgido manifestações do interesse na sua aplicação à vida das organizações, e estudos com
enquadramentos comunitários, culturais e sociais (Cameron, Dutton & Quinn, 2003; Delle Fave,
2006; Hupert, 2006; Hupert, Baylis & Keverne, 2006; Luthans & Youssef, 2004; Marujo & Neto,
2004; Neto & Marujo, 2007; Peterson & Seligman, 2004; Verducci & Gardner, 2006). Sublinha-se,
a propósito das publicações e estudos na área do trabalho, a inovadora investigação empírica iniciada
em 1995 por três eminentes psicólogos norte-americanos – Howard Gardner, William Damon e
Mihaly Csikszentmihalyi – com as suas equipas das universidades de Harvard, Standford e
Claremont Graduate University, respectivamente, naquele que hoje se denomina “The GoodWork
Project” (Verducci & Gardner, 2006). A definição do “Bom Trabalho” presente neste estudo implica
que ele seja, simultaneamente excelente em qualidade técnica e ética, que tenha sentido e significado,
e que se associe a emoções positivas (Verducci & Gardner, 2006). Os resultados desta investigação
em larga escala têm vindo a inspirar formas de construir uma “cultura do bom trabalho”, introduzindo
assim aspectos positivos e apreciativos numa área da vida individual e colectiva tão marcante
(Gardner, Csikszentmihalyi & Damon, 2001).
Em paralelo, nos últimos anos, autores eminentes da área das dinâmicas organizacionais,
como Fred Luthans, Kim Cameron, Robert Quinn ou Thomas Wright, têm-se dedicado a teorizar e
testar a aplicação dos conceitos da PP aos estudos do capital humano, e das suas capacidades
psicológicas e sociais em contexto organizacional. Têm defendido, igualmente, o estudo do bom
desempenho nas organizações, propondo intencionalmente um olhar enviesado positivo, já que
baseado nas forças, talentos e excelências, e em formas energizantes e generativas para desenvolver
o potencial total de indivíduos e sistemas (Cameron & Quinn, 1999; Cameron, Dutton & Quin, 2003;
Luthans, 2002; Luthans & Youssef, 2004; Morgan, 1997; Wright, 2003).
Algumas das conclusões apresentadas nas publicações dos autores referidos, e estudiosos das
organizações, merecem ser aqui sublinhadas. Uma delas remete para o facto de indivíduos,
organizações e sociedades beneficiarem da institucionalização das virtudes e da nobreza de
comportamentos, para virem a atingir resultados positivos, a abafar os negativos e a conseguir a
realização total (Cameron, Dutton, Quin & Wrzesniewski, 2003). Uma segunda aponta para o poder
e para a força generativa do acto de apreciar as forças individuais e colectivas quando se promove a
mudança organizacional. O melhor do passado, os pontos altos da acção, as virtudes e forças, e os
sonhos individuais e colectivos, são mobilizadores mais eficazes e poderosos para a transformação
do que a atenção aos problemas ou necessidades de um sistema humano (Cameron, Dutton, Quin &
Wrzesniewski, 2003; Cooperrider, 1990; Cooperrider & Whitney, 2000). Não negligenciado o negativo,
mas tornando-o irrelevante quando comparado com o positivo, num ratio de três interacções positivas
para cada negativa, o acto de sublinhar o bom e a sua potenciação permitem um grau de florescimento
dos sistemas que os faz diferenciar dos que estão em apatia ou desânimo (Fredrickson & Losada,
2005). Da mesma forma que um sistema, organização ou sociedade pode enveredar pelo desenvolvimento de uma espiral de enfraquecimento progressivo (Gergen, 1991), sabemos hoje como
também pode, em alternativa, e através da natureza auto-reforçadora das emoções e relações positivas,
criar espirais de virtuosidade que alarguem os reportórios dos comportamentos positivos (Cameron,
Dutton, Quin & Wrzesniewski, 2003; Fredrickson, 2006 a e b). O significado atribuído à experiência
é um outro elemento saliente das propostas oriundas do cruzamento da PP com as teorias e vida
organizacional, deixando claro que não há neutralidade nas condições organizacionais, e que a
criação de valor e sentido é essencial para a experiência de bom trabalho (Verducci & Gardner,
2006), e para o desenvolvimento de organizações que sejam fontes positivas de conexões e
coordenações (Cameron, Dutton, Quin & Wrzesniewski, 2003). A atenção científica ao positivo, e a
integração coerente de conceitos e dados empíricos até aqui dispares e não relacionados, surgem
como consequências relevantes destes novos modelos (Cameron, Dutton, Quin & Wrzesniewski,
2003; Luthans & Youssef, 2004; Wright, 2003;Wright & Wright, 2000).
Ainda que tenha havido, até ao momento, pouca disseminação de resultados empíricos e
conceptualizações oriundas destes modelos que enfatizam os fenómenos organizacionais positivos,
estamos em crer que se iniciou um novo movimento – para alguns, uma nova disciplina (Cameron,
Dutton & Quinn, 2003) – que se virá a generalizar e a ter impacto duradoiro. Um olhar diferente
sobre um fenómeno antigo pode trazer a lume importantes e interessantes conhecimentos científicos
até aqui negligenciados ou desconhecidos (Cameron, Dutton & Quinn, 2003).
A nosso ver, para além deste foco no positivo, um dos maiores interesse da PP, qualquer que
seja o contexto a que se aplique, está em assumir uma perspectiva reflexiva e crítica acerca dos
enviesamentos das nossas escolhas na ciência psicológica. Para se manter útil e relevante, e suportar
a própria tendência inovadora que lhe deu origem, deverá a PP alimentar relações abertas com diferentes
metodologias, em particular aquelas que, de outras formas e noutros moldes de pensamento, têm
cruzado objectivos com a PP, nesta valorização explicita do melhor dos sistemas humanos, e das suas
forças e virtuosidades. Tal é o caso do Inquérito Apreciativo, que em seguida apresentamos.
O Inquérito Apreciativo
O IA surgiu na Universidade Case Western Reserve, no Ohio, na sequência de um estudo
realizado por David Cooperrider sobre liderança, feito na Cleveland Clinic, uma das mais conceituadas
clínicas médicas dos Estados Unidos da América do Norte. Ao inquirir sobre as experiências de
sucesso e de falhanço, Cooperrider verificou o poder positivo das histórias sobre sucessos e sobre
eficácia, vindo a decidir experimentar uma variação das técnicas tradicionalmente empregues na
mudança organizacional, e passar a questionar apenas sobre a experiência “no seu melhor”. Com a
ajuda de Suresh Srivastva, chegava a resultados tão surpreendentes na forma generativa e entusiasmada
como as pessoas correspondiam aos momentos em que partilhavam as suas histórias de sucesso, que
a direcção da clínica pediu outra intervenção baseada na nova metodologia, a ser usada com as 8000
pessoas da organização, com o intuito de facilitar a mudança (Coghlan, Preskill & Catsambas, 2003;
Cooperrider & Srivastva, 1987).
As palavras “Inquérito Apreciativo” surgiram pela primeira vez em nota de rodapé no relatório
referente ao trabalho desenvolvido nessa clínica (Whitney & Trosten-Bloom, 2003, p. 82). Decorria
o ano de 1980. Desde então, a metodologia evolui, refinou-se, cimentou-se numa totalidade com
coerência teórica, e desenvolveu-se na sua prática, ganhando reconhecimento internacional
(Coghlan, Preskill & Catsambas, 2003; Cooperrider, 1990). Em 1990 era criado o Taos Institute, com
vários especialistas em Inquérito Apreciativo, que passou a ser um centro de treino de nome mundial.
A relevância e pujança teórco-metodológica do IA está hoje patente nas inúmeras publicações,
conferências, workshops, sítios de Internet, (fazemos referência na bibliografia ao sítio português
criado pelo grupo que subscreve este artigo e por mais dois colegas), que divulgam a metodologia e
a sua aplicação a múltiplos contextos organizacionais, de onde se destacam grandes e conhecidas
multinacionais, e mesmo as Nações Unidas.
De acordo com o IA, presupõe-se que se actua numa organização ao Inquirir – um acto de
exploração e descoberta – e se facilita a mudança positiva ao Apreciar, reconhecendo e valorizando
o melhor do que é vivido e experimentado (Cooperrider, 1990; Cooperrider & Srivastva, 1987).
Seguindo Anderson e Goolishian (1988), os sistemas humanos são sistemas linguísticos, e as
mudanças nos sistemas humanos são mudanças lexicais.
Em consequência, o Inquérito Apreciativo (IA) tem sido descrito como um novo modelo de
gestão e implementação da mudança nas organizações e comunidades. É um processo baseado na
narrativa, que integra metodologias de impulso à mudança em larga escala, pretendendo inspirar ao
envolvimento de todos os intervenientes na construção do futuro da organização em causa, e na
descoberta e potenciação de forças e vantagens estratégicas, com ganhos financeiros e sociais
(Cooperrider & Whitney, 2005). Baseia-se na experiência dos colaboradores de cada organização,
sendo essa a “matéria-prima” para desenvolver o processo de localização dos recursos e a identificação das potencialidades (Cooperrider & Whitney, 2000; Srivastava & Cooperrider, 1990; Whitney
& Cooperrider, 2000), e defende a “mudança organizacional positiva” (Cooperrider & Whitney,
2005), já que se foca “na busca do melhor das pessoas, suas organizações e no importante mundo
que as rodeia” ...”envolvendo de forma central a arte e a prática de colocar questões que fortaleçam
a capacidade do sistema em apreender, antecipar e optimizar o seu potencial positivo” (Cooperrider
& Whitney, 2000, p. 5). A metodologia implica um conjunto de práticas de mudança apoiada na ideia
de que as organizações têm um centro positivo que, ao ser tornado explícito, libertará energia positiva
e melhorias na performance do sistema (Cooperrider & Whitney, 2005). O estímulo à mudança
positiva procede da descoberta de experiências e momentos de sucesso, vivências de excelência, e
aspirações positivas sobre o futuro. A forma de recolha destes elementos faz-se levando a que as pessoas
partilhem em entrevista histórias sobre os seus melhores momentos e pontos altos no desempenho
das suas funções e, em diálogo, sonhem colectivamente o futuro (Cooperrider, 2004). Esse futuro
visiona-se e planeia-se, assim, em colaboração, e a partir da história, da tradição, dos factos, das
experiências mais extraordinárias, positivas e bem sucedidas que se identificam do passado.
O IA baseia-se em princípios fundamentais – relacionados com as crenças e valores sobre os
sistemas humanos e a mudança – através dos quais teremos uma concepção mais clara da forma
como as mudanças positivas acontecem. Estes principios derivam de três correntes de pensamento:
(1) Construcionismo Social (Gergen, 1991, 2004; Gergen & Gergen, 2005), que defende que a realidade é criada, transformada e mantida através da comunicação humana; (2) Teoria das Imagens do
Futuro (Boulding & Boulding, 1994) que sugere que as imagens que temos do futuro influenciam as
nossas decisões e acções do presente; e (3) Investigação Qualitativa (Glaser & Strauss, 1967; Patton,
1980) que postula a compreensão de uma cultura, organização ou sociedade através dos olhos dos
seus actores, sendo a observação participante a melhor forma para recolher dados e descrever uma
cultura.
Quanto aos princípios, que Cooperrrider e Whitney (2005) dizem caracterizar a “Revolução
Positiva”, eles são os seguintes:
1. Princípio Construcionista – O que se sabe de uma organização e o seu destino estão entrelaçados. Procuramos
constantemente dar sentido e compreender as pessoas e a realidade que nos rodeia. Para sermos eficazes, precisamos
ser adeptos de uma arte de compreender, ler e avaliar as organizações como construções humanas vivas. A realidade,
tal como a conhecemos, é construída socialmente através da linguagem e dos diálogos que estabelecemos. "As palavras
criam mundos.”
2. Princípio da Simultaneidade – Porque a realidade é uma construção social em evolução permanente, é possível pelo
questionamento influenciar essa realidade. Questionar e mudar não são momentos separados, mas simultâneos.
Questionar é intervir e promove a mudança. “O Questionamento gera mudanças.”
3. Princípio Poético – Os temas que escolhemos estudar/pesquisar determinam e criam o mundo que descobrimos.
Organizações, como livros abertos, são histórias em co-construção e constituem recursos inesgotáveis de aprendizagem.
“Nós escolhemos aquilo que estudamos.”
4. Princípio Antecipatório - Os sistemas humanos são inspirados e guiados pelas suas imagens do futuro. Uma imagem
positiva de futuro antecipará, ou levará, à acção positiva. “A imagem inspira a acção.”
5. Princípio Positivo - As mudanças em larga escala necessitam de envolvimento e união, bem como de emoções positivas
da parte das pessoas envolvidas. Esta postura positiva é conseguida através de questões positivas. Quanto mais positivas
forem as questões, maior o entusiasmo e mais possível é a manutenção da mudança. “Questões positivas levam a
mudanças positivas.”
(Adaptado a partir de Cooperider & Whitney; 2000; 2005; Whitney & Trosten-Bloom, 2003)
A partir destes princípios, poderemos encontrar um meio de “fazer mais daquilo que funciona”.
Ao contrário do modelo clássico de resolução de problemas, cujo princípio básico é "uma organização
é um problema a ser resolvido", o IA baseia-se no pressuposto de que "uma organização é um mistério
a ser abraçado" (Hammond, 1996). Está patente no modelo o reconhecimento de que as abordagens
tradicionais e focadas nos problemas e “no que está mal”, e pensadas e geridas em formato top down,
mostraram estar associados a “culpa” e estimular a resistência à mudança. Daí, a ideia de mudança
positiva e de foco no desenvolvimento visionários das organizações, através de uma linguagem
generativa, que seja energizante (Passmore & Hain, 2005).
A metodologia do IA compõe-se de um ciclo de actividades que foi chamado o Modelo 4D,
por implicar 4 momentos sequenciais: de Discovery/Descoberta, de Dream/Sonho, de Design/
/Delineamento e de Destiny/Destino. No momento de Discovery (Descoberta) as pessoas falam entre
si, muitas vezes através de entrevistas estruturadas, as quais usam apenas questões positivas, na
busca e análise de sucessos. A fase do Dream (Sonho) acontece num grupo em que as pessoas, em
conjunto, visualizam o que poderia ser o futuro, e onde querem chegar. Em seguida passa-se ao
Design (Delineamento), que tem como objectivo tornar a imagem do ‘sonho’ num plano de acção a
realizar por fases. Finalmente, na etapa do Destiny (Criação/Construção prática do Destino) analisa-se
a forma de implementação de mudanças, dando início a actividades que possam ser postas em prática
no imediato. O ciclo 4D é suficientemente simples para ser acessível a todas as pessoas e organizações.
A sua aplicação deve poder envolver todos os elementos de um sistema, seja qual for a sua dimensão,
e tem-se mostrado suficientemente mobilizadora para poder provocar mudanças significativas
(Cooperrider & Whitney, 2005; Cooperrider, Whitney & Stavros, 2003; Whitney & Trosten-Bloom, 2002).
Um ponto central de toda a metodologia do IA é a escolha do 'Tema Afirmativo'. Esta escolha
implica criar motes positivos para o futuro. A partir do Tema Afirmativo desenrola-se o processo
sobre o que o sistema pretende desenvolver mais, e melhor. A escolha, e posterior trabalho em redor
deste tema, irá envolver as pessoas em diálogos e dinâmicas positivas que permitirão manter a
motivação e o desejo da concretização do sonho. De acordo com os seus autores, a metodologia tem
mostrado servir para (a)capacitar/empowering, ajudando os grupos a celebrarem, abraçarem e
aprenderem com os seus sucessos, em vez de se focarem nos seus problemas; (b) mobilizar, dando
aos grupos acções concretas a serem começadas no imediato; (c) dar energia, já que estabelece um
foco no futuro que encoraja os grupos a criar uma visão, e a definirem passos que os ajudam a ir de
encontro à concretização dessa missão (Cooperrider & Whitney, 2000; 2005).
De acordo com as avaliações e teorizações efectuadas, podem listar-se as razões do sucesso
do IA nas organizações (Cooperrider & Whitney, 1999; 2005; Whitney & Cooperrider, 2000). O IA
parece capaz de promover a proximidade entre as pessoas, permitindo que se conheçam para além
do papel e função que têm numa determinada organização. O facto de criar um espaço para as pessoas
serem ouvidas pode ser um dos elementos que facilita essa proximidade. Em simultâneo, cria a
oportunidade para as pessoas sonharem em conjunto e partilharem os seus sonhos, libertando-se de
uma linguagem centrada no passado (imutável) para uma centrada no futuro (a criar), e de uma
centrada nos problemas (a resolver) para uma focalizada na apreciação do melhor das pessoas e sistemas
(a abraçar). Salienta-se ainda o facto de o IA construir o espaço adequado para as pessoas escolherem
a forma como querem contribuir para a organização e para a sua transformação, ao mesmo tempo
que encoraja e legitima as pessoas a adoptarem uma atitude positiva no trabalho e na vida.
A congruência e integração complementar dos dois modelos
Os dois modelos apresentados são, como referimos, oriundos de quadrantes teóricos distintos.
Na PP propõe-se um exigente controlo do rigor metodológico, baseado no positivismo lógico
(Passmore & Hain, 2005), com uma preocupação intensa em diferenciar as temáticas em estudo das
abordagens da new age, e portanto com uma visão marcada pela ideia de uma realidade objectiva e
mensurável, e pela necessidade de uma teoria ideológica unificadora (Leontiev, 2006). O tipo de
temáticas abordadas, como “a vida que vale a pena ser vivida” ou a felicidade, trouxeram discussões
acesas sobre se há ciência livre de valores (Csikszentmhihalyi, 2006), ou se, pelo contrário, este
movimento da PP veio introduzir na psicologia uma tomada de posição valorativa por parte dos
investigadores e académicos (Wright, 2003).
Para o IA, por seu lado, a realidade é construída pela linguagem, e portanto inerentemente
subjectiva. A mudança da linguagem muda a realidade e o que mais importa na acção com um
sistema humano é ouvir as vozes dos intervenientes, e criar conversas com sentido transformador.
Desde sempre, portanto, e com base no construcionismo social em que se suporta, o IA se posicionou intencionalmente num quadrante valorativo, relativizando a objectividade, transformando-a em
histórias e formas de discurso, defendendo a impraticabilidade da neutralidade e reconhecendo o
poder da cultura onde o indivíduo está inserido (Gergen & Gergen, 2005; Gergen, Hoffman &
Anderson, 1996). É o questionamento da ética da certeza (Anderson et al., 2000). Mais do que atingir unicidade ou uma só voz sobre um acontecimento, interessa apostar na diferença e nas múltiplas
vozes; mais do que assegurar a universalidade, salienta-se a especificidade; mais do que medições
objectivas, interessam os sistemas de significações; mais do que criar estudos artificiais, pretende-se
co-construir conhecimento com as pessoas no seu meio natural. Um posicionamento construcionista
favorece um conhecimento mais mútuo e personalizado, numa parceria colaborativa, onde o significado é construído em comunidade (Anderson et al., 2000; Gergen, Hoffman & Anderson, 1996).
Aparentemente, temos portanto nestes dois modelos, do IA e a PP, duas posturas divergentes,
dois olhares, dois interesses, sobre a mesma “realidade”, ou sobre a existência de “verdade científica
objectiva”, que parecem ter em comum, apenas e não mais, do que o foco das suas teorizações e
práticas: o olhar positivo sobre a vida, a intenção de não encarar a realidade com base nos défices
ou patologias, uma mudança face ao “discurso saturado de problemas” (White & Epston, 1990).
Mais do que aquilo que as une ou diferencia, é possível entender que não há necessariamente
incompatibilidades insolúveis ou não congruentes entre as duas perspectivas. O interesse em captar-lhes
a essência e em cruzá-las, sem ter que as desvirtuar ou fundir consensualmente, é um dos nossos
objectivos, que a prática tem demonstrado possível e útil.
No seu livro “Truth: a Guide”, Simon Blackburn (cit.in Holt, 2005) contrapõe a perspectiva
de Nietzsche sobre estarmos condenados a ver o mundo de uma forma parcial e distorcida, definida
pelos nossos interesses e valores, com a posição de que não há razão para assumirmos que estamos
para sempre presos numa visão unívoca, ou de que diferentes perspectivas não possam ser hierarquizadas de acordo com a fidelidade ao real. Blackburn assume que “se pudermos mover-nos de uma
perspectiva para outra, o que nos impede de conjugar as nossas visões parciais numa visão razoavelmente objectiva da realidade?” (Holt, 2005, p. 74). A este propósito, e no mesmo artigo, refere-se a
posição do filósofo Richard Rorty, defensor de que “há muitos vocabulários competitivos para falar
do mundo, uns mais úteis que outros, dependendo dos interesses e das necessidades humanas. Mas
nenhum deles, no entanto, correspondente À Forma Como As Coisa São. Inquirir é um processo para
chegar a consenso sobre qual a melhor forma de lidar com o mundo, e a ‘verdade’, é apenas um tributo
que pagamos como resultado.” (Holt, 2005, p. 74). Talvez que, como dizia John Dewey, a busca da
verdade seja meramente parte da busca da felicidade (Holt, 2005), e que estes modelos e métodos
relativos ao funcionamento humano positivo, ao investirem no estudo da felicidade individual e
colectiva, e da vida que merece a pena ser vivida (Csikszentmhihalyi & Csikszentmhihalyi, 2006;
Luthans & Youssef, 2004), sejam não mais que ricos instrumentos diversificados e “minimalistas”
(Blackburn, op. cit., p. 75) na procura da verdade. Em consonância, darão acesso à construção de
múltiplas verdades, “pequenas e modestas” (Blackburn, op. cit., p. 75), num reconhecimento de uma
realidade humana complexa, que não cabe apenas num único entendimento ou modelo.
É possível que neste momento da história da ciência a questão a colocar pelos investigadores
seja “Como respeitar e trabalhar dentro de todas as realidades, e como desenvolver um formato em
que múltiplos universos co-existam?” (Gergen, Hoffman & Anderson, 1996).
A busca de consensos só é possível – e só faz sentido – partindo da ideia de diversidade, num
crescente diálogo entre a procura do que une e do que diferencia.
Ainda assim, a busca de congruências faz parte do mapa de trabalho dos cientistas e
académicos. A forma como consideramos estar perante dois modelos que se cruzam, tocam e podem
enriquecer, completando-se e complexificando-se, fica patente num conjunto de pressupostos, que
consideramos estruturais para as intervenções organizacionais que concretizamos, e mais à frente
apresentamos. O primeiro é o de optar por identificar e potenciar o mais positivo e “o melhor” dos
sistemas e do capital humano (Copperrider & Whitney, 2005; Luthans, 2001, 2002; Seligman &
Csikszentmhihalyi, 2000), em detrimento de investigar as suas insuficiências, e assim contrariar uma
tendência clara da psicologia e de outras ciências sociais e humanas, mobilizadas no estudo da
patologia e da disfuncionalidade. Este aspecto é o mais facilmente identificável como comum aos
dois modelos. O segundo é relativo às opções metodológicas. Entendemos o conhecimento como
produto de comunidades particulares, guiadas por crenças, valores e pressupostos próprios, e
portanto sobrevalorizamos a subjectividade das perspectivas individuais e das marcas culturais e
comunitárias. Assim, consideramos que o importante é ouvir e enaltecer a história directa das
pessoas, e as visões plurais da realidade através da sua voz. Tal leva-nos à possibilidade da própria
intervenção ou/e investigação lhes dar poder e capacitação para as decisões sobre eventuais
mudanças, buscando, não “a verdade para todos”, mas “a verdade dentro de cada organização”, com
uma atenção particularizada ao contexto socio-cultural. Se esta intenção é clara no construcionismo
social, começa a sê-lo, também, ainda que só muito recentemente, na PP (Csikszentmhihalyi, 2006;
Delle Fave, 2006; Delle Fave & Massimi, 2006; Park & Peterson, 2007). Um terceiro ponto é a defesa
de uma perspectiva de “hibridismo” científico e temático (Pink, 2005), em detrimento de um
purismo teórico e metodológico (Csikszentmhihalyi & Csikszentmhihalyi, 2006). As diferentes
correntes, mesmo de horizontes conceptuais e de aplicação distintos, deverão integrar-se e complementar-se, criando melhores condições para a inovação. Em paralelo, a hiper-especialização, e o
saber cada vez mais em áreas progressivamente mais circunscritas, pode implicar um empobrecimento da produção científica e da realidade associada, deixando de fora, de novo, fenómenos
humanos esquecidos por enviesamentos conceptuais. No quarto factor sublinhamos o valor e o poder
da linguagem e das escolhas de partida, numa realidade que é social, cultural e historicamente
construída. Suportamos Cooperrider quando defende que uma organização se move na direcção
daquilo que estuda, e daquilo a que dá atenção (Cooperrider, 2004), reconhecendo que não há
linguagem nem ciência neutras, e que as palavras que escolhemos para falar de uma realidade, mais
do que descrevê-la, a criam. Subjacente, está a crença de que as grandes e marcantes mudanças se
apoiam no cruzamento de conversas efectivas, num verdadeiro diálogo que permite a múltiplas
realidades e valores intersectarem-se para construir novas possibilidades. Lembra-se a propósito os
dados de Rosenthal e Jacobson (1968), já nos anos sessenta, com o conhecido Efeito de Pigmaleão,
o conceito de Profecia que se auto-realiza (Merton, 1968), também dessa época, ou dados actuais
sobre o poder que têm as questões em contextos de investigação empírica, para induzir comportamentos nos sujeitos (Fizsimons, Nunes & Williams, in press). Num quinto aspecto defende-se o
valor da vivência experiencial na construção da mudança e na ciência, e a necessidade de quebrar
isolamentos e fronteiras entre teorizações, investigação e prática. Pretende-se sair das torres de
marfim do conhecimento científico (Cunha, 1999), fechado nas academias, e dos reverberantes,
auto-elogiativos, pouco inteligíveis e, muitas vezes, socialmente inconsequentes actos de escrever
entre, e para, colegas, e partir com determinação e missão para a experiência de vida das pessoas,
para os seus espaços sociais e comunitários, e para as suas histórias em primeira voz.
A prática na intervenção organizacional positiva: um estudo de caso numa organização escolar
Como forma de ilustrar o uso complementar e criativo dos dois modelos apresentados – a PP
e o IA – segue-se uma apresentação de um estudo de caso no domínio da educação. A intervenção
referida foi concretizada no sector público, que tem sido, a nível internacional, mais lento a abraçar
estas metodologias (Passmore & Hain, 2005).
Desde 1999, com a publicação do livro Educar para o Optimismo: Guia para professores e
pais, de Luís Neto, Helena Marujo e Fátima Perloiro, que os três autores, todos psicólogos e professores do ensino superior público, iniciaram um conjunto largo de intervenções em organizações
escolares. Mais recentemente, os dois primeiros autores deste artigo publicaram um outro livro,
intitulado Optimismo e esperança na educação: fontes inspiradoras para uma escola criativa
(Marujo e Neto, 2004), onde aprofundam um pouco mais as estratégias de intervenção positiva nas
organizações escolares, tendo publicado outros estudos sobre a mudança positiva em contexto
institucional educativo (Marujo & Neto, 2000; Marujo & Neto, 2001; Marujo & Neto, no prelo; Neto
& Marujo, 2007).
Ao entenderem a educação como um instrumento vital para atingir sucesso individual, justiça
social e liberdade, para reduzir ignorância, opressão, e infortúnios como a pobreza e a exclusão, e
vendo a escola como um instrumento privilegiado para conseguir essas nobres metas (Delors et al.,
1996), os autores referidos dedicaram muita da sua atenção à intervenção organizacional ao espaço
educativo. Construíram um programa de intervenção cimentado no modelo da PP, em particular no
conceito individual e culturalmente relevante de optimismo (Carver & Scheier, 2002; Luthans &
Youssef, 2004; Peterson, 2000; Seligman, 1990), e no modelo do Inquérito Apreciativo, utilizando
frequentemente a metodologia do World Café (Brown & Isaacs, 2005) como suporte estrutural das
outras duas abordagens. A intervenção tem sido aplicada em escolas de todos os graus de ensino, do
pré-escolar ao ensino superior, com diversos formatos, e as necessárias adaptações aos objectivos e
características das organizações em causa. Apresentamos em seguida um estudo de caso descrevendo
a aplicação do modelo a um Instituto Politécnico estatal da região sul do país, composto por cinco
escolas superiores (Escolas Superiores de Gestão, Educação, Saúde, Ciências Empresariais e
Tecnologia). Por se tratar de uma intervenção pontual e breve, mas com objectivos exigentes, decidiu-se
pelo uso de metodologias que permitissem iniciar mudanças impactantes, tocassem um leque amplo
de pessoas na organização, e viessem a poder ser alargadas e potenciadas, mais tarde, pelos envolvidos
da acção e actores da mudança positiva.
O pedido de intervenção organizacional foi formulado pela Presidência do Instituto
Politécnico. A acção envolveu, numa sessão de um dia, todos os elementos dos orgãos de gestão das
cinco escolas referidas, presidentes das associações de estudantes, e chefes administrativos das instituições, num total de cerca de 40 pessoas. O objectivo da intervenção era o de unificar a grande
diversidade de historial, ideologias, intenções e práticas das cinco escolas – agora reunidas num
Instituto, mas até há pouco tempo separadas e sem um projecto colectivo – reflectindo conjuntamente sobre um novo futuro em parceria e comunhão de projectos e intenções. Esta intervenção pretendia ainda auxiliar na capacitação do agora Instituto Politécnico numa instituição de ensino superior inovadora e competitiva, a nível nacional e internacional. Uma visão respeitadora e positiva da
experiência institucional passada, mantendo as especificidades e particularidades de cada organização, o cuidado com a existência de algumas relações interinstitucionais conflituosas, ao mesmo
tempo que um entendimento e acordo esperançado, e de controlo e auto-eficácia sobre o futuro,
surgia como uma meta importante a atingir.
Após uma entrevista levada a cabo pelos facilitadores da intervenção organizacional com a
vice-presidente do Instituto, por ter sido quem havia feito o pedido, e no sentido de avaliar as
intenções para o encontro e o impacto desejado, escolheu-se um espaço físico que possibilitasse o
uso da metodologia do “World Café” (Brown & Isaacs, 2005), do Inquérito Apreciativo, e de estratégias de potenciação do optimismo, do humor e de emoções positivas, cimentadas na PP.
Na parte da manhã, após uma apresentação breve dos objectivos do dia de trabalho e das
metodologias que iam ser postas em prática, foram concretizadas duas metodologias experienciais
desenvolvidas pelos primeiros autores deste texto: A Máquina do Tempo e o V.I.P. Ambas têm como
objectivo o conhecimento mais próximo e intimista dos participantes na acção, promovendo autoreflexão, expressão de aspectos considerados importantes por cada pessoa sobre o seu percurso de
vida, e valoração dos percursos individuais, convidando a uma apresentação de si mesmo no seu
melhor, mas sempre permitindo espaço de liberdade para que cada um escolha trazer de si os aspectos
que quiser, desde que sejam relevantes e positivos. As emoções presentes tendem a ser de contextos
onde as pessoas trabalham juntas, por vezes há muitos anos, estes exercícios têm mostrado revelar
aspectos desconhecidos e novos de cada um, e humanizar as relações, ao trazerem para a sessão a
pessoa, mais do que a função que desempenha na organização. Ao se debruçarem sobre aspectos de
passado, presente e futuro, importantes para cada pessoa e para a organização, podem ser consideradas,
de acordo com Luthans & Youssef (2004), como estimulantes dos três factores basilares potenciadores do optimismo: aceitação do passado, apreciação do presente e busca de oportunidades para o
futuro. Estratégias como o feed-back positivo e o reconhecimento social (Luthans Y Youssef, 2004)
que acontecem em concomitância com cada exercício, podem aumentar a auto-confiança e uma
apreciação positiva e construtiva sobre si mesmo e o futuro.
Apresentamos em seguida cada uma destas actividades. A Máquina do Tempo implica que
cada pessoa escreva, individualmente, em post-it de cores diferentes, respostas às seguintes 4
questões: (1)”Qual o momento mais significativo da sua vida profissional nesta organização?”; (2)
”Qual o momento que considera ser para si mais significativo da vida nacional/europeia/mundial?”;
(3)“Qual o momento mais significativo da sua história pessoal?”; (4)“Que sonho mais importante
tem para o futuro (pode escolher o nível organizacional, social mais alargado ou pessoal)?” Em
seguida, cada pessoa vem à frente do grupo colar os seus post-it numa folha de papel de cenário
preparada previamente para o efeito, onde estão quatro linhas horizontais que marcam os 4 níveis
das perguntas, e uma linha horizontal datada (por exemplo, antes do século XX, década a década de
1910 até 1990, anos de 2000 até 2007). Cada pessoa deve assim apresentar as suas respostas às
questões, ao mesmo tempo que as vai colocando nas respectivas épocas temporais. O facilitador
habitualmente inicia o exercício, dando-lhe um tom emocional positivo, optimista e esperançado.
Quanto ao V.I.P., assim denominado em correspondência às iniciais de Valores, Influências e
Projectos, estimula de novo a ideia do valor intrínseco individual, considerando cada pessoa como
muito importante, um VIP. Aqui, pede-se que cada um desenhe frente ao grupo (por exemplo, num
acetato que está a ser projectado à medida que a pessoa se vai apresentando de acordo com o seu
V.I.P.), círculos concêntricos que se iniciam com o nome, e tendo no primeiro circulo o registo dos
valores que cada pessoa mais defende e em que mais acredita, no segundo, as influências mais
marcantes que considera ter recebido na vida – seja de pessoas, experiências, grupos a que pertenceu,
etc. – terminando no círculo em que regista os projectos que tem para o futuro. O facilitador deve ir
comentando os aspectos mais relevantes de força e virtude de cada um, bem como os aspectos
comuns que vão surgindo entre os participantes (valores que partilham, sonhos que vários dos
presentes têm...), fazendo pontes entre os aspectos positivos e fortes, individuais e colectivos. Tal
significa que os facilitadores deste tipo de intervenção tenham treino em comunicação interpessoal
positiva, e sejam peritos nos dois modelos descritos neste artigo, para que consigam sempre sublinhar
e trabalhar o melhor das experiências e narrativas pessoais, nomeadamente com um cuidado muito
particular ao uso de uma linguagem de optimismo e esperança, e de uma postura e atitude emocionalmente positiva, respeitadora, apreciativa. A experiência de falar de sucessos marcantes, num
contexto emocionalmente protegido e positivo, pode resultar numa experiência de sucesso guiada
(Luthans & Youssef, 2004), e no subsequente desenvolvimento da auto-eficácia e da confiança, outro
dos elementos fundacionais do modelo POB de Luthans e colaboradores (Luthans, 2002; Luthans &
Youssef, 2004).
Esta construção do perfil pessoal, dando voz a cada elemento do grupo, sublinhando que cada
organização se compõe de pessoas individuais com passados relevantes e sonhos de futuro, auxilia
na passagem para as actividades mais colectivas e em grupos mais pequenos, onde o que irá sobressair é a conjugação do “nós”, daquilo que de melhor nos une face ao nosso passado, e do ideal que
temos para o futuro colectivo.
A manhã de trabalho terminou com alguns exercícios de desenvolvimento do sentido de
humor (Larrauri, 2006), onde o rir em conjunto estimulou de novo ganhos emocionais, relacionais e
fisiológicos, individuais e colectivos.
A parte da tarde iniciou-se com a metodologia do World Café, cruzada com o Inquérito
Apreciativo. O World Café é uma metodologia que se apoia no valor das conversas autênticas sobre
temas que sejam centrais para os envolvidos. Criando um ambiente físico descontraído, positivo,
estimulante à criatividade, dispondo as pessoas em redor de mesas onde há comida e bebida,
pretende-se criar um contexto para conversas positivas, profundas e significativas, que potenciem a
mudança positiva (Brown & Isaacs, 2005). De uma forma geral, a intervenção e as conversas
começam com cada grupo disposto aleatoriamente em redor de uma de várias mesas, como se se
tratasse de uma esplanada de café. Cada grupo deve começar por escolher um anfitrião, que acolherá
os novos membros durante as fases seguintes do ciclo de trabalho, e que apelará à participação, de
forma que todos tenham voz activa. Cada mesa tem um tema diferente. Sobre ela está uma toalha de
papel e canetas coloridas, tintas e outros materiais que permitam a expressão criativa, e aí se vão
registando, de forma expressiva, as ideias de todos sobre o tema (desenhos, gráficos, frases). O grupo
deve conversar e dar vida ao tema respectivo. Algum tempo depois deste início (10, 20 minutos),
quando avisados pelo facilitador (que informa que é “Tempo de viajar”), os participantes passam a
outra mesa, misturando-se o mais possível entre si, reiniciando o processo, desta feita com o tema
tratado na mesa de chegada (mudança de tema) (Brown & Isaacs, 2005). Pretende-se estimular o
debate e a produção colectiva de novas ideias de modo livre, criativo e interactivo, mediante a
participação de todos e o cruzamento das várias pessoas e das várias ideias geradas (típico do IA), a
par da busca de re-equadramentos e novas questões mais profundas a partir dos/para os temas.
Recorre-se a temas do interesse do grupo e dos objectivos pretendidos a alcançar, e a um claro
envolvimento em reflexão e diálogo com base em temas vivenciados, e não teóricos. A metodologia
propicia proximidade física, olhos nos olhos, desconstrução de padrões hierárquicos, relações diversificadas durante a intervenção e emoções positivas (Brown & Isaacs, 2005).
No caso particular desta intervenção, e por se dispor de apenas um dia, cada uma das quatro
mesas correspondia a um dos momentos do ciclo 4D, e aí foi colocada uma pergunta apreciativa que
cada grupo trabalhava. Por exemplo, na mesa da Descoberta estimulavam-se conversas sobre “Que
rituais e tradições já vivenciou o Instituto que têm mostrado ser momentos altos do sentido de coesão
e proximidade entre as escolas, e do sentido de unidade? Que imagem mais positiva e forte é
espelhada para o exterior sobre o Instituto? O que vêem os outros de melhor sobre a identidade do
Instituto? Vendo de dentro, de que nos orgulhamos mais enquanto elementos do Instituto? Quais são
as nossas forças, diferenciações e mais valias? Partilhem experiências de excelência, das quais se
orgulhem, relativas à abertura do Politécnico ao exterior, a nível nacional e internacional”; na mesa
do Delineamento, as conversas propostas eram sobre a concretização de “cartas de princípios sobre
o que desejamos que sejam, no concreto e no futuro, as áreas de rituais e tradições, as formas de
fortalecer as mais valias do Instituto; a identidade mais positivamente competitiva do Instituto; como
fazer novas alianças e aprofundar as existentes ou ainda novos formatos de abertura ao exterior e
captação de alunos nacionais e internacionais”.
No final, quando todos já tinham viajado por cada uma das mesas, pediu-se aos anfitriões
respectivos que, com a ajuda dos “viajantes”, mostrassem as toalhas de papel, resultado das ideias e
propostas de cada um dos 4 grupos que passara por lá. Coladas nas paredes da sala, foram observadas
e analisadas, de acordo com os processos e conteúdos a que tinham dado lugar. A sessão terminou
com a exploração detalhada dos passos para atingir os sonhos de futuro, e com uma avaliação apreciativa feita por todos os participantes. Aqui, de novo com recurso aos post-it, pediu-se a cada pessoa que escrevesse num papel de uma cor uma palavra que resumisse o que levava da sessão, noutro,
e de novo numa palavra, o que tinha dado, e num terceiro um compromisso que fazia de acção e/ou
mudança para o futuro. Em cada um dos post-it respectivos se pediu ainda que, numa escala de 1 a
10 (com 1 sendo o mínimo e 10 o máximo), deixassem registado um número que avaliasse quanto
tinham recebido, quanto tinham dado, e quão motivados estavam para o compromisso de acção ou
mudança (exemplo de pergunta escala). De novo houve uma análise das respostas, e terminou-se
com o registo, em papel de cenário preparado para o efeito, de questões que ficaram à espera de
resposta num futuro, mantendo assim aberta a dinâmica de evolução e de ligação entre facilitadores
e elementos da organização. Todo o material gráfico e registos foram recolhidos, para continuar a ser
trabalhado pela organização, e se manter como ponto de partida gerador de mais ideias e práticas de
mudança positiva.
Os resultados foram surpreendentes, ao criar e co-construir conversas sobre o melhor do
passado e os sonhos para o futuro, num clima emocional descontraído, positivo, apreciativo da
integridade própria de todos e de cada um, e da história de cada organização, mas também
valorizador do sentido de colectivo e de união, que se pretendia desenvolver e potenciar, sem abafar
a especificidade. Foram sentidas as diferenças e por vezes divergências entre alguns dos presentes,
mas no contexto criado, foram enquadradas como geradoras e vitalizadoras, e não como impedimentos insolúveis ou distanciadores. A criatividade dos sonhos e das acções de concretização
surgidas e sugeridas foi de grande relevo, e o entusiasmo em vir a pô-las em prática bastante
significativo.
A avaliação da intervenção
Muito se tem discutido sobre as metodologias de avaliação dos estudos empíricos e das intervenções para a mudança pessoal e organizacional. Na PP, em particular, o ano de 2007 brindou-nos
com um Manual de Avaliação dos estudos no âmbito da Psicologia Positiva (Oxford Handbook of
Methods in Positive Psychology), editado por Anthony Ong & Manfred Van Dulmen, e já 2004 tinha
visto surgir um Manual de Avaliação das Forças e Virtudes Humanas (Peterson & Seligman, 2004),
manual este, primeiro apresentado como o Anti-DSM e, recentemente, de forma menos contundente,
como uma abordagem complementar aos tradicionais instrumentos de avaliação centrados na patologia
humana. De forma similar, fora editado no mesmo ano um manual de instrumentos de medida
(escalas, inquéritos, instrumentos de auto-relato, etc.) dedicados a temas aprofundados pela PP
(Lopez & Snyder, 2004). No domínio do IA, é de referir um número especial da revista norte-americana
publicada pela APA, New Directions for Evaluation, sob o título Using Appreciative Inquiry in
Evaluation (número 100, Inverno de 2003, editado por Preskill & Coghlan). Aqui se teoriza sobre
a ligação entre IA e avaliação, e se apresentam estudos de caso onde se aplicam metodologias
apreciativas na avaliação.
A questão avaliativa remete-nos para nova reflexão sobre como integrar os modelos da IA e
da PP na prática, cuidando de uma exigência e eficácia empíricas, a par de abordagens de avaliação
participativas, orientadas para a aprendizagem e integradoras de todos os envolvidos. Com a
intenção de se atingirem avaliações “mais democráticas, pluralistas, deliberativas, capacitadoras e
inspiradoras” (Coghlan, Preskill & Catsambas, 2003, p. 15), nas intervenções concretizadas parte-se
da seguinte definição de avaliação qualitativa: a que implica a interpretação dos fenómenos
(psico)sociais a partir do ponto de vista do sentido/significado das pessoas estudadas; a utilização do
ambiente natural como local da recolha de dados (e não um ambiente artificial); e o gerar de teoria
mais do que o testar de teorias (Gherardi e Turner, 1999).
Atendendo à importância fulcral da avaliação dos programas de desenvolvimento organizacional positivo que realizámos, integrámos nas nossas intervenções um elemento avaliativo focado
no que funcionou, o que correspondeu ou excedeu as expectativas, e o que poderia ser sonhado ainda
de melhor para o futuro, fazendo com que as sinergias das equipas se mantenham através dos tempos
entre vários projectos, capacitando-as para o seu processo de evolução. Da mesma forma, introduzimos
avaliações que levassem a algum comprometimento individual com o futuro, em termos de mudanças
a promover, e de avaliação de quanto cada um considerava ter dado e recebido. Esta avaliação tem
uma componente verbal, qualitativa, e uma componente quantitativa, baseada na pergunta escala (De
Shazer, 1988). A análise dos resultados é depois devolvida aos intervenientes, num registo que por
vezes implica um novo encontro, para follow-up (dois a três meses depois), onde se avaliam as práticas
que estão a ser instituídas na sequência da formação, e se aproveita para fazer uma booster-session,
com o objectivo de manutenção e generalização dos resultados. As questões colocadas são sempre
apreciativas.
De uma forma geral, os dados recolhidos até agora indiciam que as pessoas consideram ter
recebido muito mais do que dado, saem com uma elevada motivação para mudar, e usam palavras
de forte componente positiva para descreverem o que ganharam, deram e vão dar no futuro. “Energia
positiva, dinamismo, vontade de mudar, um novo olhar, esperança, alegria, confiança no futuro,
humor, estratégias para fazer diferente, ou ânimo”, são apenas algumas das palavras registadas na
avaliação final das intervenções organizacionais efectuadas. A presença de uma linguagem positiva
é sinalizadora, a nosso ver, da mobilização para a mudança e da experiência emocional positiva que
a intervenção possibilitou. Nos follow-up, temos vindo a verificar manutenção de mudanças, mas
ganhos claros com a sessão que volta a alimentar os temas, os sonhos, os compromissos, e avalia
quanto, como, de que forma, foram conseguidas mudanças.
De acordo com os resultados dos nossos estudos preliminares, que devem ser continuados e
alargados, o IA e a PP, em conjunto, têm impacto efectivo no bem-estar de técnicos de várias áreas
junto dos quais já aplicámos a intervenção descrita educação, intervenção social e saúde), ajudando-os
a envolverem-se mais dedicada e entusiasticamente nas tarefas que desempenham, e melhorando a
relação nas equipas, o clima emocional e relacional nas organizações, e gerando um clima de bemestar, orientado para continuar a alimentar as mudanças positivas.
O futuro das Intervenções Positivas
Este artigo pretende ser um convite para aprofundar e alargar definições, teorizações e investigações
num domínio inovador. As virtudes de indivíduos e organizações, aquilo que faz florescer pessoas e
sistemas e, portanto, os fenómenos, processos e dinâmicas positivas, merecem uma atenção profunda
de académicos e interventores. É nesta integração entre as teorias, as metodologias, os dados e a sua
aplicação, que se espera o avanço de uma ciência útil, produtiva e geradora.
Caminha-se cada vez mais para visões positivas, integradoras e simbióticas, com a
consequente vitalidade, riqueza e variedade que daí advém (Luthans & Youssef, 2004). Demonstrar
a importância do positivo como mote para o estudo e desenvolvimento organizacional ganha
reconhecimento e confiança nas promessas do entusiasmante futuro que encerra (Cameron, Dutton,
Quinn & Wrzesniewski, 2003).
Mas são naturalmente inúmeras as questões que se abrem com esta mudança de modelos e
métodos (Cameron, Dutton, Quin & Wrzesniewski, op. cit.); são profundas as dúvidas de alguns
autores sobre a seriedade e durabilidade deste movimento de mudança; outros referem ser estéril
discutir agora essa questão, pois só do futuro para o passado poderemos ver a sustentabilidade do
modelo (Csikszentmihalyi, 2006). Para nós, ainda assim, o optimismo consequente aos resultados
alcançados estimula-nos a advogar uma agenda de investigação, e de intervenção, que experimente
e estude os processos e mecanismos que possibilitam e optimizam a excelência e o florescimento dos
sistemas humanos.
Conscientes de que abordar um novo território científico, ou fazê-lo usando novos processos,
métodos ou instrumentos de análise, exige sempre cuidados especiais e exigências próprias, não
podemos deixar de defender o valor da inovação e da abertura corajosa a diferentes abordagens e
olhares, e a novas sinergias. À medida que formos escalpelizando teorias e dados, e fazendo
escolhas sobre a sua utilidade para a aplicação prática na vida das pessoas e das organizações,
deixemo-nos energizar pelas linguagens e perspectivas originais e ricas que agora surgem sobre
as dinâmicas do positivo, e pelos interessantes horizontes que nos propõem.
As intervenções positivas têm, a nosso ver, e em acordo com outros autores, muito futuro
(Seligman, Steen, Park & Peterson, 2005). As que se dedicam ao estudo e intervenção organizacional, ainda que incipientes, mostram resultados e indicadores promissores (Peterson & Seligman,
2003), revelando que o interesse pelo funcionamento humano óptimo deve ter em atenção os contextos
que permitem às pessoas fazer o seu melhor. São os “espaços naturais” da investigação em psicologia
positiva, e “incluem contextos em que a virtuosidade é reconhecida, celebrada e encorajada (Park &
Peterson, 2007; Peterson & Seligman, 2003).
Desejamos por isso que o efeito heliotrópico, de atracção por aquilo que inspira, eleva, e
mobiliza à mudança positiva, seja cada vez mais o alvo da ciência psicológica quando se debruça
sobre as organizações.