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EuPTHUAp1645-44642009000400001

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variedadeEu
ano2009
fonteScielo

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Editorial Editorial

O leitor que esteja familiarizado com a Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão poderá ficar surpreendido por não encontrar neste número um artigo da MIT Sloan Management Revue como tem sido habitual desde o início da edição da Revista.

De facto, decidimos deixar de contemplar essa colaboração a partir deste número fundamentalmente por duas razões.

A primeira prende-se com as exigências de algumas bases de dados científicos, como por exemplo, a Qualis brasileira, que penalizam as classificações pela publicação de artigos não originais.

A segunda tem a ver com a crescente quantidade e qualidade da investigação nas áreas da gestão feita por pesquisadores portugueses e brasileiros a que é necessário dar um espaço de divulgação. Ao propósito de dar aos leitores um acesso em português a alguma investigação americana sobrepõe-se, nesta fase, um maior ênfase na investigação académica nos países de língua portuguesa.

Esta edição da revista contempla uma grande diversidade de temáticas e alia estudos empíricos a propostas metodológicas.

Na área do Marketing e da Publicidade o leitor poderá encontrar dois textos. Um sobre a medição do retorno do investimento nas acções promocionais e um outro abordando a complexidade do uso dos sujeitos em publicidade, dado que temos hoje múltiplas pertenças e que portanto não basta a utilização do velho conceito do «público-alvo».

No domínio da Gestão das Pessoas editamos dois artigos completamente distintos.

Um foca-se no levantamento e na parametrização da investigação em Gestão de Recursos Humanos em Portugal a partir dos temas das conferências anuais da Associação dos Profissionais desta área, nos últimos 40 anos, e nas teses de Mestrado e Doutoramento produzidas também em Portugal, nos últimos 25 anos.

O outro artigo aborda a gestão do desempenho das pessoas num sector complexo e cada vez mais importante, como é o sector das organizações prestadores de cuidados de saúde.

Finalmente o leitor poderá ainda encontrar dois textos sobre temas de forte actualidade: a internacionalização das empresas de construção e os mercados do Médio Oriente e um outro sobre os limites da utilização da responsabilidade social das empresas como variável de estratégia empresarial.

Em suma, uma abordagem diversificada não pelo número de áreas em análise mas também pelas diferenças de enfoques utilizados.

Luís Antero Reto* e Bianor Scelza Cavalcanti** * Director em Portugal luis.reto@iscte.pt **Director no Brasil bianor@fgv.br


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