Preâmbulo e introdução do livro: Didática psicológica. Aplicação à didática da
psicologia de Jean Piaget
TEXTOS HISTÓRICOS
Preâmbulo e introdução do livro: Didática psicológica. Aplicação à didática da
psicologia de Jean Piaget
Prólogo e introducción del libro “Didáctica psicológica. Aplicación a la
didáctica de la psicología de Jean Piaget”
Avant-propos et introduction du livre " Didactique psychologique.
Application à la didactique de la psychologie de Jean Piaget "
Prologue and introduction of the book “Psychological didactics. Application of
the Jean Piaget psychology”
Hans Aebli
Artigo original: Aebli, H. (1951). Didactique psychologique. Application à la
didactique de la psychologie de Jean Piaget. Neuchâtel : Delachaux &
Niestlé.
PREÂMBULO
[1]
Os próprios títulos das obras de Jean Piaget põem em evidência a significação
que a sua doutrina científica reveste para a didática. A génese do número na
criança, O desenvolvimento das quantidades na criança, A geometria espontânea
da criança, são todos títulos que deixam entrever um material rico em
observações e reflexões que se prestam a uma aplicação imediata ao ensino –
impressão que vem confirmar o estudo mais aprofundado desta grande obra
psicológica.
A psicologia de Jean Piaget é genética. Não se limita a estudar as reações
características do adulto, ou de um período isolado da infância, uma vez que
analisa a própria formação das noções e operações no decurso do desenvolvimento
da criança. Daí resulta não somente uma compreensão aprofundada dos estados
finais do desenvolvimento mental, mas também um conhecimento preciso dos seus
mecanismos de formação. Ora é evidente que estes últimos interessam ao didata
ao mais alto nível. Porque este não aponta a outro alvo senão ao de provocar de
maneira consciente e sistemática os processos de formação intelectual, que a
psicologia genética, pelo seu lado, estuda na atividade espontânea da criança.
E não poderia pôr-se em dúvida que o conhecimento exato destes processos é
absolutamente necessário quando nós nos propomos provocá-los através de
situações de aprendizagem e de atividades escolares apropriadas.
Em segundo lugar, a psicologia de Jean Piaget analisa, com particular sucesso,
as funções mentais superiores, a saber: as noções, operações e representações
cujo conjunto constitui o pensamento humano. Ora, neste caso, esta psicologia
responde ainda a uma necessidade precisa, porque os problemas didáticos mais
difíceis não dizem respeito à aquisição de hábitos, de automatismos ou de
outros mecanismos primitivos, mas à formação de noções, de representações
complexas e de operações constituindo sistemas de conjunto (tabuada da
multiplicação, regras da gramática, etc.). Ora, é também bem evidente que só
uma psicologia tal como a de Jean Piaget, que fornece uma análise precisa das
operações mentais e dos seus grupos e agrupamentos, pode fornecer os conceitos
necessários para a solução de semelhantes problemas didáticos: as doutrinas
centradas nas funções elementares tais como a motricidade, a perceção ou a
associação não esclarecem as reações psíquicas mais complexas.
É uma didática geral a que aqui apresentamos ao leitor: estuda as
características fundamentais dos processos formativos e daí deduz os princípios
metodológicos sobre os quais deve assentar o ensino de todas as áreas
fundamentais. Ainda que fornecêssemos um grande número de exemplos concretos,
retirados mais frequentemente do ensino primário, não se encontraria neste
livro a didática completa de nenhuma área do ensino. Propusemo-nos, pelo
contrário, definir as noções fundamentais e o quadro geral comuns a todas as
didáticas específicas. Admitiríamos que esta metodologia teria cumprido a sua
função, se se demonstrasse que pode servir para ordenar melhor o tão complexo
domínio da didática, se as teses emitidas nas partes psicológica e didática
incitassem outros investigadores a empreender novas experiências ou se os
professores primários que os lessem adquirissem algumas ideias novas para o seu
trabalho prático.
Tendo nós próprios ensinado no primário e no secundário, cremos saber o que o
praticante espera de uma obra didática: além dos princípios pedagógicos gerais,
são exemplos concretos mostrando exatamente como o autor entende proceder, e
isto em situações escolares reais que frequentemente só oferecem possibilidades
muito limitadas de realização, face aos postulados da nova escola. É por razões
destas que empreendemos numerosas experiências didáticas destinadas a verificar
como e com que sucesso as nossas propostas podem ser postas em prática nas
condições escolares correntes[2]. Publicamos, além disso, na parte experimental
desta obra os protocolos detalhados das lições que demos no quadro de uma
dessas experiências. Pedimos desculpa se essas descrições parecem um pouco
longas a um ou outro dos nossos leitores: elas não são reproduzidas apenas para
permitir a outros investigadores repetir e verificar a nossa experiência, mas
ainda e sobretudo para mostrar aos nossos colegas do ensino como concebemos a
realização prática dos nossos princípios didáticos.
O próprio Piaget sugeriu-nos que escrevêssemos este trabalho; as suas
considerações e conselhos foram da maior utilidade ao longo de toda a sua
realização. Além disso, permitiu-nos designar este livro como uma aplicação à
didática da sua psicologia. Queira, portanto, Piaget aceitar a presente obra,
não somente como uma nova confirmação do valor da sua doutrina psicológica, mas
também como um sinal do nosso profundo reconhecimento pela confiança e pelo
encorajamento que nunca cessou de nos testemunhar.
Zurich, Junho de 1951
H. A.
INTRODUÇÃO
A contribuição da psicologia para a solução de problemas didáticos
O objetivo do presente trabalho é o de estudar algumas das possíveis
aplicações, da psicologia de Jean Piaget, à didática.
Começaremos por colocar o problema e definir os seus termos. O que é de facto a
didática? É uma ciência auxiliar da pedagogia na qual esta última delega, para
as realizações de pormenor, as tarefas educativas mais gerais. Como levar o
aluno a adquirir tal noção, tal operação ou tal técnica de trabalho? São esses
os problemas que o didata procura resolver fazendo apelo ao seu conhecimento
psicológico das crianças e dos seus processos de aprendizagem.
Existe assim uma didática da aritmética, dos trabalhos manuais, do canto, etc.;
todavia limitaremos o presente estudo às aquisições intelectuais, referindo-nos
ainda – obviamente – aos outros aspetos da vida psíquica, na medida em que
constituem condições ou consequências da formação intelectual.
A fim de aclarar a contribuição que a psicologia pode proporcionar à solução
dos problemas didáticos, comecemos por nos interrogar como são geralmente
determinadas as tarefas da didática. Em quase todos os programas escolares,
tais tarefas são definidas em termos de noções a adquirir: noções de geografia,
de física, de aritmética, etc. Eis as "matérias" que o aluno deve
"aprender", que deve assimilar para as "conhecer". Mas,
que significa conhecer um objeto como "a alavanca" ou uma noção
como "a fração ordinária"? Será a capacidade de apresentar uma
definição? É evidente que não. Dir-se-á então que o aluno deve possuir uma
representação da alavanca, imaginar o mecanismo do seu funcionamento? Talvez;
mas ainda falta explicitar o que se entende exatamente quando se diz que a
criança deve adquirir esta ou aquela representação. No domínio do pensamento
matemático, o problema é o mesmo. Que significa possuir a noção de fração
ordinária? Quando é que pode afirmar-se que ela foi adquirida pela criança? O
educador desprevenido acredita, por vezes, que a aquisição está concluída
quando os alunos são capazes de resolver os problemas que impliquem as noções e
as operações em questão. Ora, frequentemente o fracasso total da turma perante
um problema colocado sob um formato pouco habitual evidencia que as crianças
nem sequer assimilaram a noção e que usam simplesmente um "truque".
O problema didático assim colocado é de ordem geral. Traduz o facto de que as
"matérias" (factos, noções, etc.), inicialmente de algum modo
exteriores ao espírito da criança, devem tornar-se elementos do seu pensamento.
Sem analisar ainda esse processo de aquisição, é preciso definir-lhe o
resultado desejado, que se exprime dizendo que a criança "conhece o
facto" ou que "adquiriu a noção". É esse o primeiro problema
importante que se coloca a qualquer didática. Incumbe, sem dúvida, à psicologia
do pensamento responder-lhe com um máximo de autoridade.
Mas há mais. Qualquer didática deve definir, e define de facto, não somente
como os alunos "conhecem" uma certa matéria mas também como a
"aprendem". Tomemos o exemplo de um pedagogo para quem a noção de
fração é uma imagem mental, depositada, como que por impressão fotográfica, no
espírito dos alunos. Com o objetivo de provocar esse processo, apresentará à
turma imagens de círculos divididos em sectores que pendurará nas paredes da
sala durante um período prolongado e que mandará copiar, colorir, etc. Este
exemplo ilustra uma das soluções (aliás, falsa, como nos esforçaremos por
mostrar a seguir) dadas a um segundo problema didático que apela para uma
solução psicológica: a de determinar com precisão a natureza dos processos de
aquisição pelos quais a criança assimila os factos e as noções.
À didática incumbe, além disso, o cuidado de estudar as condições mais
favoráveis a esses processos de formação. Ainda aí enfrentamos um campo muito
amplo de problemas psicológicos que levantam as questões da necessidade, do
interesse, da atenção, da organização social da atividade escolar. O professor
primário apoia-se no seu conhecimento psicológico da criança para ter em conta
essas condições nos seus ensinamentos.
A didática científica atribui-se como tarefa deduzir do conhecimento
psicológico dos processos de formação intelectual as medidas metodológicas mais
aptas a provocá-los. Tal relação entre a didática e a psicologia não se
estabelece senão raramente duma maneira consciente e direta. E, todavia,
qualquer método de ensino é solidário com uma psicologia da criança e do seu
pensamento, frequentemente não explicitada, é verdade, mas tacitamente
pressuposta. A análise atenta de uma metodologia, e mesmo de simples práticas
didáticas em uso nas escolas, revela bastante facilmente as conceções
psicológicas subjacentes.
Estas considerações sugeriram-nos, para esta obra, o plano seguinte:
começaremos por estudar a solução dada ao problema da formação das noções e
operações pela didática do século XIX. Depois, tentaremos mostrar que esta
metodologia é solidária com a psicologia e a filosofia "sensualista-
empirista" em voga na mesma época. Numa segunda secção da parte histórica
passaremos em revista algumas teorias reformadoras do século XX e os seus
fundamentos psicológicos, nomeadamente diversos movimentos pedagógicos
habitualmente agrupados sob a designação de teorias da "escola
ativa". Numa terceira parte consideraremos certos aspetos da psicologia
de Jean Piaget que nos parece poderem servir de base a princípios
metodológicos, cuja exposição constituirá o conteúdo dos capítulos seguintes.
Finalmente, ilustraremos as nossas sugestões com a descrição de uma experiência
didática que nós mesmo conduzimos nas escolas públicas do cantão de Zurique.
Como referenciar este artigo?
Aebli, H. (2014). Preâmbulo e introdução do livro “Didática psicológica.
Aplicação à didática da psicologia de Jean Piaget”. Laboreal, 10(1), 91-94.
A tradução deste artigo para português foi realizada por João Viana Jorge
Notas
[1] Nota do tradutor: Para uma apresentação mais ampla da obra de H. Aebli em
espanhol o leitor pode consultar: “El pensamiento didáctico de Hans Aebli” de
Ricardo Lucio. http://www.pedagogica.edu.co/storage/.../rce25_05ensa.pdf?
[2] Permita-se-nos agradecer aqui a E. Kuen e E. Keller de Kusnacht e a H.
Seller e T. Frey de Zurique que colocaram à nossa disposição as suas turmas e
que fizeram tudo quanto lhes foi possível para facilitar a realização das
nossas experiências