Editorial
EDITORIAL
Editorial
José António C. Santos; Margarida Custódio Santos
Com a inclusão da Tourism & Management Studies no Web of Science, o
interesse pela publicação na revista aumentou, o que é bem expresso no
crescente número de artigos submetidos anualmente, que se cifram em cerca de
meio milhar. Tal necessita de uma logística um pouco complicada do ponto de
vista da revisão, por outro lado permite um leque muito variado de escolha dos
artigos a publicar. Esta escolha tem por base a qualidade e o potencial de
citação de temáticas abrangentes que possam interessar a um leque mais variado
de leitores. Logo, atualmente não é suficiente um artigo ter qualidade, ele tem
de ser citável para se enquadrar na política editorial da revista, que tem por
objetivo a maximização do factor de impacto da publicação.
O presente número é especialmente dedicado a temas de Turismo e Hotelaria. O
artigo de Morales-Fernández e Lanquar incide sobre o futuro turístico de
Córdoba, uma cidade Património da Humanidade tentando evidenciar a necessidade
de transformar o seu modelo de desenvolvimento e revitalizar o seu
posicionamento. Os resultados evidenciam o potencial da ligação da cidade com o
território da província, ampliando a sua zona turística, podendo explorar as
opções ambiental ou inter-cultural.
O artigo de Rodrigues, Vieira, Marques e Teixeira aborda o apoio da comunidade
residente ao desenvolvimento turístico sustentável. Os resultados mostram que a
ligação à comunidade e a gestão do poder público na actividade turística
exercem uma influência positiva e significativa nos benefícios percebidos do
turismo e reforçam a importância de analisar a percepção dos residentes no
planeamento e tomada de decisão de políticas para o desenvolvimento do turismo.
O turismo de eventos no caso concreto da Festa da Flôr da Ilha da Madeira é o
tema desenvolvido por Noémi Marujo, que analisa as dimensões da experiência dos
turistas que visitam o referido evento.
O artigo seguinte, da autoria de Pérez, Guerrero, González, Pérez e Caballero
aborda a sustentabilidade dos destinos cubanos de natureza e tem como objectivo
criar um indicador sintético para medir a sustentabilidade dos destinos
turísticos a partir de indicadores quantitativos.
Os autores Lado-Sestayo, Otero-González e Vivel-Búa apresentam um estudo do
impacto da localização e da estrutura de mercado na rentabilidade dos
estabelecimentos hoteleiros. Os resultados mostram que a rentabilidade dos
hotéis estudados para além do contexto macroeconómico e das características
intrínsecas de cada hotel depende sobretudo das características da sua
localização.
Rodríguez-Toubes, Fraiz Brea e Álvarez de la Torre investigam o tema da
experiência de crises provocadas por desastres em destinos turísticos. As
principais conclusões são que os hotéis situados em regiões que foram
fortemente afectadas por desastres com impactos negativos no turismo continuam
a não implementar planos de prevenção de crises, estando apenas mais bem
preparados para as crises no momento da sua ocorrência.
O Estudo da relevância da norma ISO 9001 no desempenho das empresas portuguesas
do sector da hotelaria é o tema proposto por José Miguel Soares, que conclui
que a implementação da ISO 9001 contribui com importantes melhorias nas várias
métricas de avaliação de desempenho e que os elevados custos da implementação
constituem o principal motivo para a não certificação.
Pascual-Fernández, Santos-Vijande e López-Sánchez apresentam um estudo dos
factores determinantes para o êxito do desenvolvimento de novos serviços,
analisando as interacções entre cinco variáveis chave para o desenvolvimento de
novos serviços e os seus efeitos no plano da inovação.
Pereira e Ferreira apresentam um estudo sobre os determinantes da procura
turística doméstica em Portugal numa conjuntura de crise económica e
financeira, concluindo que em Portugal, numa conjuntura de crise económica e
financeira, a procura turística doméstica é explicada pelo rendimento médio
disponível das famílias, pelo número de desempregados e pelo índice de preços
no consumidor relativo aos transportes.
Paiva, Santos e Lacerda analisam, no seu estudo sobre competências gerenciais e
sua gestão na hotelaria, como se encontram configuradas e são geridas as
competências de gestores hoteleiros brasileiros.
Córdova e Alberton apresentam-nos um trabalho, cujo objectivo consiste em
analisar a relação entre a categorização de empresas hoteleiras familiares, de
acordo com a sua estrutura de propriedade e controle da gestão, e o seu ciclo
de vida organizacional.
Gutiérrez-Pérez, Diego Medina-Muñoz e Rita Medina-Muñoz fazem um estudo
sistemático da literatura académica sobre turismo e alívio da pobreza,
avaliando um conjunto de indicadores sobre a sua evolução temporal, âmbito
geográfico, qualidade das publicações, áreas e tipo de investigação, assim como
metodologias aplicadas.
Boaria, dos Anjos e Raye são os autores de um estudo sobre a aplicação do e-
marketing nas redes hoteleiras do Brasil, que conclui que as redes hoteleiras
desta pesquisa não têm utilizado as ferramentas de e-marketing de forma
estratégica.
Gosson, Araújo, Oliveira, Araújo e Alexandre investigam a influência dos
intermediários de distribuição no processo de decisão do meio de hospedagem
pelo consumidor no Brasil, tendo o estudo confirmado essa inflência. Os
consumidores consideram as informações disponíveis na Internet como informações
complementares e não substitutas das informações fornecidas pelos
intermediários.
Vasconcelos e Lezana apresentam um referencial teórico que orienta a produção
científica qualificada sobre a qualidade em serviços turísticos e concluem que
a pesquisa sobre qualidade no turismo é baseada em teorias generalistas do
final da década de 80 e 90, oriundas principalmente do marketing, que são
usadas indiscriminadamente para toda e qualquer empresa prestadora de serviços.
Mieldazis, Butuhy e Castro apresentam um estudo baseado na aplicação do Código
de Defesa do Consumidor na hotelaria paulista, analisando a origem dos
conflitos e a aplicação do referido código.
Gândara, Haro, Rastrollo Horrillo e Savi Mondo são os autores de um estudo
sobre a gestão do conhecimento nas cadeia hoteleiras, concluindo que, para
alcançar o êxito, estas devem ter conhecimentos institucionais, acerca do
mercado, do perfil dos clientes, dos fornecedores e stakeholders.
Rodríguez González e Santana Turégano investigam as características e os
efeitos do processo de reconversão hoteleira nas regiões turísticas espanholas,
mostrando que muitas das consequências positivas que se esperavam deste
processo de reconversão não se chegaram a materializar.
Estamos, assim, em presença de um conjunto de excelentes artigos que serão
representativos da investigação que se faz no espaço Ibero-Americano nas áreas
do Turismo e da Hotelaria. Resta-nos desejar boas leituras.
Campus da Penha
8005-139 Faro - Portugal
tms-journal@ualg.pt