Este número de Análise Psicológicaé dedicado às relações entre aprendizagem e
desenvolvimento.
Procurámos reunir um conjunto de artigos, uns de reflexão mais teórica, outros
de apresentação e discussão de dados empíricos recolhidos em diferentes
contextos educativos, que pudessem ser ilustrativos do trabalho de investigação
que tem vindo a ser desenvolvido no quadro da Unidade de Investigação em
Psicologia Cognitiva do Desenvolvimento e da Educação do ISPA.
Esta Unidade de I&D tem desenvolvido os seus trabalhos em torno de várias
linhas de investigação que têm em comum o estudo das relações entre os
processos de desenvolvimento e aprendizagem e os contextos educativos em que
ocorrem numa visão sobre as relações entre aprendizagem e desenvolvimento que
Michel Gilly aborda no seu artigo de introdução.
Neste número apresentamos alguns trabalhos que se enquadram em cinco das sete
linhas de investigação existentes nesta unidade.
Uma primeira linha, dedica-se ao estudo dos mecanismos psico-sociais no
desenvolvimento e na aprendizagem e procura analisar a influência de factores
sócio-contextuais nas dinâmicas interactivas de situações de aprendizagem
formais e informais, bem como caracterizar os mecanismos facilitadores da
apropriação de conhecimentos.
As contribuições de Francisco Peixoto, Vera Monteiro, António Gonzalez, Marta
Guerreiro e Isabel Matta inscrevem-se no quadro desta primeira linha de
investigação.
Uma segunda linha, preocupa-se com a construção da linguagem escrita em fases
iniciais de aprendizagem, sendo os seus objectivos: analisar as
conceptualizações infantis sobre a linguagem escrita e as suas relações com o
desenvolvimento de competências fonológicas; estudar a evolução das estratégias
de leitura e escrita em fases iniciais de escolaridade em diferentes contextos
pedagógicos; deli-near estratégias educativas potencializadoras da aprendizagem
da leitura/escrita.
Os artigos de Margarida Alves Martins, Ana Cristina Silva e Lourdes Mata são
exemplos de investigações desenvolvidas no quadro desta segunda linha de
investigação.
Uma terceira linha, preocupa-se com o estudo das representações, identidades e
relações interpessoais em contexto educativo, sendo os seus objectivos:
analisar as relações entre auto-conceito, autoestima e identidades sociais em
contexto escolar; estudar as representações dos professores, pais e alunos
sobre os grupos de adolescentes existente na escola e sobre as dinâmicas de
interacção escolafamília; analisar as representações dos alunos sobre conflitos
interpessoais na escola e sobre autoridade institucional; estudar as
representações sociais de capacidades cognitivas.
Os artigos de Ana Carita, Maria Gouveia Pereira e Sara Sá Pires, Isaura Pedro e
Virgílio Amaral inscrevem-se nesta linha de preocupações.
Uma quarta linha, debruça-se sobre a escola inclusiva e as necessidades
educativas especiais sendo os seus objectivos: estudar a percepção dos
professores sobre práticas pedagógicas que contribuam para o desenvolvimento de
escolas inclusivas; caracterizar as necessidades de apoio educativo de famílias
de alunos com necessidades educativas especiais; investigar e caracterizar
representações e atitudes de pais, alunos e professores face à inclusão escolar
de crianças/jovens com necessidades educativas especiais.
Os artigos de José Morgado, José Maria Silva e Júlia Serpa Pimentel inscrevem-
se nesta linha de preocupações.
Finalmente, uma última linha de investigação ocupa-se do estudo da génese e
construção do sistema educativo contemporâneo em Portugal sendo as suas
preocupações analisar e caracterizar formas de alfabetização e a sua evolução
na transição do século XIX para o século XX, assim como analisar e caracterizar
o papel das autarquias no campo educativo.
Os artigos de Paulo Louro, António Candeias e Eduarda Simões são ilustrativos
do trabalho de investigação desenvolvido neste domínio.
Margarida Alves Martins