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EuPTHUHu0871-91872005000200012

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variedadeEu
ano2005
fonteScielo

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Reuniões Científicas: 12º Congresso Internacional da International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT) Reuniões Científicas 12º Congresso Internacional da International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT) Realizou-se, no passado mês de Julho, em Sydney, na Austrália, o 12º congresso da International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT) cujo tema "Desafios para a Profissão: Perspectivas e Caminhos para os professores, para o ensino e para a formação de professores" proporcionou a reflexão e o debate por parte das cerca de duas centenas de participantes de todo o mundo.

Cinco ideias centrais nortearam os trabalhos ao longo do congresso: o estabelecimento de conexões através, por exemplo, de práticas inclusivas que contemplam a diversidade, a cidadania e o autoconhecimento; a criação de comunidades de aprendentes nas escolas e nas salas de aula, bem como em salas de aulas virtuais, através de parcerias entre escolas, entre escolas e universidades, e com as comunidades locais; a promoção da credibilidade através da aprendizagem e avaliação autênticas; o fomento da criatividade através do empenho de alunos e professores na aprendizagem e na resolução de problemas e da sua capacidade de iniciativa; o desenvolvimento da competência dos professores, dos formadores de professores e dos alunos.

Que relação se pode construir entre teoria e prática? Que valores centrais estão subjacentes às comunidades de aprendentes? Que valores orientam a nossa prática? Como promover a credibilidade e assegurar a qualidade do ensino e da aprendizagem? Que estratégias e práticas podem promover o pensamento crítico e criativo nos alunos e nos professores e sustentar a energia dos professores para a mudança? De que modo a construção e a avaliação do conhecimento influenciam o sentido de competência dos indivíduos? Que práticas promovem a competência pessoal e profissional com vista ao desenvolvimento do sentido de auto-eficácia e de sucesso? Estas foram algumas das questões discutidas nas conferências plenárias e nas sessões de trabalho ao longo dos quatro dias do congresso. São de destacar as intervenções de Geert Kelchtermans, da Universidade de Louvaina, Bélgica, com o tema "Professional commitment beyond contract: teachers' self-understanding, vulnerability and reflection"; de Jennifer Gore, da Universidade de Newcastle, Austrália, "Improving pedagogy: the challenges of moving teachers towards higher levels of quality teaching" e de Pam Grossman, da Universidade de Stanford, EUA, "Unpacking practice: developing a language for teacher educators".

Nos dois dias anteriores ao congresso (2 e 3 de Julho de 2005) teve lugar um conjunto de actividades destinadas aos estudantes de pósgraduação, organizadas pela Universidade Católica Australiana, sendo de sublinhar as sessões de esclarecimento e workshops sobre metodologia da investigação qualitativa, nomeadamente a análise de dados e questões de fiabilidade e credibilidade da investigação. O próximo congresso terá lugar no Canadá, na Universidade de Brock, em 2007.

A ISATT (http://www.ipn.uni-kiel.de/projekte/isatt/) foi fundada em Outubro de 1983, na Holanda, tendo como principais objectivos promover, discutir e divulgar investigação sobre os professores e sobre o ensino e contribuir para a teorização neste domínio no sentido de promover a qualidade da educação através da melhoria do ensino e das oportunidades de desenvolvimento profissional. No âmbito do trabalho desenvolvido pela ISATT está ainda a revista internacional Teachers and Teaching: Theory and Practice (6 números por ano).

Maria Assunção Flores Membro eleito da Comissão Executiva da ISATT Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação Instituto de Educação Universidade do Minho - Campus de Gualtar 4710 Braga - Portugal

rpe@iep.uminho.pt


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