Reuniões Científicas: Encontro sobre WebQuest
Reuniões Científicas
Encontro sobre WebQuest
O Encontro sobre WebQuest decorreu na Universidade do Minho, no dia 20 de
Outubro de 2006, no âmbito das iniciativas do Departamento de Currículo e
Tecnologia Educativa, do Instituto de Educação e Psicologia, tendo sido o
primeiro a ser realizado, sobre este assunto, em Portugal.
Na conferência inicial, intitulada WebQuest: Past, Present and Futur, proferida
pelo mentor da WebQuest, o Professor Bernie Dodge, da San Diego State
University, Estados Unidos, referiu o sucesso e interesse que a WebQuest tem
despoletado em todo o mundo, algo inimaginável quando concebeu o conceito.
Alertou, no entanto, para o facto de, embora numa pesquisa na Web se poderem
encontrar muitas WebQuests, elas estarem longe da ideia inicial, limitando-se a
maioria a solicitar tarefas que apelam à reprodução dos conteúdos indicados nos
sites apontados na WebQuest.
O conferencista destacou ainda a importância de a WebQuest poder promover o
pensamento crítico e de ordem superior, mas também as dificuldades que alguns
professores têm na construção de uma WebQuest para disponibilizar online. Nesse
sentido mesmo, criou um modelo que designou QuestGarden.
No Encontro, foram apresentados estudos desenvolvidos no âmbito de dissertações
de mestrado em diferentes universidades, com exemplos das diferentes áreas
disciplinares, constituindo as actas uma referência para quem trabalhe neste
domínio. Para além deste tipo de comunicações, houve também um outro espaço que
pretendeu promover a divulgação de experiências no terreno realizadas no âmbito
da WebQuest.
O Encontro integrou ainda uma componente prática sobre a temática,
disponibilizando cinco workshops: “Como seleccionar e utilizar uma WebQuest na
aula?”, “Produzir uma WebQuest num Blog”, “Produzir uma WebQuest no Wiki”,
“Produzir uma WebQuest em FrontPage” e “Produzir uma WebQuest em Dreamweaver”.
Na conferência final, proferida por Fernando Costa, da Faculdade de Psicologia
e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, e por Ana Amélia Amorim
Carvalho, do Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho,
intitulada “WebQuests: Oportunidades para Professores e Alunos”, os
conferencistas evidenciaram a importância da WebQuest para os professores,
nomeadamente para o desenvolvimento de competências de concepção de materiais,
de facilitação da comunicação interpessoal, de competências relacionadas com a
organização, promoção e gestão do trabalho colaborativo, bem como as
relacionadas com a avaliação e divulgação das aprendizagens. Apelaram, por fim,
aos professores para, em equipa, produzirem WebQuests disciplinares e
interdisciplinares, sobre temáticas que conhecem, desafiando os seus alunos
para aprendizagens de ordem superior e pensamento crítico. Relativamente aos
alunos, salientaram o facto de estes aprenderem a aprender, a pesquisar
informação, a comunicar com outras pessoas, a colaborar e a participar
socialmente.
Na sessão de encerramento, o Professor Doutor João Correia de Freitas, do grupo
de Missão Computadores, Redes e Internet na Escola, do Ministério da Educação,
salientou a importância da integração das WebQuests nas escolas instigando os
professores a usá-las.
Ana Amélia Amorim Carvalho
Responsável pelo Encontro — Universidade do Minho
Centro de Investigação em Educação
Instituto de Educação
Universidade do Minho - Campus de Gualtar
4710 Braga - Portugal
rpe@iep.uminho.pt