Desafios à universidade: comercialização da ciência e recomposição dos saberes
académicos
Introdução
Assistimos à emergência de um novo modelo de desenvolvimento, assente num novo
padrão de competitividade baseado na inovação, tese que tem arrastado consigo o
debate sobre as relações entre universidade e indústria, leia-se ciência como
factor produtivo.1 Se bem que a ciência e as suas aplicações sempre tenham
alimentado o crescimento económico, os moldes em que se coloca hoje esta
questão são completamente novos. Com efeito, ultrapassado o modelo linear de
difusão do conhecimento em que tradicionalmente assentava a ligação entre a
universidade e a esfera económica, a universidade passa para dentro do "actor-
rede produtor de inovação" (Callon, 1989), intervindo directamente no processo.
Trata-se de imputar à universidade uma responsabilidade directa na promoção
competitiva do país, o que implica a assumpção de novas funções e a
transformação das que lhe têm sido tradicionalmente atribuídas (Etzkowitz e
Peters, 1994).
A Europa procura seguir este modelo, oriundo dos Estados Unidos, cujas
virtualidades residem essencialmente no sucesso económico proporcionado pela
quantidade de inovações tecnológicas e de novos mercados que a investigação
académica induz.2 As universidades europeias estão hoje perante um conjunto de
desafios que põem em causa os seus modelos construídos ao longo de dois séculos
de história e procuram adaptar-se ao novo contexto, segundo as especificidades
societais (Maurice, Sellier e Silvestre, 1982) que lhe são próprias. Estamos
ainda longe de poder descortinar o resultado deste processo.
Neste texto começamos por relembrar a origem da "universidade moderna", também
conhecida como o modelo de Humboldt. Esta discussão traz a lume o papel da
ciência no desenvolvimento económico e o modo como a universidade integrou em
si a função de investigação, procurando manter-se independente perante o estado
e o mercado.
Uma breve referência ao desenvolvimento histórico da ciência nos EUA junta
algumas notas elucidativas sobre o que está hoje em jogo na transformação da
ciência enquanto instituição e nos desafios que se colocam à universidade.
Procuramos discutir a possibilidade de importação do modelo americano e
relativizá-la, defendendo a ideia de que a importância decisiva que a filosofia
teve na fundação do modelo humboldtiano está a ceder o passo à teoria
económica, num quadro de tecnocratização da política (Habermas, 1973), e que há
um défice de discussão, no seio da própria academia, sobre este processo. A
referência ao caso português procura mostrar a "espessura sociológica" que
marca a diferença entre países e que resiste à importação dos modelos
económicos.
Considera-se também que a questão da recomposição dos saberes académicos só tem
sentido neste quadro geral de abordagem.
As lições da história
A invenção da "universidade moderna": funções e saberes académicos
Os desafios de mudança que se colocam hoje à universidade e a recomposição de
saberes que exigem são, na sua essência, os mesmos que marcaram a emergência da
"universidade moderna", há cerca de 200 anos.
O modelo humboldtiano de universidade é a referência clássica da "ideia de
universidade moderna" (Renaut, 1995), consubstanciada na formação da
universidade de Berlim em 1810, que surge na sequência da primeira grande crise
académica, marcada pelo processo de laicização da universidade da Idade Média e
que se traduziu pela transferência da dependência da igreja para a dependência
do estado e pela emergência de um novo saber, a ciência. Este processo é também
marcado pela transformação das funções da universidade, que se torna, a par do
ensino, num lugar de produção da ciência, processo que alguns autores designam
como primeira revolução académica (Etzkowitz, 1997).
Na época desencadeou-se na Alemanha um debate profundo em torno da própria
concepção de universidade e de ciência, debate em que a filosofia alemã
desempenhou um papel fundamental e donde surgiria a ideia de uni-versidade
enquanto reunião de múltiplos saberes tendo por base uma unidade orgânica
fundada na concepção de ciência como sistema (Renaut, 1995).
Um dos grandes temas desse debate foi justamente o da relação entre a
universidade e o estado, num quadro em que se procurava impedir que este
interferisse ou pressionasse no sentido da instrumentalização do saber. Temia-
se que o estado, na prossecução dos seus interesses, reduzisse a missão da
universidade à formação dos funcionários de que precisava para si próprio. É
assim que, pela primeira vez, se coloca a questão do "saber desinteressado"
contra a profissionalização, em nome da famosa liberdade académica. Colocada
assim a questão da autonomia universitária, destacamos aqui quatro pontos que
nos parecem essenciais, quer pela relevância que tiveram na época, quer pela
actualidade que têm para a discussão sobre a actual crise universitária, ponto
a partir do qual se deve, a nosso ver, colocar o problema da recomposição dos
saberes.
A primeira questão que vale a pena sublinhar é que, à época, o problema da
autonomia se desdobrava em dois grandes temas: a autonomia interna e a
autonomia externa. Os problemas colocados pela primeira referiam-se à relação
entre ensino e investigação. A produção do saber e a sua transmissão são
tarefas distintas e não obedecem às mesmas exigências; tratava-se de discutir,
na altura, em que medida uma se deve ou não subordinar à outra, porquê e em que
condições. A esta questão cada país deu uma resposta diferente, tendo
desenvolvido trajectórias próprias que marcam hoje as principais diferenças
entre as universidades e, de modo mais geral, a organização dos chamados
"sistema nacionais de inovação" (Lundvall, 1992; Nelson, 1993).
Actualmente esta questão aparece com a mesma premência, a avaliar pela
importância que as comparações internacionais suscitam, na tentativa de
concluir sobre as vantagens e desvantagens de cada modelo. O problema neste
tipo de comparações parece residir nos critérios a partir dos quais se
considera o que é "vantajoso", atendendo a que prevalece a ideia de que o
sistema deve obedecer a um princípio de racionalidade económica, quer dizer, a
uma lógica mercantil da ciência (Ferné, 1993).
Que tipo de saber cabe à universidade transmitir é o segundo tema que decorre
naturalmente do primeiro. Mesmo considerando a investigação em pé de igualdade
com o ensino entendida na altura como "investigação pura e desinteressada" ,
o saber a transmitir corresponderia mais a uma "alta cultura especializada".
Dando prioridade ao ensino, o saber seria "menos culto" e mais
profissionalizante.
Um outro tema, convocado para a discussão da autonomia interna, refere-se
àrelação entre disciplinas no seio da universidade e, por essa via, à
organização interna, concretizada na relação entre faculdades e universidade e
das faculdades entre si. Tratava-se de definir se a ciência se deveria
desenvolver num quadro de autonomia e especialização disciplinar ou, em
alternativa, procurar estabelecer relações entre disciplinas e esbater a
especialização.
A autonomia externa referia-se à relação entre universidade e estado, questão
que esteve presente em toda a história da universidade moderna, embora os
pressupostos em que essa discussão se tem baseado não sejam sempre os mesmos.
Ora se defende a autonomia em nome da liberdade académica assente no "saber
desinteressado" ou, numa lógica liberal, com o argumento de que se trata de uma
instituição da sociedade como as outras, com os seus próprios interesses, numa
lógica de concorrência entre universidades.
Mas a história da universidade moderna não pode ser contada à margem da
história da ciência (Caraça, 1999). Vem isto a propósito da conciliação entre
"ciência pura" e as necessidades da economia por altura da primeira revolução
industrial, o que, em traços largos, corresponde à abertura da universidade
como lugar de produção da ciência. As academias da ciência tinham surgido muito
antes, nos séculos XVII e XVIII, um pouco por toda a Europa, no quadro de uma
filosofia em que se considerava que o progresso da ciência dependia da
utilidade que lhe pudesse ser dada.
Leibnitz, primeiro presidente da Academia das Ciências de Berlim em 1700, ficou
conhecido na história da universidade justamente porque distinguiu as "ciências
puramente teóricas" e a sua aplicação prática e, neste quadro, desenvolveu
esforços significativos na fundação das Academias fora das universidades
com base na ideia de "ciências produtivas".3
Segundo o autor, era preciso que " na sociedade do conhecimento a actividade
científica não fosse orientada por uma simples curiosidade ou desejo de saber,
por investigações inúteis, mas que se orientasse sobretudo pela utilidade'"
(Leibniz, 1700, cit. por Renaut, 1995: 122).
Este movimento teria dado origem ainda às "escolas especiais" (Spezialschulen)
e às "escolas superiores profissionais" (Fachhoschschulen).
Neste quadro e a esta distância, poderíamos interrogar-nos sobre os factores
que, apesar de tudo, explicam a expansão das universidades até aos nossos dias
quando, podemos admitir, seria esperável que se tivessem remetido a um papel de
formação de elites, como aconteceu em certos períodos da história. A resposta
parece encontrar-se no modelo de universidade que, perante esta controvérsia,
Humboldt encontrou e não será por acaso, que o modelo humboldtiano
influenciou as universidades de quase todo o mundo, incluindo os EUA , quando
inventou a Universidade de Berlim. Esta universidade surgiu simultaneamente
contra a ideia utilitária de ciência de que as academias e "escolas
superiores e especiais" eram o exemplo e contra o modelo das universidades
eclesiásticas medievais.
O que é essencial reter para a questão que agora nos ocupa é que, para
Humboldt, tratar as universidades como escolas especializadas e dividir a
investigação em pura e aplicada seria uma enorme ameaça tanto para a
universidade, como para a ciência. O sucesso de Humboldt deve-se ao compromisso
que foi capaz de estabelecer entre uma coisa e outra: caberia às universidades
a investigação pura (no sentido da procura da verdade), investigação que
deveria incluir no entanto uma componente prática. No ensino, esta opção teria
tradução na célebre fórmula da "formação pela investigação".
Desta complexa controvérsia que, por razões óbvias, não cabe aqui explorar,
destacamos três aspectos que nos parecem essenciais para o debate actual sobre
a universidade, a saber:
·uma diferença essencial entre "ciência como procura da verdade" e "ciência
como procura de respostas aos interesses económicos e políticos". Esta questão
é fundamental e não deve ser confundida, como frequentemente acontece, com
investigação fundamental versusinvestigação aplicada.
·o modelo de Humboldt permitiu uma concepção de universidade relativamente
independente do estado, da economia e da sociedade, à custa, é certo, de uma
certa representação mítica da ciência que vingava naquela época;
·as implicações de cada uma destas opções na natureza dos saberes que se
produzem e transmitem e, logo, na recomposição dos saberes académicos. Com
efeito, a partir de uma concepção de ciência "como procura da verdade", ficava
implícito que este "saber" não estava comprometido em formar "competências
prontas a usar", segundo os interesses específicos do mercado.4 No projecto da
Universidade de Berlim vingou a ideia de que as competências profissionais não
decorrem directamente da esfera do saber científico, mas que são adquiridas por
imitação dos modelos tradicionais do "saber-fazer".
Por outro lado, a "procura da verdade" e a "formação pela investigação"
proporcionam uma visão global do mundo e uma formação integral do Homem e não
apenas uma profissão. Para Humboldt as universidades tinham também como missão
aquilo a que chamava " educação moral da nação".5
O outro lado da história: a ciência no desenvolvimento económico
Mas o papel da ciência no desenvolvimento não é uma questão nova,
independentemente do modo como cada país autonomizou e organizou as suas
actividades de investigação e lhes concedeu um papel maior ou menor dentro da
universidade, com a França a constituir um caso extremo no contexto europeu.6
Tomemos o exemplo americano, já que é o modelo de referência actual para a
Europa, tanto do ponto de vista do modelo de desenvolvimento, como de
inspiração da teoria económica.
O exemplo dos EUA
Como refere Caraça (1999), o século XIX foi o século da mecânica, do aço e do
caminho-de-ferro, o seu símbolo foi a máquina, o conceito a mecânica e os
europeus pareciam ser os senhores do mundo. Por analogia, poderíamos dizer que
o século XXI parece desenhar-se como o século da informática, das
telecomunicações e da biotecnologia, o seu símbolo é o computador, o conceito a
informação "sociedade da informação" e os americanos parecem ser os
senhores do mundo. Como chegámos aqui no que diz respeito ao modelo de
universidade e de desenvolvimento da ciência?
Historicamente, o modelo americano foi muito influenciado pelo modelo alemão de
Humboldt. Antes disso, a influência da igreja não é comparável com a Europa
(Peyrefitte, 1995). Os EUA tinham colleges à semelhança do modelo inglês de
Oxford e Cambridge e, sob a influência de Benjamin Franklin, prevalecia a ideia
de uma "cultura útil" (Kerr, 1994). Como em qualquer outro país, o problema do
financiamento da investigação marcou decisivamente as vicissitudes históricas
do ensino superior. A velha oposição entre investigação fundamental e
investigação aplicada aos interesses da economia remonta nos EUA ao princípio
do século XX. Primeiro, e este aspecto é fundamental, porque é sensivelmente
nesta altura que emergem os primeiros laboratórios industriais nas grandes
empresas de química e de electricidade. A primeira guerra mundial terá sido
outro marco decisivo nesta matéria, altura em que a indústria privada começou
também a financiar as actividades de investigação universitárias com alguma
regularidade. Segundo Robert Millikan, foi então que, pela primeira vez na
história, " o mundo foi capaz de perceber o que a ciência podia fazer "
(Geiger, 1988: 334).
Esta percepção não foi, como se sabe, muito agradável, com os exemplos das
armas químicas, os primeiros bombardeamentos aéreos, os submarinos e depois o
desastre de Hiroshima, que acabaram com o mito da neutralidade da ciência e, de
certo modo, a dessacralizaram.
No pós-guerra, em todo o caso, o celebre relatório de Vannevar Bush
conselheiro científico do Presidente Roosevelt Science, the Endless Frontier
(1945) procura "lavar" a imagem da ciência, tendo sido um marco decisivo,
quer para o modo como esta se viria a desenvolver, quer para a configuração das
universidades americanas. Com efeito, defendia-se o financiamento da
investigação fundamental, com o argumento de que os grandes desenvolvimentos
tecnológicos no período da guerra só tinham sido possíveis graças ao anterior
investimento em investigação fundamental. Reconhecia-se também que, dados os
elevadíssimos montantes financeiros que a investigação fundamental exigia, só o
Governo teria condições para o fazer. E foi com este objectivo que Bush propôs
a criação da National Science Foundation. O governo assumiu assim o papel de
financiar a investigação considerada relevante para as necessidades nacionais,
institucionalizando uma responsabilidade tripartida entre o poder político,
militar e económico, uma vez que as experiências da colaboração com o sector
industrial tinham já criado as suas raízes. Posteriormente, no período da
guerra fria, o desenvolvimento da ciência e da tecnologia acelerou a um nível
sem precedentes.
Este modelo, tal como o europeu em vias de construção desenvolveu-se
segundo uma trajectória particular, societalmente confinada. Como refere Geiger
(1988), o que se chama agora correntemente "transferência tecnológica", já era
a missão do National Research Council (NRC) na América dos anos 20.7
Nos anos 80 a indústria muda de estratégia na sua relação com as universidades,
passando a financiar projectos de longo prazo, com contratos no valor de
milhares de dólares, havendo mesmo exemplos de grandes empresas europeias que
financiam actividades de investigação nos EUA.8 Esta mudança que não exclui o
tipo de colaborações anteriores, mais baseadas em cooperações limitadas no
tempo, consórcios, troca de investigadores entre universidades e indústria,
etc. teve grande impacte em todo o sistema de C&T.
A partir de uma leitura mais global, esta nova atitude do lado da indústria
inclui-se numa estratégia empresarial de diminuição de custos como reacção à
crise dos anos 70 (Boyer, 1981) e que se traduziu pela exteriorização de uma
grande parte de actividades até então desenvolvidas no interior das empresas.
Este processo traduziu-se num discurso assente em dois slogans de
consciencialização colectiva sobre as virtualidades económicas do downsizing e
do empreendedorismo, como componentes importantes do novo espírito do
capitalismo (Boltanski e Chiapello, 1999).9
Em paralelo, a emergência de novas indústrias de alta tecnologia, como as
telecomunicações, a informática e a biotecnologia os chamados sectores
baseados na ciência, por oposição aos sectores tradicionais como pilares do
desenvolvimento económico do século XXI, transformam a concepção tradicional de
ciência (Gibbons e outros, 1994) e com ela a universidade , como condição
necessária ao novo modo de desenvolvimento.
É neste quadro que Etzkowitz (1997) defende a ideia de que a transição que a
universidade atravessa se traduz, não numa crise como o indicador dos cortes
orçamentais poderia induzir , mas numa revolução: a segunda revolução
académica. A primeira ocorreu quando a universidade assumiu, paralelamente ao
ensino, a função de investigação, transformando-se numa instituição de
investigação. A segunda caracteriza-se pela institucionalização da função
económica das universidades o desenvolvimento económico passa a fazer parte
da sua missão num processo em que os actores envolvidos vão adaptando ou
ajustando as suas posições às novas oportunidades e constrangimentos
institucionais: "canalizar os fluxos de conhecimento para novas fontes de
inovação tecnológica, tornou-se uma tarefa da academia, mudando a estrutura e a
função da universidade. " (Etzkowitz e Leydesdorff, 1997: 1).
Esta revolução académica tem, também internamente, várias consequências: na
estrutura e organização interna da universidade, na transformação da ciência
enquanto tal, nos modos de financiamento, na concepção do saber científico, no
perfil dos investigadores e, em consequência, no que se ensina. Fala-se em
universidade empreendedora e em docentes-empresários.
Interessa-nos reter aqui a ideia de transformação da ciência, principalmente no
que se refere aos efeitos no "saber", na medida em que se passa do saber
científico, segundo a concepção tradicional de ciência, para um outro tipo de
saber científico, inerente à nova ciência.
Da ciência tradicional a uma nova concepção de ciência: recomposição das
funções e dos saberes académicos
Segundo alguns autores está em curso um novo modo de produzir ciência (Gibbons
e outros, 1994). Neste processo as universidades deixam de ser o lugar
privilegiado de produção do saber científico e esta mudança significa,
simultaneamente, que esse saber se produz com outros actores e instituições e
de um modo diferente. Este processo desencadeia um conjunto de desafios às
universidades, no sentido em que lhes exige uma mudança estrutural (Santos,
1994) e, naturalmente, uma recomposição profunda dos saberes académicos.
As razões históricas que explicam esta situação têm origem no próprio modelo da
ciência tradicional10 " através de um processo de especialização no domínio
cognitivo, de profissionalização no domínio social e de institucionalização no
domínio político" (Gibbons e outros, 1994).11 Definiu-se assim, ao longo do
tempo, um padrão para a ciência-instituição que excluía tudo o que, de algum
modo, a ameaçava. As principais consequências deste processo são a estruturação
do conhecimento científico em disciplinas, uma certa concepção de ciência e de
cientista, um conjunto de normas sociais que regulam este sistema e a
identificação de lugares/instituições que participam na construção e
funcionamento do edifício científico.
As bases de sustentação deste modelo teriam vindo a ser destruídas ao longo do
tempo, fundamentalmente devido à massificação do ensino e à apropriação da
função de investigação pelas universidades, na medida em que um número
crescente de indivíduos tornou possível uma disseminação do conhecimento
académico pela sociedade, constituindo o suporte de um novo modo de produção do
saber que já não se confina ao mundo académico: está nos laboratórios públicos,
na indústria, nas empresas, em centros de investigação ou nos gabinetes de
consultoria, enfim, onde quer que aqueles indivíduos desenvolvam a sua
actividade.
Uma outra razão, igualmente importante, deve-se à emergência das novas
tecnologias telecomunicações e informática , que permitem a ligação entre
todos esses (novos) lugares onde o saber se produz, saber que já não está
sujeito às normas cognitivas e sociais do modelo convencional.
O que está em causa é, portanto, uma transformação da ciência enquanto
instituição e uma reconversão profissional dos docentes/cientistas induzida
também por esta via , enquanto protagonistas principais deste processo.
Este novo saber existe, é economicamente útil, mas não tem bases de
legitimação, isto é, tem dificuldades em ser socialmente reconhecido. Para
distinguir estes dois modos de produção do saber e à falta de terminologia
específica, Gibbons e outros usam a designação de modo 1 e modo 2 de produção
do saber, para se referirem respectivamente ao modelo convencional de
funcionamento da ciência e ao modelo emergente. O primeiro refere-se ao que
geralmente é designado por conhecimento científico e pode definir-se muito
sinteticamente, segundo o autor, como o conjunto de normas cognitivas e sociais
que devem ser seguidas na produção, legitimação e difusão do saber.
Os seus protagonistas são designados como cientistas, designação que já não se
aplica ao modo 2, não querendo isto dizer, sublinham os autores, que não
cumpram as regras do método científico. As diferenças entre o modo 1 e o modo 2
de produção da ciência sintetizam-se no quadro_1.
Quadro 1 Vectores de mudança na transformação do saber científico
Aceitar este modelo, a que alguns autores já chamam "ciência pós-académica"
(Ziman, 1999), significa reconhecer não só uma necessidade de recomposição dos
tradicionais saberes académicos, como também a de uma mudança de identidade
profissional dos docentes universitários.12
Se admitirmos, por outro lado, como Etzkowitz e Peters (1997) que ao aceitar um
papel económico a universidade fica parecida com uma corporação de negócios,
com actividades empresariais e de marketing, para além das funções tradicionais
de investigação e ensino, teremos que concluir que, para além das mudanças nos
saberes inerentes ao novo modo de produzir ciência, a universidade tem ainda
que endogeneizar um conjunto de novos saberes e competências associadas às
mudanças organizacionais e de gestão que um tal modelo engendra.
O papel da teoria económica na ideia de comercialização da ciência
Relativizando a experiência americana à especificidade societal que lhe é
própria e o optimismo liberal de Etzkowitz, que a Europa procura agora seguir
em nome da "globalização" e da "competitividade",13 parece-nos mais realista
considerar que chegamos ao século XXI a braços com uma crise académica, em que
a universidade procura, melhor ou pior, construir uma nova identidade num mundo
onde a importância decisiva da filosofia na discussão que daria origem ao
modelo fundador da universidade de Humboldt cede o passo à teoria económica e
à tecnocratização da política (Habermas, 1973).
Este parece ser um caso evidente em que " a teoria económica, no sentido lato
do termo, trabalha, influencia e dá forma à realidade económica, em vez de
observar como é que ela funciona" (Callon, 1994: 51).14
A divulgação dos "casos de boas práticas", por exemplo, ou das virtualidades do
modelo americano,15 assim como a importação acrítica de teorias produzidas
noutros contextos,16 acaba por influenciar o modo como os actores sociais da
indústria e do meio académico percebem a situação, definem os seus próprios
interesses, formulam as suas estratégias, lutam pela legitimidade e configuram
o modo como as instituições funcionam, mas a partir do seu próprio contexto.
Tudo começou quando a primeira revolução industrial tornou claro, a dada
altura, que o "progresso técnico" tinha uma importância decisiva na criação de
riqueza, através do seu impacte directo na produtividade do trabalho, no
emprego, na criação de novos produtos e mercados, etc. Já Marx tinha chamado a
atenção para a importância da ciência e da técnica no desenvolvimento do
capitalismo. Mas foi Kuznets, em 1930, o primeiro economista a considerar que o
traço distintivo das sociedades industriais é o seu sucesso na aplicação do
conhecimento resultante da actividade científica à esfera económica.
Schumpeter (1935) é o economista que mais longe vai neste domínio, quando
considera a "inovação" como chave da explicação sobre o modo como o sistema
capitalista gera incessantemente a energia que o transforma. No entanto, a
crise do início dos anos 30, simbolicamente marcada com o crashda Bolsa de Nova
Iorque em 1929, mobilizou a atenção dos economistas para o problema do
desemprego e dos modelos macroeconómicos do equilíbrio, e Schumpeter foi
durante muito tempo um autor marginal na economia.
Em 1982 Rosenberg vem chamar a atenção dos colegas para o facto de "que excluir
a inovação no produto do progresso técnico, era o mesmo que representar Hamlet
sem o príncipe". No rescaldo da crise económica dos anos 70 assistiu-se, de
facto, a uma espécie de reabilitação de Schumpeter, um pouco na expectativa de
que a crise fosse realmente "uma destruição criadora". Os chamados neo
schumpeterianos dedicam-se então a uma análise do impacte da inovação no
crescimento económico. Neste quadro, a "inovação" adquire um lugar central,
assim como todos os factores que possam influenciar a sua produção. A ciência e
a universidade entram neste debate como factores de importância decisiva. A
chamada teoria dos "sistemas nacionais de inovação" (Nelson, 1993 e Lundvall,
1992) marca um passo decisivo nesta matéria. A perspectiva conhecida por
tripple-helix (Etzkowitz e Leysdorf, 1997) vai ainda mais longe.
Basta lermos atentamente os documentos oficiais sobre a questão, incluindo os
da OCDE, para nos darmos conta até onde vai o papel da teoria económica na
definição de regras e das políticas de C&T, da política de ensino e
industrial.17 Esta questão é, no mínimo, paradoxal, num quadro em que a "nova
ciência" se quer pluridisciplinar. O "poder da ciência", o " poder na ciência"
e o "poder com a ciência", que Caraça (1999) distingue, para efeitos de
simplificação analítica, não existem separados na realidade. Com efeito, os
conselheiros científicos próximos do poder político e económico e a importância
que nos nossos dias é dada à ciência e à tecnologia, como o autor diz para se
referir ao "valor social" da ciência são um marco característico da nossa
época.
Uma análise preliminar das políticas europeias neste domínio mostra-nos que
essas mesmas políticas procuram desenhar uma universidade que deve assumir,
para além do ensino e da investigação, uma função no crescimento económico,
procurando ir muito mais longe que o modelo de profissionalização contra o qual
a "ideia de universidade moderna" se tinha fundado. De Humboldt fica a ideia de
universidade como lugar de produção de investigação, o que muda é a natureza da
investigação e o célebre princípio da "liberdade académica".
A necessidade de uma leitura histórica e sociológica:
o exemplo de Portugal
Neste ponto procuramos chamar a atenção para que a realidade económica está
imbuída (embedded), no sentido de Granovetter (1973), de uma componente
sociológica, historicamente construída. Esta espessura sociológica, chamemos-
lhe assim, invisível para a teoria económica, oferece resistência à importação
de modelos económicos, ou outros, que lhe são estranhos. Esta resistência,
maior ou menor consoante o grau de estranheza, pode rejeitar esses modelos,
assimilá-los ou adaptá-los.18
Os resultados negativos da avaliação de políticas, por exemplo, não raras vezes
se devem a uma certa cegueira em relação à realidade sociológica, na sua
concepção.
As vicissitudes da história e o modelo português de universidade
Em Portugal a discussão sobre a "modernização da universidade à maneira de
Humboldt" coloca-se em termos diferentes. Se modernização houve, consistiu na
laicização do sistema com a expulsão dos jesuítas e a "reforma de Pombal" nos
finais do século XVIII. O modelo português de modernidade seguiu mais de perto
a "ideia napoleónica de universidade", no sentido em que era uma instituição
fortemente centralizada, dependendo directamente do estado monárquico
constitucional e mais vocacionada para um ensino profissionalizante (Cruzeiro,
1990). A I República não durou o suficiente para implementar reformas
estruturais, o regime de Salazar atrofiou o sistema de ensino e manteve a
universidade fechada sobre si própria e reservada à formação de elites.
É verdade que o número de estudantes matriculados no ensino superior não deixou
de crescer nos anos 50 e 60, tendo-se levantado o problema do congestionamento
das quatro únicas universidades então existentes no país (duas em Lisboa, uma
em Coimbra e outra no Porto). A crise universitária portuguesa neste período
tinha, no entanto, características bem particulares. Sedas Nunes argumentava,
num texto datado de 1969, que não se podia confundir o congestionamento das
escolas com massificação, e procurava demonstrar que se tratava antes de um
problema de democratização do ensino:
o número de estudantes, comparado com a população do país, e a taxa de
escolarização universitária das correspondentes classes de idade eram dos mais
baixos, não só da Europa, mas do mundo (tirando as nações extremamente
subdesenvolvidas).
(Sedas Nunes, 1969)
Segundo o mesmo autor, o ensino superior era muito selectivo e elitista, uma
vez que cerca de 4/5 dos estudantes provinham de cerca de apenas um décimo das
famílias. Em 1960 a taxa de escolarização do ensino superior era de 1,6%
(Peixoto, 1989), o que significa que nem sequer 2 em cada 100 jovens
portugueses com idades entre os 18 e os 24 anos frequentavam este grau de
ensino (Vieira, 1995).
Não entrando em pormenores, vale a pena sublinhar que, por um lado, à data,
Portugal era um país de características ainda marcadamente rurais, expressas
numa estrutura de classes ligadas ao campo e pouco propícias a estratégias de
mobilidade social baseadas no investimento educativo (Vieira, 1995) e, por
outro, o nível médio de vida de grande parte das famílias não podia suportar os
custos inerentes a esse investimento.
Assim, no início dos anos 70, a discussão centrava-se não tanto na necessidade
de aplicar filtros administrativos à entrada do sistema, de tipo numerus
clausus, mas na falta de recursos económicos que obrigava a que uma grande
parte dos jovens fosse obrigada a entrar cedo no mercado de trabalho. Não
existiam portanto universidades destinadas à formação de elites, como por
exemplo as Grands Écoles francesas, porque o acesso à universidade era, desde
logo, limitado pelas condições socioeconómicas das famílias.
É entre os anos de 1974/1977 que se dá o grande salto, passando o número de
estudantes matriculados no ensino superior de 56.910 para 86.119, a que se
segue um período relativamente irregular de crescimento até 1985, com a curva
sempre ascendente até aos nossos dias. Para alguns autores, é a partir de 1985
que se pode falar com rigor em massificação do ensino superior. O número de
indivíduos a frequentar este grau de ensino relativamente à população em idade
normal de frequência (18-22 anos) passa de 18% em 1990 para 37% em 1995 (OCDE,
1997).
Seguindo ainda Sedas Nunes na sua análise da crise académica dos anos 60, as
universidades eram instituições enquistadas na sua inércia quase estrutural
perante o meio envolvente, "continuando a produzir licenciados que
correspondiam a exigências sociais em declínio, não preparando, por outro lado,
investigadores e especialistas, que a vida moderna carecia de maneira
rapidamente progressiva" (Sedas Nunes, 1969). Esta situação, contudo, não tinha
nada a ver com uma lógica de ensino entre uma cultura mais ampla/mais
especializada, uma vez que a questão da investigação praticamente nem se
colocava. O que se tinha era uma universidade de vocação profissionalizante com
os curricula desactualizados.
Em 1973 a reforma Veiga Simão veio dar os primeiros passos para a
democratização do ensino, advogando a expansão e diversificação do ensino
básico19 e secundário e a introdução de um "ensino superior de curta duração",
baseada nos institutos politécnico e nas escolas normais superiores espalhadas
por todo o país e que confeririam o bacharelato. Esta reforma, fortemente
inspirada na teoria do capital humano e legitimada pelas sugestões dos
relatórios da OCDE (Amaral, 1998), não viria a ser completamente levada à
prática, uma vez que a revolução de 1974 e a Constituição da República
Portuguesa, aprovada pouco tempo depois num ambiente político que proclamava
encaminhar-se para uma sociedade socialista , definiam regras que levavam a
uma democratização do ensino que ia muito mais longe do que Veiga Simão
propunha. Em todo o caso, foram ainda criadas novas universidades,20 institutos
universitários, institutos politécnicos21 e escolas normais superiores
destinadas à formação de professores do ensino básico (Braga da Cruz e E.
Cruzeiro, 1995). Previa-se ainda a criação donumerus clausus, como meio de
controlar a crescente procura de ensino universitário e aprovou-se a
implementação da Universidade Católica, a primeira universidade privada no
país. Parecia desenhar-se um modelo estratificado de ensino superior, faltando
para isso definir mais claramente a missão de cada um destes tipos de
instituições, dado que a investigação, como elemento diferenciador, continuava
fora do âmbito da universidade.
Em 1986 foi homologada a Lei de Bases de Sistema Educativo, ano que marca
também a entrada de Portugal na UE, passo que virá a introduzir reformas
estruturais profundas em todo o sistema. Esta lei vem acentuar o carácter dual
do ensino superior e atribuir um papel económico tanto a universidades como a
politécnicos.
Grandes tensões entre os níveis médio e superior têm marcado a história do
ensino em Portugal desde o início do século (Grácio, 1998). A lei 61/78 viria a
eliminar algumas características do politécnico como ensino intermédio,
elevando-o ao nível do superior.
Em síntese, o ensino superior, por razões históricas particulares,
democratizou-se bastante mais tarde quem em qualquer país europeu e do que nos
Estados Unidos e manteve-se vocacionado para o ensino profissionalizante. A
discussão do modelo alemão, americano ou mesmo francês, não faz qualquer
espécie de sentido no caso português.
Quanto à relação entre ensino e investigação, foi também um dos temas abordados
no âmbito da discussão sobre a crise universitária na década de 60. Dias Agudo
referia a este propósito que:
a investigação ligada ao ensino vive, em Portugal, sobretudo da dedicação de
alguns professores a estrutura universitária era pouco apropriada às
exigências da pesquisa científica. A verba que o país destinava a I&D era
manifestamente insuficiente 0,3% do produto nacional bruto em 1964 , assim
como a percentagem dessa verba consagrada à investigação para o ensino superior
que, nesse mesmo ano, foi apenas de 8% do total destinado à investigação. (Dias
Agudo, 1969: 127)
O Instituto de Alta Cultura, fundado em 1929, esforçou-se por estimular a
investigação científica, criando vários centros de investigação e enviando
bolseiros para o estrangeiro, acção que, ainda segundo Dias Agudo, teria sido
bem mais proveitosa se, em simultâneo, se tivessem remodelado as estruturas
universitárias, que estavam organizadas em departamentos demasiado estanques,
sem ligação entre si, mesmo dentro da mesma escola.
Calculava-se a existência, naquela época, de cerca de uma centena de "equipas"
a fazer investigação em que, mais de metade, possuía apenas 1 ou 2
investigadores a tempo completo. Um conjunto de outros factores contribuíram
fortemente para a quase ausência de investigação no ensino superior,
nomeadamente a falta de pessoal técnico auxiliar, deficiente apetrechamento de
oficinas, laboratórios e bibliotecas, e a pesada sobrecarga docente dos
professores fazendo com que os assistentes tivessem poucas possibilidades de
fazer o doutoramento num período de tempo razoável , os baixos salários
fazendo com que:
a nossa produção científica ainda dependesse muito do espírito de dedicação de
um ou outro professor com prejuízo do ensino que a universidade devia
ministrar e do papel que lhe devia caber na formação de investigadores de que o
país tanto necessita para o seu desenvolvimento económico e social. (Dias
Agudo, 1969)
Assim se alimentava um divórcio entre ensino e investigação nas universidades,
e se acentuava a ideia do modelo napoleónico, com a diferença que a França
fundava, em 1920, o Centre Nationale de Recherche Scientifique (CNRS), a quem
confiava um papel e um orçamento de importância fundamental no
desenvolvimento científico do país, à margem da universidade.
Em Portugal, a investigação ia-se fazendo basicamente nos centros implementados
pelo Instituto de Alta cultura, com recursos bastante escassos, e
posteriormente no INIC, que viria a desaparecer em 1992.22
Ao mesmo tempo, a fragilidade do desenvolvimento industrial e a própria
especialização sectorial da indústria contribuíam para alimentar este divórcio
com:
a indústria a mostrar um desinteresse quase completo pela investigação feita
pelas universidades e com a legislação a não facilitar a colaboração mútua
entre as escolas superiores e os núcleos de investigação dos organismos do
estado" (Dias Agudo, 1969)
Este dado é fundamental para se perceber toda a problemática actual da relação
universidade-indústria e, provavelmente, do modo como o nosso sistema
universitário e científico se foi construindo ao longo do tempo.
Se a situação no final dos anos 60 era esta e ainda que a Reforma de Veiga
Simão tivesse sido uma oportunidade estratégica para introduzir outro modelo de
organização de tipo humboldtiano,23 o ambiente criado com a revolução de 74 e a
explosão no ensino superior que se lhe seguiu, colocaram na lista de
preocupações do governo outras prioridades.
Segundo Gago (1995), só nos anos 80 se afirma em Portugal uma universidade de
investigação, a partir de um conjunto de leis das quais as mais importantes são
as que se referem ao estatuto da carreira docente universitária24 e do
politécnico,25 que confere obrigatoriedade de investigação nas atribuições do
docente universitário.
Em síntese, para além de um atraso de 200 anos, tratou-se de uma transformação
ditada pela lei, com algumas dificuldades de implantação no terreno, quer por
efeitos de uma cultura fortemente enraizada, quer pela escassez de recursos
financeiros (Ruivo, 1995). É que, se os docentes passam a ser obrigados a fazer
investigação, as universidades não tinham infra-estruturas capazes, nem
orçamentos que viabilizassem aquela lógica, quer pelas dificuldades inerentes
ao desenvolvimento do país o que se traduzia num orçamento público muito
limitado para a investigação e para o ensino superior , quer porque a
especialização produtiva (Salavisa, 1999) continuava a não ser propícia a um
interesse nas actividades de C&T por parte da indústria.
O d.-l. n.º 66 de 1980 vem permitir a organização das universidades em
departamentos, estabelecendo ainda como objectivo o desempenho das funções de
ensino, investigação e prestação de serviços à comunidade. Podemos dizer que,
do ponto de vista institucional, este decreto abre a possibilidade de
transformação das universidades portuguesas naquilo a que Etzkovitz (1990 e
1997) chama segunda revolução académica, não fosse a falta de resposta e este
é um dado fundamental do lado da indústria (Salavisa e outros, 2000).
A aplicação desta legislação teve impactes muito distintos, com maior
dificuldade de concretização nas universidades mais antigas, cujas estruturas
de organização e cultura interna se sedimentaram ao longo de décadas, senão de
séculos. Há portanto uma grande diferença na apropriação destas medidas de
política entre as universidades mais antigas e as que surgiram a partir da
década de 70, variando também segundo os domínios científicos (Gago, 1995).
Em todo o caso, e a aceitarmos a interpretação de Etzkowitz, poderíamos
concluir que a universidade portuguesa está a procurar fazer de uma só vez o
que o resto do mundo ocidental fez em duas revoluções espaçadas por dois
séculos de história. Ou seja, estamos a viver ao mesmo tempo a primeira e a
segunda revolução académicas e, nesse sentido, um gigantesco processo de
aprendizagem colectiva e de recomposição de saberes.
A versão portuguesa da "universidade de investigação"
E é neste quadro que chegamos a uma versão sui generis de "universidade de
investigação". Com efeito, na década de 80, os professores, confrontados com a
obrigatoriedade de fazer investigação até para efeitos de progressão na
carreira e, nalguns casos, fortemente motivados para este domínio de
actividade, tomaram a iniciativa de fundar centros de investigação ditos
universitários, mas que têm autonomia científica, administrativa e financeira,
mesmo que funcionem dentro das instalações universitárias,26 e que concorrem no
mercado com empresas de consultoria na angariação de projectos de investigação
para se autofinanciarem. Estas instituições aparecem nas estatísticas do
sistema de C&T com a designação de "instituições sem fins lucrativos",
designação onde cabe também outro tipo de instituições com carácter, origem e
objectivos diferentes, nomeadamente todas as instituições de intermediação que
surgiram como medidas no âmbito do Programa de Modernização da Indústria
Portuguesa (PEDIP) e do Programa Ciência mais dirigido para as instituições de
C&T, que contaram com financiamentos comunitários, e ainda fundações.27
Isto quer dizer que, em Portugal, boa parte das funções, incumbidas às
universidades, de investigação, prestação de serviços à comunidade e mesmo de
formação contínua de quadros, estão a cargo destas instituições, funcionando
ainda em muitos casos como instituições de acolhimento de estudantes de
mestrado e doutoramento, cujos graus são, posteriormente, conferidos pela
universidade.
São instituições com um carácter híbrido, na medida em que, tendo laços muito
fortes com as universidades, principalmente pelo facto de terem nascido da
iniciativa de académicos e de manterem protocolos de cooperação de carácter
muito variado, consoante os casos, são na realidade instituições independentes
das universidades. Este fenómeno, que constitui um traço específico da
organização do sistema de C&T em Portugal, é referido num relatório da OCDE
que conclui que, perante a burocratização das instituições universitárias,28 "a
comunidade C&T portuguesa encontrou uma resposta eficaz: as instituições
sem fins lucrativos estas instituições estão em vias de se multiplicar a uma
velocidade acelerada. A tal ponto que Portugal é, de longe, o país da OCDE
caracterizado pela percentagem de C&T executada pelas ISFL mais elevada da
zona: 12,4% em 1990, contra 6,4 % da Islândia, 4,1% no Japão, 4% na Grã-
Bretanha, 3,9% na Bélgica, 3,1% nos EUA e 2,2% nos Países Baixos (em todos os
outros países, esta percentagem é inferior a 1,5%)" (OCDE, 1993).
Tanto quanto sabemos, não existe informação pormenorizada sobre este fenómeno,
mas é relativamente consensual a ideia de que estamos a assistir a uma divisão
funcional das actividades universitárias, em que as funções docentes e
pedagógica tendem a centrar-se nos departamentos e faculdades e as actividades
de I&D em Centros e Institutos que, embora ligados à universidade, podem
ter autonomia administrativa, científica e financeira, ou apenas uma ou duas
delas. Trata-se portanto de um modelo híbrido em que aparentemente as
universidades endogeneizaram as novas funções de investigação e de prestação de
serviços ao exterior, abandonando, sem grandes sobressaltos, a sua "torre de
marfim de instituições de elite", fechadas sobre si próprias, mas o que na
realidade se passa é que, provavelmente, se encontrou um modelo organizacional
sui generis, com instituições independentes das universidades que desempenham
grande parte das novas funções que lhes são atribuídas.
Esta é a nossa versão do modelo de Humboldt e é à luz deste modelo que nos
parece oportuno retomar as questões que enunciámos no início: que relação entre
ensino e investigação? Que tipo de saber cabe à universidade transmitir? Qual a
relação entre disciplinas no seio da universidade? Em que medida a autonomia
relativamente ao estado implica uma dependência do mercado e quais as
consequências deste processo?
Paradoxos e equívocos na universidade: contributos para um debate sobre o
futuro da universidade em Portugal
Equívoco 1: a relação ensino-investigação
Teoricamente a relação ensino-investigação tem a virtualidade de fazer
progredir a ciência, a formação contínua e a actualização dos conhecimentos do
docente, fazendo assim da universidade o lugar, por excelência, de produção,
ensino e aprendizagem do saber científico. Mas este "ciclo virtuoso" pressupõe
uma concepção de conhecimento desinteressado leia-se independente dos
interesses económicos e políticos , à maneira de Humboldt, o que é
contraditório com a formação profissionalizante de "banda estreita" que parece
dominar o espírito actual das universidades portuguesas.29 Por outro lado, no
cenário de uma investigação conduzida pelos interesses do mercado admitindo
que este existe , a necessária formação geral de base deixa de ter espaço e
corre-se o risco de formarmos "quadros superiores especilizados cidadãos
funcionais ignorantes".
Esta contradição (Santos, 1994) faz com que grande parte dos docentes leccione
cadeiras cujo conteúdo está desligado das suas actividades de investigação, o
que, para além da sobrecarga de trabalho, se reflecte na qualidade do ensino e
da investigação.30 O ciclo torna-se então vicioso, na medida em que está na
base das controvérsias críticas à universidade e que têm origem neste equívoco
que convém esclarecer, sob pena de estarmos a usar as mesmas palavras para
falarmos de coisas distintas quando nos referimos, por exemplo, à qualidade de
ensino ou às expectativas, porventura infundadas, que se geram nos docentes,
nos alunos, nas famílias, nas empresas e na sociedade em geral.
Esta é, a nosso ver, uma questão de fundo que não pode ser deixada ao livre
arbítrio da "mão invísivel" do mercado dos estabelecimentos do ensino superior,
a coberto da autonomia universitária.
Equívoco 2: que tipo de saber deve a universidade transmitir?
A resposta a esta questão depende naturalmente do que designámos como "
equívoco 1".
Num contexto de massificação do ensino superior, a par de um grave problema de
desemprego na Europa, a tentação de equiparar as universidades a "escolas
profissionalizantes", que produzem competências "prontas a usar" pelo mercado,
para favorecer a integração profissional dos licenciados, é compreensível. Mas,
se a "nova ideia de universidade" é essa, então todo o sistema deve ser
reorganizado em conformidade. Esse princípio é contraditório, por exemplo, com
uma "universidade de investigação" e com uma "formação pela investigação" só
possível aos níveis de pós-licenciatura e ainda mais contraditório com as
exigências que são feitas à actual carreira docente universitária. Acresce que
este modelo pressupõe, no caso de Portugal, que a esfera económica se
transforme no sentido de poder comprar os "produtos da universidade" sejam
eles indivíduos licenciados ou saber formalizado em textos ou protótipos ,
questão que não desenvolveremos aqui.
Equívoco 3: sobre o problema da multidisciplinaridade
Parece ser consensual, pelos menos ao nível do discurso, que a
multidisciplinaridade é o caminho para o desenvolvimento da chamada ciência
pós-académica. Alguns programas de C&T europeus procuram já induzir uma
lógica deste tipo. Ora, a admitir que a universidade é um lugar importante de
produção do conhecimento científico mesmo que não tenha o monopólio , a
assumpção daquele princípio levada às últimas consequências implica uma
revolução na organização interna da universidade, sabendo que as faculdades e
os departamentos surgiram exactamente na sequência de uma organização
disciplinar e especializada do conhecimento. A coerência deste modelo implica
também que a organização dos cursos, a divisão em licenciaturas cada vez mais
especializadas e a própria organização da carreira docente estejam feitas com
base na ideia de especialização disciplinar.
Fazendo tábua rasa de tudo isto, a questão de multidisciplinaridade aparece
geralmente associada à ideia de formação de equipas compostas de múltiplas
especializações, flexíveis e temporárias, à maneira de Gibbons (1994). Assumir
esta posição é ignorar o que a sociologia do trabalho e das organizações tem
demonstrado até à exaustão: as culturas e identidades profissionais
(Sainsaulieu, 1977; Dubar, 1991; Oliveira, 1998), as relações de poder e
estratégias de afirmação no seio das organizações (Crozier e Fiedberg, 1977;
Sainsaulieu, 1987) e entre disciplinas (Serres, 1996; Caraça, 1999).
É por isso que as experiências deste tipo são, geralmente, mal sucedidas.
Equívoco 4: autonomia perante o estado versus dependência do mercado
Esta questão está intimamente ligada com as anteriores e, naturalmente, com a
clarificação da missão da universidade.
Em primeiro lugar, sublinhemos que a "ciência como procura da verdade", a que
também se chama investigação fundamental, não deve ser confundida, como
correntemente acontece, com investigação fundamental por oposição a
investigação aplicada. A investigação fundamental pode e deve ter uma
componente aplicada, sob pena de a ciência se tornar pura retórica. O que é
essencial nesta controvérsia é a definição dos objectivos da própria
investigação, ou seja, termos um modelo de ciência "como procura da verdade"
e é neste sentido que é desinteressada , ou uma ciência como "procura de
resposta aos interesses económicos e políticos". É esta divisão que no passado
marcou a diferença entre:
· investigação académica, feita nas universidades;
· investigação industrial, feita nas empresas;
·investigação de apoio à tomada de decisão política, feita nas instituições de
investigação que funcionam dentro da esfera política (gabinetes de estudos e
institutos associados a ministérios).
Na ciência "pós-académica" esta diferença tende a diluir-se. Ora a ciência
tradicional, apesar das vicissitudes do percurso, teve um papel inegável na
promoção e legitimação de uma cultura crítica, não rejeitando a sua base
experimental.
Esta é uma questão da maior importância, na medida em que extravasa largamente
o âmbito da universidade para se tornar numa questão de civilização, mas que
convoca os académicos, como elite intelectual e protagonistas importantes neste
processo, a pronunciarem-se sobre o assunto.
Se a sobrevivência da ciência depende cada vez mais dos clientes, sejam eles
instituições públicas ou empresas privadas, corre seriamente o risco de se
tornar, também ela, uma ciência politicamente correcta. Esta é uma questão que
deve ser incluída na problematização da "sociedade do risco" (Beck, 1992), já
que as consequências de um cenário deste tipo poderiam ser trágicas se
acreditarmos, como diz Caraça (1999), que a ciência funcionou sempre como um
meio indispensável para a construção de uma visão do mundo.
Notas
1 Para uma explicitação em linguagem sociológica desta tese oriunda da
economia, e suas implicações na recomposição dos saberes, cf. Luisa Oliveira e
Raul Lopes (orgs.) (1996), Estudo socioeconómico da Marinha Grande e Área
Envolvente: Avaliação de Potencialidades,Lisboa, Ed. IEFP.
2 Entende-se por inovação tecnológica um novo produto (final ou intermédio)
comercializável, isto é, não basta ser "uma novidade" se não se puder
transformar em mercadoria. Para uma discussão do conceito de inovação, cf.
Luísa Oliveira (2000), Para uma Abordagem Sociológica do Conceito de Inovação.
Relatório para a Fundação de Ciência e Tecnologia, Lisboa.
3 Para uma discussão do conceito de "investigação industrial", cf. Bowker,
Geof, " O desenvolvimento da investigação industrial", em Serres, Michel,
(org), (1996), Elementos Para uma História das Ciências III, de Pasteur ao
Computador, Lisboa, Ed. Terramar.
4 Aliás, o Japão parece ter compreendido e resolvido satisfatoriamente esse
problema, através de uma "política de recrutamento e gestão dos recursos
humanos" pelas empresas, adequada a um certo tipo de relação entre universidade
e indústria. Cf. in Jolivet, Muriel (1985), L'Université au Service de
l'Économie Japonaise, Paris, Ed. Economica.
5 Para uma distinção entre educação e ensino ver Rodrigues, Maria João,
(1991), Competitividade e Recursos Humanos, Lisboa, Ed. D. Quixote.
6 Modelo que mereceu o nome de "modelo napoleónico" para acentuar essa mesma
especificidade.
7 O NCR coordenou a mobilização da ciência durante a primeira guerra e
continuou no período de paz como uma espécie de instituição de intermediação
com o objectivo de desenvolver uma cooperação estreita entre indústria e
ciência académica.
8 É o caso, por exemplo, de uma empresa alemã do sector químico que, entre
1981 e 1991, financiou, em 70 milhões de dólares, o Hospital Geral de
Massachussets em Boston.
9 Quer dizer, as empresas, para reduzirem os custos, diminuem o emprego,
quer por via dos despedimentos, quer pelo travão ao recrutamento. O desemprego,
assim gerado, deve solucionar-se pela transformação dos desempregados em
empreendedores e os jovens devem também criar o seu próprio emprego. É com base
nesta filosofia que se fala em universidades empresariais e docentes
empreendedores.
10 Usamos esta designação para distinguir da "nova ciência", à falta de
melhor designação.
11 O sublinhado é nosso.
12 Para uma definição de identidade profissional no quadro da questão da
recomposição de saberes, cf. Luísa Oliveira (1998), Inserção Profissional,
Lisboa, Ed. Cosmos.
13 Num movimento inverso ao que se desenvolveu no tempo de Homboldt, em que
os americanos vinham à Europa copiar o modelo de Berlim.
14 Evidentemente que este raciocínio também se aplica a outras disciplinas,
questão que nos levaria a uma discussão epistemológica que não cabe no âmbito
deste texto. A língua inglesa é bastante clara, ao distinguir economics (teoria
económica) e economy (a economia real).
15 Ver entrevista de Philippe Busquin, comissário europeu da investigação,
"A Europa tem de voltar a ser atractiva", jornal Público de 6 de Março de 2000
16 Para uma tentativa de leitura da situação portuguesa a partir da
perspectiva da Triple-Helix, cf. Luísa Oliveira (1999), "Societal coherence and
the new ways of production of knowledge: the case of Portugal", Comunicação à
IV European Sociological Conference "Will Europe work?",Amesterdão.
17 Veja-se, a título de exemplo, Bengt Lundval e Susana Borras (1997), The
Globalization of Learning Economy: Implications for Innovation Policy:Repport
Based on the Preliminary Conclusions from Several Projects under the TSER
Programme, DGXII.
18 Tipologia inspirada em Rodrigues, Maria João (1988), O Sistema de Emprego
em Portugal, Crise e Mutações, Lisboa, D. Quixote.
19 A escolaridade obrigatória era, nesta altura, apenas de 4 anos.
20 Universidade Nova de Lisboa, Universidade do Minho e Universidade de
Aveiro e vários institutos superiores em Évora e nos Açores que deram,
posteriormente, origem a universidades.
21 O Instituto Politécnico da Covilhã e o Instituto Politécnico de Vila Real
que também deram origem a universidades.
22 Para um desenvolvimento deste tema, cf. Luísa Oliveira (org.), (1999),
Monograph of National Higher Education and Research Systems:Relatório no Âmbito
do Projecto "Innovation et Systèmes d'Enseignment Supérieur, Programa TSER, DG
XII
23 Como se chegou a tentar na Universidade Nova de Lisboa, cf. Gago, 1995.
24 D. -l. n.º 448/79, lei n.º 19/80.
25 D. -l. n.º 185/81.
26 O que lhes permite uma maior flexibilidade de funcionamento já que se
vêem livres do peso burocrático da organização universitária a que estão
ligados por via do ensino ou de actividades de gestão.
27 Nomeadamente a Fundação Gulbenkian da Ciência, a Fundação Luso-Americana
para o Desenvolvimento e a Fundação para o Desenvolvimento dos Meios Nacionais
de Cálculo Científico.
28 Num relatório da OCDE, datado de 1993, sobre a análise das políticas
portuguesas de ciência e tecnologia.
29 É significativo que, na avaliação do ensino superior, um dos indicadores
que tem sido referido como importante seja a informação relativa à inserção
profissional dos diplomados, o que algumas universidades já tomaram a
iniciativa de fazer. Isto é, a universidade tem uma avaliação tanto mais
positiva quanto mais for capaz de produzir competências à medida do nosso
mercado de trabalho.
30 A ausência de estudos nesta matéria é, no mínimo, surpreendente. Sobre
esta questão, ver nomeadamente Alestalo & Peltola, 2000, sobre o caso da
Finlândia que, segundo Busquin, é o país europeu com melhor ligação entre
universidades e empresas. Cf. entrevista ao jornal Público já citada.