Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

EuPTHUHu1645-72502005000200022

EuPTHUHu1645-72502005000200022

variedadeEu
ano2005
fonteScielo

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Programa de Formação Continuada: análise das implicações pedagógicas na prática docente Luiz Hermínio do Nascimento (2005) Programa de Formação Continuada: análise das implicações pedagógicas na prática docente Orientação: Prof. Doutor Otávio Machado Lopes de Mendonça Esta pesquisa tem como objeto de estudo a formação continuada para melhoria da prática docente. Investigar até que ponto essa formação gera mudanças no desempenho do professor constitui uma das questões de pesquisa. Utilizaram-se, como universo para o pretendido, escolas da rede pública estadual do ensino fundamental no Município de João Pessoa/PB-Brasil, pertencentes ao Centro Paraibano de Educação Solidária-CEPES. Objectiva com esta investigação a opinião dos professores se o programa de formação continuada gerou mudanças nas suas práticas pedagógicas e em que domínios ocorreram essas mudanças. Os colaboradores da pesquisa foram 20 professores de 1.ª a 4.ª séries do ensino fundamental. A partir da utilização de um questionário com perguntas fechadas e semi-estruturadas, obteve-se a coleta de dados cujos resultados conduziram às discussões em torno das contribuições do referido programa. Tomaram-se, como aporte para as análises dos resultados, as investigações de estudiosos voltadas para essa questão tais como Nóvoa, Vera Candau, entre outros. Os dados obtidos destacam, entre as contribuições advindas do Programa de Formação Continuada, a melhoria da prática pedagógica com o percentual de 25%, integração do grupo, com 10%, esse mesmo percentual para o crescimento pessoal e intelectual. Num percentual de 50% das respostas dadas, verificou-se que houve evidências de contribuições advindas do referido programa. Tal resultado parece deixar claro que o Programa de Formação Continuada, embora de forma incipiente, atinge os seus propósitos no tocante a contribuir para a qualificação e melhoria da prática docente no universo pesquisado.


transferir texto