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EuPTHUHu1645-72502006000100003

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variedadeEu
ano2006
fonteScielo

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Rede das Instituições de Ensino Superior nos Países da União Europeia

Notas e referências 1World List of Universities and Other Institutions of Higher Education- 24ª edição - International Association of Universities and UNESCO - 2004 2Os dados referidos neste texto referem-se a anos próximos de 2003 (mais ou menos 2).

3Key Data on Education in Europe 2005- Eurydice - Ano 2000 4Públicas e Não públicas 5www.bmbf.de e www.hkr.de 6www.mec.es e www.crue.es 7www.education.gouv.fr e www.cpu.fr 8www.minocw.nl e www.vsnu.nl 9 www.miur.it e www.crui.it 10www.menis.gov.pl e www.krasp.org.pl 11www.universitiesuk.ac.uk 12Apenas Universidades.

13www.bmbwk.gv.at 14www.cref.be e www.ciuf.be 15www.vlir.be 16www.ypepth.gr 17www.om.hu 18Guias da Candidatura de Acesso ao Ensino Superior - Público e Particular e Cooperativo e Universidade Católica Portuguesa - Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2004.

19www.msmt.cz 20www.hsv.se 21www.rks.dk e www.uvm.dk 22www.mszs.si 23www.rectors-council.helsinki.fi e www.arene.fi 24www.chiu.ie e www.hea.ie e www.irlgov.ie 25www.aip.lv 26www.mokslas.lt 27www.uips.sk 28No relatório dos examinadores da OECD de Setembro de 2004 escreve-se: "the urgent need to modernize and rationalize the higher education system after a period when institutions have concentrated on very rapid growth so as to ensure that the system and the institutions are managed to achieve full effectiveness and value for money".

29The Uses of the University- Clark Kerr - Harvard University Press -1964.

30Malcolm Grant - The Future of the University of London: a Discussion Paper from the Provost of UCL- Março 2005.

31Consideram-se aqui as escolas universitárias militares e da polícia, independentemente da idade das suas criações.

32Dados de The Times Higher Education Supplement- Outubro 7, 14, 21 e 28 (2005).

33Referência anterior.

34No caso da Alemanha estamos apenas a considerar as escolas privadas aprovadas pelo Estado, excluindo as escolas da Igreja, que tem uma dimensão semelhante.

35Os novos públicos iriam certamente fazer aumentar o grau de qualificação da população activa, particularmente a mais idosa.Seria uma evolução muito vantajosa.Temos,porém,dúvidas,cimentadas na experiência e cultura que o volume das pessoas envolvidas tenha uma expressão significativa.

36Referência 3.

37Tendo, particularmente, em conta a exiguidade do número de doutores e mestres.

38Aceita-se que estas sugestões possam levar à condensação - logo diminuição - do número de instituições.

* Universidade de Coimbra. Ministro da Educação entre 1979 e 1982. E-mail: vcrespo@kqnet.pt Revista Lusófona de Educação Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação (CeiEF) Avenida do Campo Grande, 376 1749-024 Lisboa

revista.lusofona@gmail.com


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