Concepções de liderança entre os professores da Academia Militar das Agulhas
Negras: uma visão fenomenológica
Francisco José Vita
2006
Concepções de liderança entre os professores da Academia Militar das Agulhas
Negras: uma visão fenomenológica
Orientação: Profª Doutora Nilza M. Macário
Este trabalho pretende ser urm contributo para se identificar e compreender o
tema da liderança entre os professores da Academia Militar das Agulhas Negras
(AMAN). Estes estão investidos da autoridade militar e magisterial e são
responsáveis pela formação dos oficiais combatentes e futuras lideranças do
Exército Brasileiro. A problemática consiste de um novo olhar sabre as
percepções de liderança que mediatizam as condutas cotidianas do professor no
espaço da sala de aula e como isso age na interacção com os cadetes. A
pesquisa, do tipo qualitativo, ampara-se no método fenomenológico-hermenêutico
e na busca da consciência do vivido em relação ao objeto. Nos quatro primeiros
capítulos, procede-se à revisão da literatura, fundamentação teórica da
investigação, incluindo uma visãoo panorâmica da AMAN, para ilustrar o espaço
geográfico onde o ato educativo se verifica. Seguem-se as análises e as
conclusões inferidas do material informativo, recolhido de uma amostra de 35
professores, por meio de uestionário com questões abertas. De um modo geral, o
referencial conceitual do professor sobre liderança, internalizado em sua
vivência, permite deduzir que se coaduna com as propostas doutrinárias da
Instituição, mostrando que não há desacordo entre o pensamento e a práxis
pedagógica, consideradas as dimensões pessoal e profissional.
This work aims to be a contribution to identify and understand the theme of
leadership among the teachers of the Brazilian military academy, Academia
Militar das Agulhas Negras (AMAN).These teachers are invested with military and
pedagogical authority and are responsible for the graduation of combatant
officers and future leadership in the Brazilian Army.The issue raised in this
study is a new look in the perceptions of leadership that interferes in the
teacher's daily behavior in the classroom and the way they interfere in the
relationship with the cadet. This is a qualitative investigation supported by
the phenomenological-hermeneutic method and by the consciousness of the
experience in relation, to the object. In the first four chapters there is a
review of literature and the theoretical basis of the research, including a
brief historical approach of the military academy, in order to identify the
geographical and educational space of the research.This is followed by the
analysis and the conclusions of the material collected in the investigation
with 35 teachers of the institution. In general terms the teachers' concepts
about leadership, internalized in their personal experiences, permit the
deduction that their concepts are connected to the doctrinal proposals of the
Academy, showing that there is no disagreement between the official thought of
the institution and the practical teaching in class, considering the personal
and professional levels.
Revista Lusófona de Educação
Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação (CeiEF)
Avenida do Campo Grande, nº 376
1749-024 Lisboa
revista.lusofona@gmail.com