Educação Ambiental no livro didáctico: análise dos manuais da 4ª série do
Ensino Fundamental adotados nas escolas públicas brasileiras
Maria Glória de Faria Nunes dos Santos
2006
Educação Ambiental no livro didáctico: análise dos manuais da 4ª série do
Ensino Fundamental adotados nas escolas públicas brasileiras
Orientação:Prof. Doutor Manuel Tavares
Nesta dissertação apresenta-se um estudo exploratório que tem por objetivo
analisar a contribuição dos livros didáticos para a educação ambiental
brasileira. Para tal fim, foi feita a análise de conteúdo dos livros-texto das
disciplinas de História, Língua Portuguesa, Geografia e Ciências, da 4.ª série
do ensino fundamental, relacionados nos Guias do Programa Nacional do Livro
Didático, do Ministério da Educação, válido para adoção nas escolas públicas.
Os manuais pesquisados são referentes ao triênio 2004-2006. A análise dos
livros didáticos se deu de acordo com as seguintes categorias: natureza,
planetaridade, cidadania, ética e legislação. A primeira ' natureza -foi
dividida em três subcategorias: elementos físicos, químicos e biológicos;
ecossistema; e desenvolvimento. A maioria dos livros analisados apresenta
elementos de educação ambiental, principalmente em relação às externalidades
negativas do desenvolvimento, e muitos deles apontam para uma educação
emancipatória, ética e planetária. Mas ainda não é possível afirmar que são
instrumentos satisfatórios na formação da cidadania ambiental ou na implantação
de um modelo sustentável de desenvolvimento.
This work presents an exploratory study that aims analyzing the contribution of
the text-books for the environmental education in Brazil. Content analyzis was
directed to the Elementary School 4th grade textbooks of the following
disciplines of the Brazilian Textbook National Programme, chosen for the
triennial 2004-2006: History, Portuguese, Geography and Sciences. Categories
elected for this study are related to the environmental education such as
nature, planetarity, citizenship, ethics and legislation. The first one was
divided into three ategories ' physical, chemical and biological elements;
ecosystem; and development. Most of the textbooks present elements of
environmental education, firstly topics related to the negative externalities
of the development, and there are various that indicate an emancipatory,
ethical and planetary model of education. However, it is not possible affirming
Brazilian didactical textbooks are efficient instruments to the construction of
environmental citizenship nor to the implementation of a sustainable pattern of
development.
Revista Lusófona de Educação
Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação (CeiEF)
Avenida do Campo Grande, nº 376
1749-024 Lisboa
revista.lusofona@gmail.com