Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

EuPTHUHu1645-72502007000100023

EuPTHUHu1645-72502007000100023

variedadeEu
ano2007
fonteScielo

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Propostas e Ações do Programa de Formação Continuada de professores: percepção de professores de escolas públicas estaduais de João Pessoa Maria Dedice Ramos 2006

Propostas e Ações do Programa de Formação Continuada de professores: percepção de professores de escolas públicas estaduais de João Pessoa.

Orientação: Prof. Doutora Marisete F. de Lima

As mudanças que ocorrem na politica de formação do educador decorrem das profundas transformações observadas no contexto das relações sociais, culturais e económicas e a formação continuada docente e um tema que vem sendo discutido no cenário educativo atual. Nesse sentido, este trabalho de investigação teve como objetivo geral analisar a percepção de professores de escolas públicas estaduais sobre as propostas e acções dos programas de Formação Continuada de Professores promovidos pela Secretaria de Educação e suas necessidades pedagógicas. Para responder ao objetivo geral procuramos contemplar objetivos específicos; buscamos investigar: os objetivos e metas dos projetos da Formação Continuada para Professores; a participação das Instituições de Ensino Fundamental na elaboração dos projectos de Formação Continuada; elencar os pontos positivos e negativos sobre os projetos de Formação Continuada segundo os professores, sujeitos da Pesquisa; levantar a opinião dos mesmos sobre os programas da Formação Continuada; identificar as mudanças pedagógicas promovidas pelos programas de Formação Continuada na atuação docente.

Procuramos, ainda, identificar as necessidades pedag6gicas dos professores. A metodologia utilizada foi de caráter descritivo com uma abordagem qualitativa dos dados obtidos, fundamentada em um questionário semi-estruturado elaborado e validado pela pesquisadora. A coleta dos dados foi realizada com uma amostra de 59 professores com idade entre 23 e 62 anos. Após a analise dos dados, os resultados revelaram que os professores se encontram pouco motivados para exercer a profissão; 76,3% declaram que não se sentem dignamente remunerados na profissão; a maioria afirma que deixaria a profissão caso tivesse opções. A maior parte dos professores declara que sua escola tem Conselho Escolar e que os mesmos funcionam; a maioria declara que a Secretaria de Educação não oferece cursos de capacitação frequentemente. 98,3% dos professores não sentem que o governo trata a educação como prioridade e não oferece uma educação de qualidade, dentre outras questões. Os pontos positivos mais citados foram enriquecimentos de conhecimentos; interação e troca de experiências e atualização do professor. Concluímos que de um lado se encontram os órgãos oficiais do estado e do outro o desejo e as percepções expressas pelos professores sobre a educação continuada. A proposta do processo de formação continuada e proporcionar o desenvolvimento do profissional docente, capacitando o professor para melhor compreender e executar a prática pedagógica. No entanto, a maioria dos entrevistados confirma uma posição contrária.

Proposals and Actions of the Continued Formation of teachers Program: perception of teachers in public state schools in João Pessoa.

The changes that occur in the politics of formation of the educator elapse of the deep transformations observed in the context of the social, cultural relations and economic and the teaching continued formation is a subject that comes being argued in the current educative scene. In this direction, this work of inquiry had as objective generality to analyze the perception of teachers of state public schools on the proposals and action of the programs of Continued Formation of teacher promoted for the pedagogical Secretariat of Education and its necessities. To answer to the general objective we look for to contemplate specific objectives; we investigate: the objectives and goals of the projects of the Formation Continued for teachers; the participation of the Institutions of Basic Education in the elaboration of the projects of Continued Formation; describe the positive and negative points on the projects of Continued Formation teachers, objects of the Research; to raise the opinion of the teachers on the programs of the Continued Formation; to identify the pedagogical changes promoted by the programs of Formation Continued in the teaching performance. We also look for, to identify the pedagogical needs of the teachers. The used methodology was a descriptive character with a qualitative boarding of the gotten data, based on a questionnaire half- structuralized elaborated and validated by the researcher. The collection of the data was carried through with a sample of 59 teachers with age between 23 and 62 years. After the analysis of the data, the results had disclosed that the teachers were not very motivated to exert the profession; 76,3% declare that they weren't enough remunerated; the majority affirms that would leave the profession in case of others options. Most of the teachers declares that its school has Pertaining to school Advice and that its function; the majority declares that the Secretariat of Education does not offer frequent qualification courses. 98,3% of the professors doesn't feel that the government treats the education as priority and do not offer an education of quality, among other questions. The more positive points cited more had been enrichments of knowledge; interaction and exchange of experiences and update of the teacher. We conclude that in on side we find the official agencies of the state and on other the desire and the express perceptions by teachers on the continued education. The aim of the process of continued formation is provide the development of the teaching professional, enabling the teachers to better understand and to execute the pedagogical practic. However, the majority of them confirm a contrary position.

Revista Lusófona de Educação Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação (CeiEF) Avenida do Campo Grande, 376 1749-024 Lisboa

revista.lusofona@gmail.com


transferir texto