Dificuldades de Identificação de Alunos Sobredotados. Uma reflexão sobre os
factores impeditivos, inerentes aos professores dos 2º e 3º ciclos
Encarnação de Sousa C. M. Silva
2006
Dificuldades de Identificação de Alunos Sobredotados. Uma reflexão sobre os
factores impeditivos, inerentes aos professores dos 2º e 3º ciclos
Orientação: Prof. Doutora Sara Ibérico Nogueira
A presente investigação pretendeu reflectir sobre a dificuldade de
identificação de alunos sobredotados - os factores impeditivos, inerentes aos
professores dos 2° e 3° ciclos, em escolas do distrito de Santarém. Assim, com
este estudo, procuramos contribuir para a discussão do papel dos docentes e da
escola na Intervenção Educativa junto dos alunos sobredotados e/ou talentosos.
Assiste-se, actualmente, a algum consenso na ideia de que é necessário haver
intervenção educacional sistematizada para fomentar e estimular o
desenvolvimento de capacidades e talentos. Todas as crianças têm o direito de
ser educadas de acordo com as suas necessidades. A persecução deste direito
consiste na diferenciação, ou seja, na modificação de conteúdos, processos,
produtos e ambientes em função das necessidades de cada um. Todavia, pouco se
tem feito até ao momento para atender ás exigências educativas dos alunos mais
capazes, justamente por se considerar que as suas condições pessoais permitem
alcançar um desenvolvimento pessoal satisfatório por si mesmo.
Ao longo dos tempos foram-se instalando alguns mitos, ideias erróneas e falsos
conceitos em torno da sobredotação. Estas convicções resultam, muitas vezes, da
ignorância acerca desta temática, constituindo um impedimento para que se criem
condições educativas adequadas às necessidades específicas destes alunos.
Actualmente, estas ideias e conceitos continuam a ser um obstáculo real ao
desenvolvimento de estudos, à criação de associações, à elaboração de
legislação e à intervenção e ajudas educativa ás crianças sobredotadas. Sendo
os docentes responsáveis por grande parte das aprendizagens efectuadas pelas
crianças, consideramos importante identificar as crenças erróneas, estereótipos
e mitos que ainda predominam nesta área, fazendo uma reflexão sobre cada um
deles, e, propor medidas educativas com vista à integração destas crianças no
sistema educativo regular.
A metodologia utilizada assentou em procedimentos quantitativos, aplicados após
o preenchimento de um questionário, distribuído por docentes do 2° e 3°ciclos a
leccionarem em algumas escolas do distrito de Santarém.
Os resultados deste trabalho vão no sentido dos professores valorizarem
sobretudo os factores cognitivos em concomitância com características
comportamentais inadequadas. Ou seja, os docentes consideram o sobredotado como
uma criança cognitivamente brilhante, mas nem sempre com comportamentos
adaptativos. Daí, provavelmente apontarem o apoio psicológico como a medida
educativa mais apropriada para estas crianças, como função de promover a gestão
do seu comportamento.
The present investigation wants to reflect about the difficulty of identifying
gifted children - the factors that difficult it, concerning the teachers
of 2° and 3rd cycles, from schools of the district of Santarém. So with this
study we intend to contribute to the discussion of the role of the teachers and
schools in the Educative lntervention with gifted or talented children.
Nowadays there is a certain consensus with the idea that a systematised
educational intervention is required to develop and stimulate the development
of capacities and talents. All the children have the right to be educated
according to their needs/necessities. The achievement of this right consists in
the differentiation, in modifying the contents, the processes, the products and
the contexts according to the needs of every child. Although little has been
done so far to attend the educative demanding of more capable students,
precisely because it is considered that their personal characteristics allow
them to achieve a satisfactory personal development by themselves.
With the times some myths have been installed, wrong ideas and false concepts
around giftedness. These convictions, very often, result from the ignorance of
this subject, which difficult the creation of educative conditions adapted to
the specific needs of these students. Nowadays these ideas and concepts are
still a real obstacle to the development of studies, to the creation of
associations, to the elaboration of new legislation and to the intervention and
educative support to gifted children. Once teachers are responsible for most of
the learning made by children, we think it is important to identify the wrong
beliefs, stereotypes and myths that still predominate in this area, making a
reflection about each of them and proposing educative measures aiming these
children's integration in the regular educative system.
The followed methodology is based on quantitative procedures, used after the
filling in of questionnaires, which were given by teachers of the 2 and 3rd
cycles teaching in some schools of the district of Santarém.
The results of this work show that the teachers value specially the cognitive
factors and simultaneously the inadequate behaviour characteristics. So
teachers consider that a gifted child is cognitively outstanding but often has
an inadequate behaviour. Therefore, they will probably advise psychological
support as the most appropriate measure for these children in order to promote
the management of their behaviour.
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