A Formação Inicial de Professores de Educação Física: articulação com a prática
de ensino
Maria Helena Álvares da Silva Garcia Alvarez
2008
A Formação Inicial de Professores de Educação Física: articulação com a prática
de ensino
Orientação: Prof. Doutor Leonardo Rocha
O problema de partida é a articulação entre os conhecimentos adquiridos na
formação inicial e a prática de ensino da Educação Física (EF). Os objectivos
da investigação analisam as representações das competências de ensino dos
estagiários de EF no que respeita às competências de ensino na área específica
da disciplina, no momento em que iniciam o estágio, suas razões e implicações,
relacionando-as com a opinião dos seus orientadores de estágio.
O método utilizado foi o inquérito por questionário. Participaram
voluntariamente 93 estagiários e 35 orientadores de EF da Universidade Lusófona
de Humanidades e Tecnologias, do ano lectivo 2005/2006.
Os resultados evidenciaram que os estagiários consideram que a formação inicial
proporciona a competência de ensino necessária para a leccionação das matérias
e sentem-se bem preparados na maioria das matérias nucleares dos Programas
Nacionais de Educação Física.
As razões mais apontadas pela maioria dos estagiários para justificarem as
matérias em que se consideravam bem preparados são a competência dos
professores das disciplinas, a forte componente científica da formação e a
experiência anterior ao curso. A falta de experiência prática de ensino foi a
razão principal para justificar a deficiência na preparação de algumas
matérias. Normalmente as opiniões dos orientadores e dos estagiários são
divergentes.
Durante a formação inicial anterior ao estágio realizaram-se poucos trabalhos
em articulação com a escola.
The main focus of the thesis is the relationship between the knowledge acquired
along a scholar education and the actual practice of Physical Education (PE)
teaching. The study analyses the representations of the PE pre-service teachers
teaching capability. These refer to the teaching of the subject specifications,
from the moment they start the pre-service, their reasons and implications,
which is then compared to the advisor's opinion.
A question-type inquiry was the method used. The academic year of study is
2005/2006, from which 93 ULHT PE pre-service teachers and 35 advisors took
part, voluntarily.
The results show the pre-service teachers consider their scholar education to
be of very good use, as well as necessary to the teaching programs and that
they feel confident at almost all nuclear subjects of the Physical Education
National Program.
To support this, pre-service refer to their former teachers' competence,
highlighting the strong scientific component of their education as well as
their previous experience. A lack of practical experience during the course was
the main justification for some preparation deficiencies in some subjects. A
dissimilarity of opinion between the pre-service teachers and the respective
advisors was usually the trend.
Also a relevant fact was the poor articulation between the university and the
schools during the education.
Revista Lusófona de Educação
Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação (CeiEF)
Avenida do Campo Grande, nº 376
1749-024 Lisboa
revista.lusofona@gmail.com