Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

EuPTHUHu1646-740X2015000100001

EuPTHUHu1646-740X2015000100001

variedadeEu
ano2015
fonteScielo

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Editorial EDITORIAL Editorial

A Equipa de Redacção Neste ano de 2015 cumpre-se uma década de publicação da Medievalista online.

Iniciada em 2005, a revista tornou-se semestral a partir de 2008, mantendo, desde então, uma regularidade pouco habitual no panorama das publicações científicas nacionais, qualquer que seja a respectiva área de especialidade.

Sem triunfalismos, mas também sem falsas modéstias, cremos haver razão para celebrar estes dez anos da Medievalista. O presente número marca também o início de um par de iniciativas com esse propósito. O Destaque, da autoria de Maria Adelaide Miranda e de Pedro Chambel, faz a evocação dos tempos de lançamento da revista, sob a iniciativa e o entusiasmo do seu fundador e primeiro director, Luís Krus. Ninguém melhor do que eles, os dois membros da Redacção que nela permanecem desde o início, para recordar o contexto, os limites e a ambição que envolveram a criação da Medievalista, bem como o caminho desde então percorrido.

Na secção dos Artigos publicamos quatro estudos: um balanço colectivo sobre a investigação em torno da cerâmica medieval islâmica em Portugal; uma análise de Arsenio Dacosta a uma passagem da Crónica de D. Fernando; um trabalho de Joaquim Luís Costa sobre a luxúria na iconografia românica em Portugal; e um texto sobre Roger Machado, diplomata português ao serviço dos Tudor no final do século XV, da autoria de Francisco Leitão. As restantes secções (Recensões, Apresentação de tesese Varia) dão conta de obras, actividades académicas e outras iniciativas de interesse para todos os que se dedicam aos estudos medievais.

A Medievalista prossegue, assim, o seu propósito, inalterado desde a origem, de constituir um lugar privilegiado para a elaboração, a difusão e a reflexão sobre temática medieval. Sem qualquer restrição que não seja a procura da qualidade e da afirmação nacional e internacional da nossa área de estudos e da acção do medievalismo português.

COMO CITAR ESTE ARTIGO Referência electrónica: "Editorial". Medievalista [Em linha]. Nº17 (Janeiro ' Junho 2015). [Consultado dd.mm.aaaa]. Disponível em http://www2.fcsh.unl.pt/iem/medievalista/ MEDIEVALISTA17/editorial1701.html


transferir texto