Aspectos históricos, culturais e sociais do trabalho
ENSAIO
Aspectos históricos, culturais e sociais do trabalho
Historical, cultural and social aspects of labor
Aspectos historicos, culturales y sociales del trabajo
Thuê Camargo Ferraz de OrnellasI; Maria Inês MonteiroII
IEnfermeira. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade
de Ciências Médicas da UNICAMP, Campinas, SP. Professora do Centro Regional
Universitário de Espírito Santo do Pinhal - Fundação Pinhalense de Ensino.
thueornellas@bol.com.br
IIProfessora Associada. Departamento de Enfermagem da Faculdade de Ciências
Médicas da UNICAMP, Campinas, SP inesmon@fcm.unicamp.br
1. INTRODUÇÃO
O trabalho humano tem assumido diversas dimensões no transcorrer da história.
A compreensão do que seja o trabalho, em seu sentido prático, é acessível a
qualquer pessoa. Trata-se de uma noção intuitiva que a vida diária ensina a
todos nós. "As histórias de vida se fundem com as histórias de trabalho"(1).
Muito diferente, entretanto, é conceituar, em sua essência e em seus
inumeráveis aspectos a atividade laboriosa que marcou a vida dos indivíduos e
das coletividades em todas as épocas e lugares.
Diante disso, justifica-se aqui uma referência histórica, que nos permita
compreender o dinamismo, as interações e a contínua evolução das relações de
trabalho.
2. CARACTERÍSTICAS HISTÓRICAS DO TRABALHO
Na Antigüidade Clássica, tanto na Grécia em seu apogeu, por volta do século V
A.C., quanto na Roma Imperial, o trabalho obedeceu a duas vertentes básicas: as
elites dominantes ocupavam-se exclusivamente do trabalho intelectual,
artístico, especulativo ou político. De outro lado, as funções consideradas
subalternas por sua natureza rústica e penosa ("trabalho braçal") eram
desempenhadas pela mão de obra escrava, obtida nas guerras de conquista. Os
vencidos eram transformados em escravos.
A Mitologia Grega, rica em exemplos relativos às atividades dos deuses e dos
mortais, fala das proezas gigantescas dos Cíclopes e Titãs e dos famosos Doze
Trabalhos de Hércules(2,3). Ao lado dessas façanhas gloriosas, praticadas por
deuses, semi-deuses e heróis (que ainda hoje são denominados "tarefas
ciclópicas, titânicas, hérculeas"), as lendas gregas relatam tarefas comuns e
rotineiras. Na verdade os deuses mitológicos participavam das qualidades e
defeitos dos mortais e com estes mantinham um intercâmbio intenso e sem
constrangimentos.
Realmente não foram raros os casos em que o trabalho foi imposto pelos deuses
como castigo aos erros e transgressões de seres humanos. Os mais conhecidos
referem-se a Sísifo e às Danaides.
Sísifo foi condenado a empurrar uma grande pedra até o cume de um monte. A
pedra rolava de novo até a base da elevação e Sísifo era obrigado a repetir a
tarefa indefinidamente(3). Parece claro que o castigo residia na inutilidade do
trabalho feito.
Por esse motivo até hoje usa-se a expressão "Trabalho de Sísifo" para
significar qualquer tarefa inútil, destituída de sentido.
As Danaides, mulheres que assassinaram seus maridos, foram condenadas a passar
o resto de suas vidas tentando encher de água um tonel sem fundo...(4)
A hegemonia de Roma, ocorrida cinco séculos após o apogeu da civilização
helênica, justificaria um amplo estudo das relações de trabalho no Império
Romano.
Entretanto, foi profunda e extensa a influência grega em todos os aspectos da
vida romana, e as condições de trabalho, em ambas, apresentam semelhanças
estreitas.
Os patrícios romanos substituíram a elite grega. Sua principal contribuição ao
progresso humano consistiu nos grandes aperfeiçoamentos da Ciência Jurídica, da
qual foram mestres incomparáveis. Suas leis e instituições resistiram ao passar
do tempo e até os dias atuais inspiram a legislação dos países civilizados.
Apesar disso e da excepcional capacidade administrativa dos romanos, os
proletários dessa época, escravizados e submetidos a todos os serviços árduos,
continuaram sua trajetória de extrema penúria e degradação.
Na Idade Média a fragmentação do Império Romano deu origem ao sistema feudal.
Nele, o escravo da Grécia e de Roma transformou-se no servo da gleba. Não
ocorreram mudanças significativas em suas condições de trabalho, nem foi
amenizada sua situação de miserabilidade(5).
Após uma dezena de séculos sombrios, em que o progresso foi tolhido por uma
visão estritamente teocrática do mundo, surgiu o Renascimento.
Com a Renascença instalou-se o humanismo e a pessoa humana passou a ser o
centro, a protagonista da história.As idéias humanitárias e progressistas,
contrapondo-se às concepções medievais, trouxeram esperança aos novos tempos.
Ocorreram importantes invenções. A imprensa tornou possível a difusão das novas
idéias e a bússola abriu os mares às navegações de longo curso(6).
Os dois séculos que se seguiram ao movimento renascentista parece não terem
fundamental importância para o universo do trabalho. No entanto, nos séculos
XVI e XVII, estavam tomando forma as circunstâncias que dariam origem ao mais
importante evento do mundo do trabalho: a Revolução Industrial.
3. A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: REFLEXOS NO MUNDO DO TRABALHO E MUDANÇAS NA
ATIVIDADE LABORAL
Tão grande é sua importância que se costuma compará-la à Revolução Francesa,
pelas conseqüências transformadoras de ambas. Uma, no terreno das liberdades
cívicas, a outra, no campo da economia e do trabalho.
É costumeiro utilizar-se a expressão "Revolução Industrial" para nomear o
notável desenvolvimento econômico acontecido na Inglaterra nos séculos XVIII e
XIX.Esse progresso teve sua origem na organização de um sistema fabril, tornado
possível graças a excepcionais avanços na área tecnológica.
A invenção e o uso das máquinas a vapor, de novas ferramentas de trabalho e a
criação de equipamentos destinados à indústria têxtil tornaram possível a
evolução desse novo sistema de trabalho.
Profundas mudanças ocorreram com a substituição do trabalho rural e do
artesanato pelas atividades industriais.
Sendo o trabalhador, um dos enfoques deste ensaio, é indispensável lembrar que,
abandonando o meio rural ou o ateliê em que antes trabalhava, veio o operário
para as cidades e para o ambiente das fábricas.
"Assim, modificaram-se radicalmente as condições de vida do trabalhador, mas a
miséria, o serviço estafante e prolongado, as péssimas condições de moradia e
de alimentação prosseguiram, afligindo a classe trabalhadora"(7).
É indispensável registrar que as circunstâncias já mencionadas não bastam para
estabelecer o conceito de Revolução Industrial, muito mais amplo.De fato, ela
reuniu e abarcou modificações ideológicas, econômicas e sociais que
transformaram uma sociedade exclusivamente agrária em verdadeira sociedade
industrial e urbana.
O predomínio das máquinas, a intensificação do comércio, o trabalho operário e
não mais artesanal, além de outros fatores, fizeram da Revolução Industrial um
marco histórico singular. Com ela nasceu o Capitalismo(8).
Com o passar do tempo foram-se revelando as imperfeições e injustiças do
capitalismo industrial. Além das circunstâncias já mencionadas, a concentração
do capital em poder de um reduzido número de pessoas; a ausência de quaisquer
direitos trabalhistas em favor do proletariado; a falta de motivação dos
operários, que passaram a "vender" seu trabalho, sem participação integral no
processo produtivo; o crescimento desordenado das cidades, como surgimento de
bairros miseráveis, onde se amontoavam os operários, foram fatores que
provocaram uma forte reação ideológica por parte de grandes pensadores da
época. Eram escritores inspirados no Iluminismo, sociólogos defensores do
chamado socialismo utópico. À partir disso, surgem as idéias de Karl Marx, para
quem, a economia era o fato gerador de todos os acontecimentos históricos.
As relações conflituosas entre capital e trabalho refletiram de forma marcante
a sociedade e o indivíduo . Conseqüentemente, era inevitável a luta de classes
e tornava-se urgente a necessidade de valorizar-se o trabalho e os
trabalhadores, em sua situação de elo mais fraco da corrente econômica, na
produção e distribuição das riquezas.
Superiores em número, mas pouco conscientes dessa vantagem, era necessário
alertar o proletariado das injustiças que o atingiam e arregimentá-lo para a
revolução socialista destinada a criar a igualdade econômica e a destruir o
capitalismo opressor.
As idéias marxistas difundiram-se rapidamente e se concretizaram em sistemas
políticos socialistas nas mais diversas regiões do globo. Sob a liderança da
Rússia formou-se um bloco de países tão extenso e poderoso quanto aquele que,
liderados pelos Estados Unidos, constituiu-se no Ocidente.
Parte do século XX foi marcada pela acirrada competição entre os países
capitalistas e aqueles que haviam adotado o regime comunista.
Surgiu no palco da História o confronto político (cada bloco de países
dedicando-se a obter a adesão e o apoio, inclusive militar, de outras nações),
a denominada "Guerra Fria", a "cortina de ferro", e a expectativa de um
confronto armado entre a U.R.S.S. e seus satélites frente aos E.U.A. e seus
aliados.
Os desdobramentos deste confronto e seus reflexos econômicos e políticos embora
atenuadamente, ainda permeiam o contexto social na atualidade.
4. A INDUSTRIALIZAÇÃO NO MUNDO, TRABALHO E REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA
Assim como a agricultura e o comércio comandaram as atividades econômicas em
certas épocas históricas, a indústria deteve seu comando à partir do século
XVIII. A Europa foi palco de inúmeras transformações socioeconômicas, sediadas
na Inglaterra que se espalharam pelo mundo e se prolongaram até o século XIX.
Com a expansão da indústria e do comércio, houve a substituição do trabalho
escravo, servil e corporativo pelo trabalho assalariado em larga escala, do
mesmo modo que a manufatura cedeu lugar à fábrica e, mais tarde, à linha de
produção.
Diante das novas necessidades administrativas surgiram as chamadas Eras da
Gestão Empresarial.
A Era da Produção em Massa (de 1920 a 1949) tem como referências iniciais
Taylor e Fayol que introduzem no mundo do trabalho correntes administrativas
denominadas de Administração Científica. Estes modelos se completam e delineiam
correntes produtivas destinadas a mercados de massa, aumento de produtividade e
que por muitos anos marcam a forma de produção padronizada, sistematizada,
seriada e fragmentada.
Os trabalhadores que compõem esses modelos são parcializados, especializados e
treinados para o desenvolvimento de tarefas individuais(10).
Cada homem deve aprender como abrir mão de sua maneira particular de fazer
coisas, adaptar seus métodos a muitos padrões novos e a crescer acostumado a
receber e obedecer ordens, respectivos detalhes, grandes e pequenos, que no
passado eram deixados ao seu próprio julgamento(11,12).
Fatores importantes como desmotivação, absenteísmo, ineficiência e cansaço dos
trabalhadores são propulsores de uma corrente de contraposições a Taylor e
Fayol. Surge então, a teoria da Administração das Relações Humanas apregoada
por Elton Mayo e colaboradores que definem como ideal a motivação, o
enriquecimento de cargos, ampliação do relacionamento interpessoal no trabalho,
neutralização das lideranças e valorização da organização informal(11).
A Era da Eficiência (de 1950 a 1969) representada pela Escola Burocrática de
Weber, buscou orientar o comportamento humano através da racionalidade, da
autoridade e da dominação(12).O trabalho é dividido racionalmente e as rotinas
são padronizadas. Os níveis hierárquicos são rígidos, a comunicação é
formalizada e o relacionamento entre os empregados é impessoal.
Esse modelo faz a transição do que se intitula de Sociedade Industrial para a
Sociedade do Conhecimento, dentro do período denominado de Revolução da
Informação no qual os trabalhadores começam a utilizar mais a informação do que
meramente a produção de bens(13).
"As inovações tecnológicas e organizacionais vêm causando importantes mudanças
no mundo do trabalho seja na produção, seja na sociedade como um todo, com
repercussões que parecem ser bastante profundas"(14).
A Era da Qualidade (de 1970 a 1989) é representada por consumidores exigentes e
mais conscientes que passam a exigir produtos diferenciados no que tange à
qualidade.
Em relação aos aspectos do trabalho e suas transformações no século XX:
Foram tão intensas as modificações que se sucederam no processo de trabalho e
de produção capitalistas, que se pode mesmo afirmar que a classe que vive do
trabalho presenciou a mais aguda crise deste século, que atingiu não só sua
materialidade, mas teve profundas expressões de sua subjetividade e, no íntimo
inter-relacionamento destes níveis, afetou a sua forma de ser(15).
A partir de 1990, surge a denominada Era da Competitividade em que a relação
entre produção e consumo se solidifica. As empresas passam para a fase do
"encantamento do cliente", tentando superar suas expectativas em relação ao
produto.
Assim, durante as Eras da Qualidade e da Competitividade implementam-se modelos
de gestão que incluem a Administração Japonesa, a Administração Participativa e
a Administração Empreendedora.
Nos anos 50 e no pós-guerra muitos países adotam princípios de administração
oriundos do Japão.
Levando-se em conta o suposto novo papel atribuído aos trabalhadores, o
resultado seria, invertendo a lógica do fordismo, a desespecialização dos
trabalhadores e das máquinas, concretizadas pelas recomendações conjuntas de
liberalização da produção, da autonomização e multifuncionalidade dos
trabalhadores(10).
Permeando os modelos econômicos, a reestruturação produtiva, as escolas
estudiosas dos processos de trabalho, as relações do trabalho e o
fortalecimento mundial do capitalismo aparece o conceito de globalização ou
mundialização.
É claro que a globalização das sociedades, em curso nesta altura da história,
vinha ocorrendo em décadas e séculos anteriores. O capitalismo com o qual nasce
o mundo de que falamos no século XX, é um modo de produção ou reprodução
material e espiritual que se forma, expande e transforma em moldes
internacionais. O mercantilismo, capitalismo comercial ou acumulação originária
ligam cidades, países e continentes, assim como rios, mares e oceanos(16).
O envolvimento e a participação dos trabalhadores com o processo de trabalho e
a reestruturação produtiva em constante mudança continuam a ser intensamente
estudados, sendo consenso atual que ambos podem e devem influenciarem-se e
beneficiarem-se mutuamente, evitando que a nova relação homem/máquina traga
novos riscos para a saúde dos trabalhadores(17,18).
"A globalização não é um fato acabado, mas um processo em marcha"(16).
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS
O estudo bibliográfico nos permitiu identificar as mudanças ocorridas no
processo de trabalho em sua trajetória histórica. Caminhamos através da linha
do tempo em que inicialmente o trabalho era visto como atividade penosa e árdua
exercida pelos escravos, sentença condenatória dos guerreiros vencidos na
dominação entre povos, labor das pessoas de condições sociais desfavorecidas ou
o castigo dos deuses, para ocupar nos dias atuais destaque e centralidade na
vida de todos os homens como forma de direito a ser conquistado.
As alterações profundas advindas de novas divisões do poder, descobertas
sucessivas de fontes energéticas alternativas e novas especificações na esfera
do trabalho levaram a uma transformação intensa de paradigmas nos últimos anos.
Enfoque especial deve ser dado à influência da Revolução Industrial, ocorrida
no século XVIII, para o desencadeamento da industrialização no mundo e,
conseqüente,da reestruturação produtiva. Tal evento histórico fortaleceu
mundialmente o regime capitalista e dimensionou o que intitulamos hoje de
"sociedade industrial".
A universalização do mundo e a necessidade de competição e inserção dos países
no novo cenário econômico e social resultaram em inovações no campo do trabalho
causando profundas repercussões tanto do ponto de vista individual como
coletivo.
Embora não focalizada expressamente nas considerações anteriores deste ensaio,
podemos prever no horizonte do trabalho uma contínua e crescente valorização no
campo dos serviços que a cada dia disputam uma situação hegemônica com o
trabalho de produção.