Construção de um conceito de cuidado de enfermagem: contribuição para o ensino
de graduação
INTRODUÇÃO
O processo de cuidar e a formação acadêmica do profissional enfermeiro tem sido
ao longo dos anos, nosso objeto de reflexão e estudo. Na busca constante para
contribuir com a formação de enfermeiros aptos a intervirem no processo saúde-
doença por meio da utilização de cuidados competentes, humanizados, éticos e
eficazes, temos procurado colaborar na implementação de mudanças, na forma de
pensar-fazer-ensinar enfermagem. Apesar de todo o esforço empreendido por
enfermeiros docentes e assistenciais interessados em melhorar o ensino de
enfermagem e, consequentemente, a prática dos enfermeiros, conforme percebemos,
ainda é comum encontrar recém-formados que se sentem despreparados e imaturos
para exercerem a profissão.
A nosso ver o foco da atenção da enfermagem é o ser humano, com suas
necessidades bio-psico-sócio-espirituais e a função precípua do enfermeiro é o
cuidado de enfermagem, cujo objetivo centra-se na promoção da saúde, na
prevenção de doenças e na recuperação e reabilitação da saúde. Como toda
ciência, a enfermagem carece consolidar um corpo de conhecimentos próprios e
uma linguagem específica que permitam aos seus exercentes compreender seu fazer
e, assim, prestar cuidados significativos capazes de atender às reais
necessidades dos seres humanos por eles assistidos.
No seu dia-a-dia, os profissionais de enfermagem utilizam a ciência, a arte, a
estética e a ética no processo de promoção, manutenção e recuperação da saúde,
por meio de ações de cuidado destinadas a ajudar as pessoas a viverem mais
saudáveis e, quando preciso, a superarem os efeitos da doença como um fenômeno
social, existencial, cultural e transitório. O cuidado pensado autenticamente
como existencial, essencial do ser humano, diz respeito a zelo, desvelo,
atenção, bom trato e solicitude, constituindo-se, dessa forma, um fundante por
meio do qual a pessoa sai de si para se centrar na preocupação com o outro.
Para o autor, o cuidado é o caráter existencial mais próprio do ser humano(1).
A partir do final da década de 1970, com maior ênfase na última década do
século passado, o cuidado vem sendo discutido e tornou-se foco de muitas
pesquisas realizadas por enfermeiros. Na década de 1990 passou a ser o marco
referencial em um momento de mudanças significativas na enfermagem, com vistas
a uma nova forma de pensar-fazer-ensinar-aprender enfermagem.
O cuidado é indispensável ao ser humano, o cuidado como essência da Enfermagem
e como função precípua do enfermeiro há de ser conceituado e compreendido por
todos, com a perspectiva de dar sentido ao fazer da enfermagem para os que
oferecem cuidados (enfermeiras assistenciais), para quem recebe os cuidados
(pacientes/clientes), para educadores e educandos da área de Enfermagem.
Entre as necessidades de desenvolvimento de conceitos de Enfermagem, o processo
de fazer-ensinar enfermagem requer a compreensão do conceito de cuidado e do
processo de cuidar em enfermagem. Desse modo, o fazer e o ensinar poderão ter
significado para todos os envolvidos neste processo - enfermeiros e alunos de
enfermagem - e, ainda, possibilitarão a construção de outros conceitos que
atendam ao processo fazer-ensinar enfermagem nos diversos cenários da prática
de enfermagem.
Ressaltamos que na literatura, a enfermagem busca desenvolver e clarificar o
conhecimento e para tanto tem voltado seus estudos para a compreensão de
conceitos e para a resolução de problemas conceituais(2). A atitude
investigativa é indispensável para o exercício de uma prática científica e
sistematizada, que se consolida por meio da avaliação clínica e na utilização e
aplicação das evidências externas à realidade observada(3).
O cuidado como função precípua da enfermagem, apesar dos vários estudos
realizados e das discussões empreendidas, parece não ter sido compreendido em
sua essência.
Assim, para ocorrer esta compreensão, urge a análise e construção do conceito
de cuidado de enfermagem com vistas ao ensino de graduação, no momento em que a
enfermagem brasileira tenta implementar e avaliar as mudanças ora referidas.
Neste contexto o cuidado, ao ser compreendido, poderá ser vivenciado e
ensinado, e, assim, trará o homem com suas necessidades para o centro do pensar
e do agir, no ensinar e fazer Enfermagem.
No processo de saber-fazer-ensinar enfermagem, com ênfase no cuidado nos
cenários da prática hospitalar, na saúde pública e na academia, nossa grande
preocupação sempre esteve e, ainda permanece, no ato de cuidar e na forma como
este é ensinado nos cursos de graduação em enfermagem. Diante do exposto este
estudo possui o seguinte objetivo: construir um conceito de cuidado de
Enfermagem, a partir da compreensão de enfermeiros docentes e assistenciais e
de alunos de um curso de graduação em enfermagem.
MÉTODOS
Neste estudo optou-se pela pesquisa qualitativa como método de estudo por se
entender que este se adéqua ao objetivo pretendido. Assim, apresentamos uma
explanação sobre a pesquisa qualitativa como método e o grupo focal como
estratégia de coleta de dados. Finalmente, descrevemos o planejamento da
pesquisa e os aspectos éticos observados.
O método qualitativo caracteriza-se como aquele que quer entender como o objeto
de estudo ocorre ou se manifesta. Conforme destaca, este não almeja o produto,
ou seja, o resultado final matematicamente trabalhado(4). Na pesquisa
qualitativa buscamos o significado da ação humana, que constrói a história por
meio de um grupo de técnicas que possibilitam a elaboração da realidade, onde a
teoria e a metodologia caminham juntas, compondo um conjunto de procedimentos
direcionados para a revelação do fenômeno em estudo(5).
O Curso de Enfermagem da Faculdade Católica Rainha do Sertão (FCRS) está
situado no município de Quixadá, CE, geograficamente localizado na região do
sertão central. Foi instalado em abril de 2004 e seu Projeto Político
Pedagógico (PPP) tem por finalidade adequar o processo de formação do
enfermeiro às transformações das profissões da área da saúde, do ensino e,
principalmente, às necessidades e demandas de saúde da população, expressas
pela significante mudança no seu perfil demográfico-epidemiológico.
Grupo focal como estratégia de coleta de dados
Neste estudo utilizamos o grupo focal no modo multimétodos(6), pois, este
possibilita o surgimento de novas idéias pela busca nas bases de dados e pela
participação dos sujeitos da pesquisa mediante suas experiências e opiniões,
obtidas por meio da interação. Nesta interação, um membro do grupo responde a
outro, expressando acordo ou desacordo, mediante questionamentos, recebendo e
fornecendo respostas. Ocorrem, também, a divisão e a comparação de idéias e
experiências, e, nesse momento, temos a oportunidade de apreender como os
participantes compreendem as similaridades e diferenças e a partir daí retirar
as evidências.
A composição do grupo foi intencional. Escolhemos quatro enfermeiras docentes
que lecionam disciplinas que enfocam cuidados, seis alunos do 8º semestre do
Curso de Graduação de Enfermagem da FCRS (por estarem em fase de conclusão de
curso) e quatro enfermeiras das instituições de saúde onde os alunos exercem
suas práticas. Além da nossa participação como moderadora do grupo,
participaram ainda uma psicóloga e dois estudantes de enfermagem do 8º
semestre, que atuaram como membros observadores das sessões grupais. Para a
escolha dos participantes, o único critério foi ter o cuidado de enfermagem
como foco na sua prática de ensinar, fazer ou aprender.
As reuniões ocorreram no período de agosto a dezembro de 2007. O número de
encontros esteve diretamente atrelado ao alcance dos objetivos propostos no
estudo. Ocorreram nove sessões com os objetivos: 1) estabelecer o contrato
grupal, estimular o entrosamento e iniciar o debate; 2) discutir os conceitos
de cuidado de enfermagem; 3) discutir o uso do conceito de cuidado de
enfermagem, com propósito de identificar seus atributos; 4) dar continuidade às
discussões sobre atributos do cuidado; 5) apresentar os atributos consensuados
e os atributos essenciais; identificar antecedentes e consequentes do cuidado
de enfermagem; 6) apresentar atributos essenciais, antecedentes e consequentes
do cuidado de enfermagem; identificar o que dá significado ao cuidado;
explicitar os aspectos que especificam a ocorrência do cuidado de enfermagem;
7) discutir definições sobre "conceito" para embasar a formulação do conceito
de cuidado de Enfermagem; 8) resgatar as discussões sobre conceitos; construir
coletivamente o conceito de cuidado de enfermagem; 9) validar o conceito de
cuidado de enfermagem construído pelo grupo; conhecer a opinião dos elementos
do grupo focal sobre sua participação na elaboração de um conceito de cuidado
de enfermagem para o ensino de graduação.
Os encontros foram gravados em áudio e seu conteúdo transcrito e analisado.
Como preparação para cada sessão, o material anterior era sintetizado e
apresentado ao grupo acompanhado de guias de temas no intuito de facilitar a
participação e favorecer o alcance dos objetivos propostos em cada sessão. Os
guias de temas foram elaborados com base nos autores que abordam o tema
"cuidado no ensino de enfermagem" em literatura nacional e internacional, bem
como nos resultados de cada sessão do grupo focal.
De acordo com os preceitos éticos, devemos preservar o anonimato dos
participantes. Assim, para manter em sigilo as identidades dos participantes do
grupo focal, estes foram identificados em seus depoimentos por meio de siglas e
números. Enquanto as siglas correspondem às palavras Grupo Focal (GF) e
Participante (P), os números correspondem ao número da sessão do grupo focal,
variável de um a nove, e o número que designa cada participante, variável de um
a quatorze. Como exemplo, a fala GF2P11 significa que a fala foi emitida no
grupo focal dois pelo participante 11.
Este estudo cumpriu o recomendado na Resolução nº 196 de 10 de outubro de 1996,
do Conselho Nacional de Saúde(7), foi submetido à avaliação do Comitê de Ética
em Pesquisa da Universidade Federal do Ceará (COMEPE) e receber parecer
favorável (Parecer nº 164/07). Os sujeitos do estudo assinaram Termo de
Consentimento Livre e Esclarecido, e mantido o anonimato conforme descrito
acima.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Processo de construção do conceito de cuidado de enfermagem
As sessões do grupo focal foram desenvolvidas obedecendo a etapas preconizadas
no Modelo de Análise de Conceito Evolucionário, a saber: identificação do
conceito de interesse (Cuidado de Enfermagem); identificação e seleção do campo
apropriado para a coleta de dados (Curso de Graduação em Enfermagem da FCRS);
coleta de dados (com os sujeitos do estudo) reconhecendo os atributos do
conceito e identificação suas características; identificação de antecedentes e
consequentes do conceito; e a construção do conceito(2).
Nestas seções, os elementos fluíram por meio das unidades de significados
componentes das três categorias oriundas das falas dos participantes do grupo
focal, que possuem relação com as etapas do modelo ora referido, que foram
denominadas: (Categoria1) A compreensão do conceito de cuidado - a interação
entre o discurso e a prática; (Categoria 2) O cuidado de enfermagem -
antecedentes e consequentes; e (Categoria 3) O significado do cuidado - o
concreto e o subjetivo na relação entre seres humanos. As categorias são
apresentadas a seguir.
Categoria 1
A compreensão do conceito de cuidado - a interação entre o discurso e a prática
Esta categoria apresenta aspectos do cuidado de enfermagem que possuem relação
com a determinação dos atributos e que buscam as características do conceito.
Foram identificados como atributos gerais: interação, amor, solidariedade,
responsabilidade, consciência, zelo, compaixão, ensino, ética e interesse. Após
debate, o grupo selecionou como atributos essenciais: amor; zelo; consciência;
solidariedade; e ética.
O amor, como atributo essencial do cuidado, permeou a construção do conceito de
cuidado de enfermagem, objeto deste estudo, e foi sempre abordado em todas as
falas, ora de forma objetiva e explícita, e em outros momentos de maneira
subjetiva.
Este sentimento é percebido de forma clara nas falas de alguns componentes do
grupo focal.
Eu vejo o cuidado como expressão do amor, se preocupar com o bem-
estar do outro, com a felicidade do outro e você ir ao encontro de
tal forma que você se coloca no lugar do outro, identifica as suas
necessidades, sabe separar o que é vontade do que é necessidade.
(GF1P2)
Cuidado envolve amor porque é uma relação de interiorizar o outro,
fazer-me presente numa realidade que não é a minha. Não é apenas agir
tecnicamente, é ter preocupação com o bem-estar do outro.(GF1P7)
Quanto à palavra zelo, selecionada pelos participantes como atributo essencial
do cuidado de Enfermagem, tem como significado, "afeição ou dedicação, cuidado,
desvelo ardente por alguém ou por algo"(8), sentido similar ao atributo amor.
No próprio significado da palavra zelo, está a palavra cuidado. Portanto, o
zelo é inerente ao cuidado. Não é possível existir cuidado sem zelo, como
mostram as falas dos participantes:
O cuidado envolve obrigatoriamente o zelo. Se há cuidado, há zelo e
desvelo pelo ser cuidado.(GF1P13)
Se não há zelo, não há relação e conseqüentemente não há cuidado.
(GF1P3)
Na categoria "cuidar como afeto", a intensidade dos sentimentos de emoção,
compaixão ou empatia influi no emocional da enfermeira, e, desse modo,
influenciará no ato de cuidar, pois os profissionais de enfermagem trabalham no
limiar entre a vida e a morte(9).
Ao selecionarem a consciência como atributo do cuidado de Enfermagem, os
participantes do grupo focal assim se expressaram:
Ao tomar consciência do que é cuidado, a enfermeira usa os
conhecimentos e as suas habilidades para uma tomada de atitude que
vai ao encontro das necessidades do outro.(GF5P8)
A tomada de consciência se dá através do conhecimento.(GF4P1)
Conforme demonstra o atributo consciência, tão enfatizado pelos participantes
do grupo focal, para eles a palavra consciência significa conhecimento. Nesta
perspectiva é importante explicitar o que a literatura diz sobre conhecimento.
O conhecimento é resultante de um saber organizado, elaborado. Está sempre em
movimento e seus avanços levam às incertezas, que conduzem a novos
conhecimentos(10). O processo de trabalho de cuidar também valoriza a técnica,
pois está expressa a complexidade do cuidado e as competências do conhecer, do
fazer e do ser enfermeiro(11).
A consciência, como resultado do conhecimento preexistente e concretizado na
ação como prática em movimento, que possibilita criar, intervir, mudar e
transformar concretiza-se na ação consciente, a partir do conhecimento
organizado e sistematizado nas bases teóricas do saber da enfermagem.
A solidariedade é um sentimento próprio do ser humano, a se manifestar na
relação com o outro. Nesta relação há respeito à individualidade dos seres
envolvidos, os quais interagem dando e recebendo afetividade, revelada no ato
de cuidar e de receber cuidado solidário.
Conforme demonstraram os componentes do grupo focal, ao escolherem
solidariedade como atributo essencial do cuidado, elas compreendem o ato de
cuidar como sentido moral que vincula o indivíduo à vida. Isto pode ser
constatado nas seguintes falas:
A solidariedade no cuidado se mostra na forma de viver, de ser e de
se expressar na relação com o outro.(GF4P5)
A solidariedade é inerente ao ser e viver do profissional de
enfermagem.(GF4P1)
A solidariedade resultante da sensibilidade dos profissionais envolvidos no
processo de cuidar contribui na identificação das necessidades singulares das
pessoas, o que por certo conduz à humanização no setor saúde que transcende à
competência técnocientifica - política dos profissionais que participam desse
processo.
Ao selecionarem os atributos do cuidado, a ética permeou a fala dos componentes
do grupo focal em sessões distintas, a saber:
Cuidar do outro é uma atitude ética.(GF3P9)
Não ser ético desqualifica o cuidado. Penso que sem ética não há
cuidado.(GF4P11)
O cuidado é permeado de valores éticos, políticos, sociais e de cidadania que
vão ao encontro dos valores profissionais do cuidado. Isto o torna
essencialmente humano. O cuidado envolve a moral e a ética e estes atributos
contribuem para que o cuidado de enfermagem atenda às necessidades do outro(12-
13).
A ética como atributo do cuidado faz deste uma ação valorativa, extensiva ao
ser cuidado, ao cuidador e às situações a serem resolvidas no processo de
cuidar. Neste atributo, a enfermeira toma consciência do cuidado como
imperativo moral e ético que o faz evoluir no respeito à dignidade humana e à
própria vida.
Entretanto, cuidado tem sentido de crescimento, pois no processo de cuidar
existe uma relação que se caracteriza por estar com a pessoa, no mundo dela.
Assim, ambas crescem, o ser cuidado e o ser cuidador(14). Reafirmamos este
autor, porquanto o cuidado de Enfermagem vivenciado na relação dialógica
construída no cuidado que tem como atributos amor, zelo, consciência,
solidariedade e ética, proporciona aos seres humanos envolvidos nesta relação
crescimento individual e coletivo.
Categoria 2
O cuidado de Enfermagem - antecedentes e consequentes
Nesta categoria, verificamos as influências no cuidado de Enfermagem, o qual
tem relação com a etapa do Modelo de Análise de Conceito Evolucionário(2), que
identifica os antecedentes ocorridos antes da existência do cuidado e os
conseqüentes percebidos após a realização deste cuidado. Os eventos
antecedentes e consequentes ao cuidado de Enfermagem foram colhidos por meio de
respostas dadas pelos componentes do grupo focal às perguntas: "Quais os
antecedentes do cuidado?" e "Quais os consequentes do cuidado?".
Foram citados como antecedentes do cuidado de enfermagem os seguintes:
necessidades, conhecimento, sensibilidade, interação, escuta e interesse, e
como consequentes: satisfação, bem-estar, cura, alívio, conforto, confiança,
saúde e mudança no estilo de vida.
Para melhor compreensão do assunto apresentamos uma figura-síntese das
discussões sobre os antecedentes e consequentes do cuidado de enfermagem
enumerados pelos participantes do grupo focal a partir dos atributos escolhidos
(Figura_1).
Compreender que os antecedentes do conceito são situações, eventos ou fenômenos
prévios ao conceito de interesse favoreceu o entendimento do contexto social no
qual o conceito é usado e também facilitou a compreensão do referido conceito.
Assim, os participantes do grupo focal apontaram como antecedentes do cuidado:
A identificação das necessidades do paciente antecede o cuidado por
ser esta indispensável à construção do cuidado que se dá na relação
enfermeiro-paciente. (GF5P1)
O conhecimento é fundamental e antecede a identificação das
necessidades do paciente, o conhecimento nos dá segurança. (GF5P4)
A sensibilidade aliada ao conhecimento nos faz perceber o outro,
identificar suas necessidades e planejar o cuidado. É quando se alia
conhecimento, intuição, percepção e solidariedade. (GF5P6)
A interação como espaço de encontro com o outro é de grande
importância no cuidado de Enfermagem.(GF5P7)
Sem escuta não há cuidado. É por meio dela que conhecemos as
necessidades do outro. Ela facilita a interação enfermeiro-paciente.
(GF5P3)
O interesse pelo outro leva ao conhecimento de suas necessidades, faz
fluir a sensibilidade e interação para um cuidado que envolve e
transforma paciente-enfermeira. (GF5P13)
Percebemos, pelas falas, como os participantes foram crescendo nas sessões do
grupo focal, estabelecendo conexões importantes para a compreensão do que
antecede o cuidado de enfermagem e oferecendo meios para a construção do
conceito de cuidado de enfermagem, objetivo deste estudo. Em estudo semelhante
foi evidenciada a intuição como forma de conhecimento e sentimento que
influenciam o cuidado de enfermagem(16).
De acordo com os participantes, a identificação das necessidades do paciente
foi apontada como antecedente do cuidado e que ocorre durante a realização do
histórico de enfermagem, quando a enfermeira toma conhecimento da história de
vida do paciente e, com base nesta, tem condições de identificar suas
necessidades e tentar atendê-las.
O conhecimento foi apontado pelo grupo focal como fundamental e antecedente ao
processo de cuidar. E este é ressaltado como condição indispensável à
identificação das necessidades do paciente que, obrigatoriamente, antecede
qualquer plano de ação, prescrição ou intervenção da Enfermagem.
O conhecimento enriquece o cuidado de enfermagem, sendo fundamental para que
possamos compreender melhor as necessidades dos clientes em situações decisivas
entre vida e morte, saúde e doença(17).
O conhecimento no processo de cuidar em enfermagem é ampliado na relação
estabelecida entre cliente e enfermeiro, porquanto o cuidado é constantemente
reconstruído em seu processo dinâmico, inovador e transformador. A
sensibilidade antecede o cuidado porque é dela que flui a identificação das
necessidades do outro, a qual, por sua vez, é possível pelo conhecimento
apreendido anteriormente. A literatura reforça que a enfermagem deve
desenvolver abertura e flexibilidade para trabalhar como paciente associado a
conhecimento, sensibilidade e comportamento(18).
A interação, como resultado do encontro entre seres humanos, é de importância
vital para atender as necessidades do cliente relacionadas não apenas ao
biológico, mas também aos aspectos psicológicos, sociais e espirituais.
Destarte, na construção do cuidado, a interação, além de aliar os aspectos
mencionados, possibilita a inter-relação entre o conhecimento, a sensibilidade
e a solidariedade.
A interação e o interesse foram aspectos constantes nas falas dos participantes
do grupo focal. Portanto, perceberam que o interesse facilita a interação entre
paciente-enfermeira, pois ao demonstrar atenção a enfermeira já motiva certa
interação a se ampliar no processo relacional estabelecido entre eles.
Resultado da integração que flui da inter-relação entre ser cuidado e ser
cuidador no processo de trabalho da enfermagem, a interação propicia um cuidado
comprometido com a qualidade de vida dos seres humanos envolvidos nessa
relação. Ela é, sem dúvida, um aspecto marcante no processo de cuidar em
Enfermagem, pois contribui para serem identificadas as necessidades do paciente
de forma participativa e integrativa, trazendo satisfação para ambos.
Segundo a fala das participantes, a escuta foi mencionada como um antecedente
essencial ao conhecimento do paciente como possibilidade de identificar suas
necessidades mostrar-lhe atenção e demonstrar empatia. Esta deve ser atenta com
vistas a uma compreensão lógica e ao mesmo tempo sensível às necessidades de
cuidado do paciente.
Na relação de cuidar estão atenção, paciência, discernimento e percepção
aguçada. Para tanto, a enfermeira deve disponibilizar um tempo hábil a fim de
colher desta escuta informações que possam subsidiar a identificação das
necessidades do paciente e, desse modo, planejar e desenvolver cuidados
destinados a atender a estas necessidades.
Sob esse prisma, podemos afirmar que, ao ouvir o paciente, é preciso estar
atento para não julgar o conteúdo do pensamento expresso e concentrar toda a
atenção nele, pensar reflexivamente sobre o que ele diz; tentar compreender o
que está sendo dito e também o que não está por meio da observação da
comunicação não verbal e paraverbal(19:79).
Após discutirmos os antecedentes do cuidado de enfermagem nos deteremos nos
consequentes. Consequentes do cuidado são os acontecimentos decorrentes do
cuidado de enfermagem manifestados na prática. Os eventos consequentes
(resultantes) são importantes porque geram novas propostas às pesquisas, o que
viabiliza um estudo mais abrangente de todas as características e formas de
conceito(20).
Para os participantes do grupo focal, são consequentes do cuidado: a
satisfação; o bem-estar; a cura; a confiança; a saúde; o alívio; o conforto; e
a mudança no estilo de vida.
Percebo que cuidei quando vejo a satisfação do paciente, por meio do
seu olhar que comunica um sentimento de prazer. (GF5P3)
O bem-estar proporcionado pelo cuidado é indescritível, no entanto, é
percebido na relação de cuidado, tanto pelo enfermeiro quanto pelo
paciente, pela sensação de zelo que este traz.(GF5P5)
Quando o paciente obtém cura e recebe alta, sinto que meu trabalho
teve resultado. A volta do paciente à sociedade é a minha maior
recompensa. (GF5P7)
A confiança que se estabelece na relação paciente-enfermeira é uma
conseqüência e ao mesmo tempo resultado de que houve cuidado. (GF5P8)
A recuperação da saúde é uma conseqüência do cuidado de Enfermagem.
(GF5P13)
O alívio da dor é uma conseqüência do cuidado e este resultado é
perceptível para todos. Sai da subjetividade para o real. (GF5P11).
Quando há relação há interação, conforto e satisfação para o
paciente-enfermeira. O conforto é uma conseqüência objetiva do
processo de cuidar em Enfermagem. (GF5P10)
A mudança no estilo de vida do paciente é uma conseqüência do cuidado
que depende da interação, das informações/orientações dadas pela
enfermeira e da confiança estabelecida entre o ser cuidado e o ser
que cuida. (GF5P12)
Como evidenciamos pelas falas, a satisfação proporcionada pelo cuidado é vista
pelos participantes do grupo focal como algo perceptível, demonstrado no olhar
e na expressão de sentimento de prazer ocorridos na comunicação não-verbal
existente na relação/interação estabelecida entre paciente-enfermeira. Esta se
confunde com o bem-estar, o qual, mesmo tendo sido relatado como indescritível,
é percebido quando existe uma interação entre seres humanos que se comunicam no
processo de relação de cuidar.
A cura como possibilidade de resgate da saúde, embora o ser humano viva sempre
num processo saúde-doença, constitui-se uma busca incessante tanto do paciente
quanto da profissional enfermeira. A ausência de cuidado impossibilita a cura
de qualquer transtorno físico e psicológico, pois, ao adoecer, o ser humano
traz envolto neste processo de adoecimento todo o seu ser bio-psico-sócio-
espiritual.
Outro consequente do cuidado é a confiança. O dicionário afirma que a confiança
diz respeito à segurança, crédito, fé e credibilidade(8). Apesar de ter sido
colocada como consequente do cuidado, nas discussões do grupo focal, em alguns
momentos das falas dos participantes do referido grupo, esta antecede, muitas
vezes, o cuidado e facilita a comunicação entre enfermeira e paciente.
De acordo com os participantes do grupo focal, a saúde também foi apontada como
consequente do cuidado de enfermagem e para eles esta constitui-se um resultado
positivo tanto para os profissionais envolvidos no processo de cuidar como para
os seres humanos cuidados.
Ademais, o restabelecimento da saúde do paciente concretizado na cura revela-se
no alívio e conforto expressados por este, assim como pela enfermeira, a qual,
ao prestar cuidado e perceber os resultados, também se mostra aliviada e
confortada pela demonstração de bem-estar, alívio, conforto, satisfação e saúde
do paciente.
Outro consequente do cuidado é a mudança no estilo de vida, caracterizada como
um processo lento e dinâmico e só possível se houver paciência, confiança,
inter-relação e comunicação. Ela exige da enfermeira e do cliente persistência,
determinação e coragem para enfrentarem os deslizes ocorridos neste processo de
mudança.
Categoria 3
O significado do cuidado - o concreto e o subjetivo na relação entre seres
humanos
Conforme as falas dos participantes do grupo focal evidenciaram, para eles o
significado do cuidado de enfermagem é:
Ter atitude para com o outro. Demonstrar interesse. Oferecer
proteção, zelo, atenção, amor e solidariedade.(GF6P3)
Utilizar seu saber e seu fazer em benefício do outro. Dar-lhe
conforto, segurança, atenção, respeito e amor.(GF6P5)
Verificar que sua ação contribuiu para recuperação da saúde do outro.
(GF6P11)
Quando o paciente toma consciência que minha ação o ajudou. Quando
ele a julga importante.(GF6P10)
Estas falas mostram claramente que os significados do cuidado se apresentam na
expressão do sentido atribuído pelo ser cuidado à ação de cuidar. Para os
participantes do grupo, o significado do cuidado de Enfermagem está atrelado à
percepção objetiva do resultado da sua ação, e envolve relação, interação,
saber-fazer, contribuição e transcendência na relação.
Nas falas dos participantes os procedimentos e técnicas de enfermagem não foram
explicitados. Assim, os participantes foram coerentes com os atributos gerais e
essenciais ao conceito de cuidado de enfermagem. Para eles, o que dá
significado a este cuidado é a existência de um ser carente de necessidades e
de outro ser capaz de suprir essas necessidades. Como deixam claro, o cuidado é
individualizado, tem conhecimento próprio da enfermagem, requer empatia,
interação, transcendência e tem valor para quem o recebe.
É válido enfatizar que durante a realização das sessões houve crescimento
individual e coletivo no grupo, pelo entendimento dos conceitos explicitados e
trabalhados nas sessões grupais e, ainda, pelo relato das vivências das
enfermeiras e alunos participantes do grupo. Em estudo reflexivo sobre o cuidar
e o educar em enfermagem foram evidenciados saberes nas escalas criativa,
estética, ética, política e técnica e que a capacidade para intervir está
relacionada à integração dos saberes(21).
O concreto do significado do cuidado de enfermagem parece estar nos resultados
observados pelos profissionais, no seu processo de cuidar, quando estes
percebem ter havido atendimento das necessi-dades do outro e até mesmo das suas
necessidades. A literatura aponta que o conceito de cuidado é complexo e não
tem conceito único(22).
De modo geral, o significado do cuidado está atrelado à percepção do que está
subjacente no processo relacional enfermeiro-paciente e este necessariamente
não é perceptível para quem está fora desta relação. Assim, perceber o
significado do cuidar é algo concretizado por meio da sensibilidade,
afetividade e interação presentes no cuidado de enfermagem.
O conceito de cuidado de enfermagem construído
No processo de construção do conceito de cuidado de enfermagem, consoante os
participantes do grupo focal compreenderam, as sessões foram momentos de
discussão e aprendizagem significativas. As informações resgatadas e
construídas por meio das vivências relatadas por alguns participantes mais
experientes no processo de cuidar conjugaram-se à experiência dos demais
participantes e o resultado desta vivência de aprendizagem culminou com o
conceito - construído coletivamente - num processo de criação/sedimentação
ocorrido na relação dialógica resultante do encontro entre teoria e prática,
conhecer-fazer concretizado no seguinte conceito então elaborado:
Cuidado de enfermagem é um fenômeno intencional, essencial à vida, que ocorre
no encontro de seres humanos que interagem, por meio de atitudes que envolvem
consciência, zelo, solidariedade e amor. Expressa um "saber-fazer" embasado na
ciência, na arte, na ética e na estética, direcionado às necessidades do
indivíduo, da família e da comunidade.
O conceito de cuidado de enfermagem construído é fruto de uma organização
mental, explicitada com base em outros conceitos, discutidos amplamente. No
entanto, este foi elaborado a partir do intenso debate nas várias sessões
grupais, cujos atributos, significados, antecedentes e consequentes iam
surgindo nas falas dos participantes.
Salientamos que a vivência do aprender-ensinar-fazer dos participantes deste
estudo, bem como o debate ensejado nas sessões do grupo focal permitiram a
elaboração do referido conceito que fluiu de forma criativa, construtiva e
prazerosa na relação de pessoas que cuidam do ensinar, do aprender, do fazer e
do ser e conviver na enfermagem.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Iniciamos esta reflexão explicitando a inquietação sobre o conceito de cuidado
de enfermagem. Conforme percebíamos, este também circundava o caminhar
profissional de muitas enfermeiras. O foco da nossa atenção como profissionais
da assistência e do ensino sempre esteve voltado para o processo de cuidar em
Enfermagem, para a compreensão e execução deste e para as condições nas quais
este cuidado é prestado.
De modo geral, no desenvolvimento do estudo ora apresentado, as dificuldades
foram frutos da nossa ansiedade. A cada quinze dias, antes do horário marcado,
sentíamos muita insegurança acerca do comparecimento dos participantes do
grupo. Para nossa alegria, a participação foi muito boa e as poucas faltas
ocorridas foram justificadas por motivos pertinentes. Nas nove sessões do grupo
focal, os encontros constituíram-se momentos de prazer e congraçamento.
A realização de estudo para elaboração de um conceito de cuidado de Enfermagem,
envolvendo atores diferenciados, teve a perspectiva do novo, embasado em
análise de conceito, efetuada na primeira fase do estudo. Ademais, na discussão
coletiva, impulsionou a construção de um conceito de cuidado de Enfermagem sem
pôr em cheque as condições dos participantes do grupo para esta formulação.
Isto foi possível graças à confiança depositada nas pessoas e na crença de que
a discussão coletiva bem fundamentada, permeada de relatos de casos reais, de
experiências vividas e da possibilidade de ampliar o conhecimento, por meio do
debate franco, sem subterfúgios ou medo de contestações, mas, com a certeza de
que todo conhecimento pode e deve ser discutido, refutado, ampliado,
construído, desconstruído e reconstruído a partir da ação que é dinâmica e
plena de novas possibilidades.
Encerramos esta pesquisa com a compreensão de que construir um conceito de
cuidado de Enfermagem à luz do Modelo Evolucionário de Análise de Conceito de
Rodgers deu-nos subsídios para um trabalho coletivo mediado pelas sessões do
grupo focal, com a compreensão de que a elaboração do conceito de cuidado
ultrapassou a apreensão do significado, do conhecimento dos atributos,
antecedentes e consequentes deste cuidado.
Esta construção propiciou-nos o prazer de caminhar com os outros, ouvindo,
mediando, sentindo, percebendo, interpretando e comungando idéias numa relação
afetiva, efetiva, criadora, inovadora. Desse modo, da relação vivenciada brotou
um conhecimento que proporcionou a cada participante um crescimento individual
e coletivo.
Esperamos que o conceito produzido contribua para novos estudos e debates em
espaços de educação e saúde, ensino e serviço, ou onde houver seres humanos
carentes do cuidado de enfermagem, tão importante à promoção da vida, vida
digna, justa, solidária e cidadã.