Editorial
Internet e redes sociais como instrumentos
potenciadores de negócio
1. Introdução
Os últimos anos têm sido decisivos para a formação de uma conjuntura a nível mundial
associada à aceleração do progresso científico e tecnológico no domínio da gestão de sistemas
e tecnologias de informação. De facto, num contexto global de dinamismo e mutabilidade
crescentes, quer em rapidez quer em intensidade, a permanente revolução tecnológica, as
novas redes de comunicação e o cenário de globalização, constituem os principais fatores
que suportam a “Era da Informação e do Conhecimento”. Estes fatores provocam ainda
uma permanente revolução de valores, saberes e perceções em praticamente todas as áreas
do conhecimento e atividade humana bem como junto das organizações.
Um dos paradigmas que mais tem evoluído neste contexto é indiscutivelmente a Internet
e mais recentemente as Redes Sociais. Estas têm vindo, sustentadamente, a transformar
a forma de conduzir os negócios nas mais diversas áreas de atividade e aos mais
diferentes níveis, afirmando-se atualmente como um importante canal de comunicação
e comercialização de bens e serviços.
Neste contexto, os avanços tecnológicos das últimas décadas têm provocado grandes
alterações nas organizações, forçando-as a procurar ativamente novas opções para
poderem competir cada mais eficazmente nos seus mercados.
O número dezoito da revista RISTI (Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias
de Informação) debruça-se sobre a temática da Internet e as Redes Sociais como
instrumentos potenciadores de negócio.
O conjunto de oito artigos que se publica neste número da RISTI resultou de um
escrutínio exímio efetuado pelos membros da comissão científica sobre os trinta e dois
trabalhos apresentados pelos autores, oriundos dez de Portugal, seis de Espanha, quatro
do Brasil, quatro da Colômbia, dois da Venezuela, dois do México, dois da Argentina, um
do Equador, e um da Argentina, correspondendo a uma taxa de aceitação de 25%.
2. Estrutura
Para facilitar a leitura desta edição, optou-se por apresentar, em primeiro lugar, os
trabalhos com contribuições suportadas nos modelos de adoção de tecnologias e, em
seguida, os artigos que se focaram eminentemente na utilização das Redes Sociais pelas
organizações, terminado com aqueles que têm um âmbito mais geral. Assim:
••No primeiro artigo, os autores descrevem um estudo que tem como objetivo
ilustrar a relação entre o investimento em TIC (Hardware, Software e
Telecomunicações) e a direção estratégica em 107 PME’s na Colômbia. O
principal resultado da investigação reflete que o investimento em software, é
um dos pilares para a direção estratégica das organizações.
••O segundo artigo apresenta uma proposta tecnológica de um sistema de
informação para o setor da produção de cogumelo, composta por 13 blocos
funcionais interligados, desenvolvida à luz das teorias de adoção de tecnologias
ao nível das organizações.
••No artigo seguinte, apresenta-se e valida-se empiricamente um modelo que
explica a forma como os esforços de marketing exercem a sua influência na
intenção de utilização dos serviços cloud computing pelas empresas portuguesas.
••O quarto artigo é baseado numa investigação que tem por objetivo determinar o
grau de aceitação tecnológica do Facebook em atividades de marketing, através da
aplicação do modelo de adoção de tecnologia, nas PME’s de Tamaulipas no México.
••No quinto artigo propõe-se uma framework para a avaliação e medição de
processos workflow na cloud. Neste contexto, analisa-se o efeito da utilização
das redes sociais no processo de marketing e comunicação das organizações.
••O sexto artigo é baseado numa investigação que tem como objetivo compreender
as implicações do uso plataformas de redes sociais nas funções de marketing em
organizações brasileiras do setor de comércio e serviços, utilizando estudo de
casos múltiplos em quatro empresas líderes nos seus segmentos.
••No sétimo artigo, os autores propõem uma ferramenta, TLH Suite, capaz de
processar e gravar a informação textual a partir da Web. A ferramenta consegue
processar e anotar documentos provenientes da Internet e o pacote semântico
gerado a partir das anotações fornece um amplo nível de análise linguística e
interligação de informações.
••O último artigo tem como principal objetivo apresentar os resultados de uma
meta-análise que investigou o efeito da utilização do modelo instrutivo 4C/ID
(four components instructional design model) na aprendizagem, nomeadamente
na capacidade que os sujeitos demonstraram na “reprodução de conhecimentos”
e na “transferência da aprendizagem” a novas situações.
3. Agradecimentos
Termina-se esta introdução, expressando o nosso agradecimento a todos os autores e
revisores envolvidos nesta edição, esperando que este número da RISTI se revele uma
leitura profícua para todos os que se interessam pela temática da Internet e das Redes
Sociais como instrumentos potenciadores de negócio. Um agradecimento especial à
AISTI, proprietária e promotora da RISTI, à Academic Journals Database, CiteFactor,
Dialnet, DOAJ, DOI, EBSCO, EI-Compendex, GALE, IndexCopernicus, Index of
Information Systems Journals, ISI Web of Knowledge, Latindex, ProQuest, QUALIS,
SciELO, SCImago, Scopus, SIS e Ulrich’s, entidades que tem contribuído para tornar a
RISTI uma referência neste competitivo mercado das revistas científicas.