Editorial
Sistemas e Tecnologias de Informação (STI)
Introdução
Os Sistemas e Tecnologias de Informação estão na base do desenvolvimento das
organizações e na forma como a sociedade atual, se organiza e evoluí. A sua importância
é indiscutível, consensual e transversal a todos os setores de atividade, revelando-se
tanto no processamento dos dados para gerar informações úteis, precisas e confiáveis,
como na concretização da aquisição e transferência de conhecimento.
No contexto atual, quase todas as organizações utilizam Sistemas e Tecnologias de
Informação na gestão eficiente das suas operações, no auxílio aos Gestores na tomada
das melhores decisões e na obtenção de vantagens competitivas, assim como na
simplificação da comunicação interna e externa com os seus funcionários, clientes,
parceiros e restantes stakeholders.
Neste enquadramento, o número vinte da RISTI (Revista Ibérica de Sistemas e
Tecnologias de Informação) debruça-se sobre os Sistemas e Tecnologias de Informação,
tomando por objeto o paradigma de desenvolvimento de software, suas estratégias,
modelos, práticas, plataformas e aplicações.
O conjunto de nove artigos publicados neste número da RISTI, resultou de um
escrutínio exímio efetuado pelos membros da comissão científica sobre os quarenta e
nove trabalhos apresentados pelos autores, oriundos dez do Brasil, oito de Portugal, oito
de Espanha, sete da Colômbia, três da Argentina, três do Equador, três do Peru, dois do
Chile, dois do México, dois de Cuba e um da Costa Rica, correspondendo a uma taxa de
aceitação de 18%.
Estrutura
Para facilitar a leitura desta edição, optou-se por apresentar, em primeiro lugar, as
contribuições que apresentam estudos associados ao processo de desenvolvimento de
software e, em seguida, os artigos que, embora se enquadrem no contexto dos Sistemas
e Tecnologias de Informação, são de âmbito mais genérico. Assim:
••No primeiro artigo, os autores descrevem um estudo de caso realizado em
três pequenas organizações. Este estudo, teve como objetivo determinar o
grau de adoção das práticas de gestão de serviços de tecnologia de informação
consagradas na ISO/IEC 20000, em pequenas organizações de desenvolvimento
de software que oferecem serviços associados a esta área.
••O segundo artigo, descreve um estudo que apresenta uma estratégia baseada
na aquisição de conhecimento processual, para gerir riscos de ausência de
informação e falta de compreensão dos requisitos de software, na aplicação
de Extreme Programming (XP) em desenvolvimento distribuído de software
(DDS). Para a avaliação da referida estratégia, os autores realizaram um estudo
de caso que contou com a participação de especialistas da área de análise de
sistemas.
••O terceiro artigo, descreve um estudo que apresenta um Mecanismo de controlo
para a frente orientado ao risco, como garantia da conformidade da execução de
processos de negócio. Os resultados obtidos neste estudo de caso, demonstraram
eficiência na resposta do controlador e eficácia na separação entre riscos
positivos e negativos, contribuindo, desta forma, para uma melhoria operacional
na execução de processos de negócio comerciais implementados por um ERP.
••O artigo seguinte, expõe um projeto de desenvolvimento de uma plataforma
aberta de gestão de camaras IP e aplicações móveis para a segurança civil.
Esta plataforma complementa técnicas automatizadas de análise de vídeo,
juntamente com uma API para gravar eventos de alarme ou alertas de cidadãos,
permitindo o acesso a outras entidades (polícia, bombeiros, etc) a certos recursos
(vídeos). Nesta plataforma, todas as informações estão centralizadas num
sistema de georreferenciação, uma arquitetura aberta e escalável, organizados
em diferentes camadas de informações, com um sistema de acesso organizado
por perfis.
••No quinto artigo, são descritos os resultados da implementação de um modelo
de garantia de qualidade que integra CMMI (Capability Maturity Model
Integration), TSP (Team Software Process) e PSP (Personal Software Process)
numa organização de desenvolvimento de software, tendo como objetivo
a melhoria da qualidade de desenvolvimento de processos e produtos de
software. A metodologia de investigação adotada foi quantitativa e o desenho
da investigação foi quasi-experimental, pretest e posttest.
••No sexto artigo, os autores apresentam as principais conclusões de um estudo de
qualidade realizado a 130 sítios Web de organismos da Administração Pública
Portuguesa. Neste estudo, foi usado um novo modelo de avaliação desenvolvido
com base na literatura de referência e na legislação em vigor. Foram analisados
33 indicadores, distribuídos por quatro critérios: conteúdos, acessibilidade,
usabilidade e eficiência. Face à análise feita, foram detetadas lacunas, erros
críticos e faltas de conformidade, pelo que foram apresentadas sugestões
de melhoria e mecanismos para assegurar o cumprimento dos requisitos de
qualidade.
••No sétimo artigo, os autores descrevem o segundo ciclo de construção e avaliação
do Acropolis, uma plataforma de computação social, que permite aos cidadãos
construir e compartilhar as suas narrativas pessoais sobre histórias noticiosas
complexas ou de longa duração. Os resultados experimentais produzidos por
meio de avaliações quantitativas e qualitativas demonstraram que, a abordagem
proposta foi capaz de apoiar o envolvimento dos cidadãos na criação colaborativa
de conteúdo de notícias.
••O oitavo artigo, resultou de um projeto que envolveu Professores do
ensino primário na conceção de um serious game, através da metodologia
Investigação-Acão e Cocriação. Os resultados deste projeto, resultaram num
jogo para promover competências de trabalho ao nível do ensino primário. O
jogo denominado “Dolors Aleu”, centrou-se nas habilidades básicas de crianças
de 8-11 anos.
••No último artigo, é apresentada a criação de um sistema de apoio ao
acompanhamento e realização das PAP, com duas componentes: A
implementação e manutenção do apoio em regime B-learning, através do
Google Drive; A produção e disponibilização online, sustentada na Teoria
Cognitiva da Aprendizagem Multimédia, de recursos educativos digitais. Os
resultados apresentados, indicaram ser possível facilitar a interação entre o
Professor acompanhante e os alunos, aumentando a envolvência e a eficácia
do acompanhamento, a compreensão da estrutura da PAP, as capacidades de
pesquisa online e a competência para a construção de diapositivos eletrónicos.
Agradecimentos
Termina-se esta introdução, expressando o nosso agradecimento a todos os autores e
revisores envolvidos nesta edição, esperando que este número da RISTI se revele uma
leitura profícua para todos os que se mobilizam em torno da problemática dos Sistemas
e Tecnologias de Informação. Um agradecimento especial à AISTI, proprietária e
promotora da RISTI, à Academic Journals Database, CiteFactor, Compendex, Dialnet,
DOAJ, DOI, EBSCO, GALE, IndexCopernicus, Index of Information Systems Journals,
ISI Web of Knowledge, Latindex, ProQuest, QUALIS, SciELO, SCImago e Scopus,
entidades que têm contribuído para tornar a RISTI uma referência neste competitivo
mercado das revistas científicas.