Relação entre esgotamento e satisfação em jovens praticantes desportivos
INTRODUÇÃO
A satisfação é uma parte integral da participação e da apreciação do desporto.
Sem satisfação, os atletas virar-se-iam para outras potenciais fontes de
sucesso e prazer. A satisfação em desporto pode ser definida como um estado
afectivo positivo resultante de uma complexa avaliação das estruturas,
processos e produtos associados com a experiência desportiva
(28
p.135). Por outras palavras, a satisfação é a diferença entre a percepção do
que os atletas receberam e o que eles querem
(7
p. 135, 8)
. Quanto maior a disparidade entre o que se quer e o que se obtém, maior a
insatisfação experienciada, sendo o nível de satisfação um indicador dos
sentimentos do atleta sobre os ambientes da equipa desportiva
(7)
.
Riemer & Chelladurai
(28)
estabeleceram critérios específicos para classificar as diferentes vertentes
da satisfação em desporto. Em primeiro lugar, a satisfação devia estar
relacionada com os resultados, como ganhar ou alcançar os objectivos definidos,
e com os processos que resultam nesses produtos (por, ex., a liderança). Em
segundo lugar, a satisfação devia reflectir processos e resultados individuais
e grupais ou de equipa. Esta ideia suporta-se na noção de que certos resultados
desejados pelos indivíduos podem ser alcançados, unicamente, pela performance
ou pelo esforço dos seus companheiros de equipa
(28)
. Consequentemente, um atleta pode desenvolver atitudes face à equipa
diferenciadas das atitudes relativamente a si mesmo. Finalmente, um terceiro
critério de classificação afirma que a satisfação deve ser analisada da dupla
perspectiva das tarefas e dos processos e resultados sociais.
Apesar da satisfação ter sido objecto de particular atenção na área da dinâmica
de grupos
(5, 8)
, tem existido pouca investigação para desenvolver medidas adequadas deste
constructo. A aproximação metodológica típica tem sido a utilização de um só
item para medir uma ou mais facetas da satisfação com o desporto
(5; 28; 30)
. Além de que estes instrumentos, muitas vezes, avaliam a satisfação global sem
estabelecer a natureza da multidimensionalidade da sua construção. Como
resultado, o questionário de satisfação do atleta [ASQ]
(28)
foi desenvolvido para ultrapassar esta limitação operacional. Chelladurai,
Inamura, Yamaguchi, Oinuma & Miyauchi
(9)
demonstraram que a performance é uma parte significativa da satisfação do
atleta, consequentemente, qualquer factor que possa influenciar a performance
(quer a nível individual, quer a nível da equipa) pode, também, directa ou
indirectamente, induzir o nível de satisfação do atleta.
No desporto, a satisfação tem sido estudada em conjunto com diversas variáveis,
nomeadamente, a liderança
(5, 9 , 11, 15 , 20, 27, 29, 30, 32, 36)
. Diversos académicos da psicologia do desporto incluíram a satisfação do
atleta como uma variável de sucesso no seu trabalho. Por exemplo, o modelo
multidimensional de liderança
(4,6)
inclui a satisfação como uma variável de sucesso, a par da performance.
A satisfação tem sido fortemente relacionada com o esgotamento na literatura
profissional e educacional, com níveis elevados de insatisfação manifestadas a
altos níveis de esgotamento
(1)
. Similarmente, Lee e Ashford
(21)
, referiram uma relação negativa entre satisfação e exaustão emocional
confrontada com a despersonalização ou a realização pessoal.
Nos últimos anos, o termo esgotamento começou a aparecer na comunidade
desportiva, com crescente frequência
(3, 12, 13, 24,26, 34, 33)
. Atletas de elite abandonaram o desporto no auge das suas carreiras,
sustentando que estavam esgotados, estado que os levava ao abandono da
modalidade
(31)
. Esta situação levou a que treinadores de todos os níveis começassem a
discutir os perigos do esgotamento. A ideia subjacente nos modelos teóricos
sobre o esgotamento é a de que o atleta se encontra submetido a uma enorme
variedade de elementos stressantes (sociais, afectivos, de treino,
competitivos, etc.), sem capacidade de implementar estratégias de combate
suficientes e que, consequentemente, vão levar ao síndrome de esgotamento
(22)
. Para Raedeke e Smith
(25)
, o esgotamento é um síndrome tridimensional caracterizado pelo esgotamento
emocional, a despersonalização e a baixa realização pessoal. A dimensão de
exaustão físico/emocional parece estar associada às exigências do treino e da
competição; já a reduzida percepção da dimensão de realização pessoal penaliza
os sentimentos dos atletas no que respeita ao seu crescimento e realização
pessoal nas suas participações desportivas, enquanto a dimensão
despersonalização representa a perda de interesse pelo desporto e o consequente
desejo de retirada
(25)
.
O modelo cognitivo-afectivo de Smith
(31)
é o primeiro modelo explicativo do esgotamento, construído para o contexto
desportivo, definindo-o como uma reacção ao stresse crónico. Existem
características que são indicadores de síndrome de esgotamento
(14, 10)
tais como: baixa motivação ou energia; problemas de concentração; perda de
desejo de jogar/participar; falta de preocupação; distúrbio do sono;
esgotamento físico e mental; auto-estima diminuída; afecto negativo; mudanças
de humor; abuso de substâncias; mudança de valores e crenças; isolamento
emocional; ansiedade aumentada; altos e baixos; dores de cabeça e depressão.
Na literatura desportiva muito pouca investigação pode ser encontrada relatando
a relação entre a satisfação dos atletas e o esgotamento. Altahayneh
(2)
indicou que a satisfação dos atletas se encontrava correlacionada
negativamente com o esgotamento. Todas as associações resultantes neste estudo
suportaram esta hipótese, ou seja, que a variável satisfação correlacionava-se
negativa e significativamente com todas as variáveis de esgotamento do atleta.
Na verdade, altos níveis de trabalho, sobre pressão, são considerados como uma
causa para o esgotamento
(23)
. É racional esperar que, nalgumas dimensões, os atletas que estejam
satisfeitos relatem níveis mais baixos de esgotamento do que propriamente
aqueles que estão descontentes. No entanto, muito poucos estudos analisaram
esse elo; por conseguinte, deveremos ser cautelosos quando interpretamos esses
dados, uma vez que a coexistência de esgotamento e satisfação não é incomum
(23)
. Espera-se, também, que essas relações sejam influenciadas pelo género e
escalão de formação, que de certa forma poderão moderar a associação
satisfação-esgotamento.
Da análise dos quadros teóricos referenciados ressalta a necessidade de
conhecermos os níveis de satisfação e de esgotamento dos praticantes
desportivos, de saber se estes níveis variam em função de variáveis como o
género e o escalão e, ainda, de aprofundarmos as relações entre satisfação e
esgotamento em desporto.
Neste estudo coloca-se a hipótese de existirem entre os atletas níveis elevados
de satisfação com as diversas dimensões da prática desportiva e existirem de
baixos níveis de esgotamento entre os atletas. Coloca-se, ainda, a hipótese de
existência da associação entre esgotamento e satisfação, de tal maneira que
elevados níveis de satisfação se associam a baixos níveis de esgotamento. A
nossa hipótese inicial é de que a satisfação dos atletas (com o treino e a
instrução, com o tratamento pessoal, com a performance da equipa e com a
performance individual) estará negativamente correlacionada com o esgotamento
dos atletas pois parece-nos mais provável que atletas satisfeitos relatem
níveis mais baixos de esgotamento do que os atletas satisfeitos. A nossa
hipótese é, também, que essas relações sejam influenciadas pelo género e
escalão de formação, que deverão moderar as relações satisfação-esgotamento.
MÉTODO
Participantes
Neste estudo participaram 267 indivíduos dos quais 213 do género masculino e 53
do género feminino, provenientes de vinte e três modalidades, das quais
dezasseis são modalidades individuais e sete são modalidades colectivas, com
uma média de idades de 20,07+5,357. Garantiu-se, assim, uma amostra muito
heterógenea no que respeita à proveniência desportiva.
Instrumentos
Para a realização deste estudo, utilizaram-se os seguintes questionários:
Questionário sobre o Esgotamento do Atleta (Athlete Burnout Questionnaire) de
Thomas Raedeke e Alan Smith
(25)
e Questionário sobre a Satisfação do Atleta (Athlete Satisfaction
Questionnaire) de Riemer e Chelladurai
(28)
nas suas adaptações portuguesas.
Obteve-se, por tradução, a versão portuguesa de ambos os instrumentos com base
na constituição de um painel de peritos
(5)
com formação avançada em ciências do desporto e 2 licenciados em línguas e
literatura inglesa, que procederam a traduções independentes dos instrumentos.
As várias fases de confrontação de alternativas de tradução garantiram uma
adequada tradução do instrumento à capacidade de compreensão dos destinatários.
A satisfação dos praticantes foi medida pelo ASQ de Riemer e Chelladurai
(28)
. Este questionário mede 15 factores da satisfação dos praticantes (performance
individual, performance da equipa, utilização de capacidades, estratégia,
tratamento pessoal, treino e instrução, contribuição das tarefa de grupo,
contribuição social do grupo, ética da equipa, integração da equipa, dedicação
pessoal, orçamento, pessoal médico, serviços de suporte académicos e agentes
externos) num total de 56 itens. Os praticantes respondem numa escala de 1 a 7,
indicando o valor mais elevado a máxima satisfação. A escala foi devidamente
testada quanto à sua fidelidade, validade de construção e estrutura factorial
(17)
.
Neste estudo, a satisfação foi avaliada através da utilização de quatro das 15
sub-escalas do ASQ: satisfação com treino e instrução (3 itens), satisfação
tratamento pessoal (5 itens), satisfação com a equipa (3 itens) e satisfação
com a performance individual (3 itens). As duas primeiras sub-escalas
concentram-se na satisfação com o processo de treino, enquanto que as outras
avaliam a satisfação com os resultados associados aos processos de liderança
(28)
.
A satisfação com o treino e a instrução refere-se à satisfação com o treino e à
instrução fornecida pelo treinador. A satisfação com o tratamento pessoal
refere-se à satisfação com os comportamentos no treino que directamente afectam
o indivíduo e que indirectamente afectam o desenvolvimento de equipa. Esta
dimensão inclui o suporte social e o feedback positivo. A satisfação com a
equipa refere-se à satisfação do praticante com o nível dos resultados da sua
equipa. A performance na tarefa inclui a performance absoluta, a realização de
objectivos e as melhorias do desempenho. Finalmente, a satisfação com a
performance individual refere-se à satisfação do praticante com o seu
desempenho das tarefas. A performance na tarefa inclui a performance absoluta,
melhorias na performance e realização de objectivos
(28)
.
Riemer e Chelladurai
(28)
estimaram a consistência interna (Alfa de Cronbach) entre .78 e .95
(média=.88). Riemer e Chelladurai também forneceram a evidência da validade de
construção do ASQ. Para o efeito utilizaram a análise factorial confirmatória e
as correlações de item-score total. As correlações entre as sub-escalas do ASQ
(28)
, as sub-escalas que medem o constructo Intenção de Abandono e Compromisso
de Equipa (8) e a Escala de Afectividade Negativa fornecem a evidência de
validade referida ao critério. Esta escala foi devidamente testada quanto à
fidelidade, validade de construção e estrutura factorial
(17, 28)
.
Para a amostra actual, obtiveram-se os seguintes valores de fidelidade: .870
(satisfação com a equipa), .895 (satisfação com a performance individual), .950
(satisfação com o Treino/Instrução) e .963 (satisfação com o tratamento
pessoal).
O questionário sobre o Esgotamento do Atleta é constituído por 15 questões,
numa escala de Likert que varia de quase nunca (1) a quase sempre (5). O
conteúdo e a validade de construção do ABQ foram demonstrados por Raedeke e
Smith
(25)
. Quanto à fidelidade, Raedeke e Smith estimaram a coerência interna (alfa de
Cronbach) de .91 para a exaustão físico-emocional, .85 para a baixa realização
pessoal, e .90 para a desvalorização. Adicionalmente, as estimativas de
fidelidade com o teste-reteste conseguidas numa amostra de corredores de corta-
mato nas três subescalas foram .92 para a exaustão físico-emocional, .86 para a
baixa realização pessoal e .92 para a desvalorização. No questionário do
esgotamento, através da análise factorial de componentes principais, pelo
método varimax, confirmou-se a existência das três dimensões previstas:
esgotamento físico e emocional, despersonalização e baixa realização pessoal
explicando 53,97% da variância total. Para a amostra actual, a fidelidade da
escala de esgotamento é de .849 para a exaustão físico-emocional e de .749 para
a desvalorização. Um factor (realização pessoal) teve fidelidade inferior a .70
- e não foi incluído nas análises subsequentes.
Procedimentos
Todos os atletas, das diferentes modalidades, foram contactados pessoalmente
para que fosse autorizada a aplicação dos questionários, com a respectiva
explicação introdutória sobre a finalidade e forma de preenchimento, dos
mesmos. Após este procedimento, os atletas preencheram os respectivos
questionários, sendo sempre garantido o anonimato e a confidencialidade dos
resultados. Todos os participantes preencheram os questionários numa sala
tranquila sem terem presentes companheiros de equipa.
O preenchimento dos questionários demorou aproximadamente 20 minutos. Os
questionários foram contrabalançados para se eliminar o efeito de ordenação. Os
procedimentos de correlação usados envolveram a realização da prova r de
Pearson e a regressão múltipla para a totalidade da amostra tendo sido
estabelecido um nível de significância de p < .05. Para além do estudo
correlativo procedeu-se, ainda, a uma comparação dos resultados dos testes de
satisfação e esgotamento em função do género e do escalão competitivo, tendo-se
utilizado a estatística ANOVA, após verificação dos pressupostos de normalidade
e homogeneidade das variâncias.
Esses procedimentos foram efectuados através do programa de análise
estatística, SPSS 15.0.
RESULTADOS
As estatísticas descritivas apresentadas no Quadro 1 pretendem caracterizar a
amostra global em medidas de tendência central e de dispersão.
Quadro 1. Estatísticas Descritivas das variáveis de Satisfação e Esgotamento
As médias descritas representam valores baixos de esgotamento, quer no que se
refere ao esgotamento global, quer no que se refere às duas dimensões de
esgotamento retidas para análise; a exaustão físico-emocional e a
desvalorização. Já no que se refere à satisfação, encontrámos valores médios a
elevados de satisfação entre os praticantes inquiridos.
A mesma análise foi realizada em função da variável género. Como se pode
constatar (Quadro 2), os praticantes masculinos apresentam valores mais
elevados de esgotamento, quer global, quer no que se refere à exaustão físico-
emocional quer à desvalorização. Já as praticantes apresentam valores mais
elevados de satisfação com a prática desportiva em todas as dimensões de
análise consideradas.
Quadro 2. Estatísticas Descritivas das variáveis de Satisfação e Esgotamento de
acordo com o Género
A comparação dos dois grupos revela diferenças significativas para a satisfação
global, para a satisfação com a equipa, para a satisfação com o tratamento
pessoal e a performance individual, sendo favoráveis às participantes.
Quadro 3. Valores da Anova para as comparações entre Satisfação e Esgotamento
em função do Género
No que se refere ao esgotamento, não se encontraram diferenças significativas
entre os dois géneros.
No que se refere aos escalões etários, considerando uma divisão em escalões de
formação e escalão sénior, verificámos maiores níveis de satisfação e de
esgotamento global para os seniores, bem como maiores níveis de exaustão física
e emocional e de desvalorização e níveis mais elevados de satisfação com a
equipa, com o tratamento pessoal, com a performance individual e com o treino e
a instrução do que os escalões de formação.
Quadro 4. Estatísticas Descritivas das variáveis de Satisfação e Esgotamento de
acordo com o Escalão
As comparações ente os dois escalões etários vem revelar, no entanto, que essas
diferenças não são estatisticamente significativas para o valor global do
esgotamento, nem para a exaustão físico-emocional, mas, sim, para a
desvalorização, sentindo os seniores, de forma significativamente mais intensa
a influência desta dimensão do esgotamento. No entanto, apresentam,
sistematicamente valores mais elevados de satisfação do que os praticantes dos
escalões de formação.
Quadro 5. Valores da Anova para as comparações entre Satisfação e Esgotamento
em função do Escalão
No procedimento estatístico para verificar qual a relação entre a satisfação e
o esgotamento obtiveram-se os resultados apresentados no Quadro 6.
Quadro 6. Correlações entre Satisfação e Esgotamento
* A correlação é significativa a 0.05
(bi-caudal).
** A correlação é significativa a 0.01
(bi-caudal).
Como se esperaria, as correlações entre as diversas dimensões da satisfação são
significativas e positivas o mesmo acontecendo com as diversas dimensões do
esgotamento.
Considerando a totalidade da amostra de praticantes verifica-se, no essencial,
a ausência de correlação entre as diversas dimensões da satisfação e do
esgotamento, com excepção para a correlação entre a satisfação com o treino e a
instrução e a exaustão físico-emocional. Sendo positiva essa relação (r=.138,
p=.025) tal significa que elevados níveis de satisfação com o treino e a
instrução potenciam a percepção de níveis superiores de exaustão física e
emocional.
Quando as matrizes de correlações consideraram os dois níveis da variável
género verificou-se, para o sexo feminino, uma ausência total de correlação
entre as diversas medidas de satisfação e as medidas de esgotamento. Já no que
se refere aos praticantes masculinos a satisfação com o treino e a instrução
correlaciona-se positivamente com o Esgotamento Global (r=.145, p=.037) e com a
Exaustão Física e Emocional (r=.177, p=.011).
Por outro lado, os escalões de formação apresentam correlações significativas
entre a Satisfação com o Treino e a Instrução com o Esgotamento (r=.0257,
p=.008), a Exaustão Físico-Emocional (r=.233, p=.015) e a desvalorização
(r=.202, p=0.37), de tal modo que a satisfação com o treino e a Instrução se
correlaciona positiva e significativamente com todas as variáveis do
esgotamento consideradas. Acresce, ainda, que a satisfação com a equipa se
correlaciona positivamente com a exaustão físico-emocional (r=.233, p=.015) e
que a satisfação com a performance individual se correlaciona, também, com a
exaustão (r=.207, p=.031). Diversas medidas de satisfação correlacionam-se,
assim, positivamente com diversas medidas de esgotamento nos escalões de
formação.
Já no escalão sénior, a Satisfação com o Treino e a Instrução correlaciona-se
negativamente quer com o valor global do esgotamento (r= -.167, p=.039) quer
com a Desvalorização (r = -. 169, p=.0036). Tal significa que as relações entre
esgotamento e satisfação parecem ser muito influenciadas pelas variáveis género
e escalão etário.
No sentido de aprofundar estas relações, procurando perceber em que medida a
satisfação global podia ser predita pelas diversas medidas parciais de
satisfação e pelas medidas de esgotamento, realizámos uma análise da regressão
múltipla (utilizando o método enter) para a totalidade da amostra.
Quadro 7. Modelo de Regressão para a Satisfação Global
Variável Dependente: Valor Global da
Satisfação
O modelo geral obtido indica que, como se esperava, a satisfação global é
predita pelas medidas parciais de satisfação, cujo peso relativo pode agora ser
equacionado com base nos valores beta da equação de regressão e, ainda, pela
exaustão físico-emocional, com a qual se correlaciona negativamente. A
variabilidade associada ao género e ao escalão etário sugeriu a necessidade de
equações de regressão específicas para estas duas variáveis. No que se refere
ao sexo masculino manteve-se o mesmo modelo (a exaustão a correlacionar-se
negativamente com a satisfação global) mas o modelo alterou-se para o género
feminino, uma vez que a exaustão físico-emocional deixa de ter expressão
significativa como preditora da satisfação (t=.063, p=.950), o que sublinha a
grande independência, no género feminino, entre satisfação e esgotamento.
A análise da regressão considerando os dois escalões etários, seniores e
formação, evidencia, no caso dos seniores, que a satisfação global não é
predita por nenhuma das variáveis do esgotamento. No caso dos escalões de
formação, a exaustão física e emocional é já considerada no modelo (t=-3.915,
p=.000), apresentando uma correlação negativa com o valor global da satisfação.
DISCUSSÃO
Os atletas deste estudo apresentam baixos níveis de esgotamento e apresentam
elevados níveis de satisfação com todas as componentes da sua experiência
desportiva. Na medida em que a satisfação deriva prioritariamente dos aspectos
psicológicos e ambientais associados ao atleta
(2, 7)
, os resultados do presente estudo mostram efectivamente que, de uma forma
geral, a prática desportiva tem proporcionado aos praticantes sentimentos
positivos sobre os ambientes da equipa
(2, 7)
e sobre os desempenhos individuais. No presente estudo esta constatação foi
particularmente evidente nas equipas sénior e no sexo feminino.
Por outro lado, verificámos que a satisfação dos atletas (treino e instrução,
tratamento pessoal, performance da equipa e performance individual) estão
altamente correlacionadas. De facto, a satisfação global correlaciona-se
positivamente com os diversos factores de satisfação e todas elas entre si. O
mesmo acontece para as diversas variáveis do esgotamento, que se correlacionam
significativamente entre si, de modo positivo.
A satisfação dos atletas não se correlaciona, no entanto, do mesmo modo com
todas as variáveis do esgotamento e a variável género e escalão etário parecem
influenciar esta relação. No nosso caso, a exaustão físico-emocional aparece
como o melhor preditor da satisfação global com as práticas desportivas
mantendo com esta uma correlação moderada negativa.
Também Altahayneh
(2)
encontrou correlações moderadas negativas entre a exaustão físico-emocional e
os quatro factores da satisfação. O autor encontrou, ainda, correlações
moderadas negativas entre os quatro factores da satisfação com o desporto e a
percepção de realização, facto não constatado no nosso estudo. Se esta
constatação global tende a confirmar a nossa hipótese de estudo, já quando se
considera a moderação das variáveis género e escalão etário, a interpretação
deverá ser diferenciada.
No presente estudo foi claro que a variável género interferiu na relação
estabelecida entre satisfação e a exaustão física e emocional. Enquanto que nos
praticantes estas duas variáveis registaram uma correlação negativa, nas
praticantes a relação foi de independência. Ademais, as praticantes
apresentaram níveis de satisfação significativamente superiores, podendo
encontrar explicação em possíveis diferenças relacionadas com os objectivos de
prática desportiva.
Tradicionalmente, o desporto tem sido considerado uma actividade associada ao
conceito de masculinidade, no qual prevalece os atributos de forte, agressivo,
poderoso e musculoso em contraste com o conceito de feminilidade, o qual se
associa a uma relativa fragilidade, submissão e gentileza
(19, 35)
. Deste modo, as mulheres tendem a ser menos competitivos que os homens, em
ambientes onde os imperativos de rendimento se sobrepõe aos de participação.
Tal pode explicar que o sexo feminino, ao privilegiar a participação, a
filiação ao grupo, as relações estabelecidas através do desporto, apresente a
percepção de níveis de satisfação elevados na prática desportiva. Tais
assunções mereceriam no futuro serem confirmadas ou infirmadas pela
investigação.
No que se refere aos escalões etários, considerando uma divisão em escalões de
formação e escalão sénior, verificámos maiores níveis de satisfação e de
esgotamento global para os seniores, bem como maiores níveis de exaustão física
e emocional e de desvalorização e níveis mais elevados de satisfação com a
equipa, com o tratamento pessoal, com a performance individual e com o treino e
a instrução do que os escalões de formação.
Relativamente aos escalões etários foi claro que, enquanto nos seniores a
satisfação global não foi predita por nenhuma variável do esgotamento, nos
iniciados verificou-se uma correlação negativa da exaustão física e emocional
com a satisfação. O facto de os seniores apresentarem maior esgotamento e
satisfação, embora parecendo paradoxal e contrariando alguma literatura, pode
se dever à importância conferida aos objectivos de rendimento em oposição aos
objectivos de participação comuns nos escalões de formação. A auto-superação, a
transcendência pessoal no ultrapassar dos limites da performance pode, de
facto, explicar o facto dos atletas se sentirem mais satisfeitos quando estão
esgotados, porquanto o cansaço físico é um indicador de auto-superação.
De facto, os objectivos de prática desportiva podem explicar estas diferenças.
Sendo que no escalão sénior imperam os objectivos de rendimento, onde a auto-
superação constante dos limites de performance é uma prerrogativa
incontornável, é natural que a satisfação não dependa do desgaste emocional e
físico dos praticantes mas mais de outros aspectos como seja o sucesso na
competição, o reconhecimento social, etc. De facto, a vivência de uma prática
deliberada altamente estruturada com o objectivo explícito de ultrapassar as
debilidades e de optimizar o rendimento
(16)
, torna a experimentação de níveis de exaustão física e emocional elevados algo
natural, resultante das elevadas exigências competitivas impostas aos
praticantes.
Contrariamente, nos iniciados, por coincidir com a fase inicial da prática
organizada, onde o prazer da participação
(35)
e o desenvolvimento do espírito de equipa, a aquisição de competências e a
possibilidade de competir são os motivos indicados pelos jovens para praticarem
desporto federado
(18)
é plausível que a experimentação de níveis de exaustão física elevada induzam
baixos níveis de satisfação. Seria interessante, em futuras pesquisas analisar
a consistência e estabilidade das possíveis razões apontadas para a relação
entre satisfação e exaustão física e emocional em função do escalão de prática.
Em suma, o estudo realizado indicou que os níveis de esgotamento podem ser
independentes dos níveis de satisfação, embora a questão não tenha uma resposta
única, presente o efeito de diversas variáveis mediadoras cujo efeito terá de
ser melhor compreendido. Futuramente, importa aprofundar, as relações entre
satisfação e esgotamento.
A pesquisa futura deverá estudar os efeitos do esgotamento dos atletas na
intenção de abandono e no próprio abandono e estudos comparativos e inter-
culturais devem ser conduzidos para determinar as similaridades e diferenças de
diversas características dos treinadores e dos atletas, em função de diversas
determinantes sócio-culturais. A pesquisa deve, ainda, examinar as exigências
pessoais e situacionais dos diversos tipos de desportos e níveis competitivos
de modo a se poder determinar, nestes contextos, as relações entre satisfação e
esgotamento. Uma maior compreensão dos mecanismos que influenciam o esgotamento
e a satisfação dos atletas pode ajudar a desenvolver métodos mais efectivos de
treino.
Beneficiando do estudo, directores e administradores desportivos deverão ser
capazes de detectar estratégias de potenciação da satisfação e de prevenção do
esgotamento. Os dados também podem ser benéficos ao sugerir direcções
relevantes no desenvolvimento de estratégias de intervenção e de planos de
acção. Os treinadores podem desenvolver estratégias de intervenção, alterar
climas organizacionais, modificar os seus estilos de liderança e implementar
estratégias de compensação para aumentar a satisfação, reduzir o esgotamento do
atleta, melhorar as condições de trabalho e criar ambientes mais saudáveis.